Comprar um ativo, ficar alguns dias ou semanas com ele e obter lucro nesse prazo curto.

Essa estratégia é chamada de Swing Trade e se encaixa como uma luva para quem quer acompanhar de perto o mercado e tem pressa de ganhar dinheiro. Mas olha, não é mágica! Tem que estudar e ter disciplina.

Neste post, vamos ajudar você a entender o que é, para quem serve e quais são as vantagens e desvantagens dessa modalidade para usá-la da melhor forma possível. 

O Swing Trade é uma estratégia de compra e venda de um ativo utilizada por quem tem como foco as operações no curto prazo e procura equilibrar a equação: retorno e tempo de investimento.

Ao investir na Bolsa de Valores, você pode comprar ações, títulos de fundos de investimentos ou até mesmo contratos futuros e opções.

E se você busca operar com riscos menores e expectativas mais elevadas de ganhos, deve vender esse ativo no próximo dia ou próximas semanas (a operação inversa também é válida), dependendo de sua estratégia e do movimento do mercado. Operando assim, você usará o Swing Trade. 

Nessa modalidade, o investidor precisa aprender a especular e, para isso, deve fazer uso de gráficos (diário, 60 minutos e intraday) e análises financeiras.

O Swing Trade é uma operação mais viável do que o Day Trade, pois naquele o investidor tem mais tempo para acompanhar o mercado e decidir quando vai vender ou comprar, conforme a posição que deseja alcançar.

Saiba mais sobre o que é swing trade com este ebook.

Diferenças entre Swing Trade e Day Trade 

A estratégia de Day Trade é muito comum entre os investidores com bastante apetite para o risco e que desejam “zerar a posição” no mesmo dia, ou seja, eles compram e vendem o ativo no mesmo dia, ou vice-versa.

Nessa modalidade, os traders buscam resultados mais rápidos e precisam ser mais ágeis para operar, pois, se vacilarem, em um segundo pode-se perder muito dinheiro.

Nesse caso, as análises gráficas são de minutos, pois a cada minuto as posições das ações podem mudar. 

Já no Swing Trade, o tempo de dedicação do investidor é mais longo, visto que ele não tem pressa para realizar a operação no mesmo dia, podendo se dedicar a acompanhar o movimento do mercado com mais calma. 

Se você pretende se tornar profissional em investimentos, tem bastante experiência e agilidade no mercado acionário ou tempo para se dedicar às operações na Bolsa de Valores, o Day Trade é o mais recomendado para você.

Nessa opção é necessário acompanhar o desempenho do mercado ao longo do pregão, ponto a ponto. Não há espaço para os ansiosos ou pessoas que se envolvam emocionalmente demais. 

Agora, se você deseja conciliar sua profissão com a atividade de operar na Bolsa, o mais indicado é operar pelo Swing Trade.

Antes de decidir se vai fazer suas operações no Swing Trade ou Day Trade, analise bem seu perfil, o quanto dispõe para investir e, principalmente, o quanto está disposto a perder.

Essas perguntas devem ser respondidas sempre que você decidir fazer um investimento. 

No que diz respeito à alocação de recursos, os investidores podem utilizar a alavancagem (usar mais dinheiro do que realmente se tem), oferecida pelas corretoras de investimentos para aumentar o aporte e potencializar os ganhos.

A alavancagem é utilizada nas operações de Day Trade, de Swing Trade, no mercado futuro e na venda a descoberto de ações. 

Vantagens e desvantagens do Swing Trade 

Uma grande vantagem do Swing Trade é ser a opção mais indicada para os traders iniciantes, pois eles poderão continuar se dedicando aos estudos do mercado, bem como praticar suas estratégias com mais calma e fazendo uso, inclusive, de simuladores e ferramentas on-line.

Os investidores que operam por meio do Swing Trade acabam realizando menos operações do que os do Day Trade, o que possibilita que eles continuem praticando suas atividades profissionais normalmente. 

Outra vantagem do Swing Trade é que o investidor não precisa antecipar seus movimentos para ganhar dinheiro, uma vez que ele pode esperar as movimentações do mercado para confirmar as tendências esperadas. 

Uma desvantagem do Swing Trade é que, apesar de ser uma modalidade com risco menor em comparação ao Day Trade, por exemplo, ele também tem seus riscos, pois é um investimento de renda fixa.

O investidor precisa ficar atento ao risco de mercado, também conhecido como oscilação, pois ele pode causar tanto ganhos como perdas.

Há também o risco de liquidez (facilidade com que um ativo é convertido em dinheiro), ele não é muito comum, mas pode ocorrer com ações que não são tão negociadas na Bolsa. 

Outra desvantagem do Swing Trade é que o investidor corre o risco do GAP de abertura.

Explico: quando opera, o trader coloca um preço mínimo para os papéis que tem, ou seja, se cair mais que aquilo, ele vende, para o prejuízo não ser muito grande.

Esse mecanismo é chamado de stop loss. Quando você opera no Swing Trade, há risco de uma ação abrir valendo menos que o seu stop loss, dependendo dos leilões de antes da abertura oficial do mercado.

Se isso acontecer, o prejuízo pode ser maior que o estipulado previamente. Quem tinha posição comprada no dia do “Joesley Day” não vai esquecer nunca disso!

Mas, claro, um grande prejuízo é fruto de acontecimentos atípicos. No dia a dia, as diferenças tendem a ser mais brandas.

A Genial Investimentos o ajuda a investir no Swing Trade 

Ficou interessado em investir no Swing Trade e ainda está com dúvidas ou precisa de ajuda?

A Genial Investimentos pode ajudar você nessa empreitada. Se está sem tempo para selecionar os melhores investimentos e, ainda assim, quer aplicar seu dinheiro da melhor forma, nós podemos ajudá-lo.

Na Genial, você conta com todo o auxílio para operar no mercado de ações e, melhor ainda, com um time de profissionais qualificados à disposição para atender às suas dúvidas e, inclusive, recomendar as melhores carteiras de investimentos.

Não espere mais, abra sua conta agora e venha fazer parte do time da Genial Investimentos! É grátis, aproveite!

O que é Swing Trade. Abra sua conta e comece a investir!

Publicado por Genial Investimentos

A Genial é a plataforma de investimentos que está democratizando o acesso aos melhores produtos do mercado, de forma simples, ágil e eficiente, através de uma assessoria financeira isenta, transparente e qualificada.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *