Especular na bolsa de valores é uma tarefa que exige preparo e obter as informações certas. Somente assim você pode tomar decisões conscientes, em vez de operar como se estivesse apostando. Entre as estratégias para usar, é interessante saber o que é tape reading. 

Apesar de ser uma metodologia antiga, ela evoluiu lado a lado com o mercado financeiro e os pregões da bolsa, podendo ser aplicada atualmente. Porém, a técnica apresenta alguns riscos e você deve estar atento à essas questões para aplicá-la de modo adequado. 

Nosso time, da Genial Investimentos, separou o que você precisa saber para conhecer o tape reading. Confira nosso artigo! 

O que é tape reading?

O tape reading é uma das técnicas mais antigas usadas no mercado financeiro. Antes do advento de tecnologias como computadores e plataformas online, as informações das negociações eram registradas e enviadas para uma máquina que imprimia os dados em uma espécie de fita. 

Nela, constavam elementos como ticker do ativo, horário de negociação, preço, variação em relação ao preço anterior e volume. Assim, a leitura de fita (ou tape reading) permitia identificar quais ativos estavam em alta ou em baixa. 

Hoje, é possível ter acesso a diversos recursos que apresentam dezenas de informações em tempo real. Porém, o termo tape reading ainda existe e faz referência à avaliação de dados considerados críticos sobre negociações na bolsa de valores. 

Como funciona o tape reading atualmente?

Com o surgimento do pregão eletrônico e de outras ferramentas do mercado financeiro, o tape reading passou a usar recursos diferentes. No entanto, a ideia central ainda é a mesma e consiste em fazer uma análise de fluxo de ordem. 

Com as informações disponíveis, o operador busca entender como os preços têm sido formados, com base no histórico de negociações e nos volumes de compra e venda. 

Também é possível analisar o book de ofertas, ou seja, as intenções de compras e vendas, considerando as ordens que ainda serão executadas. Desse modo, o especulador pode se antecipar aos movimentos de negociação e tentar compreender qual será o comportamento do mercado. 

Por exemplo, há como identificar um fluxo comprador — o qual, por aumentar a demanda, poderá empurrar o preço para cima. Sabendo quando abrir a posição e fechá-la, pode-se encontrar o momento de operar comprado ou vendido, buscando lucro no curtíssimo prazo. 

Quais as diferenças para análise técnica?

Após saber o que é tape reading, pode ser que você tenha dúvidas sobre as diferenças para outra forma de avaliação: a análise técnica. Afinal, ambas se baseiam em informações gráficas e no histórico de negociação para encontrar oportunidades na bolsa de valores. 

No entanto, existe um ponto crucial de distinção entre as propostas. Enquanto a análise técnica considera a variação de preços, o tape reading é mais focado no volume de negociações e de ordens de compra e venda. 

As duas estratégias podem ser usadas para considerar a realização de operações de especulação na bolsa. Dependendo da situação, a união delas pode ajudar a formar uma avaliação mais completa. 

Para que serve o tape reading?

Como você pode ver, o principal objetivo da técnica de tape reading é fornecer dados relevantes sobre o mercado financeiro para que seja possível identificar o momento exato para abrir ou fechar uma posição. 

Também ajuda a encontrar qual é o preço ideal para uma operação, considerando o volume de negociações efetuadas e as intenções previstas. O foco, como você viu, está no curtíssimo prazo. 

O tape reading no day trade pode, ainda, ajudar a definir mecanismos de stop loss e stop gain. Com o conhecimento sobre os lotes e os preços médios, os traders podem estabelecer condições com uma margem de segurança para conter as perdas. 

Para quem ele é adequado?

Como utiliza o histórico e as informações em tempo real de negociação, o tape reading pode ser mais indicado para quem atua como trader. Afinal, a ideia é aproveitar as condições no curtíssimo prazo para obter bons resultados. 

Fazer investimentos, por outro lado, costuma estar associado ao longo prazo e à execução de uma análise fundamentalista. Assim, os objetivos e as ferramentas utilizadas serão diferentes. 

Outro ponto importante é que o tape reading costuma ser mais útil para quem já entende alguns pontos do mercado financeiro e dos ativos e derivativos nele negociados. Do contrário, a análise oferecerá pouca ou nenhuma informação para aplicar em suas operações

Quais são as vantagens do tape reading?

Um dos principais aspectos positivos é oferecer para o trader um volume extra de informações, indo além da análise técnica. Desde que o especulador saiba interpretar os dados, eles poderão fornecer uma visão mais completa e efetiva sobre o mercado, ajudando na tomada de decisão. 

Essa técnica pode ser útil para minimizar possíveis perdas, pois auxilia a identificar o momento de entrar/sair das posições e de definir os mecanismos de stop. Assim, torna-se uma ferramenta da gestão de risco da sua estratégia, aumentando as chances de alcance dos resultados esperados. 

Quais os riscos?

Apesar de o tape reading ajudar a gerenciar os riscos das operações de trading, ele próprio tem riscos que devem ser considerados. 

Devemos pensar, primeiramente, que a avaliação de mais dados pode fazer com que você leve mais tempo para dar uma resposta a uma operação. Isso pode fazê-lo perder a chance de aproveitar um movimento. 

A falta de conhecimento é outro problema. Uma interpretação errada pode fazê-lo achar que é o momento de entrar ou de sair da posição, quando não é. Portanto, é preciso explorar a técnica e suas ferramentas para usá-las a favor das suas operações de especulação. 

Como adotar o tape reading?

O tape reading pode integrar sua estratégia para ganhar dinheiro no curto prazo. No entanto, é necessário ponderar seus riscos e implementá-lo da maneira correta. Isso significa identificar seu perfil de investidor e reconhecer qual é o grau da sua tolerância de riscos.  

No trading, também significa compreender qual o tamanho da perda que é considerada aceitável. Além disso, é necessário ponderar seus objetivos e entender quanto pretende usar na especulação e o que espera ganhar.  

Não menos importante, o trader deve buscar estudar continuamente para desenvolver suas estratégias pessoais de especulação. Assim, ficará mais fácil adotar o tape reading e encontrar os resultados que você busca. 

Agora que já sabe o que é tape reading, é possível adotar essa estratégia na hora de realizar suas operações de trading. Lembre-se de considerar seus objetivos e de ampliar seu conhecimento no mercado para aproveitar a alternativa ao máximo! 

Quer especular com estrutura completa? Confira a Casa do Trader da Genial Investimentos!

Posts relacionados