As estatísticas públicas são importantes fontes de informação para a tomada de decisão em investimento. Afinal, elas retratam o desempenho da economia de um país. Esse é o caso da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Esse estudo fornece dados sobre o mercado de serviços, permitindo ao investidor conhecer a conjuntura de um setor específico. Desse modo, há acesso a mais informações para decidir se o investimento em alternativas relacionadas ao segmento vale a pena.
O que é a PMS?
Como você viu, PMS é a sigla para Pesquisa Mensal de Serviços. Trata-se de um estudo realizado desde 2011 pelo IBGE — o órgão público responsável pelo levantamento e gerenciamento de dados sobre a economia brasileira.
O objetivo do IBGE com a pesquisa é produzir indicadores que permitam acompanhar o desempenho de empresas do setor de serviços e de seus segmentos. No entanto, ela não abarca as prestadoras de serviços financeiros, educacionais e da área da saúde.
Para ficar mais claro, conheça as subdivisões da Pesquisa Mensal de Serviços:
- serviços prestados às famílias;
- serviços de informação e comunicação;
- serviços profissionais, administrativos e complementares;
- serviços relacionados aos transportes e correio;
- outros serviços.
Qual é a metodologia utilizada na PMS?
Para entender melhor o que é a PMS, vale conhecer detalhes de sua metodologia. Essa pesquisa se baseia em uma seleção aleatória de um grupo de empresas representativas do setor, com 20 ou mais funcionários e distribuídas nos 27 estados brasileiros e no Distrito Federal.
Em relação à região norte, a pesquisa é feita somente com empresas localizadas nas capitais, com exceção do Pará. Nesse caso, a PMS é realizada com as companhias da Região Metropolitana de Belém.
A coleta de dados da PMS é feita por meio de um questionário enviado pelo IBGE às empresas participantes. Em seguida, o órgão analisa a receita bruta e o volume de serviços prestados, identificando o resultado total e por estado ou Distrito Federal.
Com isso, o IBGE tem um panorama de cada unidade federativa com base nos dados da pesquisa. Assim, o Governo Estadual é capaz de planejar e coordenar ações públicas voltadas para as necessidades dos estados.
Quais tipos de índice são divulgados pelo IBGE?
Você já aprendeu o que é PMS e conheceu detalhes importantes da metodologia dessa pesquisa, certo? Porém, para o cálculo estatístico do desempenho do setor de serviços, existem 4 indicadores envolvidos.
São eles:
- Índice Mês: dados do mês de referência da pesquisa;
- Índice de Base Fixa: média mensal obtida no ano base da pesquisa — nesse caso, é 2011;
- Índice Acumulado de 12 Meses: variação total da receita bruta de serviços nos últimos 12 meses;
- Índice Acumulado no Ano: variação total da receita bruta de serviços no ano em vigência.
A partir desses índices, podem ser realizadas análises para obter informações mais profundas, que embasam a tomada de decisão. Ao comparar o Índice Mês com o Índice de Base Fixa, por exemplo, pode-se acompanhar a evolução do setor de serviços como um todo — desde o início da série histórica.
Além disso, como você aprendeu, é possível ter uma visão do desempenho econômico de segmentos específicos. Isso permite saber qual área do mercado performou melhor ou pior nos últimos anos, ajudando a conhecer o potencial de crescimento de cada uma.
O que é e quais são as atividades do setor de serviços?
Antes de saber por que a PMS é relevante para o investidor, é preciso aprofundar seus conhecimentos sobre o setor de serviços no Brasil. Isso permitirá identificar as empresas que o compõem.
O setor de serviços é o ramo da economia responsável pela prestação de serviços. Ou seja, ele é representado por qualquer tipo de negócio que envolva a oferta de serviços ao público.
São exemplos de atividades do setor de serviços:
- saúde;
- limpeza;
- turismo;
- mecânica;
- segurança;
- advocacia;
- transporte;
- construção;
- alimentação;
- comunicação;
- telemarketing.
Assim, é possível perceber que o setor de serviços engloba as principais atividades econômicas do Brasil, contribuindo com a geração de empregos e de riquezas. Por isso, ele tem se apresentado como uma oportunidade para diversos investidores.
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Por que a PMS é relevante para o investidor?
Entendeu o que é e quais são as principais atividades do setor de serviços? Agora, é hora de compreender a importância da PMS para o investidor. Por exemplo, quem planeja investir em ações, precisa verificar a realidade econômica de um determinado setor, entre outros fatores.
Desse modo, o investidor tem mais dados para analisar visando identificar o potencial de crescimento do segmento e das companhias que o compõem. Assim, como a PMS traz informações sobre o cenário econômico do setor de serviços, ela pode ajudar a identificar empresas para investir.
Portanto, essa pesquisa pode contribuir com a tomada de decisão de investimentos na renda variável. No entanto, para fazer escolhas bem fundamentadas, é preciso realizar uma análise setorial mais profunda.
É importante considerar, por exemplo, o impacto da demanda de bens e serviços. Com isso, é possível entender quais tipos de empresas estão performando melhor em cada estágio em que a economia se encontra. Isso pode revelar oportunidades para investir.
Para facilitar o entendimento, considere o cenário da pandemia de covid-19. Nesse período, os serviços de caráter presencial sofreram quedas bruscas em suas vendas, devido ao distanciamento social. Com isso, as empresas que dependiam desse atendimento sofreram impactos maiores.
Por outro lado, os negócios voltados para a área da tecnologia da informação conseguiram manter bons resultados por possibilitarem a continuidade de diversas atividades. Diante disso, muitos viram um aumento de suas receitas e lucratividade, atraindo a atenção dos investidores.
Desse modo, acompanhar os resultados da pesquisa pode trazer insights, mostrando o comportamento de diferentes companhias diante dos movimentos da economia. A partir disso, você terá mais dados para embasar as decisões de investimento.