Saiba como garantir a sua segurança na hora de definir e usar o código.

A senha bancária é um código de segurança que ajuda na proteção das informações do correntista e funciona como porta de acesso para a realização das movimentações financeiras. Por conta disso, tem grande relevância e precisa de cuidados, desde a sua definição até a manipulação, a fim de evitar que caia em mãos erradas. 

Muitos golpes são aplicados a partir da descoberta da senha do correntista. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), esse tipo de crime tem ocorrido de diferentes formas: ligações telefônicas em que o cliente é convencido a repassar o código; envio de links falsos por mensagem de texto (SMS), redes sociais e aplicativos que possibilitam o roubo de informações pessoais; testes de combinações para a descoberta da senha, dentre outros.

Ainda de acordo com a Febraban, a ocorrência desses golpes cresceu durante o isolamento social, período em que mais pessoas passaram a usar os canais digitais para a realização de transações bancárias. Os criminosos têm feito vítimas em diferentes localidades do país, causando prejuízos financeiros e transtornos emocionais. 

Por isso, os cuidados com a senha são cada vez mais imprescindíveis. Confira dicas para a sua segurança.

1. Na hora de escolher a senha

Os cuidados com a senha começam no momento da definição do código. Entre as principais estratégias aplicadas por golpistas estão os chamados “ataque de força bruta” e “ataque de dicionário”.

O primeiro consiste na tentativa de violar a senha por meio de combinações de números, letras e caracteres especiais, enquanto o segundo testa palavras. Para se proteger, é preciso criar uma senha forte, por isso, é necessário:

  • Não usar a data de nascimento como senha;
  • Não optar por informações pessoais que possam ser facilmente testadas, como o número de telefone, de documentos pessoais, da casa ou da placa do carro;
  • Não escolher o nome de pessoas ou animais de estimação como senha;
  • Não usar palavras simples, que podem ser descobertas por golpistas;
  • Não escolher sequências numéricas, alfabéticas ou de caracteres especiais do teclado;
  • Criar senhas longas, mas que não sejam difíceis de memorizar. Isso é possível reunindo palavras (ou mesmo uma frase) com números e caracteres especiais;
  • Não usar a mesma senha para diferentes situações.

2. Na hora de usar a senha

Após definir uma senha forte, é preciso ter cuidados na hora de usá-la, tanto nos atendimentos presenciais, quanto pela internet. Veja as principais orientações:

  • Durante o autoatendimento em caixas eletrônicos, cubra com o corpo o teclado na hora de digitar a senha, para evitar que outras pessoas possam vê-la;
  • No atendimento on-line, acesse sua conta bancária apenas por meio de aparelhos pessoais (smartphone, notebook ou computador). Mantenha esses dispositivos sempre atualizados para aumentar os mecanismos de segurança;
  • Não aceite ajuda de desconhecidos, tanto no autoatendimento, quanto nas operações on-line;
  • Jamais revele sua senha para terceiros;
  • Não anote a senha junto com cartões do banco pois, em caso de perda ou roubo da carteira/bolsa, isto facilita a ação de criminosos;
  • Em caso de perda ou roubo do smartphone, acione imediatamente o banco;
  • Não acesse sites desconhecidos e nem informe a sua senha em páginas que não sejam a do banco em que é correntista;
  • Lembre-se: nenhum banco envia e-mail, mensagens de texto (SMS) ou por redes sociais e aplicativos, com links ou pedindo para que o cliente baixe algum arquivo. Este é um tipo de golpe para roubar dados pessoais;
  • Outra orientação importante: nenhum banco telefona para o cliente e solicita informações pessoais, como a senha. Também é um tipo de golpe aplicado por criminosos. 

A senha bancária é a identificação do cliente junto ao banco e, por isso, deve ser tratada como um “documento pessoal”. Não compartilhe com outras pessoas e não informe a desconhecidos. Mantenha todos os cuidados necessários para garantir a segurança das suas informações e do patrimônio financeiro.

Para mais orientações sobre segurança digital, entre em contato com a gente! O Banco Genial disponibiliza conteúdos informativos sobre o assunto e tem uma equipe pronta para atender você.

Foto de user5182321 em Freepik

Comentários