Um trader é o profissional que tenta ganhar dinheiro comprando e vendendo ativos. Um trading plan é um plano de negócios de um trader.

Normalmente os traders negociam com uma visão de prazos curtos, frequentemente, fazendo compras em vendas de ações dentro do mesmo dia.

Day Trade, são negócios realizados dentro do mesmo dia. Seu principal diferencial em relação a outros tipos de aplicações é justamente a rapidez com que pode trazer resultados para o investidor.

O que talvez você esteja procurando é uma estratégia para tornar isso realidade. É um desafio comum a quem se insere no mercado de renda variável para fazer trade. Então, nada mais pertinente do que falar do trading plan.

Saiba mais sobre ele na sequência e aprenda a fazer o seu da maneira correta.

O que é trading plan

Consiste em saber em que momento, de que forma e sob quais circunstâncias você deve fazer as operações. Simplifica o processo e permite alcançar melhores resultados nas suas operações.

O fato é que o planejamento é essencial para uma negociação de sucesso. O trading plan costuma ser elemento-chave na estratégia de especialistas que conseguem resultado no mercado de renda variável.

E não adianta seguir o modelo feito por terceiros. É preciso criar o próprio planejamento para ter como aperfeiçoá-lo durante a caminhada.

Como tudo na vida, investir é algo que beneficia quem se prepara adequadamente para tanto. É falsa a ideia de que atuar na Bolsa de Valores é como um cassino.

Para ter sucesso no mercado de renda variável é necessário técnica e muito conhecimento. Nessa lógica, o trading plan costuma fazer a diferença.

Sendo assim, saiba como preparar o seu a partir do nosso passo a passo.

Aprenda mais sobre trading plan com o e-book O Guia Definitivo do Trader

Como preparar um plano de trading para ações

Primeiro passo: prepare-se

É importante fazer testes, uma vez que o mercado oferece riscos. Não pense que qualquer método serve para fazer você alcançar resultados.

Quanto mais você estuda sobre como investir em ações, mais opções conhece e maiores recursos acumula para criar o seu próprio caminho.

Quando você conhece diferentes abordagens e entende qual é a mais compatível com o seu perfil, suas chances de êxito se tornam significativamente maiores.

Além disso, é preciso estar mentalmente preparado para lidar com suas emoções, uma característica essencial para o trader.

Como fazer isso? Comece estabelecendo os riscos que está disposto a correr. Pense nos valores que pode arriscar em cada operação, na quantidade de tradings que pretende fazer a cada dia.

Essa fase inicial, de preparação, tende a ser o que você precisa para arriscar, mas de acordo com suas possibilidades.

Segundo passo: a definição dos objetivos

Saber o que fazer é o gera ganho de confiança no investidor. Por isso, valorize essa nova etapa do preparo.

Defina os mercados a serem operados, os sinais de entrada e de saída, suas metas de retorno, a perda máxima que está disposto a ter por cada trade realizado. Essas e outras metas serão essenciais para o futuro de sua operação.

Antes de entrar em um negócio, tenho um plano de saída para o caso de sua tese de investimentos não se concretize. Saiba onde pretende chegar. Isso pode ser feito a partir das respostas de perguntas simples como:

  • Qual é a quantidade de dinheiro que você pretende ganhar com as operações;
  • Qual seu limite de perdas;
  • Até quando pretende operar;
  • O que fazer com os resultados dessas movimentações.

Tenha atenção a essas perguntas. Pode não parecer algo importante, mas as respostas permitem ao investidor estabelecer cenários. 

Um bom trading plan é estratégico. Controla o ímpeto do investidor mais ousado e potencializa seu êxito. Podemos dizer que é o norte para quem realmente busca sucesso na Bolsa de Valores.

Terceiro passo: revisão e estratégia

Saiba o que fazer e o que não fazer no trade. Esse tipo de operação não permite espaço para invenção, sendo assim, é preciso trabalhar o foco, evitando improvisos.

Como fazer isso? Comece traçando o cenário do dia, em função dos noticiários e daquilo que você conhece do mercado nacional e internacional.

É fundamental estimar o impacto de inevitáveis decisões políticas no mercado. Também é útil fazer anotações.

Antes de começar a operar, anote pontos de suportes e resistências, bem como acumulação e consolidação e você terá como compreender melhor o movimento dos ativos.

Defina o horário para operar estabelecendo metas de ganho e o limite diante de prejuízos.

Com critérios de compra e venda, você tem como se proteger melhor do chamado overtrading, tendo como revisar mais rapidamente aquilo que é importante para proceder diante de exigências imediatas.

Suas estratégias devem seguir o seu perfil como investidor. Por isso, vale a pena pesquisar bem antes de definir o que fazer. Recursos como o simulador são muito úteis nesse sentido.

Quarto passo: saber lidar com o risco

Uma vez no mercado de ações, passa a ser inevitável o risco de perder dinheiro. Traders profissionais sabem tornar esse risco calculado.

É preciso acompanhar os preços e tomar as medidas necessárias de acordo com o planejamento.

O trading plan precisa ser um documento que facilite a sua tomada de decisão. Procure se concentrar em criar um plano com detalhamento e precisão, de modo que ele sirva para ajudar você diante de uma indecisão e não torne a sua operação mais complexa.

Registre todas as operações feitas, criando um histórico. Assim você tem como sistematizar melhor o seu processo e torná-lo cada vez mais eficiente.

Faça comentários, gravações, esteja sempre procurando facilitar o seu entendimento futuro do processo que fez no presente.

Use uma planilha: nela você poderá organizar seus ganhos, perdas e análises. Isso certamente ajudará você a aperfeiçoar as suas operações.

Enfim, essas são dicas que podem ajudar você a ter melhores resultados nesse tipo de operação.

Vale lembrar que, para ter êxito, é preciso dominar técnicas e procedimentos, mas sobretudo, investir de acordo com as suas próprias características.

Sendo assim, procure se aprofundar cada vez mais nesse tema para poder investir melhor.

Agora que aprendeu a montar um plano de operações de trading, abra sua conta e comece a investir.

Publicado por Genial Investimentos

A Genial é a plataforma de investimentos que está democratizando o acesso aos melhores produtos do mercado, de forma simples, ágil e eficiente, através de uma assessoria financeira isenta, transparente e qualificada.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *