De forma geral existem duas formas de se investir na bolsa de valores. Na primeira forma os investidores escolhem boas empresas com o objetivo de se tornarem sócios de longo prazo destas empresas, esperando valorização e recebimento de dividendos e juros sobre o capital próprio.

A segunda forma os investidores esperam ganhar dinheiro com a valorização dos papéis de forma rápida para auferir os ganhos vendendo a ação.

Levando isto para o mercado imobiliário, a primeira se assemelha a quem compra uma sala comercial para receber os aluguéis. A segunda é de quem compra um imóvel para recender o mais rapidamente possível com lucros.

Assim, os primeiros são chamados de investidores de longo prazo, ou buy and hold e os segundos de especuladores, pois são pessoas, que estão buscando erros nos preços dos ativos.

Os investidores de longo prazo costumam ter como ferramenta de trabalho a Análise Fundamentalista e os investidores de curto prazo costumam utilizar a Análise Gráfica, também conhecida como Análise Técnica.

Entre os especuladores existem aqueles que se dedicam a operar em day trade , que são compras e vendas no mesmo dia, ou swing trade, que são operações um pouco mais longas, envolvendo dias, semanas ou até meses.

Porém, existe uma estratégia mista entre prazo longo do buy and hold e o curto prazo do day trade, que o position trade. Quem opera desta forma analisa os fundamentos das empresas e dos setores, mas, também monitora os gráficos para determinar o momento de comprar em vender ativos.

Se você não tem tempo para se dedicar ao dia-a-dia do mercado e não quer esperar um tempo muito longo para obter os resultados dos lucros futuros da empresa é aconselhável utilizar o position trade.

Quer entender melhor? Vamos te explicar a seguir!

O que é Position trade?

É uma modalidade de operação na Bolsa de Valores de médio prazo, mas que podem durar semanas ou meses. Tudo vai depender do seu objetivo.

É diferente do “buy and hold“, quando a pessoa opta por investir em empresas que tem convicção de que terão crescimento e lucro no futuro.

No position trade, a estratégia é quando um lucro almejado for alcançado, o investidor vende sua ação, por exemplo, fechando a posição.

Veja mais sobre o que é position trade no e-book O Guia Definitivo do Trader.

Como funciona o Position Trade?

Antes de investir no mercado de ações, é necessário estudar sobre a empresa a qual quer ser sócio. E abrir uma conta em uma corretora de valores, que pode te orientar sobre quais são as melhores oportunidades de acordo com seu perfil.

A depender do seu objetivo, você decide se quer uma estratégia de curto, médio ou longo prazos. É importante definir antes da aquisição. Afinal de contas, se aplicar em uma empresa que não apresenta uma tendência positiva para o curto prazo e sua meta é lucrar em pouco tempo, o aporte pode gerar prejuízos que podem afetar sua situação financeira.

Definido que seu objetivo de lucro pode esperar semanas ou meses e, assim que alcançado, já vai desfazer do investimento, você escolheu o position trade.

E os próximos passos são simples. Apesar de ser uma operação de médio prazo, o acompanhamento pelo menos uma vez por semana é fundamental para minimizar os riscos. 

É comum que quem opera nessa modalidade disponibilize algumas horas em algum dia da semana para fazer a análise técnica por meio dos gráficos do desempenho no período da ação da empresa onde investiu. 

Ou se houve notícias sobre essa companhia que afetam ou afetarão os negócios dela e como está o andamento dos lucros, despesas e investimentos dela. Essa última análise é conhecida como fundamentalista.

Por meio dessas duas análises que mostram a tendência dos preços e o detalhamento do andamento do negócio, o investidor escolhe a estratégia. Se é o melhor momento de realizar lucro, vendendo a ação; comprar mais ações da mesma empresa ou, ainda, adquirir papéis de outras companhias que apresentem uma boa oportunidade.

Podemos dizer que as pessoas que operam em position trader escolhem as empresas para comprar utilizando análise fundamentalista, mas, decidem o momento de entrar ou sair olhando para os gráficos.

Diferença em relação ao swing trade e day trade

Para entender melhor o position trade, é preciso explicar estas outras duas modalidades de atuação na Bolsa de Valores bastante utilizadas.

Swing trade

Essa é uma operação cuja estratégia é obter lucro em dias ou semanas. Por conta disso, exige um acompanhamento diário, mesmo que seja por algumas horas. 

A diferença, além do tempo, também está com relação a quantidade de operações feitas ao longo do ano. No position trade, o foco é esperar, por isso, são poucas as posições abertas ou fechadas (comprar e vender ações) em um ano. No swing trade, sendo um processo que pode ser de dias, essas posições são bem maiores.

Desta forma, aumentam os custos com a taxa de corretagem, cobrada a cada compra ou venda de um ativo.

Day trade

Essa é uma operação aberta e fechada no mesmo dia. É a forma de especulação mais atuante no mercado financeiro. O especulador, em que pese este ter um tom pejorativo para leigos, é muito importante no mercado, pois ele que costuma prover liquidez para os investidores de prazos mais longos.

De qualquer forma, o day trade exige que você passe o dia acompanhando o movimento de preços. Ser day trader é uma profissão, pois, requer total dedicação. Para os traders, os fundamentos das empresas não são tão importantes quanto os gráficos de preços dos ativos.

Por serem operações rápidas (de minutos, às vezes), o trader faz muitas negociações em um dia. Muito mais do que um swing trade. Assim, o custo com corretagem do day trade precisa ser levado em conta.

Vantagens do Position Trade

A vantagem do position trade, é que ele não exige dedicação total como aquela exigida pela estratégia de day trade ou swing trade e ao mesmo tampo permitem lucros mais rápidos que as do buy and hold

Outra vantagem do em relação as operações de curtíssimo prazo é o custo. Por exemplo, um position trader costuma fazer dezenas de operações por ano, enquanto o swing faz centenas e os day traders podem fazer milhares. Dependendo da estratégia, o day trade pode ver seu lucro ser comprometido pelos custos de transação.

De qualquer forma, se é ou não vantajoso para você, depende de como quer operar na Bolsa e quando quer obter lucro nessas negociações. Para você saber mais como o mercado financeiro funciona acesse o e-book para trader elaborado pela Genial Investimentos.

agora que você aprendeu a estratégia de position trade, abra sua conta na Genial Investimentos!

Publicado por Genial Investimentos

A Genial é a plataforma de investimentos que está democratizando o acesso aos melhores produtos do mercado, de forma simples, ágil e eficiente, através de uma assessoria financeira isenta, transparente e qualificada.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *