CDB 220% do CDI com liquidez diária.

Grande parte das pessoas que buscam a bolsa de valores tem um objetivo em comum: ganhar dinheiro. Contudo, existem diferentes estratégias que podem ser utilizadas para alcançar essa finalidade — o position trade é uma delas. 

Embora ela seja considerada uma estratégia especulativa, o imediatismo inerente à especulação não é tão presente nela quanto é no day trade ou swing trade. Isso porque as operações de position trade podem necessitar de um prazo maior de maturação para ter melhores resultados. 

Quer saber o que é o position trade e como ele funciona na bolsa de valores? Então acompanhe este post que nós, da Genial, preparamos para você. Não perca! 

Quais as formas de operar no mercado? 

De modo geral, existem duas principais maneiras de operar na bolsa de valores. Usando como exemplo o mercado de ações, há aqueles que escolhem boas empresas para se tornar sócio. Eles têm a expectativa de receber proventos ao longo do tempo e lucrar com a valorização das ações. 

Outros preferem ganhar dinheiro com a diferença de preços entre a compra e venda desses papéis no curto prazo. Logo, no seu ponto de vista, não importa se a empresa tem uma boa reputação ou saúde financeira. Basta que o preço de seus ativos oscile de modo a permitir o lucro rápido. 

Podemos fazer uma comparação com o mercado imobiliário. Há pessoas que realizam a compra de salas ou galpões comerciais visando o recebimento de aluguéis. Já outros compram imóveis buscando vendê-los em breve por um preço maior do que foi pago. 

Consegue identificar cada um deles? Quem foca no longo prazo é chamado de investidor. Ele prefere construir e rentabilizar seu capital aos poucos. Muitas vezes, buscando formas de receber renda passiva. Já quem busca ganhos imediatos no curto prazo é conhecido como especulador. 

Quais estratégias cada um deles utiliza? 

O investidor costuma utilizar da análise fundamentalista para tomar suas decisões, explorando os fundamentos de uma empresa antes de investir nas ações. Uma estratégia de investimento bastante conhecida é o buy and hold — em que se compra uma ação e a mantém por longo prazo. 

O especulador tende a preferir a análise técnica, que é uma forma de ler o mercado através de gráficos e indicadores. Já as estratégias de operação mais utilizadas são o day trade e o swing trade.  

Na primeira, as compras e vendas são feitas no mesmo dia. Na segunda, podem durar dias ou semanas. Porém, existe uma estratégia mista entre o longo prazo do buy and hold e o curto prazo do day trade ou swing trade. É o chamado position trade.  

Quem a opera geralmente foca na análise técnica e monitora os gráficos com o intuito de encontrar o momento exato de entrar ou sair de uma operação. Contudo, também pode utilizar indicadores fundamentalistas da empresa antes de aportar seu capital nela. 

O que é position trade? 

Como você viu, o position trade é caracterizado como uma operação especulativa que não é finalizada no curtíssimo prazo. Assim, ele pode ser entendido como uma mistura das estratégias de investimento e especulação, mas seu foco é especulativo.  

Apesar de não haver um prazo certo para que a operação seja encerrada, o objetivo do especulador não é se manter sócio da empresa no longo prazo. Seu intuito ainda é realizar lucros com a diferença de preços. 

Diferente do investidor que faz o buy and hold pensando em dividendos e lucro no futuro, o especulador no position trade encerra a sua posição assim que o lucro planejado é atingido. Mesmo que isso possa demorar meses ou mais de um ano. 

Como funciona o Position Trade? 

Depois de conhecer o que é o position trade, é importante verificar como a estratégia funciona dentro do mercado. Geralmente, o especulador que se vale do position trade faz a leitura do mercado através dos gráficos para identificar oportunidades de compra e venda.  

Muitos deles utilizam tempos gráficos maiores para identificar tendências mais longas com intuito de operar a favor delas. Depois de escolher um ativo, ainda poderá ser analisado alguns indicadores fundamentalistas para confirmar a leitura e as expectativas para a empresa.  

Na sequência, o trader pode abrir a posição. E, se quiser ter mais segurança, traçar pontos de stop gain e stop loss. A partir de então, ele terá paciência para aguardar os preços atingirem os alvos traçados.  

Como isso pode levar meses ou anos, não é preciso acompanhar o mercado com tanta frequência, como no day trade ou swing trade. Mas é importante ficar atento para rever ou manter a estratégia. 

Quais são as diferenças em relação a outros tipos de trade? 

Para entender melhor o position trade, veja algumas características das outras modalidades de especulação na bolsa de valores! 

Swing trade 

Como você viu, o swing trade é um tipo de operação em que o objetivo é obter lucro em dias ou semanas. Portanto, além do tempo e objetivo de cada trade, também há diferença em relação à quantidade de operações feitas ao longo do ano em relação ao position. 

Day trade 

No day trade, você viu que as operações precisam ser abertas e encerradas no mesmo dia. Assim, os riscos são maiores — exigindo mais atenção e acompanhamento do mercado. E, como podem ser realizadas diversas operações diariamente, os custos tendem a ser maiores que nas demais alternativas. 

Outro ponto de distinção diz respeito à tributação de Imposto de Renda (IR). No swing trade e position trade, a alíquota de IR é de 15% sobre o ganho de capital, com isenção na venda de ações até R$ 20 mil por mês. Enquanto no day trade, o imposto é de 20% sobre o lucro sem nenhuma isenção. 

Saiba Mais: Day Trade e Swing Trade: Entenda qual a diferença das modalidades

Quais são vantagens do position trade? 

Utilizar o position trade como estratégia para operar no mercado pode trazer algumas vantagens. Entre elas: 

  • menor tempo de dedicação e acompanhamento do mercado; 
  • custos mais baixos, pois costumam ser poucas operações e mais espaçadas; 
  • controle maior dos riscos, considerando um tempo maior para tomar decisões. 

Contudo, decidir se ele é ou não vantajoso depende de como você quer operar na bolsa e em qual prazo quer obter lucro nas negociações. Além disso, é preciso considerar seu perfil, sabendo que os riscos tendem a ser mais altos na especulação. 

Conseguiu compreender o que é o position trade? Não se esqueça de avaliar o seu perfil e objetivos antes de começar qualquer estratégia de especulação. Caso queira saber mais sobre o assunto, confira o e-book “O Guia Definitivo do Trader” elaborado pela Genial Investimentos

Quer se tornar um trader de sucesso? Adquira já o nosso curso “Psicologia do Trader” e domine sua mente enquanto estiver especulando!

Comentários