Existem diversas oportunidades e métodos de análise para quem opera no mercado de renda variável no curto prazo. Entre as abordagens mais exploradas da bolsa de valores, há o day trade e o swing trade. Você sabe qual a diferença entre essas modalidades? 

Devido às suas características, operações de trading também são conhecidas como especulação. Por isso, é fundamental compreender que esse cenário de atuação envolve riscos elevados. Mas também pode gerar resultados expressivos.  

Neste artigo, você aprenderá o que é trading e quais são as principais diferenças entre day trade e swing trade. Quer conhecer melhor essas duas formas de operar na bolsa? Então continue a leitura! 

O que é e como o trading funciona? 

mercado de renda variável tem um atributo central: a oscilação dos preços. É isso que o diferencia do mercado de renda fixa — em que é possível ter maior controle sobre o retorno do investimento. Afinal, na renda fixa, o investidor sabe antecipadamente como o produto renderá. 

Em contrapartida, a volatilidade é a principal responsável por permitir que os ativos se valorizem de maneira expressiva. Consequentemente, eles podem trazer um retorno muito superior ao que se obtém na renda fixa. 

Porém, ao mesmo tempo em que há alto potencial de rentabilidade, também existem riscos de perdas. Tudo isso exige conhecimento e métodos de gerenciamento de risco, de maneira a explorar as oportunidades e proteger o capital. 

Existem diversas formas de aproveitar as possibilidades na renda variável. Uma é o investimento — geralmente focado no longo prazo. Outra é a especulação, que busca aproveitar as variações de preços para lucrar no curto prazo. 

Nesse contexto, o trader é o quem pratica trading ou especulação. Já o trading se trata da compra e venda de ativos e derivativos nos ambientes da bolsa de valores visando ao lucro na diferença provocada pela volatilidade. 

Contudo, existem diversas modalidades de trading, cada uma com sua classe de estratégias. Entre essas abordagens especulativas, as mais utilizadas são o day trade e o swing trade. 

Entenda melhor a seguir! 

Day trade 

Quando falamos em day trade, estamos nos referindo às operações de compra e venda de ativos ou derivativos que acontecem em curtíssimo prazo. Elas são abertas e fechadas necessariamente no mesmo dia.  

Assim, as negociações se concentram no período em que o pregão do mercado acontece, sem ultrapassar o horário de fechamento da bolsa. Quem realiza esse tipo de operação é conhecido como day trader. 

Swing trade 

No swing trade, o objetivo é o mesmo: lucrar com a diferença entre a compra e a venda do ativo ou derivativo. Porém, as movimentações não se concentram em um único dia. Normalmente, elas são realizadas em períodos que variam entre dias ou algumas semanas.  

Portanto, nesse caso, as decisões priorizam tendências do mercado com efeitos mais duradouros do que no day trade. Isso permite ao swing trader acompanhar melhor os cenários econômicos e rever sua estratégia dentro de margens de volatilidade mais suaves.

Outras modalidades de trading 

Além do day trade e swing trade, existem ainda outros tipos de operações que podem gerar resultados relevantes com trading. Por exemplo: 

Os scalper traders, assim como os day traders, abrem e fecham uma operação no mesmo dia. No entanto, suas estratégias consideram períodos ainda mais curtos. Geralmente, um scalp dura poucos minutos — às vezes, segundos. 

O position trader, por sua vez, é um estrategista que atua em um período maior do que nos exemplos anteriores. As operações podem levar de alguns meses a até mais de um ano. Logo, as análises são feitas de maneira prolongada. 

Finalmente, o high speed trader, ou “negociador de alta frequência”, é quem opera com uma série de recursos tecnológicos, a partir de algoritmos com alto grau de sofisticação. A tecnologia é desenvolvida para negociar commodities e ativos financeiros de maneira ágil. 

Qual a diferença entre day trade e swing trade? 

Como você viu, a principal diferença entre day trade e swing trade é o prazo da operação. O primeiro foca em posições que são abertas e encerradas no mesmo dia. O segundo pode manter a negociação aberta por dias ou semanas. 

Assim, para quem busca resultados no curtíssimo prazo na bolsa de valores, o day trade oferece possibilidades de retorno em menos tempo. Afinal, você não precisa terminar o pregão posicionado e pode, inclusive, realizar diversas operações no mesmo dia.   

Por outro lado, é preciso acompanhar de perto as movimentações durante o pregão. Logo, é necessário dedicar mais tempo às análises e oscilações dos ativos e derivativos.   

Já o swing trade não exige dedicação exclusiva ao pregão. Isso porque os intervalos das negociações são naturalmente maiores. Além disso, o prazo estendido permite análises ainda mais aprofundadas, o que pode trazer maior segurança para a tomada de decisão.  

Contudo, é importante ter em mente que ambas as alternativas envolvem riscos, por se tratar de renda variável. De fato, o que realmente reduz ou potencializa os resultados de uma operação é o gerenciamento de risco e o conhecimento de recursos e técnicas.

Como funciona a tributação? 

Outra diferença entre as abordagens é a arrecadação de Imposto de Renda (IR) sobre o lucro de operações de day trade. Isso porque a alíquota varia de acordo com a operação. No day trade, há incidência de 20% sobre o lucro na compra e venda, sem faixa de isenção.  

Por outro lado, operações que duram mais que um dia são tributadas em apenas 15% de IR — e há isenção para volume de vendas de até R$ 20 mil por mês. Como essas regras estão sujeitas a alteração, é importante verificá-las em detalhes antes de operar para garantir cálculos mais precisos. 

Agora você sabe quais são as diferenças entre o day trade e o swing trade. O que achou das duas abordagens? Se deseja se aprofundar em operações especulativas, procure também conhecer métodos de análise e técnicas de gestão de riscos.  

Que tal começar a operar com uma corretora confiável e contar com o melhor suporte? Dê valor ao seu dinheiro: abra sua conta e vem ser Genial. É fácil, rápido e gratuito!

Comentários