Muitos investidores, sobretudo os iniciantes, costumam operar na Bolsa de Valores no longo prazo para garantir uma boa rentabilidade.

Mas, como se sabe, os traders mais experientes lançam mão de táticas mais arrojadas, como o Day Trade, que consiste em comprar e vender um ativo em no mesmo pregão para atingir uma rentabilidade mais expressiva. 

Uma das maneiras de alcançar essa meta é por meio do Scalping Trade, estratégia operacional ligada ao Day Trade que permite obter lucro com a compra e venda de um ativo em um curtíssimo período de tempo.

Para quem opera Scalping, apenas um minuto pode fazer toda a diferença. 

Ficou curioso sobre essa forma de negociar? Neste conteúdo, vamos explicar quem é o scalper trader e como ele atua. Continue a leitura para entender melhor!

Antes de entrar na explicação sobre Scalping, é bom relembrar alguns tipos de operação na Bolsa. Vamos lá?

Leia mais sobre o que é Scalping Trade no nosso ebook.

Tipos de operações na Bolsa por prazo

Há formas de operar com foco em curto, médio ou longo prazos, conforme explicaremos a seguir.

  • Longo prazo: é uma estratégia adotada por muitos investidores, sobretudo os iniciantes. É a chamada operação “buy and hold”, que consiste em comprar um ativo e segurá-lo por um bom tempo, aguardando a valorização e/ou aumentando progressivamente o investimento para lucrar com os dividendos.
  • Médio prazo: prevê operações que variam de um a 12 meses, conhecidas como Position Trade.
  • Curto prazo: é quando falamos em Day Trade, a estratégia que prevê a compra e a venda dos ativos no mesmo dia, ou seja, no mesmo pregão. O Swing Trade, que vai de dois dias a um mês, também é uma operação de curto prazo.

Os traders que operam nas modalidades de curto e médio prazo costumam estabelecer metas e, para se protegerem, lançam mão de recursos como o stop loss, comando que limita quanto o investidor aceita ter de prejuízo máximo.

Isto é, quando o ativo atinge a perda máxima preestabelecida, é automaticamente colocado à venda.

Dentro desse curto intervalo, há traders que se beneficiam de oscilações que ocorrem em horas, ou até mesmo das de apenas um minuto. É aí que entra o Scalping Trade. 

Ou seja, o scalper faz várias negociações ao longo de um dia, com entradas rápidas que podem durar apenas alguns segundos.

No Day Trade, embora toda a operação seja feita também em um mesmo dia, o investidor espera mais tempo para encerrar sua posição.

Na estratégia de Scalping, o trader persegue o lucro várias vezes por dia por meio de negociações muito rápidas.

As operações podem servir tanto para comprar ações como demais ativos do mercado futuro.

O investidor que atua dessa maneira é chamado de scalper trader. Na tradução literal do inglês, o termo quer dizer “cambista”.

Para entendê-lo, podemos utilizar a mesma lógica de um vendedor de rua, que precisa ser arrojado para fazer bons negócios.

Como atua o scalper trader

O scalper trader observa como estão as intenções de compra e venda de ativos por meio de uma ferramenta chamada book de ofertas, ou livro de ofertas.

Nesse sistema, são informados o preço dos ativos, a quantidade de ativos à venda e quem está fazendo a oferta.

Esses detalhes dão ao investidor um norte de qual será a melhor negociação naquele dia.

Ao acompanhar esse registro, o scalper trader pode recorrer a duas análises para tomar a sua decisão: a técnica ou a de fluxo de ordens, esta última conhecida também pelo seu nome em inglês: tape reading.

Análise técnica 

Também conhecida como análise gráfica, estuda o comportamento dos preços e do volume negociado dos ativos ao longo do tempo. É um método muito utilizado para avaliar ações, contratos futuros e outros ativos da Bolsa.

O movimento dos preços dos ativos de renda variável gera gráficos, que nos possibilitam identificar padrões que indiquem o melhor momento de compra e venda.

Nós já falamos sobre esse estudo por aqui. Para saber mais, acesse nosso post O que é a análise técnica de ações e como funciona

Tape reading

O tape reading é um tipo de leitura do mercado. A prática se baseia em verificar o cenário visível em tempo real, isto é, aquilo que ocorre em um exato momento do pregão e como os grandes investidores estão se comportando.

É possível ver os ativos que estão sendo negociados e o volume. Ou seja, você aproveita a expertise de outras pessoas que já operam com conhecimento do segmento, podendo “imitar” a direção.

Mas, agora, voltemos ao Scalping Trade. 

Como funciona o Scalping Trade

Como dissemos, o scalper trader faz diversas operações em um mesmo dia, certo? Desta forma, é possível aproveitar várias oportunidades no mesmo pregão.

Embora possam ser realizadas operações que resultem em pouco lucro, a quantidade de acertos pode significar uma boa rentabilidade para o investidor no fim do pregão.

Ou seja, ele ganha na quantidade. Contudo, é essencial ter um “olhar treinado” para se beneficiar dessa estratégia.

É importante ressaltar também que, por avaliar a oportunidade do momento, esse tipo de investidor foge dos padrões, fazendo negociações mesmo em cenários turbulentos do mercado financeiro.

Por exemplo, mesmo se o Ibovespa, o principal índice de ações da Bolsa de Valores de São Paulo, fechar em queda, quem fizer uma negociação de Scalping, aproveitando uma oscilação ocorrida em um curtíssimo prazo, poderá, apesar do resultado do pregão, terminar o dia com lucro.

O scalper precisa tomar muito cuidado com a corretagem e os emolumentos (taxas), fazendo todos os cálculos para identificar se está no lucro, pois mais operações resultam em mais corretagem.

Com isso, o índice de acertos tem que ser maior, para pagar todos os custos, e a média por operação, positiva.

O analista gráfico da Genial Investimentos, Igor Graminhani, ressalta que o scalper faz muitas entradas ao decorrer do dia (30, 40 ou 50 operações), o que significa também maior estresse emocional, demandando estrutura emocional e controle de risco para operar.

Já no Day Trade, muitas vezes com duas ou três operações diárias, é possível bater meta.

Gostou do post? Ficou com alguma dúvida sobre Scalping Trade? Conte para a gente nos comentários.

Quer saber mais sobre como operar na Bolsa de Valores com estratégias mais arrojadas?

Acesse nosso livro sobre trade, um verdadeiro guia para obter sucesso no mercado financeiro.

Se quiser começar a investir agora, abra sua conta na Genial Investimentos e conte com o suporte de nossos analistas especializados, que estão à disposição para ajudar você a obter as melhores rentabilidades na Bolsa. 

Quer começar agora mesmo? Abra sua conta e venha para a Genial, é grátis!

Abra sua conta e opere Scalping Trade

Publicado por Genial Investimentos

A Genial é a plataforma de investimentos que está democratizando o acesso aos melhores produtos do mercado, de forma simples, ágil e eficiente, através de uma assessoria financeira isenta, transparente e qualificada.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *