Diferentemente de muitas coisas que acontecem em nossas vidas, no mercado financeiro não temos o menor controle do que irá acontecer. Não importa quem você é, o quanto estudou e nem mesmo o quanto você queira que o mercado ande em certa direção, não há nada que você possa fazer para isso acontecer. Nada mesmo!

Por isso, o trader não tem nas mãos uma fórmula simples para operar e se controlar. É preciso muita disciplina, equilíbrio psicológico e, claro, conhecimento de mercado. Mas, aqui, a nossa intenção é focar na parte do psicológico. Afinal, qual é o mindset ideal de um trader de sucesso? Continue a leitura para saber mais!

Tenha resiliência!

Segundo o trader profissional Fabricio Gonçalvez, quanto mais você se esforçar para dominar uma situação, pior ela ficará. Independentemente do que faça, não há garantias de sucesso nas operações. Mesmo que você tenha conhecimento, recursos financeiros e tempo, algumas operações, aliás várias, serão perdedoras. Faz parte e ninguém, nem os melhores, conseguem evitar.

Como já mencionado, o mantra de um bom trader é: “Saiba perder dinheiro antes de lidar com lucros”. Ou seja, uma das virtudes de um trader de sucesso é entender que haverá perdas. É uma condição inerente à profissão. Os melhores traders já tiveram muitos prejuízos, mas foram resilientes.

Resiliência é a palavra-chave de um trader de sucesso. Aprender a ressignificar os sentimentos causados pelos erros e perdas de dinheiro e assumir a responsabilidade sobre os atos talvez sejam as tarefas mais difíceis para o trader.

Aprenda a ser objetivo

Por isso, é necessário ter um plano com regras bem definidas e cumpri-las. Saber quando descumprir as regras é uma característica a ser adquirida com o tempo. É muito raro ouvirmos das pessoas “Eu errei”. O mais natural é escutarmos: “Deu errado porque algo aconteceu.”. Tenha em mente que ninguém é culpado por seus resultados a não ser você. O mercado não tem o menor conhecimento sobre a sua situação financeira, sobre o resultado das operações anteriores e muito menos sobre a sua posição atual.

Culpar terceiros é uma forma de nunca olhar com objetividade para cada situação adversa.  Acompanhar o mercado com 100% de objetividade é o que vai aliviar o seu psicológico. Objetividade é trabalhar com números exatos, o que vai ajudá-lo a estabelecer as regras das suas operações e, por meio delas, montar o plano de operações vencedor.

Essa objetividade vai lhe conferir confiança para entrar e sair de uma operação, pois a probabilidade positiva traz conforto para a mente aceitar perdas sabendo que os ganhos futuros compensarão esses prejuízos.

Agora que você já sabe como um trader pode lidar com o psicológico, abra sua conta na Genial Investimentos para começar a operar!

Leonardo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, com passagens por grandes veículos da imprensa brasileira, como TV Cultura, Veja e Estadão. Especializou-se em jornalismo econômico, com aprovação pela FGV, no curso de trainee promovido pelo Grupo Estado.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *