Investir em empresas internacionais tende a ser um caminho muito buscado por investidores em busca de diversificação da carteira e potencial de retornos mais altos. Nesse sentido, o investimento em ações do Google pode ser uma oportunidade. 

A empresa é uma das referências do mercado global de tecnologia e faz parte de um dos conglomerados mais relevantes da área — a Alphabet Inc. Para se ter dimensão, o lucro líquido do grupo foi de quase 20 bilhões de dólares no 2º trimestre de 2023.  

Quer saber mais sobre a empresa? Acompanhe a leitura deste artigo para conhecer o Google e ver como investir nas ações da empresa, inclusive diretamente do mercado brasileiro! 

O que é o Google? 

O Google é uma empresa multinacional de tecnologia com sede nos Estados Unidos. Ele é uma das maiores empresas do segmento no mundo, com um valor de mercado de mais de 1 trilhão de dólares — em 2023. 

A empresa foi fundada em 1998 por Larry Page e Sergey Brin, dois estudantes de doutorado da Universidade de Stanford. Segundo eles contam, o nome Google é uma brincadeira com a palavra googol, que significa o número 1 seguido de 100 zeros. 

Desde a sua criação, a história do Google é marcada pelo rápido crescimento e inovações nas buscas online. O Google Search, seu principal produto, tornou-se o mecanismo de pesquisa mais popular do mundo, caracterizado por seu algoritmo eficiente, oferecendo resultados relevantes e rápidos aos usuários. 

Ao mesmo tempo, a empresa passou a desenvolver e a adquirir soluções e serviços, desde o e-mail até serviços como o YouTube e, posteriormente, o sistema operacional Android. Ele é o mais utilizado do mundo, com mais de 70% de market share

Esse desenvolvimento da empresa levou à decisão de abrir o capital em 2004, antes da aquisição do YouTube e do Android. A partir daquele momento, as ações do Google se tornaram negociáveis no mercado financeiro.  

Já em 2015, a companhia reorganizou suas diversas áreas em uma holding, a Alphabet Inc., que consolidou as outras empresas e viabilizou a diversificação dos negócios. No entanto, o Google continua sendo a principal marca da holding, sendo uma das mais influentes do mundo. 

O que é a Alphabet? 

Além de entender o histórico da empresa, você viu que o Google passou por diversas mudanças estruturais. Elas afetaram sua negociação na bolsa de valores e o posicionamento da companhia no mercado.  

A principal novidade esteve relacionada ao anúncio da consolidação de uma nova empresa, a Alphabet Inc. Assim, o Google se tornou uma espécie de subsidiária da holding. Nesse caso, a estruturação foi pensada visando otimizar o gerenciamento do negócio.  

O motivo é que, ao longo dos anos, o Google passou a ter setores e segmentos que não estão, necessariamente, conectados. Logo, manter uma gestão centralizada na subsidiária foi considerada uma solução para a companhia.  

Isso significa que, na verdade, o investidor não investirá em ações do Google ao fazer seus aportes diretamente no mercado dos EUA. Tecnicamente, o investimento é feito nas ações da Alphabet, que possui mais de 80% da sua receita vindos de anúncios do Google. 

Contudo, é natural dizer que o investimento é feito no Google. Afinal, a história da holding começa com o desenvolvimento do buscador, que ainda é o principal motor de desenvolvimento do grupo. 

Qual o preço atual das ações do Google?  

Agora que você conheceu mais sobre o Google e parte de sua trajetória, é interessante tratar do preço de suas ações, certo? Mas antes, é importante destacar que essa é uma informação que está sempre passível de mudanças.  

Pronto para descobrir o Genial Analisa?

Dê um passo em direção ao seu sucesso financeiro! Explore análises detalhadas, educação financeira de qualidade e insights exclusivos no Genial Analisa. Descubra como você pode tomar decisões de investimento mais informadas e estratégicas.

Clique aqui para começar sua jornada rumo ao conhecimento financeiro!

Isso acontece porque o preço das ações muda regularmente — até em um mesmo dia. O interesse do mercado pela empresa, os resultados da companhia, a performance de concorrentes e as tendências gerais do mercado são exemplos de fatores que influenciam a cotação. 

Nesse caso, saiba que as ações do Google começaram sendo negociadas a pouco mais de 85 dólares no mercado norte-americano.  Poucos dias após sua estreia na bolsa dos EUA, a cotação do papel já havia superado os 100 dólares.  

Então as ações do Google seguiram uma trajetória majoritariamente ascendente ao longo dos anos seguintes. Para se ter uma melhor dimensão, elas superaram a barreira dos 1.000 dólares em 2017, e se aproximaram dos 3.000 dólares em setembro de 2021. 

Em 2022, a companhia optou por fazer um desdobramento das suas ações. O split foi na ordem de 20 para 1 — ou seja, cada ação do Google foi dividida em 20 novos papéis. O objetivo desse tipo de processo é gerar mais liquidez para os ativos sem impactar negativamente o seu valor de mercado — ou a participação de cada acionista. 

Com o desdobramento, as ações do Google passaram a ser negociadas na casa dos 100 dólares. Já ao final de novembro de 2023, o preço era de 136 dólares.  

Quais fatores influenciam esse preço?  

O preço das ações do Google é influenciado por uma variedade de fatores. Em primeiro lugar, há aspectos gerais do mercado financeiro. Por exemplo, o cenário econômico dos Estados Unidos e do mundo, muitas vezes, impactam os preços — e a companhia não está imune a isso. 

Além disso, há a lei da oferta e demanda. Ou seja, quanto maior é o interesse do mercado em torno de determinada empresa, mais alto tende a subir o preço dos seus papéis — e vice-versa. 

Somando-se aos pontos gerais, há fatores inerentes ao próprio Google e à Alphabet Inc. Por exemplo, o desempenho é um dos aspectos mais importantes que influenciam o preço de suas ações.  

Se a empresa reportar resultados positivos, o preço dos papéis tende a subir. Já quando há o registro de resultados negativos, o movimento pode ser de queda. Afinal, esses são fatores que podem impactar diretamente o interesse dos investidores. 

O mercado também considera as perspectivas de crescimento da empresa, analisando a realidade atual dela e as possíveis tendências para o futuro. A depender de como ela está posicionada, poderá haver valorização ou desvalorização.  

A concorrência é mais um fator que influencia o preço das ações do Google. Vale reforçar que a companhia atua no mercado de tecnologia, um dos mais competitivos e inovadores. 

Logo, há sempre novidades e tendências surgindo. Assim, as movimentações que os concorrentes da Alphabet realizam impactam a percepção do mercado sobre ela, certo?  

Qual é o impacto do Google no mercado?  

Considerando todo o histórico de desenvolvimento do Google e seus reflexos em suas ações, vale a pena saber como o negócio se posiciona no mercado. Desse modo, é possível compreender se o investimento faz sentido para você.  

O Google faz parte de um grupo de big techs conhecido como FAANG. Além da subsidiária da Alphabet, compõem o conjunto as empresas Facebook, Amazon, Apple e a Netflix. Geralmente, outras empresas, como a Tesla e Microsoft, são incluídas no grupo. 

Ademais, a companhia tem mais de 80% de market share no setor de mecanismos de busca, o que costuma impactar o interesse e os preços de negociação das ações no mercado. Seu principal concorrente, o Bing, tem menos de 10% desse setor. 

Outro ponto interessante é a área de anúncios online. O Google é líder no mercado de publicidade digital, especialmente por meio de sua plataforma Google Ads. Como há diversas empresas na holding, como Gmail e YouTube, a Alphabet movimenta quantias altas com anúncios. 

Por último, é preciso reforçar a questão da inteligência artificial. Essa pode ser uma das principais tendências econômicas e tecnológicas para os próximos anos, e o Google, como uma das big techs, tende a estar no cerne dessas mudanças.  

Quais os melhores momentos para negociar essas ações?  

Se ao ler tudo sobre o Google você deseja entender quando deve comprar ações da companhia, é preciso refletir sobre alguns aspectos. Como para qualquer outro ativo na bolsa de valores, não há como definir o momento correto para sua negociação — seja para comprar ou vender.  

Afinal, o mercado financeiro, em especial na renda variável, é marcado pela volatilidade, e não há como garantir o que acontecerá no futuro. Inclusive, tentar acertar o timing do mercado tende a não ser um caminho estratégico para seus investimentos.  

Isso acontece porque essas práticas são mais ligadas à especulação, com foco no curto prazo. Para tanto, é necessário ter conhecimento e embasar as estratégias em análises técnicas, certo? No entanto, para o longo prazo, vale a pena fazer uma análise fundamentalista da empresa.  

O processo ajuda você a entender melhor os números da Alphabet, identificar oportunidades e riscos, e definir o valor intrínseco do papel. Com esse número em mente, pode ficar mais fácil estabelecer os melhores momentos para compra ou venda de ações do Google.  

Como minimizar riscos ao investir nesses ativos?  

As ações são investimentos de renda variável, como visto. Isso significa que mesmo confiando nas análises de desempenho da empresa e com um histórico consistente de resultados, é impossível garantir que um investimento será lucrativo. 

Portanto, o investimento em ações do Google e outros ativos da bolsa demanda apetite aos riscos, ok? Dessa maneira, pode ser oportuno distribuir seus investimentos por diferentes setores da economia e classes de ativos para reduzir a exposição a riscos específicos do setor de tecnologia. 

Também considere investir com um horizonte de longo prazo, o que ajuda a superar flutuações de curto prazo e aproveitar o potencial de crescimento no futuro. Por fim, se a intenção for tentar lucrar com os movimentos de curto prazo do mercado, não deixe de fazer as análises técnicas antes de decidir. 

Como investir em ações do Google? Veja o passo a passo!  

Com essas informações, você já tem uma noção geral do investimento em ações do Google e o que significa comprar os papéis da companhia, certo?  

Agora, veja como investir nesses ativos! 

Genial Investimentos - Abra sua conta

Tenha uma estratégia de investimentos 

Antes de decidir fazer um aporte, é preciso avaliar seu perfil de investidor e seus objetivos. Considere se investir em empresas estrangeiras é adequado ao nível de risco que você quer assumir e aos resultados desejados.  

Uma análise dos fundamentos da companhia é mais uma prática importante. Como você já sabe, o processo será indispensável para você entender mais a fundo a operação da Alphabet e identificar oportunidades e riscos ligados ao investimento.  

Ainda, considere o que você espera de resultados. Por exemplo, muitos investidores querem transformar sua carteira em uma fonte de renda passiva, recebendo dividendos das empresas. Porém, o Google não é uma companhia com histórico de repasses — a Alphabet historicamente reinvestiu lucros em sua própria operação, certo?  

Entenda as formas de investimento 

Se você decidir comprar ações do Google, vale saber que elas não estão diretamente disponíveis na bolsa de valores brasileira, a B3. Dessa forma, seria necessário abrir uma conta em uma instituição financeira externa para acessar os ativos internacionais de forma direta.  

Contudo, o processo costuma ser burocrático, além de exigir a realização de remessas internacionais e conversão do câmbio, aumentando os custos da operação. Assim, quem busca mais praticidade, pode contar com a opção de se expor às ações do Google sem sair do Brasil.   

Para tanto, uma alternativa é recorrer aos brazilian depositary receipts (BDRs) ou certificados de depósito de valores mobiliários. Nesse caso, uma instituição depositária adquire os papéis no mercado externo e emite o título representando os ativos.  

Dessa maneira, você acessa indiretamente as ações via BDR e se expõe aos resultados da companhia. Logo, não há necessidade de abrir contas internacionais ou conversão de moeda. Afinal, os aportes são feitos em reais, a partir do Brasil.   

Na B3, saiba que havia dois tipos de BDR da Alphabet em 2023. Cada BDR GOGL34 representa 1/5 (um quinto) de uma ação Classe C da companhia. Já o BDR GOGL35 representa 1/50 (um cinquenta avos) de uma ação Classe C do Google. 

Também é possível se expor ao Google por meio de exchange traded funds (ETFs ou fundos de índice) ligados aos indicadores norte-americanos. Há exemplos de ETFs que seguem o S&P 500, um dos principais índices de ações dos EUA e que geralmente tem o Google em sua carteira teórica.  

Abra sua conta em uma corretora de valores  

Se você decidiu investir em BDRs ou ETFs ligados aos índices americanos e que tenham relação com as ações do Google, é preciso buscar uma corretora de valores. Ela será a responsável por garantir acesso ao ambiente de negociação da bolsa brasileira.  

Então escolha uma boa corretora de valores, com estrutura completa, suporte ao investidor e condições diferenciadas. Na Genial Investimentos, por exemplo, você poderá investir com praticidade e ainda terá o suporte de profissionais capacitados.  

Acesse o home broker  

Após criar a conta na corretora de valores, você deverá acessar o home broker para se expor às ações do Google. No Brasil, nesse caso, serão os BDRs ligados à Alphabet e os ETFs específicos, como você viu.  

Basta acessar o ambiente de negociação e buscar o ticker do ativo correspondente — o do BDR do Google, por exemplo, é o GOGL34. Confira todas as informações antes de realizar o investimento, de modo a garantir a inclusão adequada à sua carteira.  

Emita a ordem de compra  

Após identificar o ativo de seu interesse e a quantidade de unidades ou cotas que deseja comprar, você deve emitir a ordem de compra, que deverá encontrar uma ordem de venda. Após a liquidação da operação, o ativo passará a fazer parte dos seus investimentos.  

Com essas informações, você sabe como investir em ações do Google e se expor à companhia sem sair do Brasil. Antes de tomar a decisão, no entanto, considere se a alternativa faz sentido para o seu portfólio, certo?  

Completando esta leitura, você entendeu mais sobre as ações do Google e viu como é possível investir nessa empresa, inclusive pela bolsa de valores do Brasil. Agora, essas informações ajudarão você a tomar uma decisão mais embasada.  

Quer fazer suas movimentações no mercado? Abra sua conta na Genial Investimentos

Genial Investimentos - Abra sua conta

Genial Investimentos

Somos uma plataforma de investimentos que tem como objetivo facilitar o acesso ao mercado financeiro e ampliar a educação financeira no Brasil.

Ver todos os artigos
E-book Trader

Navegação rápida

O link do artigo foi copiado!

Planilha Comparativa de Renda Fixa