Com o aumento da temperatura do planeta nos últimos anos, a busca por soluções sustentáveis se tornou essencial. Muitas empresas estão focadas em reduzir sua pegada de carbono (CO2) — e uma das principais estratégias é o uso de fontes de energia renovável.
Porém, nem todos têm condições de gerar a própria eletricidade dessas fontes. Nesse cenário, os certificados de energia renovável REC e I-REC ganham destaque. Afinal, eles permitem que as companhias compensem suas emissões de CO2, apoiando a expansão da produção de energia limpa.
Quer entender melhor o que são certificados de energia renovável REC e I-REC e descobrir quais são as suas vantagens? Então prossiga com a leitura deste artigo do time da Genial Energy!
O que é o Programa de Certificação de Energia Renovável?
O Programa de Certificação de Energia Renovável é um sistema estruturado para incentivar e regular o uso de fontes de energia renováveis. No Brasil, a iniciativa partiu da Associação Brasileira de Geração de Energia Limpa (Abragel), junto à Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica).
O sistema ajuda a rastrear a origem da eletricidade, permitindo que empresas e consumidores reportem e comprovem o consumo de energia limpa. Desse modo, eles conseguem contribuir para metas de sustentabilidade e redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE).
O processo se dá por meio da emissão dos certificados de energia renovável REC e I-REC. O principal objetivo das certificações é impulsionar a transição energética para uma matriz elétrica mais sustentável e menos prejudicial ao meio ambiente.
O que é e como funciona o REC?
O REC, ou renewable energy certificate, era um documento que comprovava que determinada quantidade de energia foi gerada a partir de fontes renováveis. A sua estruturação no Brasil foi feita pelo Instituto Totum, a pedido da Abragel e da ABEEólica.
Observando o mercado e normas internacionais sobre o assunto, o instituto criou o REC. O órgão determinou que cada certificado emitido representaria um megawatt-hora (MWh) de eletricidade produzida de uma fonte renovável.
Nesse contexto, ao produzirem os RECs, as geradoras de energia renovável auxiliavam na redução de CO₂. Já os consumidores que adquirissem os certificados podiam comprovar a origem ambientalmente responsável da energia adquirida.
O programa funcionou de 2011 a 2016, quando foi substituído pelo I-REC — em adequação aos padrões internacionais. Entretanto, para não deixar a primeira certificação acabar, o Instituto Totum decidiu transformá-la em um selo de sustentabilidade, o REC Brazil.
Logo, ele se tornou um selo adicional que atesta a sustentabilidade de uma empresa produtora de energia renovável. Ele pode ser obtido pela companhia que cumprir ao menos 5 dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
O procedimento é feito por meio de uma avaliação do próprio instituto em relação à documentação apresentada pela empresa solicitante. Caso procedente, a certificação é emitida e possui validade de 15 anos, contados da data de início da operação da usina.
Contudo, a cada 2 anos, a certificação precisa ser renovada por meio de auditoria documental para verificar se as ODS continuam sendo cumpridas. Segundo o site do instituto, em novembro de 2024, existiam 50 empreendimentos certificados em atuação no país.
Quais são as vantagens de adquirir o REC Brazil?
A adesão ao REC Brazil oferece vantagens significativas para empresas que buscam um compromisso sólido com a sustentabilidade e a proteção ambiental.
Confira, a seguir, os principais benefícios da certificação!
Comprovação de sustentabilidade
O REC Brazil fornece um comprovante confiável da origem renovável da energia consumida e da sustentabilidade da companhia que a produziu. O reconhecimento formal permite que as empresas mostrem seu compromisso com práticas sustentáveis.
Adequação às metas ambientais
Ao ostentar a certificação REC Brasil, a companhia mostra que suas atividades estão alinhadas a diretrizes regulatórias e acordos internacionais de sustentabilidade. Em alguns setores, atender a esses requisitos pode ser essencial para manter parcerias comerciais.
Diferenciação competitiva
Tanto consumidores quanto investidores estão mais atentos às práticas ambientais das empresas com as quais se relacionam. O uso do REC Brazil permite que negócios se destaquem pela adoção de práticas ambientais avançadas — melhorando sua reputação no mercado.
Benefícios fiscais
O Governo costuma oferecer incentivos para empresas que adotam práticas sustentáveis, como isenções fiscais ou preferência em licitações. Empreendimentos que possuem o REC Brazil podem se beneficiar dessas oportunidades e expandir as suas operações.
O que é e como funciona o I-REC?
Como você viu, até 2016, o Brasil possuía seu próprio sistema para gerar RECs. Porém, para garantir que os certificados emitidos seguissem os padrões globais, a partir de 2017, o modelo foi substituído pelo padrão International Renewable Energy Certificate (I-REC).
O processo de obtenção de um I-REC começa com o registro da geradora de energia renovável no International REC Standard. Trata-se do sistema global de rastreamento de atributos de energia, que comprova que a eletricidade produzida é de origem renovável.
O registro é iniciado pelo registrante, que pode ser o proprietário da usina ou o seu agente devidamente autorizado. Ele precisa selecionar um emissor local I-REC responsável pelos registros das empresas geradoras de energia do país.
No Brasil, o emissor local é o Instituto Totum, o qual exige uma documentação específica — disponível no site. Depois de registrada, a empresa tem a possibilidade de solicitar a emissão de I-RECs para qualquer energia gerada após a data de registro.
Geralmente, o processo envolve as seguintes etapas:
- determinação da geração: o registrante escolhe o período e o volume de produção para os quais deseja emitir I-RECs. A emissão não é obrigatória;
- verificação independente: é feita uma auditoria dos dados de produção, podendo envolver exigências de órgãos como a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE);
- pedido de emissão: o pedido é feito eletronicamente, exigindo o formulário de solicitação e evidências de produção;
- pagamento e finalização: o emissor emite uma fatura que deve ser paga para liberar os I-RECs — emitidos e transferidos para a conta designada do registrante.
Assim como no antigo REC, cada I-REC emitido representa uma megawatt-hora (MWh) de eletricidade limpa inserida na rede. Com a sua emissão, ele pode ser negociado entre aqueles que estiverem interessados.
Quais são as vantagens de adquirir um Certificado I-REC?
A compra de I-RECs apresenta diversas vantagens. Elas beneficiam tanto as empresas geradoras de energia quanto aqueles que desejam comprar os certificados para reduzir a sua pegada de carbono.
Confira mais vantagens!
Reconhecimento global
Por ser um padrão internacional, o I-REC permite que companhias demonstrem a produção e o consumo de energia renovável em diferentes países. O certificado facilita a comprovação do cumprimento de metas globais de sustentabilidade.
Credibilidade e transparência
A emissão de um I-REC exige que a geradora de energia passe por auditorias e padrões rigorosos. Logo, ter a certificação garante que suas atividades são exercidas com responsabilidade ambiental, reforçando a imagem da empresa no mercado e tornando suas operações mais transparentes.
Apoio à sustentabilidade
Tanto as companhias que emitem I-RECs quanto as que os compram ajudam a financiar o desenvolvimento de novos projetos de energia limpa. Consequentemente, elas promovem a expansão das fontes renováveis em âmbito global.
Reporte de emissões de GEE
Uma vantagem para quem adquire os certificados é a possibilidade, desde 2018, de utilizá-los no reporte das emissões do escopo 2 no Programa Brasileiro GHG Protocol (Protocolo de Gases de Efeito Estufa). Assim, elas podem abater seus I-RECs na quantidade total de energia adquirida no grid (rede) nacional.
Quais são as diferenças entre REC e I-REC?
Ao chegar até aqui, você viu o conceito e funcionamento do REC e do I-REC, mas ainda vale destacar as suas diferenças. Como aprendido, o REC foi o primeiro programa de certificação de energia renovável no Brasil, com o objetivo de promover e desenvolver esse mercado no país.
O modelo foi substituído pelo padrão I-REC, visando garantir o alinhamento do programa às regras internacionais. Como resultado, o REC brasileiro passou por uma reformulação, passando a se chamar REC Brazil.
Por outro lado, o I-REC passou a ser o instrumento usado para confirmar que determinada quantidade de energia é produzida de uma fonte renovável. Ou seja, a partir da mudança, cada certificado é usado para uma finalidade específica.
Qual é a relação entre o mercado livre de energia e os certificados?
O mercado livre de energia e os certificados REC Brazil e I-REC têm uma relação direta. Afinal, todos eles impulsionam o uso de energia renovável e sustentável — promovendo práticas ambientais responsáveis.
As empresas e os consumidores têm a liberdade de escolher seus fornecedores de eletricidade. A flexibilidade permite que os participantes interessados em reduzir os impactos ambientais da produção de energia optem por fontes renováveis.
No entanto, é válido destacar que toda a energia produzida no país é inserida no grid do Sistema Interligado Nacional (SIN). Nele, está presente a eletricidade de fontes renováveis (solar, eólica, hidrelétrica ou biomassa) e não renováveis (carvão, diesel e gás natural).
Até o surgimento dos certificados REC e I-REC, o usuário não conseguia garantir que a energia negociada e consumida fosse de fonte exclusivamente renovável. Porém, a criação das certificações possibilitou essa identificação.
Afinal, como você viu, os certificados asseguram a origem da energia produzida. Nesse contexto, muitas empresas que atuam em setores poluentes e não têm como gerar a sua própria energia recorrem ao mercado livre para a compra de I-RECs.
Dessa maneira, elas conseguem compensar a emissão de GEE com a aquisição de energia limpa. Vale dizer que a emissão de certificados REC Brazil e I-RECs mostra um crescimento exponencial. Segundo dados do Instituto Totum, entre 2022 e 2023, o número de certificados emitidos aumentou 72%.
Veja o gráfico:
Logo, não participar dessa tendência pode fazer o seu negócio ficar defasado e perder visibilidade no mercado. Também há chance de consumidores conscientes optarem por empresas certificadas como uma maneira de apoiar a sustentabilidade do meio ambiente.
Como obter esses certificados de energia renovável?
Conhecendo a relação das certificações REC Brazil e I-REC com o mercado livre de energia, falta aprender como obtê-las. Na prática, ambas são emitidas pelo Instituto Totum, demandando o registro prévio no órgão e o atendimento a uma série de exigências.
Mas não é preciso estar cadastrado no órgão para adquirir energia limpa ou de empresas que têm as certificações. Você pode contar com um comercializador devidamente cadastrado no mercado livre de energia.
Esse é o caso da Genial Energy, uma empresa do grupo Genial Investimentos,com mais de uma década de experiência no mercado de energia brasileira. Ultrapassamos 4 gigawatts médios (GWm) comercializados anualmente, gerando uma economia de mais de R$ 300 milhões para os clientes.
Conosco, você consegue acessar a energia de empresas com as certificações I-REC e REC Brazil, assegurando a compra de eletricidade de fonte limpa. Assim, é possível alinhar o seu consumo de energia com os critérios environmental, social and governance (ESG ou ambiental, social e governança) do seu negócio.
Optando pela Genial Energy, você ainda tem a possibilidade de reduzir os custos com a conta de luz do seu negócio. A razão é que contamos com profissionais qualificados que acompanham o mercado, identificando as melhores oportunidades de negócio.
Portanto, além de reduzir a pegada de carbono e reforçar seus compromissos de sustentabilidade comprando energia renovável, você consegue trazer previsibilidade para esse gasto. Ou seja, há como comprar apenas a quantidade necessária por um preço fixo, evitando oscilações na tarifa.
Conclusão
Neste artigo, você conheceu os certificados de energia renovável REC Brazil e I-REC, assim como sua ligação com a sustentabilidade e com o mercado livre de energia. Caso queira adquirir eletricidade de fontes limpas sem complicações, conte com a Genial Energy.
Quer saber mais detalhes sobre a compra de energia renovável no mercado livre de energia? Entre em contato com o nosso time e tire suas dúvidas!

