No mercado de capitais, as opções de investimento vão muito além de ações e títulos públicos. Aplicações como o commercial paper surgem como alternativas para quem quer diversificar e explorar outras oportunidades.  

No entanto, para investir com segurança, é importante conhecer as características da alternativa e como ela pode agregar valor à sua carteira. A seguir, você encontra uma série de informações relevantes sobre o assunto. 

Quer entender como funciona o commercial paper, na prática? Então conheça os detalhes desse título de renda fixa! 

O que é commercial paper? 

Commercial paper — ou nota comercial — é um instrumento financeiro de curto prazo, utilizado por empresas para financiar suas operações diárias. Essa é uma forma de dívida não garantida que as corporações emitem para cobrir despesas como folha de pagamento e contas a pagar. 

A aplicação pode ser adequada para investidores devido aos seus prazos mais curtos e possibilidade de retornos superiores aos da caderneta de poupança ou títulos do Governo. No entanto, por não ser garantida, ela carrega um risco maior, ok? 

Ao escolher um commercial paper, o investidor está emprestando dinheiro à empresa emissora. Em troca, ele recebe uma promessa de pagamento com juros após um período determinado. Logo, trata-se de uma opção para quem busca diversificar a carteira de investimentos

Veja mais características da aplicação! 

Rentabilidade e tributação 

Por ser um título de renda fixa, os commercial papers oferecem previsibilidade ao investidor. Afinal, a lógica de remuneração é conhecida no momento do aporte. A rentabilidade pode ser prefixada, pós-fixada e híbrida, a depender da determinação do emissor. 

Ainda é importante saber que, como nas demais alternativas dessa classe, os ganhos com as notas comerciais sofrem incidência do IR (Imposto de Renda). As alíquotas seguem a tabela regressiva — conforme o prazo, elas vão de 15% a 22,5%. 

Quais são as diferenças entre commercial papers e debêntures? 

Além de entender o que são as notas comerciais, é importante compreender de que forma elas se diferenciam das debêntures. No mercado financeiro, ambos são instrumentos de dívida corporativa, mas com diferenças significativas entre eles.  

O commercial paper, por exemplo, tem prazo de vencimento curto, de no máximo 360 dias. Já as debêntures são emitidas sem limitação de prazos. Ademais, elas podem oferecer garantias, ao contrário do commercial paper. 

Outra diferença é que as debêntures são negociadas com intermédio de uma instituição financeira. Por outro lado, as transações com notas comerciais podem ser feitas diretamente com o investidor. Ainda assim, ambas são registradas na CVM (Comissão de Valores Mobiliários). 

Ao escolher entre as duas alternativas, os investidores devem considerar, por exemplo, o prazo do investimento e o nível de segurança desejado. Tanto uma quanto outra podem ter seu lugar em uma carteira diversificada, mas atendem a necessidades diferentes, certo? 

Quais são as vantagens e desvantagens do commercial paper? 

Depois de esclarecer as diferenças entre commercial papers e debêntures, ainda é comum se perguntar sobre os benefícios e riscos de optar pela primeira alternativa. Além dos pontos já salientados, existem outros aspectos a serem considerados.  

Conheça melhor cada um deles! 

Taxas de retorno 

O commercial papel se destaca por oferecer taxas de retorno geralmente superiores às de outros investimentos de renda fixa conhecidos — o que pode ser vantajoso para quem deseja diversificar a carteira. A característica se deve à relação entre risco e rentabilidade.  

Apoio a empresas 

Investir em commercial papers pode ser uma forma de apoiar empresas no financiamento de suas operações, contribuindo para o crescimento do mercado corporativo. Essa é uma maneira de investir e, ao mesmo tempo, fomentar a economia. 

Maior risco de crédito 

Entre as desvantagens, como você aprendeu, os commercial papers não oferecem garantias aos investidores. Como consequência, há um maior risco de crédito ao investir nesse tipo de título. 

Menor liquidez 

Caso você precise resgatar seus recursos, não é possível fazer a retirada antes do prazo de vencimento. A alternativa é negociar o commercial paper no mercado secundário. Contudo, saiba que há possibilidade de encontrar dificuldades para vender o título pelo preço desejado, ok? 

Como investir em commercial paper? 

Ao conhecer as vantagens do commercial paper, muitos investidores querem saber como se expor a esses títulos — é o seu caso? Então está na hora de conferir os passos que ajudarão no processo! 

Abra uma conta em uma corretora 

Uma opção para investir com suporte profissional é abrir uma conta junto a uma corretora de valores que tenha credibilidade. A Genial Investimentos oferece uma plataforma segura e intuitiva para fazer seus aportes, seja em renda fixa ou variável — e o processo pode ser feito online. 

Genial Investimentos - Abra sua conta

Converse com um assessor 

Uma vez que sua conta esteja ativa, marque uma conversa com um assessor de investimentos. O profissional é qualificado para atuar no mercado financeiro e pode orientar você sobre as características dos commercial papers disponíveis. 

Analise as empresas emissoras 

Antes de investir, dedique um tempo para analisar as empresas emissoras dos commercial papers. Verifique a saúde financeira e a credibilidade delas no mercado. A medida é crucial para tomar uma decisão de investimento informada. 

Escolha o prazo do investimento 

Commercial papers têm vencimentos variados, com prazo máximo de 360 dias. Logo, escolha o tempo que mais se alinha com sua estratégia de investimento e com a data que você espera precisar do dinheiro de volta. 

Realize a aplicação 

Após selecionar o commercial paper em que deseja investir, é hora de fazer a aplicação. Siga as instruções na plataforma da corretora para concluir a transação. Se surgir alguma dúvida, vale entrar em contato com o time de atendimento para esclarecer a questão antes de efetivar a transação. 

Acompanhe seu investimento 

Por fim, é hora de monitorar suas aplicações. Acompanhe o desempenho e esteja atento aos prazos de vencimento dos títulos. Assim, você poderá tomar decisões mais acertadas sobre manter ou alterar os seus investimentos. 

Explorar e compreender em detalhes o universo dos commercial papers oferece a você uma opção a mais para diversificar sua carteira de investimentos. Com a orientação correta e uma estratégia bem definida, você estará pronto para tomar decisões mais bem informadas. 

Quer descobrir quais oportunidades de investimento estão disponíveis na Genial? Então não deixe de acessar a nossa plataforma

Genial Investimentos

Somos uma plataforma de investimentos que tem como objetivo facilitar o acesso ao mercado financeiro e ampliar a educação financeira no Brasil.

Ver todos os artigos
Lançamento App 30

Navegação rápida

O link do artigo foi copiado!