As ações da Vale estão entre as mais conhecidas dos investidores brasileiros. Afinal, elas são uma das mais negociadas na bolsa de valores e costumam ter resultados operacionais robustos e boa divisão dos lucros.

No entanto, mesmo que muitas pessoas queiram comprar papéis de grandes empresas na bolsa de valores, nem sempre elas sabem como fazer isso. Mas não se preocupe, pois o passo a passo é simples. O primeiro cuidado é saber se o investimento está alinhado ao seu perfil e objetivos. 

Quer entender melhor? Nós, da Genial, preparamos este artigo para você saber como avaliar e comprar Ações da Vale na bolsa de valores. Não perca! 

Como funciona a empresa Vale? 

A Vale foi fundada como estatal em Minas Gerais, no ano de 1942, pelo então presidente Getúlio Vargas. Historicamente, ela sempre figurou entre as principais empresas brasileiras – mesmo depois da sua privatização, em 1997. 

A companhia também é considerada uma das maiores mineradoras do mundo. O minério de ferro é o foco de sua produção. Ele é uma commodity muito utilizada por diversas indústrias, especialmente na China. 

Entre as atividades realizadas pela Vale, podemos citar as relacionadas aos setores de mineração, energia, logística e siderúrgica. Sua liderança no mercado a coloca como uma das principais empresas da bolsa brasileira, sendo considerada uma das ações blue chips do mercado nacional. 

Entre as características das companhias blue chips estão o alto valor de mercado, a boa governança corporativa e a forte geração de caixa. Por isso, muitos investidores buscam essas companhias consolidadas. 

Como tendem a ser muito procuradas na bolsa, costumam ter alta liquidez. Além disso, os preços das blue chips tendem a oscilar menos ao longo do tempo na comparação com empresas menores. 

Assim, investir na Vale pode fazer sentido para a sua carteira de ações dependendo do seu perfil de investidor. Além disso, é preciso considerar seus objetivos pessoais e a análise de fundamentos que você fizer da empresa. 

O que é análise fundamentalista? 

Esse tipo de análise é baseado na observação dos fundamentos de uma empresa – como a Vale. Eles ajudam a entender como está a saúde financeira e organizacional do negócio. Por isso, podem ser utilizados por investidores que desejam escolher empresas sólidas para aportar. 

Afinal, investir com foco no longo prazo em empresas que não têm uma boa gestão pode ser mais arriscado. Por esse motivo, a análise de fundamentos é tão importante.  

A estratégia é útil para avaliar se vale a pena ou não comprar ações da Vale. Você pode se interessar, por exemplo, caso avalie que ela tem boas margens de lucro, oferece bons dividendos aos investidores e não apresenta endividamento. 

Entre os indicadores que você pode usar para tirar conclusões sobre a Vale, estão: 

  • Balanço patrimonial;
  • Demonstrativos financeiros;
  • ROE (taxa de retorno de investimento dos acionistas);
  • Dividend Yield;
  • P/VPA (Preço/valor patrimonial da ação);
  • Dívida bruta patrimônio líquido;
  • entre outros.

Como comprar ações da Vale? 

Se, depois de fazer a análise de fundamentos, você ficar interessado em investir em ações da Vale, é importante conhecer o passo a passo para começar o investimento.  

Confira: 

Analise o seu perfil e objetivos para saber quanto investir 

Como vimos, o primeiro passo para investir em renda variável é conhecer sua tolerância ao risco e seus objetivos com o investimento. Em relação ao seu perfil, é importante ter em mente que na renda variável os retornos não são previsíveis. 

Assim, entender como se dá sua relação com risco é importante para avaliar a quantidade de dinheiro a ser aportada na Vale. A análise de objetivos também é válida para considerar o prazo. Geralmente, ter ações para o longo prazo permite se expor menos à volatilidade. 

Conheça o ticker da empresa 

O ticker é o código de referência utilizado na bolsa de valores, formado por um padrão de letras e números. Ele facilita a identificação dos investimentos e permite que ações e outros ativos e derivativos sejam negociados no mercado. 

As ações da Vale são negociadas pelo código VALE3. Elas estão listadas no segmento de maior nível de governança desde 2017, o Novo Mercado. Ao contrário de diversas outras empresas, a Vale possui apenas ações ordinárias na bolsa de valores. 

Esse tipo de ação dá aos acionistas o direito de votar em assembleias. Com isso, eles podem participar das tomadas de decisões do negócio. Quem investe nesses papéis também tem o direito de receber os proventos que forem distribuídos. 

Abra conta em uma corretora 

Um passo fundamental para investir em ações da Vale é abrir conta em uma corretora de valores. As negociações na bolsa são feitas por intermédio da instituição. Por isso, escolha uma corretora da sua confiança.  

É ela quem receberá e executará as ordens de compra e venda das ações na bolsa de valores. Entre os fatores que você pode analisar antes de optar pela instituição estão: a facilidade no uso do sistema de negociação, a assessoria sem custo, entre outros. 

Em geral, o processo para abrir a sua conta é muito simples e digital. Basta fazer o cadastro na plataforma e enviar os seus documentos. Em alguns dias, você pode ser aprovado e começar a investir tanto na renda fixa quanto na renda variável. 

Acesse a plataforma e faça o investimento 

Na plataforma de investimentos da Genial, por exemplo, você poderá conferir algumas informações sobre o ticker VALE3, como o preço de negociação atual. Depois, basta escolher a quantidade de ações que deseja comprar (pode ser o lote padrão de 100 unidades ou pelo mercado fracionário). 

Então você envia a ordem de compra. É possível fazer a aquisição pelo preço de mercado ou a uma cotação específica. Ela será o gatilho para execução da compra. Uma vez liquidada a operação, os papéis farão parte da sua carteira. 

Agora que você sabe como comprar ações da Vale, pode começar a investir e se tornar sócio da empresa. Mas lembre-se de avaliar se isso faz sentido para a sua estratégia. Além disso, é importante manter aportes frequentes para acumular patrimônio investido! 

Quer investir em VALE3 ou em outras empresas listadas na bolsa de valores? Abra a sua conta na Genial Investimentos e faça o dinheiro trabalhar por você! 

Comentários