Na hora de investir seu dinheiro, não basta definir objetivos e considerar as características do investimento. Também é preciso dispor das ferramentas adequadas. Entre elas, a plataforma de investimentos se destaca.

Ela funciona como uma ponte entre quem aloca os valores e quem disponibiliza os investimentos. Por isso, deve ser selecionada com bastante cuidado. Assim, você tem a certeza de que seus recursos estarão protegidos e, de fato, sendo aplicados nos produtos financeiros escolhidos.

Para simplificar a decisão, nós da Genial Investimentos separamos todas as informações que você precisa conhecer sobre a plataforma. Continue a leitura e confira!

O que é uma plataforma de investimentos?

A plataforma de investimento consiste em um ambiente intermediário, que faz a ligação do investidor com o emissor dos títulos ou responsável por ativos. Então é uma ferramenta que possibilita que os interessados invistam de forma mais simples.

Portanto, ela atua como uma porta de acesso ao mercado financeiro e a variados tipos de investimento. Tanto de renda fixa quanto de renda variável.

Qual a importância da plataforma para o investidor?

Para investir dinheiro, não basta escolher a uma corretora. Se você quiser aproveitar uma experiência diferenciada, deve se preocupar em buscar a melhor plataforma de investimentos.

Afinal, ela descomplica o processo de investimento, já que tudo pode ser feito rapidamente e mesmo de maneira digital. Também é uma alternativa que permite pagar menos taxas em muitos casos, quando você busca o melhor custo-benefício.

A plataforma de investimentos deve ser prática tanto ao investidor iniciante quanto a quem tem mais experiência. Afinal, ela é importante para que você possa investir de uma forma mais prática e com maior qualidade, o que favorece o alcance de objetivos quanto ao seu dinheiro.

Como escolher a plataforma de investimento?

Sabendo da relevância de ter uma boa plataforma para investir, é o momento de entender o que deve ser considerado na decisão. Usar critérios alinhados é crucial para se proteger e aumentar as chances de alcançar os resultados desejados.

Para ajudar nessa tarefa, separamos os fatores que você deve considerar, na forma de passo a passo para acertar na escolha. Confira!

Avalie a segurança

Um dos aspectos mais relevantes envolve a segurança oferecida pela plataforma de investimentos. Lembre-se de que o seu dinheiro será movimentado entre os ativos e derivativos financeiros e, por isso, deve estar seguro.

Para se certificar, veja se a plataforma é construída corretamente e se tem mecanismos de proteção. Por exemplo, acesso restrito, criptografia e outras ferramentas. O objetivo é escolher uma plataforma que transmita toda a confiança necessária e que ofereça uma proteção completa.

Verifique a regulamentação

Para não cair em golpes ou sofrer fraudes, você deve garantir que a plataforma de investimentos é regulamentada pelos órgãos competentes. Essas instituições impõem regras rígidas que devem ser seguidas, de modo a proteger as suas operações.

Se a plataforma permitir negociação na bolsa de valores, deve ser certificada pela B3, por meio da BSM Supervisão de Mercados. Também deve ter aprovação por outros órgãos:

  • Comissão de Valores Mobiliários (CVM);
  • Banco Central do Brasil (Bacen);
  • Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).

O atendimento às regulamentações do mercado garante que a plataforma opera dentro da lei e que oferece ampla confiabilidade.

Analise a agilidade

O desempenho de alguns investimentos está atrelado ao timing de alocação de recursos. Por exemplo, no caso da bolsa de valores. Comprar uma Ação ou cota de fundo quando o preço está em baixa pode ser uma estratégia para lucrar mais.

Para que isso seja possível, entretanto, é necessário que a plataforma entregue resultados ágeis. Quanto mais rapidamente ela oferecer uma resposta, mais dinâmica pode ser a sua atuação.

Para quem é trader, isso é algo especialmente necessário. No caso do day trade, por exemplo, mesmo os segundos e minutos fazem diferença. Logo, é preciso fazer a escolha por uma plataforma ágil.

Conheça os ativos financeiros disponíveis

Um dos benefícios de escolher uma boa plataforma de investimentos é a variedade que ela oferece para compor a carteira. Ao investir por um grande banco, por exemplo, é comum que a instituição ofereça apenas produtos próprios, o que limita a montagem de portfólio.

Mas, para explorar ao máximo o benefício da plataforma de investimento, o ideal é verificar a variedade antes de escolher. Observe quais alternativas de renda fixa a ferramenta disponibiliza para os investidores.

Além disso, confira como se dá a renda variável e quais são as possibilidades com Fundos de Investimento em geral. Fique atento, por exemplo, aos Fundos Imobiliários, Produtos Estruturados, Ofertas Públicas, Tesouro Direto e assim por diante.

Como alternativas complementares, contar com Previdência Privada e mesmo com Seguro de Vida pode ser um bom indicativo da diversidade. Para explorar tudo isso, a plataforma se torna ainda melhor se conseguir oferecer informações com base no seu perfil de investidor.

Pense na facilidade de investir

Entre os motivos para escolher uma plataforma de investimentos também está a praticidade. Como faz o intermédio da relação entre investidor e responsável pelo investimento, ela é capaz de tornar tudo mais simples.

É por isso que um dos critérios para a decisão envolve a facilidade de alocar o seu dinheiro. Em termos de usabilidade, é interessante conferir se as informações dos investimentos são facilmente acessíveis e se transferir os recursos para a sua conta na corretora é fácil.

Também é oportuno checar se há como fazer tudo online e, melhor ainda, por meio de um aplicativo. Afinal, desse jeito, você tem tudo na palma da mão.

Observe as funcionalidades

Possibilitar a realização dos investimentos não é a única função de uma plataforma do tipo. Também é interessante que ela entregue outras funcionalidades e características para tornar a experiência melhor.

Apresentar a composição de carteira, as estatísticas e os resultados dos aportes, por exemplo, é essencial. Assim, você conseguirá acompanhar o desempenho do seu dinheiro ao longo do tempo.

Vale a pena também contar com recursos extras, como o uso de Inteligência Artificial no suporte, tornando o atendimento ágil e funcional. Com elementos extras do tipo, a relação com a plataforma se torna ainda melhor e mais alinhada aos seus objetivos.

Em resumo, a escolha da plataforma de investimentos deve ser pautada na segurança, confiabilidade e experiência de uso. Dessa forma, você poderá investir com tranquilidade e de acordo com seus interesses!

Quer aproveitar todos esses benefícios em uma plataforma completa? Abra a sua conta conosco e venha ser Genial!

Comentários