O investimento em fundos imobiliários tem uma dinâmica um pouco diferente das outras aplicações financeiras a que estamos acostumados.
Uma característica que costuma causar dúvidas nos investidores é o fato de haver duas formas de lucrar com esse tipo de fundo. Neste artigo, vamos falar sobre como ganhar dinheiro com fundos imobiliários.
Um dos maiores atrativos dos fundos imobiliários para as pessoas físicas são os rendimentos mensais isentos de imposto de renda. Esses recursos, pagos em dinheiro na conta dos cotistas, normalmente são fruto do aluguel dos imóveis da carteira do fundo.
Embora seja a forma mais conhecida de obter ganhos com o investimento em fundos imobiliários, esta não é a única.
Como ganhar dinheiro com fundos imobiliários: rendimentos
Quem busca um investimento capaz de gerar renda, pode encontrar nos fundos de investimento imobiliário (FII) uma ótima opção. Muitos deles distribuem rendimentos periódicos em dinheiro aos cotistas, geralmente referentes aos aluguéis pagos pelos inquilinos dos imóveis da carteira.
Esses rendimentos são isentos de imposto de renda para a pessoa física, desde que o FII atenda a três condições: ter cotas negociadas exclusivamente em bolsa ou mercado de balcão organizado; ter, no mínimo, 50 cotistas; e o cotista beneficiado com a isenção não ser dono de mais de 10% das cotas.
Os rendimentos distribuídos pelos fundos imobiliários possibilitam aos investidores viver de FII, se assim desejarem. Mas para serem atrativos, eles devem representar um bom percentual do valor investido pelo cotista. Neste outro artigo, ensinamos você a avaliar a rentabilidade dos FII para escolher os melhores fundos imobiliários.
Como ganhar dinheiro com fundos imobiliários: valorização das cotas
Os fundos imobiliários têm cotas negociadas em bolsa de valores, como se fossem ações. Como eles não permitem aplicações e resgates, esta é a forma mais comum de se entrar e sair do investimento.
O investidor interessado em se tornar cotista de um fundo imobiliário já em operação pode adquirir cotas na bolsa, comprando-as de outros investidores que queiram se desfazer das suas cotas.
O mesmo se pode dizer do investidor que já é cotista daquele fundo imobiliário e deseja aumentar sua posição.
Já o investidor que deseja sair do investimento pode vender suas cotas, parcial ou totalmente. Saiba mais sobre como investir em fundos imobiliários.
Esses movimentos de compra e venda estão sujeitos à lei da oferta e da demanda, assim como a negociação de ações.
Ou seja, quando há uma demanda maior pelas cotas de determinado fundo, os preços das cotas tendem a subir; já quando há mais cotistas querendo vender que investidores querendo comprar, os preços das cotas tendem a cair.
Assim, a segunda maneira de ganhar dinheiro com os fundos imobiliários é com a valorização das cotas. Mas atenção: as cotas podem se valorizar, dando um retorno positivo ao investidor, ou desvalorizar, gerando um retorno negativo. Tudo vai depender das perspectivas para o desempenho do fundo.
A valorização das cotas, diferentemente do que ocorre com os rendimentos pagos pelo fundo, não é isenta de imposto de renda.
Esses ganhos são tributados em 20%, e o IR deve ser recolhido por iniciativa do próprio investidor, até o último dia útil do mês seguinte ao da venda das cotas na bolsa.
Investimentos “híbridos”
Muita gente considera os fundos imobiliários como investimentos híbridos, justamente porque eles combinam características da renda fixa – os rendimentos regulares – e da renda variável – a oscilação dos preços das cotas em bolsa.
A própria composição da carteira dos fundos e suas estratégias trazem características híbridas. Fundos mais focados em aluguel têm um caráter mais parecido com o da renda fixa, enquanto fundos que compram ou constroem imóveis para lucrar na venda têm um caráter mais de renda variável.
Interessado? Saiba mais sobre esse tipo de investimento:
Fundo imobiliário: como funciona o investimento em imóveis via fundos
Aqui na GENIAL temos opções para você! Abra sua conta!