Conheça o CRI e as vantagens e desvantagens desse tipo de investimento.

O Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI) é uma ótima opção para quem busca um bom retorno financeiro e deseja investir em médio ou longo prazo.

Trata-se de um tipo de ativo de renda fixa emitido por empresas securitizadoras e que, por isso, não conta com a cobertura do Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

Desta forma, também é indicado para investidores de perfil moderado, ou seja, aqueles que estão dispostos a assumir um pouco mais de riscos para alcançarem rendimentos mais altos.

Para compreender melhor o que é esse produto financeiro, como funciona a dinâmica para investir e, principalmente, quais são as vantagens e desvantagens do CRI, é preciso conhecer alguns conceitos:

  • Empresa securitizadora: possui a finalidade de adquirir recebíveis mobiliários e promover a sua securitização. Os (CRIs), após a securitização poderão ser negociados no mercado financeiro e de capitais.
  • Securitização: é o nome dado ao processo, coordenado pela empresa securitizadora, por meio do qual os créditos imobiliários são transformados em títulos.

Para entender estas definições na prática, podemos pensar no seguinte exemplo: uma construtora coloca à venda apartamentos de um empreendimento que está sendo construído. Os futuros proprietários irão quitar as unidades a longo prazo.

Para não ter que esperar por todas estas parcelas, a construtora pode recorrer a uma empresa securitizadora, que faz o pagamento à vista e transforma a dívida em títulos, que poderão ser vendidos a outros investidores.

Logo, quem investe em Certificado de Recebíveis Imobiliários ajuda a financiar o mercado imobiliário por meio da antecipação de créditos ao setor.

Saiba mais sobre CRI vantagens e desvantagens no e-book O Guia Definitivo da Renda Fixa.

Rendimento do CRI e suas vantagens e desvantagens

Em geral, o Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI) apresenta um bom retorno financeiro ao investidor, que irá receber uma remuneração pelo valor investido dentro de um prazo estabelecido na hora da contratação.

É possível escolher se o resgate do dinheiro será na data de vencimento da aplicação ou periodicamente.

Por se tratar de um título de renda fixa, a rentabilidade é prevista no momento da aplicação. Quanto aos rendimentos, o CRI pode ser:

  • Prefixado: possui um percentual fixo combinado previamente;
  • Pós-fixada: rende um percentual de algum indexador, geralmente a taxa CDI;
  • Híbrido: mescla um percentual fixo e mais o rendimento de algum indexador.

Em comparação com outros títulos de renda fixa, o CRI costuma ter rendimento superior ao Certificado de Depósito Bancário (CDB), à Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e  à Letra de Crédito do Agronegócio (LCA), por exemplo.

Tipos de Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI)

O CRI pode ser classificado em dois tipos:

  • Corporativo: quando os contratos possuem apenas uma empresa como devedora;
  • Pulverizado: quando os contratos possuem vários devedores.

Prazo, liquidez e taxas:

O investimento em CRI é recomendado para médio e longo prazo. Há, por exemplo, títulos que têm vencimento em dez anos.  O resgate antecipado do seu dinheiro pode implicar em perdas.

É uma aplicação que apresenta baixa liquidez, como é chamada a capacidade de resgatar o valor investido em espécie.

A venda no mercado secundário também é mais difícil. Por isso, é muito importante analisar quais são os objetivos do investidor para saber se o modelo de investimento é compatível com seus planos.

Há títulos com diferentes valores, mas, em geral, exigem que o investidor tenha um recurso mais alto para poder começar a investir.

Uma vantagem oferecida pelo CRI é que ele não possui cobrança de taxas de Imposto de Renda para Pessoa Física.

Os fundos de CRI

Há também os fundos de investimento em CRI, especializados neste segmento. O investimento em CRI por meio de um fundo oferece vantagens se comparado ao investimento direto nesse ativo.

A maioria dos CRIs, geralmente, exigem um investimento inicial mais robusto. Além disso, o investidor pode achar difícil escolher os melhores papéis para a sua carteira.

Quando se opta por um fundo, o gestor profissional ficará responsável por escolher as melhores aplicações. Além disso, o investimento inicial mínimo é mais acessível.

Fundos de CRI também têm boa liquidez, pois as cotas são negociadas na bolsa de valores como se fossem ações, e pagam rendimentos mensais, que são chamados de cupons.

Há riscos ao investir em Certificado de Recebíveis Imobiliários?

Como dito anteriormente, investir em CRI requer mais disposição para assumir riscos, pois não conta com a cobertura do FGC, com os CDBs como exemplo.

No entanto, ainda se trata de um investimento muito mais seguro quando comparado aos produtos de renda variável.

O CRI possui risco de crédito, que é a possibilidade de a empresa emissora dos títulos não cumprir com os pagamentos. Por isso, é preciso verificar as garantias no contrato.

O regime de alienação fiduciária garante a segregação do risco do emissor. Isto significa que, se a empresa securitizadora enfrentar dificuldades financeiras, o pagamento aos investidores não será afetado.

Outra forma de minimizar os riscos é consultar a classificação nas agências de rating.

Como começar a investir em CRI

Para começar a investir em CRI é aconselhável buscar orientação em uma corretora especializada, como a Genial Investimentos, para escolher um título que seja compatível com seus objetivos e minimizar os riscos da operação.

Este tipo de investimento costuma ser indicado para investidores qualificados, que têm mais experiência no mercado financeiro. 

Confira abaixo um resumo das vantagens e desvantagens do CRI:

Vantagens: Desvantagens:
– Bom rendimento; – Baixa liquidez;
– Não possui cobrança de Taxas e IR; – Não possui cobertura do FGC.

Agora que você já sabe o que é Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI), que tal começar a investir?

Nossa plataforma tem tudo o que você precisa para fazer o seu dinheiro trabalhar por você nos melhores investimentos do mercado.

Abra a sua conta, venha ser Genial!

Agora que você conhece as vantagens e desvantagens do CRI, abra sua conta e invista com a Genial Investimentos!

Publicado por Genial Investimentos

A Genial é a plataforma de investimentos que está democratizando o acesso aos melhores produtos do mercado, de forma simples, ágil e eficiente, através de uma assessoria financeira isenta, transparente e qualificada.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *