Desbancarizar é um processo que começou nos Estados Unidos e na Europa com a descentralização. Ou seja, diversas instituições financeiras de médio e pequenos portes surgiram e deram fluidez ao mercado dos EUA, por exemplo, que contabiliza atualmente mais de 4 mil bancos. No Brasil, pelo menos cinco instituições reinam absolutas no controle do sistema bancário. E por que isso está começando a mudar no Brasil? Por que mais corretoras e fintechs estão surgindo? A resposta pode estar na própria necessidade dos brasileiros por serviços melhores.

O que é desbancarizar?

Como um movimento contrário à concentração bancária, o verbo desbancarizar está cada vez mais conhecido no Brasil por causa do crescimento de instituições financeiras independentes que vem oferecendo condições mais atrativas aos investidores. Desbancarizar é você não depender dos bancos para deixar e investir seu dinheiro. É você encontrar diversidade tanto na procura de produtos financeiros, como investimentos e empréstimos, quanto ter taxas mais baixas proporcionadas por uma concorrência maior.

Do lado do investidor, esse é o sentido que se dá à palavra, no entanto, pode ter outro significado no contexto de profissão. Um gestor que atuava num banco pode desbancarizar sua carreira para se tornar um Agente Autônomo de Investimentos, por exemplo.

Reclamações nos bancos

No último ranking do Procon, no Cadastro de Reclamações Fundamentadas, divulgado em 2017, não é à toa que esses mesmos cinco bancos estão no Top 20 das empresas que mais receberam reclamações. Confira a tabela:

desbancarizar
Fonte: Procon

Por que desbancarizar?

Pensando em investimentos, os grandes bancos do Brasil podem oferecer oportunidades de investimento, mas acabam não diversificando e, como os brasileiros ainda se concentram muito nessas instituições, as taxas de remuneração para os investimentos e as taxas de empréstimos não são tão atrativas, por falta de competitividade. Nas fintechs e corretoras, é possível encontrar condições muito melhores e, muitas vezes, uma equipe de atendimento plenamente capacitada e focada no cliente. Nos bancos, a lógica persegue muito as metas e quantidade, deixando de lado a qualidade em si. Gerentes atendem milhares de clientes e não têm a mesma atenção do que um consultor em uma corretora ou um Agente Autônomo de Investimentos.

Quanto aos investimentos, especificamente, é comum encontrar nos grandes bancos Certificados de Depósito Bancários (CDBs), títulos de Renda Fixa vendidos por essas instituições para captar dinheiro, com taxas de remuneração ao investidor de pouco menos do que 90% do CDI. Em comparação, a poupança rende 70% do CDI. Portanto, um investimento que quase equivale ao da poupança não é considerado uma boa opção. Nas corretoras, como a Genial Investimentos, é possível encontrar títulos de CDB, que são considerados básicos e conservadores, com rentabilidade de mais de 120% do CDI e vários outros investimentos, como fundos, que rendem mais de 200% do CDI. Isso não se encontra nos grandes bancos.

Abra sua conta - CTA

Como você pode se desbancarizar?

É fácil e rápido. Você pode, sim, manter sua conta no banco, até para receber seu salário, que provavelmente é depositado nos grandes bancos por causa de acordos que as empresas fazem e, simplesmente, por serem mais universais e populares em termos de transferências de dinheiro. Mas a questão da desbancarização é buscar melhores serviços em outras instituições como as corretoras. Portanto, o primeiro passo é abrir uma conta em uma corretora. Na Genial investimentos, por exemplo, você abre a conta gratuitamente em questão de minutos e de forma 100% digital. 

É só abrir o aplicativo ou o site desta corretora para verificar que há um universo que os bancos não te mostraram. São várias possibilidades de investimento. E para isso, o segundo passo é importante, pois é quando você se conhece. Seu perfil deve ser traçado com a ajuda da plataforma da corretora ou de um próprio consultor financeiro para você saber qual o melhor investimento, de acordo com seu estilo e momento de vida.

O terceiro passo para desbancarizar completamente é tirar seus investimentos do banco e migrá-los para a corretora e, principalmente, sair da poupança para rentabilizar mais o seu dinheiro em outras formas de investimento. E o quarto passo é manter contato com os assessores e consultores de investimento da corretora para verificar a performance da sua carteira e, eventualmente, trocar de ativos ou aumentar as opções. Viu como é fácil? Então comece a se “desbancarizar”. Aproveite e abra sua conta na Genial Investimentos!

Abra sua conta - CTA

Genial

Genial

A Genial é a plataforma de investimentos que está democratizando o acesso aos melhores produtos do mercado, de forma simples, ágil e eficiente, através de uma assessoria financeira isenta, transparente e qualificada.

Deixar um comentário