Utilizado em mais de 15 países da União Europeia (UE), o euro é uma das moedas mais fortes do mundo, de modo que o bloco de países europeus que o adota ser denominado Zona do Euro. Devido à sua grande relevância, saber quanto está a cotação do euro hoje pode ser importante para fazer planos.

Com essa informação, você pode tomar decisões mais acertadas a respeito de questões como turismo, estudos ou negócios. Ao mesmo tempo, podem surgir dificuldades para fazer a conversão cambial.

Pensando nisso, nós, da Genial Investimentos, preparamos este artigo para mostrar como acompanhar o euro hoje e como fazer a conversão entre a moeda europeia e o real.

Confira!

Qual a cotação do euro hoje?

A cotação do euro varia diariamente, então é preciso verificar ferramentas específicas. Por exemplo, em agosto de 2023, €1,00 equivalia a R$ 5,33. Então, se você precisa fazer a conversão, use a nossa ferramenta abaixo. Basta inserir o número em reais ou em euros:

Além disso, é interessante saber que o câmbio é atualizado em tempo real e que existem 2 tipos de cotações do euro: o euro turismo e o euro comercial. As finalidades deles são diferentes, então vale a pena conhecer melhor cada uma.

Veja só!

Euro turismo

Quando a ideia é viajar para o exterior, em países que usam o euro em suas operações de compra e venda, o dinheiro que deve ser comprado pelo viajante é o euro turismo. Ele influencia diretamente os preços de produtos e serviços necessários para fazer uma viagem, como:

  • passagens de avião;
  • hospedagens;
  • passeios;
  • compras.

Esses e outros itens podem ficar mais caros ou mais baratos, dependendo da cotação do euro hoje. Nas compras que você faz em sites estrangeiros com esse câmbio, a cotação utilizada também é a do euro turismo.

Vale saber que, no geral, a cotação do euro turismo é maior que a do euro comercial. Isso acontece principalmente por causa do sistema de câmbio flexível ou flutuante, que depende da oferta e demanda no mercado.

A necessidade de ter o dinheiro físico em circulação é outro fator que faz o euro turismo ser mais caro, pois há custos envolvidos, como:

  • contratação de seguros contra roubos e furtos;
  • existência de ambientes de atendimento pessoal;
  • atuação de intermediários para a conversão cambial.

Euro comercial

Por outro lado, o euro comercial é utilizado por governos e empresas em transações financeiras diversas. Em geral, elas são referentes à exportação e importação de bens, produtos, commodities e serviços.

Quem estabelece a taxa do euro comercial é o mercado financeiro. O cálculo é feito todos os dias conforme oferta e demanda. Ainda, como você viu, a cotação do euro comercial tende a ser menor que a do euro turismo.

O que influencia na cotação do euro?

Depois de entender mais sobre a cotação do euro hoje, você já sabe que ela varia todos os dias e pode mudar até em questão de segundos no mesmo dia. Alguns fatores influenciam nessa cotação, como:

  • oferta e demanda pela moeda;
  • balança comercial dos países;
  • taxa de juros nos mercados;
  • dívida pública;
  • inflação;
  • aspectos políticos;
  • macroeconomia.

Apesar das oscilações, o euro — lançado em 1999 — tem um histórico de moeda estável. Já o real possui uma certa volatilidade, principalmente por conta de situações políticas e econômicas que afetam o mercado nacional.

Como fazer a conversão do euro para o real?

Na hora de converter o euro para real — ou vice-versa —, você pode contar com o nosso conversor, que foi apresentado no primeiro tópico. Com ele, você conseguirá fazer a conversão do euro hoje para o real rapidamente.

Para isso, basta preencher o valor a converter e a data. O real é representado pela sigla BRL e o euro pela sigla EUR. Após fazer a conversão, você verá o quanto uma moeda vale em relação a outra. Simples, não é mesmo?

Como identificar uma boa hora para comprar euro?

Conforme você viu, a cotação do euro varia com bastante frequência e em alguns momentos pode ser mais interessante comprar a moeda. Geralmente, uma situação atraente para a compra da moeda é quando o câmbio está favorável — ou seja, cada euro vale uma quantia menor de reais.

Como as oscilações são frequentes, é preciso acompanhar a evolução da cotação do euro para encontrar a melhor oportunidade para adquiri-lo. A definição do momento ideal, entretanto, depende dos seus objetivos e do comportamento da moeda — que nem sempre é previsível.

Como comprar euro no Brasil?

No Brasil, você pode comprar o euro hoje em casas de câmbio, agências de viagens e até mesmo de forma online. Por isso, vale a pena entender melhor como cada alternativa funciona.

Acompanhe!

Casas de câmbio

Antes de recorrer a uma casa de câmbio, é essencial verificar se o estabelecimento é confiável e realiza uma operação regular. Você pode entrar no site da empresa, conferir sua reputação no mercado e ver se ela oferece um canal de atendimento para auxiliar em dúvidas e necessidades.

Para uma maior segurança, opte por uma casa de câmbio que fique dentro de shoppings, aeroportos, locais turísticos regulamentados e opções semelhantes.

Ao mesmo tempo, é recomendável pesquisar e comparar taxas de câmbio e possíveis tarifas, já que esses valores podem variar entre os estabelecimentos. Em geral, essa também é a opção com maior custo.

Plataformas online

Se você quiser ter mais praticidade, há plataformas de câmbio 100% digitais. Com elas, vale a mesma regra que foi comentada antes: a de checar fatores como segurança, reputação e confiabilidade. Desse modo, você evita golpes e fraudes.

Em geral, elas possibilitam uma taxa de câmbio mais atraente e competitiva. Algumas plataformas também oferecem serviço de delivery, cartões pré-pagos internacionais, transferências internacionais e saques em caixas eletrônicos.

Agências de viagem

Ao comprar um pacote turístico, você também pode adquirir seus euros na própria agência. Por trabalhar com diversos destinos, o local pode oferecer um amplo leque de moedas estrangeiras, com taxas diferentes.

Por outro lado, deixar para comprar no país de destino não costuma ser uma boa ideia. As taxas podem ser mais elevadas e nem sempre você encontrará casas de câmbio que faça a troca do real pelo euro.

É possível investir em euro?

Embora haja diversas formas de comprar euro, convém saber que a aquisição de papel-moeda não é um tipo de investimento pois não rende juros. Se você tiver interesse em investir em euro, é possível contar com uma corretora de valores, como a Genial Investimentos, para acessar alternativas atreladas à moeda estrangeira.

Entre eles, estão:

  • contratos futuros de euro (padrão e mini);
  • fundos cambiais;
  • fundos multimercado;
  • ETFs (exchange traded funds ou fundos de índice);
  • BDRs (brazilian depositary receipts ou certificados de depósitos de valores mobiliários).

Agora você sabe como descobrir quanto está valendo o euro hoje e como fazer a conversão para o real. Sabendo como comprar a moeda europeia e até o que fazer para investir com exposição a esse câmbio, você pode usar esses conhecimentos no momento de tomar decisões no mercado financeiro.

Que tal dar os primeiros passos no mundo dos investimentos? Seja Genial e abra sua conta conosco!

Genial Investimentos

Somos uma plataforma de investimentos que tem como objetivo facilitar o acesso ao mercado financeiro e ampliar a educação financeira no Brasil.

Ver todos os artigos
Campanha Institucional - Ativação - Abra sua conta

Navegação rápida

O link do artigo foi copiado!