Fundos imobiliários de shopping centers têm características próprias que os diferem de outros fundos que investem em imóveis. Neste artigo, você vai conhecer as especificidades desse tipo de fundo e entender suas vantagens. Conheça também os demais tipos de fundos imobiliários que existem.

Fundos imobiliários de shopping são fundos de renda e isentos de IR

Fundos imobiliários de shopping centers em geral são fundos de renda. Seu objetivo é adquirir shopping centers para alugar os espaços para lojistas, gerando renda com aluguéis.

Esses rendimentos serão pagos em dinheiro periodicamente aos cotistas, com a grande vantagem de serem isentos de imposto de renda.

Sendo assim, fundos de shopping centers são bastante interessantes para investidores que querem aplicar seu dinheiro para receber um aluguel mensal.


Rendimentos se beneficiam do bom desempenho do varejo

Os contratos de aluguel dos shopping centers têm características bem específicas. Além de estabelecerem um valor fixo e corrigido por um índice de inflação, como ocorre com outros contratos, eles preveem também um percentual variável, atrelado às vendas dos lojistas.

Quanto maior a receita de vendas dos locatários, maiores os aluguéis pagos e maiores os rendimentos do fundo. Esse mecanismo permite ao investidor lucrar com o bom desempenho do varejo nas épocas de vacas gordas.

Os fundos imobiliários de shopping centers, portanto, são beneficiados por fatores como altos índices de confiança do consumidor, crescimento econômico, taxas de juros baixas ou em queda, inflação controlada, desemprego em queda e grande fluxo de pessoas nos imóveis que compõem sua carteira. Ou seja, tudo aquilo que favorece as vendas no varejo.

Diversificação é característica inerente a esses fundos

Os fundos imobiliários de shopping centers podem investir em um ou mais imóveis. Eles podem ser mais ou menos diversificados, mas mesmo um fundo de imóvel único já é bem diversificado do ponto de vista dos inquilinos.

Não há possibilidade de um shopping center, no sentido tradicional do termo, ter um único inquilino. Shopping centers têm espaço para dezenas ou centenas de lojas, tendo necessariamente uma grande diversidade de locatários.

A diversificação de inquilinos é interessante para que o fundo não sofra grandes impactos negativos em caso de perda ou inadimplência de locatários.

Caso o fundo tenha participação em vários shopping centers, ele diversificará também a localização e talvez até o público-alvo e as operadoras.

Um fundo imobiliário pode investir em shopping centers localizados em diferentes cidades, focados em classes sociais distintas (por exemplo, centros de compras mais voltados para as classes A e B e outros focados nas classes C e D), consolidados ou recém-inaugurados e administrados por empresas diferentes.

Ou seja, fundos imobiliários que investem em shopping centers podem contar com enorme diversificação, o que reduz o risco global do investimento e permite a eles se beneficiarem do bom desempenho de diferentes mercados.

ebook guia fundos imobiliarios

A Genial é a plataforma de investimentos que está democratizando o acesso aos melhores produtos do mercado, de forma simples, ágil e eficiente, através de uma assessoria financeira isenta, transparente e qualificada.

Comentários