CDB 220% do CDI com liquidez diária.

Começar a investir é um passo importante para o planejamento financeiro. Afinal, por meio dos investimentos é possível acumular capital, realizar sonhos, atingir a liberdade financeira, etc. Nesse cenário, as aplicações de renda fixa costumam ser a porta de entrada para o mercado financeiro.

Contudo, é comum ter dúvidas acerca do horário limite para realizar as operações. Portanto, vale a pena conhecer a resposta para se programar corretamente para fazer aplicações ou solicitar os resgates dos seus títulos.

Pensando nisso, nós, da Genial, preparamos este artigo. Aproveite este conteúdo para saber mais sobre investimentos de renda fixa e o horário limite para aplicar ou resgatar o seu dinheiro.

Podemos começar?

Qual é a importância de investir?

A educação financeira não é um assunto muito explorado no Brasil, então é comum que as pessoas não saibam a real importância de investir. Na verdade, muitas passam a maior parte de suas vidas trabalhando apenas para suprir seus custos e despesas.

Aliás, não é raro encontrar aqueles que mesmo após atingirem idade de se aposentar precisam continuar trabalhando para manter o padrão de vida. Por outro lado, quando há organização financeira para começar a investir, é possível conquistar diferentes objetivos.

Isso porque, ao realizar um investimento, o seu dinheiro começará a trabalhar por você e não o contrário. Logo, investir é um passo fundamental para conquistar mais qualidade de vida, realizar objetivos e alcançar a liberdade financeira.

O que é a renda fixa?

Após saber a importância de investir, é hora de aprender sobre a renda fixa. Trata-se de uma classe de investimentos em que o investidor conhece as regras de remuneração antes de aplicar o capital. Assim, é possível fazer projeções para analisar se o aporte é interessante para a sua carteira.

Na prática, os investimentos de renda fixa se assemelham a um empréstimo bancário. No entanto, o investidor é que atuará como credor. Em contrapartida, ele receberá a quantia de volta acrescida de juros combinados, no prazo estabelecido.

Ademais, nessa classe de investimento é possível encontrar títulos com diferentes prazos de vencimento. Dessa forma, você tem a possibilidade de escolher aquele que melhor se encaixa aos seus objetivos — sejam eles de curto, médio ou longo prazo.

No que se refere ao resgate, existem opções com liquidez diária, com prazo de carência e outros que somente podem ser levantados em sua data de vencimento. Desse modo, é importante que você confira as possibilidades de cada alternativa antes de investir.

Como funciona a sua rentabilidade?

Depois de conhecer o conceito de renda fixa, é importante entender como funciona a sua rentabilidade dessa classe. Ela pode ser dividida em 3 tipos principais. Veja como funciona!

Pós-fixada

Nessa modalidade, o capital investido renderá conforme o desempenho de um indicador financeiro. Entre os mais utilizados estão a taxa Selic (a taxa básica de juros) e o CDI (Certificado de Depósito Interbancário).

Prefixada

Os títulos prefixados são remunerados por uma taxa fixa que não se altera até o final do investimento. Por exemplo, um título que remunere 8% ao ano manterá esse rendimento independentemente dos movimentos da economia.

Híbrida

Por fim, a remuneração híbrida rende seguindo uma taxa pós-fixada somada a uma prefixada. Nesse caso, é comum encontrar alternativas atreladas ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que é o índice oficial da inflação no país.

Um investimento que pague o IPCA + 4% ao ano, por exemplo, acompanhará as variações desse índice financeiro acrescido do percentual fixo mencionado.

Onde encontrar investimentos de renda fixa?

Se você se interessou pelas alternativas de renda fixa, saiba que existem diversos meios de investir nessa classe. Afinal, diferentes instituições emitem títulos para conseguir levantar capital e financiar suas operações — sejam bancos, empresas ou até mesmo o Governo Federal.

No entanto, não é necessário pesquisar individualmente cada instituição ou título disponível no mercado. Para tanto, você pode abrir conta em uma corretora de valores — como a Genial Investimentos.

As corretoras são responsáveis por intermediar diferentes tipos de investimentos, tanto de renda fixa quanto de renda variável. Com elas, fica muito mais fácil procurar, acessar e comparar os diversos tipos de investimento.

Na plataforma da Genial, você encontra diversas oportunidades para investir — muitos com isenção da taxa de corretagem ou de custódia. Assim, o retorno obtido é potencializado e é possível alcançar seus objetivos com mais rapidez.

Para começar a investir, basta abrir sua conta e transferir o capital que pretende destinar aos investimentos. A depender da forma de transferência utilizada, em pouco tempo você já poderá fazer suas aplicações, desde que respeitado os horários limites de cada uma delas.

Quais as formas de transferências disponíveis?

Como é preciso disponibilizar o dinheiro na conta da corretora de valores, vale a pena aprender quais são as formas de transferência disponíveis. É bastante comum que as instituições trabalhem com transferências por DOC (documento de ordem de crédito) e TED (transferência eletrônica disponível).

Nessas alternativas, é preciso ter maior atenção quanto ao horário. Quando são realizadas transferências entre contas da mesma instituição, o montante é disponibilizado na mesma hora, ainda que estejam fora do expediente bancário.

Já para transferências como DOC e TED, normalmente utilizadas entre bancos diferentes, existem algumas limitações. Uma operação de TED é processada em dias úteis e cai no mesmo dia, desde que seja realizada entre as 06h30 e as 17h00.

Ademais, a compensação costuma acontecer em poucos minutos ou em até duas horas. Porém, as TEDs realizadas fora desses horários serão agendadas para o dia útil seguinte.

Já o DOC leva um dia útil para cair na conta de destino, desde que seja realizado até as 21h59. Caso ele seja feito a partir das 22h00 levará 2 dias úteis para ser compensado. Além disso, a realização de DOC tem um limite de valor equivalente a R$ 4.999,99.

E para facilitar os aportes, quem é cliente Genial pode se valer dos benefícios da transferência por Pix. Ao cadastrar sua chave PIX, você pode transferir e receber recursos 24h por dia e 7 dias por semana, pois os valores são disponibilizados em minutos.

Qual é a limitação de horário para aplicação ou resgate na renda fixa?

Após conferir os horários e as formas de transferir dinheiro para sua conta em uma corretora, é necessário conhecer também as limitações de horários dos investimentos de renda fixa. Acompanhe!

Títulos do Tesouro Direto

Um dos investimentos mais conhecidos da renda fixa são os títulos do Tesouro Direto. Trata-se de títulos de dívida pública emitidos pelo Governo Federal para custear seus projetos. Eles são tidos como os investimentos mais seguros do mercado, pois são assegurados pelo Tesouro Nacional.

Na prática, a compra e venda de títulos públicos na plataforma do Tesouro Direto são realizadas em dias úteis, das 9h30 às 18h00. Caso você realize uma operação de compra ou venda nessa faixa de horário, ela levará em conta os preços e taxas disponíveis naquele momento.

A partir das 18h00 às 05h00 do dia seguinte ou durante os finais de semanas e feriados, os preços e taxas exibidos são referenciais. Nesse sentido, se você lançar uma ordem de compra ou venda no período, ela será executada no próximo dia útil. Com isso, os preços e taxas podem ser diferentes.

Ademais, entre os horários das 05h00 às 09h30, o sistema do Tesouro Direto entra em manutenção e não é possível negociar os títulos públicos. Além disso, as aplicações e resgates podem ser suspensos ao longo do dia, para garantir que os preços e taxas estejam alinhados com o mercado.

Títulos de renda fixa privada

Também existem títulos de renda fixa privada. Nesse caso, eles são emitidos por bancos ou empresas. Entre as alternativas mais conhecidas com emissão bancária estão:

  • certificados de depósito bancário (CDBs);
  • letras de crédito imobiliário (LCI) e do agronegócio (LCA);
  • letra de câmbio (LC);
  • letra financeira (LF);

Aqui, a negociação segue as seguintes regras: quando se fala no mercado primário (entre emissora e investidor) o limite de horário é às 15h00. Já no mercado secundário (entre dois investidores) o horário limite é às 16h30, sempre considerando somente os dias úteis.

Já o resgate deve ser solicitado até as 13h30 para que a liquidação aconteça no mesmo dia. Mas, a partir do momento do envio da cotação e do aceite por parte do cliente, a liquidação ocorrerá em um dia útil. No entanto, quando se trata de títulos de emissão por empresas (crédito privado), os mais conhecidos são:

  • certificados de recebíveis imobiliários (CRIs) e do agronegócio (CRAs);
  • debêntures;

Em relação a esses títulos, as solicitações e os resgates das aplicações devem acontecer até as 13h20 para que a liquidação aconteça no mesmo dia. Após o horário limite, as solicitações são agendadas para o próximo dia útil. Portanto, é essencial observar os horários para não perder oportunidades.

Fundos de investimento

Outra possibilidade é investir em fundos de investimento, que são veículos de investimento coletivo. Assim, diversos investidores podem fazer aportes com um objetivo em comum. Nesse caso, os recursos levantados são administrados por um gestor profissional.

Ele será o responsável pela escolha dos investimentos que serão realizados, conforme a estratégia do fundo. Logo, considerando essa forma de funcionamento, cada fundo pode ter uma regra para aplicação e resgate.

Então, antes de investir nessa alternativa, analise o seu prospecto — o documento que traz todas as informações importantes sobre o fundo. Por exemplo, diversos fundos disponibilizados pela Genial possuem o horário limite para aplicações e resgates às 13h30.

Entretanto, é possível encontrar alternativas que seguem outros horários, por exemplo, que aceitam aportes até o meio-dia, 13h00 ou mesmo às 16h00. Para facilitar, os horários podem ser consultados em nossa plataforma ao acessar as informações de cada fundo.

Vale ressaltar que os pedidos de aplicação ou resgate feitos em dias úteis e dentro do horário limite serão processados no mesmo dia. Porém, se as solicitações forem realizadas fora desse período ou aos finais de semana e feriados, elas serão agendadas para o dia útil seguinte.

Em relação aos fundos, ainda é necessário ter atenção quanto aos prazos de cotização e liquidação. O prazo de cotização é o tempo que leva para as cotas serem transformadas em dinheiro e vice-versa. Já o prazo de liquidação é o tempo que leva para o dinheiro cair na sua conta após pedir o resgate.

Esses prazos também podem variar de um fundo para outro e começam a ser contados a partir da data de processamento do pedido de aplicação ou resgate. Portanto, ao fazer a solicitação após o horário limite, os prazos de cotização e liquidação só começarão a ser contados no dia útil seguinte.

Veja uma situação hipotética

Para entender melhor o funcionamento dos fundos, imagine uma alternativa com prazo de liquidação em D+0. Isso significa que a cotização e liquidação ocorrem no mesmo dia do pedido de resgate. Agora, tome como base o horário limite dos fundos oferecidos pela Genial (às 13h30).

Se você pedir o resgate às 09h00 de uma segunda-feira (ou seja, dentro do horário limite), a cotização e a liquidação ocorrerão no mesmo dia. Diante disso, ambos tomarão como base o preço da cota do fundo do dia da solicitação.

Porém, se o pedido for realizado na segunda-feira após o horário limite, ele será agendado para o dia útil seguinte. Desse modo, a cotização e a liquidação levarão em conta o preço da cota na terça-feira (se for o próximo dia útil).

Como planejar as suas aplicações e resgates em renda fixa?

Como você viu, o horário limite de aplicação ou resgate de um investimento pode afetar a sua estratégia. Se você deseja, por exemplo, aproveitar o preço de uma cota de um fundo oferecido pela Genial, o dinheiro precisa estar disponível na sua conta antes das 13h30.

Dessa forma, se você for transferir recursos para sua conta por meio de DOC ou Ted, terá que se planejar com antecedência. Na hipótese do DOC, a solicitação deve ser realizada até às 21h59 do dia anterior ao que deseja fazer a aplicação.

Caso opte pelo TED, é ideal fazê-lo ao menos 2 horas antes de encerrar o horário limite do fundo. No entanto, para não ter maiores dificuldades no momento de transferir seus recursos, de modo a conseguir aproveitar todas as oportunidades, cadastre sua chave PIX na Genial.

Assim, as transferências serão realizadas em poucos minutos e a quantia já estará disponível para ser usada. Já no que diz respeito a um resgate, programe-se com antecedência para saber quando, exatamente, o dinheiro estará disponível na sua conta.

E caso o investimento seja feito em fundos, não se esqueça de considerar ainda o prazo de cotização e liquidação. Afinal, eles podem elevar o número de dias para a disponibilização dos recursos.

Agora que você sabe os horários limites de aplicação e resgate de aplicações de renda fixa, fica mais fácil incluir essas alternativas em sua carteira. Dessa maneira, é possível aproveitar as oportunidades e otimizar o seu planejamento financeiro.

Quer ter acesso a diversas alternativas de renda fixa para investir? Abra sua conta conosco e seja Genial!

Comentários