Uma questão que gera muita confusão entre investidores menos acostumados, especialmente aqueles que investem fora do seu banco, é o horário limite das aplicações financeiras.

Muitos deles se surpreendem ou ficam decepcionados ao perceber que seus recursos demoraram mais do que imaginavam para cair na conta depois de um pedido de resgate, por exemplo.

O mercado funciona em horários bem definidos e que podem variar de ativo para ativo. Nem sempre esses horários, porém, correspondem exatamente ao expediente bancário, ao qual a maioria das pessoas está acostumada.

Saber os horários limites dos investimentos é importante para você planejar bem as suas operações e a transferência dos recursos do seu banco para a sua corretora.

Quem não sabe que determinado fundo só aceita aplicações e resgates até às 13h, por exemplo, pode falhar ao programar a transferência dos recursos do seu banco para a sua corretora, conseguindo investir apenas no dia seguinte ao inicialmente desejado.

Para planejar direitinho suas aplicações e resgates de fundos e títulos de renda fixa, fique de olho no horário limite das transferências e de cada mercado:

Transferências, DOC e TED

Transferências entre contas do mesmo banco podem ser feitas a qualquer hora do dia e caem na conta do destinatário na mesma hora, mesmo fora do expediente bancário.

Já transferências como DOCs e TEDs, usadas para transferências entre bancos diferentes, têm algumas limitações.

A TED é processada entre 6h30 e 17h dos dias úteis e cai no mesmo dia na conta de destino. O prazo de compensação varia de alguns minutos a duas horas, em geral. TEDs solicitadas fora do horário são agendadas para o primeiro dia útil seguinte.

Já o DOC é processado entre meia-noite e 21h29, mas leva um dia útil para cair na conta de destino. Essa operação também conta com um limite financeiro de 4.999,99 reais. DOCs solicitados fora do horário são agendados para o primeiro dia útil seguinte.

Fundos de investimento

O horário limite para aplicações e resgates dos fundos de investimento pode variar de fundo para fundo.

O horário limite para aplicações e resgates da maioria dos fundos oferecidos pela GENIAL Investimentos é 13h30. Mas há aqueles que só aceitam aplicações e resgates até meio-dia, 13h ou mesmo 16 horas. Todos os horários limites de todos os fundos da GENIAL estão disponíveis na nossa plataforma.

Pedidos de aplicação ou resgate feitos em dias úteis, até o horário limite, são processados no mesmo dia. Após o horário limite, o pedido fica agendado para o dia útil seguinte.

Os prazos de cotização e liquidação, que também variam de fundo para fundo, começam a ser contados a partir da data de processamento do pedido de aplicação ou resgate.

Isso significa que, ao fazer a solicitação após o horário limite, os prazos de cotização e liquidação só começarão a ser contados no dia útil seguinte.

O prazo de cotização é o tempo que leva para as cotas de um fundo serem transformadas em dinheiro a partir da data do pedido de resgate, ou para o dinheiro ser transformado em cotas a partir da data do pedido de aplicação.

Já o prazo de liquidação é o tempo entre a cotização e a data em que dinheiro cai na conta do investidor após um resgate.

Tudo sobre o funcionamento das aplicações e resgates dos fundos você encontra neste outro post.

Vamos tomar como exemplo um fundo com cotização e liquidação em D+0. Isto é, cotização e liquidação ocorrem no mesmo dia do pedido de resgate. Digamos que seu horário limite seja às 13h30.

Se o pedido de resgate for feito às 9h de uma segunda-feira – antes do horário limite, portanto – a cotização e o resgate ocorrerão no mesmo dia, e serão feitos pelo valor da cota do fundo naquela segunda-feira.

Caso a solicitação seja feita na segunda-feira, mas após o horário limite, o pedido de resgate será agendado para o dia útil seguinte, terça-feira. A cotização e a liquidação levarão em conta, portanto, o valor da cota na terça-feira.

Imagine agora outro fundo, também com horário limite de 13h30, mas com cotização em D+1 e liquidação em D+0. Ou seja, suas cotas levam um dia, a partir do pedido de resgate, para virarem dinheiro, sendo a liquidação feita logo em seguida.

Se o pedido de resgate for feito dentro do horário limite de uma segunda-feira, a cotização será feita no dia seguinte, pelo valor da cota de terça-feira, com liquidação neste mesmo dia.

Caso o pedido seja feito após o horário limite, porém, o prazo de cotização só começará a contar no dia seguinte. Ou seja, se o pedido for feito após as 13h30 de uma segunda, a cotização só ocorrerá na quarta, quando o dinheiro também ficará disponível na conta do investidor.

Tesouro Direto

A compra e venda de títulos públicos pelo Tesouro Direto é realizada nos dias úteis, das 9h30 às 18 horas. Ao realizar as transações nessa faixa de horário, você pega os preços e as taxas disponíveis no momento da transação.

Das 18h às 5h do dia seguinte e ao longo de todo o fim de semana e feriados, os preços e taxas exibidos no site do Tesouro Direto são apenas para referência.

Quem enviar ordens de compra e venda nesses horários, pegará os preços e taxas da abertura do mercado no próximo dia útil, quando seu pedido for processado.

Por exemplo, se você comprar títulos públicos num sábado, a compra só será efetuada às 9h30 de segunda-feira, pelos preços e taxas da abertura do mercado nesse dia.

Nos dias úteis, entre as 5h e 9h30, o sistema do Tesouro Direto fica em manutenção e não é possível fazer pedidos de compras e vendas de títulos.

Títulos de renda fixa privada

A negociação de títulos de renda fixa privada – títulos de dívida como CDBs, LCIs, LCAs, debêntures, CRIs e CRAs – também tem horário limite.

Para os títulos negociados no mercado primário, o horário limite é 14h30; para aqueles negociados no mercado secundário, o horário limite é 16h30, sempre nos dias úteis.

Vale a mesma lógica dos fundos e títulos públicos. Pedidos de aplicação e resgate feitos até o horário limite são processados no mesmo dia, e aqueles feitos após o horário limite são agendados para o próximo dia útil.

Você pode aplicar em títulos de renda fixa privada no site da GENIAL por conta própria, com apenas um clique. Basta acessar nossa plataforma de renda fixa.

Veja também: Fundo Bahia Maraú

Como planejar suas operações

Você já deve ter percebido por que essas regras podem causar confusão. Se você deseja, por exemplo, aplicar em um fundo hoje, aproveitando o preço da cota de hoje, o dinheiro precisa estar disponível na sua conta hoje, antes do horário limite do fundo.

Se você precisa transferir recursos para a sua conta por meio de DOC ou TED, você precisa fazer um bom planejamento.

No caso do DOC, você deve programar-se para fazer a transferência até, no máximo, as 21h29 do dia útil anterior ao dia em que deseja fazer o investimento.

A TED você pode até fazer no mesmo dia, mas é bom fazer cedo, pois pode levar certo tempo até os recursos estarem disponíveis na conta da corretora.

No caso dos resgates, você precisa se programar com antecedência para saber quando, exatamente, o dinheiro estará disponível na sua conta.

Preste atenção não apenas ao prazo de cotização, mas também ao horário limite: pedidos de resgate feitos após o horário limite adiam em um dia útil a disponibilização dos recursos na conta da sua corretora.

A GENIAL disponibiliza o investimento em fundos e renda fixa pelo seu site e pelo app, com apenas um clique e as melhores rentabilidades do mercado. Abra a sua conta e venha para a GENIAL.

A Genial é a plataforma de investimentos que está democratizando o acesso aos melhores produtos do mercado, de forma simples, ágil e eficiente, através de uma assessoria financeira isenta, transparente e qualificada.

Comentários