O ecossistema bancário brasileiro é um dos mais desenvolvidos do mundo, tanto pela regulamentação do mercado quanto pelas tecnologias de ponta. Nesse sentido, instituições como o Itaú Unibanco (ITUB4) ganham destaque.

Apresentando-se como uma das marcas mais valiosas do Brasil e uma das maiores instituições financeiras privadas do mundo, é natural que ele desperte interesse de investidores. Mas, antes de investir, é fundamental conhecer mais sobre a organização, concorda?

Pensando nisso, nós, da Genial Investimentos, preparamos este conteúdo. Aqui, você entenderá mais sobre o Itaú Unibanco e suas ações ITUB4 para avaliar se esse investimento vale a pena.

Qual a história do Itaú Unibanco?

Antes de tratar do código ITUB4, vale a pena conhecer mais sobre a história do Itaú Unibanco. A seguir, confira os principais detalhes sobre a trajetória da companhia até se consolidar como uma das marcas mais valiosas do país!

Itaú

A história do Itaú começou nos anos 1940, com a fundação do Banco Central de Crédito, por Alfredo Egydio de Souza Aranha. Em 1952, a instituição mudou seu nome para Banco Federal de Crédito, devido à criação do Banco Central (Bacen).

Já em 1961, a empresa adquiriu o Banco Paulista de Comércio, iniciando uma série de aquisições. Entre elas, houve a compra do Banco Itaú, da cidade mineira de Itaú de Minas. Com a movimentação de mercado, a instituição passou a se chamar Banco Federal Itaú.

Ao longo das décadas seguintes, o banco continuou sua expansão. A instituição foi pioneira, por exemplo, na atuação como banco de investimentos. A partir dos anos 80, o Itaú começou seu crescimento internacional — nos Estados Unidos, na Argentina e na Europa.

O Itaú ainda aproveitou a privatização de importantes bancos estatais nos anos 1990, adquirindo instituições como Banco do Estado do Rio de Janeiro (Banerj) e Banco do Estado do Paraná (Banestado). Em 2008, houve a fusão com o Unibanco para criar o maior banco privado do país e da América Latina.

Unibanco

Para entender melhor a dimensão dessa fusão, é importante saber mais sobre o Unibanco. Ele foi fundado em 1924, por João Moreira Salles, como Seção Bancária da Casa Moreira Salles.

Em 1933, Walther Moreira Salles, filho mais velho de João, assumiu a direção do banco. Em 1940, a instituição passou a se chamar Banco Moreira Salles.

Nos anos 1960, após múltiplas fusões, houve a formação da União de Bancos Brasileiros (Unibanco). Nas décadas seguintes, a instituição se consolidou como um dos principais bancos do Brasil, expandindo sua atuação em diversos segmentos financeiros.

O Unibanco inovou no mercado financeiro com o Banco1.net, o primeiro banco brasileiro sem agências, e o e-Card, para compras virtuais. A marca foi extinta após a fusão com o Itaú, em 2008.

Fusão

Como você viu, o Itaú Unibanco surgiu após a fusão do Itaú com o Unibanco. À época, as duas instituições eram empresas de capital aberto, com papéis negociados na então Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).

Com a fusão, o Itaú Unibanco se consolidou como maior conglomerado financeiro do hemisfério sul. Além do Brasil, a instituição tem uma forte presença internacional e se destaca na implementação de novas tecnologias em sua operação e nos seus serviços.

O Itaú Unibanco passou a ser inscrito no nº CNPJ 60.701.190/0001-04. Ademais, no início de 2024, a instituição adquiriu o prédio mais caro do Brasil, na Avenida Faria Lima, em São Paulo — por R$ 1,5 bilhão.

Como o Itaú Unibanco atua?

Como um ecossistema atuante no mercado financeiro, o Itaú Unibanco opera em diversas frentes. Entre as mais populares, estão os serviços de contas correntes e poupança, com diferentes opções de pacotes e soluções para os clientes.

Ainda, o Banco Itaú dispõe de diversos serviços de crédito. A instituição oferece linhas de empréstimos e financiamentos para pessoas físicas e jurídicas. Também há uma variedade de cartões de crédito e débito — inclusive para quem não tem conta no banco.

Outro ponto forte da instituição está no campo dos investimentos. Além de plataformas para investidores movimentarem o seu dinheiro em renda fixa e variável, o Itaú apresenta serviços de assessoria e outras soluções.

Somando-se a essas frentes de atuação, a instituição conta com diversos tipos de seguros para os clientes. Também há consórcios, operações de câmbio e outros serviços personalizados para pessoas físicas e empresas.

Quais as empresas vinculadas ao Itaú Unibanco?

Agora que você entendeu melhor a história e as áreas de atuação do Itaú Unibanco, é importante saber que existem diferentes empresas ligadas à instituição. Elas operam em diversas áreas do mercado bancário e financeiro.

Veja as principais organizações!

Itaú BBA

O Itaú BBA é a divisão de atacado, tesouraria e investimentos institucionais do Itaú Unibanco. Ele cumpre uma função estratégica na empresa, dedicando-se a fornecer serviços financeiros sofisticados e personalizados para grandes empresas e investidores institucionais.

Kinea

A gestora Kinea é uma subsidiária do Itaú Unibanco. A empresa é uma gestora independente, com diversos fundos de investimento em seu portfólio, incluindo fundos de renda fixa, multimercados, ações, imobiliários (FIIs) e de private equity.

Iti

O Iti é a conta digital gratuita do Itaú Unibanco. A plataforma oferece uma ampla gama de produtos e serviços financeiros. Sua criação teve como objetivo proporcionar uma experiência bancária digital simples e acessível.

Íon

O Itaú conta com o Íon na sua frente de investimentos. Por meio da plataforma, os clientes podem investir e ter serviços de consultoria, além de ferramentas de análise e gestão de portfólio.

Avenue

O Itaú é parceiro e controlador da corretora Avenue. Ela é uma instituição que possibilita aos investidores brasileiros acessarem o mercado de investimentos norte-americano sem precisar abrir uma conta nos Estados Unidos.

Rede

Anteriormente conhecida como Redecard, a Rede é uma das principais adquirentes de pagamento do Brasil. A empresa atua com a oferta de maquininhas de pagamento e outras soluções financeiras, como antecipação de recebíveis.

O que significa ITUB4?

Com o histórico do Itaú Unibanco em mente, é hora de entender o código ITUB4. Esse é o ticker de identificação e negociação das ações preferenciais (PN) do Itaú Unibanco na bolsa de valores brasileira, a B3. As ações ordinárias (ON) da instituição financeira são identificadas pelo ticker ITUB3.

Apesar de ambas garantirem ao investidor participação no quadro societário da empresa, a diferença entre ações ON e PN está nos direitos que ambas concedem ao acionista. As ações ordinárias, de número 3, garantem a ele direito a participação e voto nas assembleias da companhia.

Os donos de ações ON também se beneficiam do tag along. Esse é um mecanismo de segurança do mercado financeiro. Por meio dele, se houver uma mudança no controle societário da empresa, os acionistas minoritários devem ter o direito de vender seus ativos por, no mínimo, 80% do que foi pago aos sócios majoritários.

Por sua vez, as ações preferenciais, identificadas pelo número 4, asseguram ao acionista prioridade no recebimento de proventos, como dividendos e juros sobre capital próprio (JCP). Apesar de o tag along não ser uma regra, o Itaú Unibanco estendeu esse benefício para os investidores de ações ITUB4.

Além da preferência no recebimento de proventos, as ações PN da instituição financeira costumam contar com mais liquidez. Desse modo, os investidores podem encontrar mais facilidade para comprar e vender os papéis ITUB4 que ITUB3.

Em relação à cotação, as ações preferenciais do Itaú Unibanco geralmente são ligeiramente mais caras que as ordinárias. Contudo, ambas costumam oscilar de maneira similar ao longo do pregão.

Qual a diferença entre ITUB4 e ITSA4?

Uma dúvida comum a muitos investidores é sobre a relação entre o Itaú Unibanco e a Itaúsa — e, consequentemente, entre as ações ITUB4 e ITSA4. Apesar de existir um vínculo entre as duas, elas não são a mesma companhia.

Como você viu, o Itaú Unibanco é uma instituição financeira privada brasileira. Já a Itaúsa é uma holding com investimentos em diversas outras empresas, incluindo o Itaú.

A Itaúsa surgiu como Banco Federal Itaú de Investimentos S.A., nos anos 1960. O seu foco era assumir participação e apoiar outras empresas privadas. Nos anos 1990, ela passou a incorporar a nomenclatura Itaúsa.

A holding se consolidou como um centro estratégico e financeiro, concentrando decisões que impulsionaram o crescimento de suas empresas. Além do próprio Itaú, ela investe em companhias como Alpargatas, Dexco e Copa Energia.

A Itaúsa também é uma empresa de capital aberto, com ações negociadas na B3. Assim como o Itaú, ela conta com ações ordinárias (ITSA3) e preferenciais (ITSA4).

O Itaú Unibanco paga dividendos?

Como empresa de capital aberto, o Itaú Unibanco deve compartilhar seu lucro líquido com os acionistas, certo? A obrigatoriedade é estabelecida pela Lei das Sociedades Anônimas.

Segundo a regra, anualmente, as companhias listadas na bolsa de valores precisam distribuir uma parte dos seus lucros. Cada empresa tem a liberdade de definir em seu estatuto qual o percentual a ser repassado.

Essa distribuição de lucro líquido se dá em forma de dividendos, que são isentos de Imposto de Renda (IR) no Brasil. Mas, além deles, as companhias podem repassar outros proventos para os seus acionistas, com os juros sobre capital próprio (JCP) — que são em forma de dinheiro.

A principal diferença entre dividendos e JCP é sua natureza contábil. Enquanto os dividendos são vistos como uma distribuição de lucros, os juros sobre capital próprio são classificados como despesas pela empresa.

Essa é uma estratégia da companhia para reduzir a base de cálculo para outros tributos. Em contrapartida, o montante que os acionistas recebem é tributado com uma alíquota de 15% do IR, recolhido direto na fonte.

No caso do Itaú Unibanco, a instituição se destaca pelo seu histórico de distribuição de dividendos e JCP. Inclusive, é comum que as ações ITUB4 façam parte do portfólio de investidores com foco em renda passiva.

Qual o histórico de dividendos da ação ITUB4?

Ao longo dos anos, os investidores de ITUB4 se beneficiaram dos repasses recorrentes de dividendos e JCP. Veja o histórico da empresa entre 2023 e 2024, por exemplo:

ProventoQuantia por ação (R$)Data do pagamento
JCP0,0176502/01/2025
JCP0,0176502/12/2024
JCP0,0176501/11/2024
JCP0,0176501/10/2024
JCP0,0176502/09/2024
JCP0,0176501/08/2024
JCP0,0176501/07/2024
JCP0,0176503/06/2024
JCP0,0176502/05/2024
JCP0,241831/08/2024
JCP0,0176501/04/2024
Dividendo1,12512508/03/2024
JCP0,0176501/03/2024
JCP0,0176501/02/2024
JCP0,2472408/03/2024
JCP0,0176502/01/2024
JCP0,0176501/12/2023
JCP0,0176501/11/2023
JCP0,269308/03/2024
JCP0,0176502/10/2023
JCP0,0176501/09/2023
JCP0,0176501/08/2023
JCP0,266325/08/2023
JCP0,0176503/07/2023
JCP0,0176530/05/2023
JCP0,0176502/05/2023
JCP0,26231/08/2023
JCP0,0176503/04/2023
JCP0,0176527/02/2023
JCP0,0176501/02/2023

Vale a pena investir em ITUB4?

Após saber mais sobre a história do Itaú Unibanco e as características de suas ações, você pode estar se perguntando se esse investimento vale a pena, não é mesmo? Contudo, antes de tomar essa decisão, é essencial fazer uma análise fundamentalista da empresa.

Como o nome sugere, o processo consiste em avaliar os fundamentos da organização. Entre as informações, você pode considerar histórico de lucros, crescimento das receitas, saúde financeira, participação de mercado e perspectivas futuras.

A avaliação será importante para você entender a realidade da empresa e, a partir daí, projetar possíveis resultados. Vale saber que mesmo com histórico positivo de repasse de dividendos, não há garantia que eles continuem a acontecer no futuro, tudo bem?

No mais, certifique-se de que a empresa está alinhada com seu perfil e seus objetivos antes de investir. Por ser uma companhia já consolidada no mercado, o investimento costuma atrair investidores com foco em buy and hold — no longo prazo —, esperando receber renda passiva.

O Itaú Unibanco é uma das empresas mais bem-sucedidas do Brasil e suas ações ITUB4 são muito buscadas por investidores. Como você acompanhou, há um histórico positivo de dividendos e JCP — mas não deixe de fazer boas análises antes de investir, combinado?

Quer investir em ações, diversificar seu portfólio e ampliar seu potencial de retorno? Abra sua conta na Genial e invista conosco!

Genial Investimentos

Somos uma plataforma de investimentos que tem como objetivo facilitar o acesso ao mercado financeiro e ampliar a educação financeira no Brasil.

Ver todos os artigos
Cartão de Crédito Black

Navegação rápida

O link do artigo foi copiado!

Planilha Comparativa de Renda Fixa