Conteúdo atualizado em 28 de setembro de 2022 às 21:05 por Genial Investimentos.
As eleições para o Governo de São Paulo acontecerão no dia 02 de outubro de 2022. E, por esse ser o estado com a maior economia do Brasil, o resultado do pleito pode afetar as carteiras de investimento e a dinâmica financeira no país.
Por isso, acompanhar a última pesquisa eleitoral para o Governo de São Paulo é importante. Afinal, as movimentações nesse sentido podem ajudá-lo a definir as melhores estratégias para seus investimentos.
Quer conhecer os resultados da última pesquisa eleitoral para o Governo de São Paulo e entender como lidar com o seu portfólio nesse momento? Então continue a leitura deste artigo que nós, da Genial, preparamos para você!
Quem são os pré-candidatos ao Governo de São Paulo?
Para compreender de forma adequada como o desempenho dos pré-candidatos ao Governo de São Paulo afeta os investimentos, é relevante conhecer um pouco mais sobre cada um deles.
Para isso, acompanhe a seguir as informações centrais sobre as principais personalidades que podem disputar a vaga de governador de São Paulo em 2022:
Fernando Haddad
Fernando Haddad é professor universitário, pesquisador, advogado e político brasileiro. Filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), ele já ocupou o cargo de Ministro da Educação de 2005 a 2012, nos Governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.
Além disso, Haddad também foi prefeito da cidade de São Paulo, de 2013 a 2016. Fora da política, ele atua como professor de Ciência Política na Universidade de São Paulo (USP).
Haddad também trabalhou como analista de investimento no Unibanco. Ademais, ele foi consultor na Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) e subsecretário de Finanças e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de São Paulo entre 2001 e 2003.
Algumas de suas principais realizações enquanto Ministro da Educação foram:
- criação do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID);
- criação do Sistema de Seleção Unificada (SiSU);
- implementação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e do Programa Universidade para Todos (ProUni);
- reformulação do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES).
Tarcísio de Freitas
Tarcísio Gomes de Freitas é engenheiro, militar da reserva e político brasileiro. Filiado ao partido Republicanos, ele foi ministro da Infraestrutura durante o Governo de Jair Bolsonaro. Além disso, Freitas atuou como diretor executivo e diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes durante o Governo Dilma.
Tarcísio Freitas é servidor público, vinculado à consultoria legislativa da Câmara dos Deputados. Formado pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e graduado em Engenharia, ele atuou como engenheiro do Exército Brasileiro, chefiando a seção técnica da Companhia de Engenharia do Brasil em missão no Haiti.
Ao longo de sua carreira política, uma de suas principais realizações foi a atuação como secretário da Coordenação de Projetos da Secretaria Especial de Parcerias de Investimentos (PPI). Neste cargo, ele foi o responsável pelos programas de privatizações, concessões e desestatizações.
Rodrigo Garcia
Rodrigo Garcia é um advogado, empresário e político brasileiro, filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e atual governador de São Paulo. Foi deputado estadual eleito por três legislaturas consecutivas, 1999-2002, 2003-2006 e 2007-2010, e presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo de 15 de março de 2005 a 15 de março de 2007.
No Governo do Estado de São Paulo, foi vice-governador, secretário de Governo, secretário de Estado da Habitação, secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação e secretário de Desenvolvimento Social. Também foi secretário de Gestão e secretário de Desburocratização da Prefeitura de São Paulo.
Filiado ao Democratas de 1994 a 2021, foi presidente do diretório estadual de São Paulo e vice-presidente do diretório nacional. Em 14 de maio de 2021, depois de 27 anos num mesmo partido, filiou-se ao PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira.
Como está o desempenho dos candidatos, segundo a pesquisa eleitoral?
Agora que você conhece os principais candidatos ao Governo de São Paulo, é possível compreender como estão seus desempenhos nas pesquisas eleitorais de maio de 2022.
Confira a última pesquisa de intenção de voto para governador do estado de São Paulo, realizada pela Genial Investimentos, em parceria com a Quaest Consultoria.
Intenção de voto para Governador no 1º turno
Intenção de voto para Governador no 2º turno
É importante notar que esses percentuais podem variar de acordo com os cenários propostos. Assim, para conhecer mais detalhes acerca do desempenho dos candidatos, vale a pena conferir a pesquisa Genial na íntegra.
Como o investidor deve lidar com os resultados das pesquisas?
Depois de analisar os principais candidatos ao Governo de São Paulo e os resultados da última pesquisa, é preciso compreender a importância desses dados e a relação com seus investimentos.
Na prática, os movimentos do período eleitoral podem ter diferentes efeitos sobre as finanças. Isso significa que você pode tanto aproveitar esse momento para encontrar oportunidades de crescer seu capital, como também para buscar formas de proteger seu dinheiro.
Saiba Mais: Bolsonaro x Lula: Risco fiscal e a continuação de reformas estruturais marcam o futuro incerto pós 2022
Para tomar decisões mais acertadas nesse momento, além de acompanhar as intenções dos eleitores e o cenário eleitoral, é preciso atenção a alguns elementos. Veja só:
1. Conheça seu perfil de investidor
Para escolher as melhores alternativas de investimentos para a sua carteira, independentemente dos cenários, é necessário identificar seu perfil de investidor, que mede sua tolerância ao risco no momento de investir.
Ao ter essa informação, é possível avaliar com mais embasamento as oportunidades do mercado e tomar decisões com mais tranquilidade — trazendo solidez à sua carteira de investimentos, mesmo diante de eventuais instabilidades no mercado.
2. Conte com um planejamento financeiro
Para evitar que os cenários eleitorais impactem no seu portfólio, é importante ter um planejamento financeiro claro e consistente. Dessa forma, você terá condições de realizar seus investimentos, de acordo com o planejamento, independentemente do cenário político.
Como consequência, você evita que mudanças de curto prazo prejudiquem suas finanças e seu plano de acúmulo de capital.
3. Estruture uma estratégia de investimentos sólida
Por fim, é indispensável ter uma estratégia de investimento bem estabelecida. Para isso, é preciso ter clareza sobre o que você deseja alcançar no curto, médio e longo prazo.
Afinal, o período eleitoral tende a movimentar bastante o mercado. Essa oscilação pode gerar oportunidades de investimento, mas também é relevante acompanhar as pesquisas para proteger o portfólio. Assim, você tem maiores chances de se antecipar a eventuais movimentos do mercado evitar impactos na sua dinâmica de aportes.
Conheça as carteiras recomendadas do projeto Genial Analisa, disponibilizadas todos meses recomendações de ações e fundos imobiliários através de uma equipe de analistas de ponta Filipe Villegas e Isabella Suleiman.
Agora você conhece a última pesquisa eleitoral para o Governo de São Paulo e sabe como ela pode influenciar seus investimentos. Lembre-se de que a Genial Investimento atualizará esses cenários constantemente. Portanto, acompanhe nossos conteúdos para continuar bem informado!
Saiba Mais: Onde Investir Meu Dinheiro em 2022? Entenda!
Ficou interessado em acompanhar nossas pesquisas e análises? Então assine nossa newsletter para recebê-las!
Foto de Sergio Souza: Ponte Estaiada São Paulo