Os títulos do Tesouro Direto são considerados os investimentos com menor risco do mercado. Especificamente, o Tesouro Selic é o mais conservador deles,  por isso pode-se dizer que é um ativo que ajuda a proteger o patrimônio do investidor contra perdas.

Trata-se de umas das aplicações mais seguras no mercado financeiro. Porém, devido a essa característica, não é a que possui maior rentabilidade. Conforme já explicamos em artigos anteriores, comparativamente, os investimentos com perfil mais agressivo, como os produtos de renda variável, são os que oferecem maior rendimento.

O Tesouro Selic é um investimento simples e acessível aos iniciantes que começam a dar seus primeiros passos no mundo dos investimentos. Ficou interessado? Neste post explicaremos o que são os títulos públicos, como funciona o Tesouro Selic e seus rendimentos. Continue a leitura!

O que são os títulos públicos?

Os títulos públicos são papéis emitidos pelo Governo Federal com a intenção de captar recursos destinados ao financiamento da dívida pública e de demais áreas governamentais como saúde, educação, infraestrutura etc.

Quem investe nesses ativos empresta  dinheiro ao Governo e, ao final, recebe a quantia emprestada mais os juros contratados. Nos títulos prefixados a remuneração já é estabelecida no momento da compra. Nos pós-fixados, a rentabilidade é conhecida no momento do resgate, pois o desempenho do investimento está atrelado a um indexador que pode ser a Selic (taxa básica de juros da economia) ou o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).

Todos os investimentos em títulos públicos contam com a garantia do Tesouro Nacional.  Por isso, o risco de calote é praticamente nulo.

Atualmente, o investidor pode adquirir ou vender títulos públicos por meio do site do Tesouro Direto. Basta morar no Brasil, contar com um Cadastro de Pessoa Física (CPF) e estar cadastrado em uma instituição financeira, que pode ser um banco ou uma corretora, como a Genial Investimentos.

Além das questões de segurança e praticidade, vale destacar que, conforme adiantamos, o Tesouro Direto é um investimento acessível a muitos brasileiros, uma vez que com apenas R$30  já é possível começar a investir.

Rendimento do Tesouro Selic

O Tesouro Selic é um título pós-fixado cuja  rentabilidade é determinada de acordo com a Selic, a taxa básica de juros da economia.

Atualmente, o índice gira em torno de 6,5% ao ano, logo, os investidores que  optam por esse ativo contarão com essa rentabilidade anual. Sem dúvida, trata-se de um investimento mais vantajoso que a poupança por apresentar rentabilidade superior e ser tão segura quanto o tradicional investimento.

Para quem é indicado investir no Tesouro Selic?

Por ser considerado um investimento simples e de baixo risco, esse ativo é indicado para os investidores iniciantes, que não tem muito dinheiro para investir, que não podem ou não querem correr riscos e que também não têm muito conhecimento sobre o mercado financeiro.

O Tesouro Selic é uma boa opção para pessoas que estão construindo a sua reserva de emergência. Isso porque é um  título que possui alta liquidez, ou seja, em apenas um dia útil é possível vender o papel e transformá-lo em dinheiro. Dessa maneira, você terá acesso ao capital quando precisar.

Há risco de perder dinheiro investindo no Tesouro Selic?

Há apenas algumas situações (bastante remotas, aliás) nas quais a pessoa pode perder dinheiro.

Vale ressaltar que a rentabilidade dos títulos só é garantida para quem mantém o investimento até a data de vencimento. Quando o investidor faz uma venda antecipada, o título é vendido a preço de mercado e é bem possível que ele não consiga a rentabilidade contratada. É preciso estar atento ao fato de que títulos públicos e outros produtos de renda fixa passam por atualização de preços diária. É o que chamamos de marcação a mercado.

A outra situação em que pode haver perdas no Tesouro Selic está relacionada à possibilidade de o título sofrer ágio ou deságio. Explicando: ao acessar o site do Tesouro Direto para conhecer a rentabilidade dos títulos, provavelmente você verá associada ao Tesouro Selic uma taxa de 0,00%.

Ao contrário do que se possa pensar, isso não quer dizer que a rentabilidade do título seja zero. Essa taxa de 0,00% significa apenas que o título está sendo negociado sem qualquer ágio ou deságio. Em termos gerais,  chama-se por ágio o valor adicional de um título enquanto o deságio refere-se à uma aquisição feita abaixo do valor de mercado.

Às vezes a taxa será negativa. Isso significa que o título está sendo negociado com ágio. Quando será positiva, indica que o ativo está sendo negociado com deságio.

Por exemplo, se levarmos em conta uma taxa negativa de 0,02% (ágio), o investidor receberá, no vencimento, a taxa Selic menos 0,02%. Caso a taxa seja positiva em 0,01% (deságio), o investidor receberá, no vencimento, a taxa Selic mais 0,01%.

Caso a taxa esteja zerada, a rentabilidade será exatamente a mesma da taxa Selic do prazo do investimento. Os ágios e deságios nos preços do Tesouro Selic são praticados pelo governo com a finalidade de trazer a taxa Selic do mercado para a meta estabelecida pelo Banco Central.

Invista no Tesouro Selic

Como você pôde conferir, o Tesouro Selic, é uma excelente alternativa para dar seus primeiros passos no mundo dos investimentos. Além das vantagens que abordamos, vale destacar a facilidade para se investir no Tesouro Selic. Basta entrar no site ou aplicativo do Tesouro Direto, definir a quantia na qual deseja investir e acompanhar o desempenho do investimento na página. Não é necessário ter conhecimentos no mercado financeiro nem acompanhar de perto o desempenho da economia (o que é fundamental aos investidores que desejam destinar seu capital às opções de renda variável).

Caso deseje saber mais sobre como adquirir esse e outros títulos do Tesouro Direto, abra uma conta na Genial Investimentos e comece a investir. Com apenas R$ 30 já é possível começar. Se quiser saber mais, acesse outro artigo: Como investir no Tesouro Direto: um guia prático para você lucrar com a “nova poupança”.

abra sua conta

Genial

Genial

A Genial é a plataforma de investimentos que está democratizando o acesso aos melhores produtos do mercado, de forma simples, ágil e eficiente, através de uma assessoria financeira isenta, transparente e qualificada.

Deixar um comentário