O Brasil conta com diversos empreendedores com uma carreira consolidada em diversas áreas e que conseguiram construir um patrimônio expressivo ao longo dos anos. Entre eles, um nome que merece destaque é o de Roberto Justus. 

O empresário ganhou projeção nacional por sua experiência como apresentador de TV, estando à frente de reality shows e outros formatos de programa. Entretanto, ele conta com diversas outras iniciativas para a construção do seu patrimônio, incluindo investimentos. 

[Infográfico] Roberto Justus: tudo sobre o empreendedor e apresentador brasileiro 

Roberto Justus é um dos principais empresários brasileiros, além de ter uma carreira de destaque na televisão. A sua trajetória permitiu que ele acumulasse uma fortuna e se consolidasse como um dos principais executivos do Brasil.

Infográfico Roberto Justus

[INFOGRÁFICO] Roberto Justus: tudo sobre o empreendedor e apresentador brasileiro 

Veja os principais marcos da carreira de Roberto Justus! 

1981 

Aos 26 anos, se torna sócio fundador da sua primeira agência de publicidade, a Fischer & Justus Comunicação; 

1984 

Fusão entre Fischer & Justus Comunicação e a norte-americana, X & Y cria a agência F, J, Y & R. 

1987 

Sua empresa recebe o prêmio de Agência do Ano e é premiada no Festival de Publicidade de Cannes. 

1989 

A parceria com a empresa dos EUA se encerra, mas a agência de Justus continua se destacando no mercado da publicidade brasileiro. 

1996 

Roberto Justus é premiado como Publicitário do Ano e se consolida como um dos grandes nomes do mercado. 

1998 

Justus funda a Newcomm comunicação. 

2004 

A Newcomm se associa à britânica WPP, um dos maiores conglomerados de publicidade do mundo. Assim, o Grupo Newcomm se torna uma das grandes holdings de comunicação do Brasil. 

No mesmo ano, Roberto Justus se torna apresentador do programa “O Aprendiz”, na Record, por 6 temporadas. 

2009 

No SBT, Justus experimenta novos formatos de apresentação, como com o game show “Topa ou Não Topa”. 

2012 

De volta à Record, ele apresenta novas temporadas de “O Aprendiz” e ganha seu próprio talk show, o “Roberto Justus +”. 

2015 

O apresentador fica à frente do reality show “A Fazenda”. Na mesma época, ele apresenta o “Power Couple”. 

2017 

Roberto Justus deixa sua posição no Grupo Newcomm, voltando-se a projetos pessoais e investimentos em empresas nacionais e internacionais. 

Quem é Roberto Justus?  

Roberto Luiz Justus é um empresário, apresentador de televisão e publicitário brasileiro. Ele nasceu em 30 de abril de 1955, na capital de São Paulo, e é conhecido por sua participação em programas de TV. Nesse sentido, destaca-se a presença dele em reality shows de empreendedorismo e negócios. 

Justus é formado em administração de empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e construiu uma carreira bem-sucedida no mundo dos negócios. Ele fundou e presidiu várias empresas, especialmente no campo da publicidade e marketing. 

Na televisão, Roberto Justus ganhou destaque como apresentador do reality show “O Aprendiz” a partir de 2004, adaptação nacional do programa norte-americano “The Apprentice”. Ele também esteve à frente de outros programas, tanto de entrevista quanto de entretenimento.  

Qual a origem de Roberto Justus?  

Paulistano de nascimento, Roberto Justus é filho de Lidia e Janos Justus, imigrantes da Hungria — inclusive, ele é fluente em húngaro. O empresário também tem origem judaica e estudou em uma escola americana. 

Desde cedo, Roberto Justus demonstrou engajamento com o empreendedorismo, inspirando-se em sua história familiar. Seu pai desenvolvia atividades na área de construção civil na Hungria e investiu nessa área quando a família veio para o Brasil.  

O motivo da retirada da família da Europa foi a instabilidade política e social do continente por volta da década de 1940, devido às perseguições aos judeus em diversos países. No Brasil, o pai de Roberto Justus foi sócio de Lucas Nogueira Garcez, que viria a ser Governador de São Paulo.  

Durante seus primeiros anos de carreira, Roberto Justus assumiu posições na empresa do pai. No entanto, aos 26 anos, ele decidiu seguir outro rumo na publicidade, quando já tinha graduação em administração de empresas. 

Como ele iniciou sua carreira?  

Após enveredar para o mundo do empreendedorismo, Roberto Justus foi um dos fundadores da Fischer & Justus Comunicação, em 1981. Ingressando como sócio, ele se aprofundou sobre o funcionamento da indústria e desenvolveu suas habilidades em marketing e comunicação. 

Passados quatro anos da fundação da companhia, houve uma fusão entre a empresa e a norte-americana X & Y, resultando na criação da F, J, Y & R. Nos anos seguintes, Roberto Justus desempenhou um papel de destaque no negócio. 

Em 1987, a empresa era uma das principais agências publicitárias do mercado e recebeu premiações no Festival de Publicidade de Cannes, consagrando sua excelência. Esse é um dos festivais mais prestigiados do mundo no campo da comunicação e da publicidade.  

Como Roberto Justus se destacou na publicidade? 

A fusão feita pela empresa de Roberto Justus se encerrou no final da década de 80. Apesar disso, a organização dele continuou prosperando nos anos 90 e fechou parcerias com diversas empresas de renome, como Casas Bahia

O crescimento da companhia ao longo dos anos seguintes também se converteu em reconhecimento para Justus. Em 1996, por exemplo, ele foi aclamado como Publicitário do Ano no Brasil. 

Além desse marco, Roberto Justus viu seu nome crescer, rompendo as barreiras do mercado publicitário. Ele passou a ser visto como um dos principais executivos em atuação no país.  

No final dos anos 1990, Justus fundou a Newcomm Comunicação que, rapidamente, ganhou destaque no meio de comunicação nacional como controladora de outras agências. Como resultado, nos anos seguintes, sua empresa fez uma parceria com a britânica Cordiant. 

Como ele cresceu como executivo? 

Chegando até aqui, você já entendeu que Roberto Justus se destacou como empresário no campo da publicidade ao longo dos anos 1980 e 1990. As experiências o ajudaram a se tornar um dos principais homens de negócios do Brasil.  

Com a Newcomm, Roberto Justus alcançou faturamentos milionários com poucos anos de fundação. O sucesso colaborou para elevar o reconhecimento da empresa nacional e internacionalmente. 

Em 2004, a Cordiant, parceira da Newcomm, foi adquirida pela britânica WPP, uma das principais companhias de publicidade do mundo. Com isso, Roberto Justus pôde participar do processo de integração entre as organizações, que deu origem ao Grupo Newcomm.  

Com essa parceria, Justus fez história ao criar a primeira grande holding mista de propaganda no Brasil. Entre as empresas do grupo estavam Y&R, Grey Brasil, Wunderman, VML, Red Fuse e Ação Premedia e Tecnologia. 

Com a diversidade de empresas no grupo, Justus conseguiu transitar por diversas áreas de negócios de comunicação do país e lidar com grandes clientes. A gestão e o formato de operação do Grupo Newcomm também eram inéditos à época no Brasil. 

Roberto Justus esteve à frente do grupo por mais de uma década, quando optou por vender sua participação na empresa. Ele se afastou da operação em 2017 para focar em outros projetos — tanto pessoais quanto no mundo corporativo.  

Quais foram as experiências de Roberto Justus na TV? 

Embora Roberto Justus tenha se tornado um dos grandes empresários e executivos do Brasil, as suas experiências na televisão colaboraram para sua fama. Veja a seguir quais foram as principais participações dele na TV! 

O Aprendiz 

As aparições constantes de Roberto Justus na TV tiveram início na Rede Record, quando ele começou a apresentar o programa “O Aprendiz” em 2004. Ele esteve à frente do programa por 6 temporadas inicialmente, até 2009. 

A produção era baseada no “The Apprentice”, da norte-americana NBC. Nos Estados Unidos, o programa era apresentado pelo empresário Donald Trump, que se tornou presidente dos EUA em 2016. 

O programa consistia em uma competição entre um grupo de candidatos. Os vencedores poderiam ganhar prêmios em dinheiro, um cargo em uma empresa e até um acordo de sociedade. Assim, os participantes eram desafiados semanalmente em tarefas relacionadas a negócios e empreendedorismo. 

A cada semana, os candidatos eram divididos em equipes e tinham que cumprir determinadas tarefas. Roberto Justus avaliava o desempenho e escolhia um participante para ser demitido, baseando-se em critérios como liderança, trabalho em equipe e resultados alcançados.  

Além da dinâmica do programa, “O Aprendiz” colocou em foco a personalidade e o tino para negócios de Roberto Justus. Ele saiu do programa para ir ao SBT em 2009 e as temporadas seguintes foram apresentadas por João Dória. 

Roberto Justus retornou à apresentação de “O Aprendiz” em 2012. Houve mais duas temporadas do programa na Record: “O Retorno” e “Celebridades”. Em 2019, Justus apresentou mais uma edição do programa, agora na Band.  

Programas de entretenimento 

O destaque de Roberto Justus na apresentação do programa “O Aprendiz” permitiu que ele fosse testado em novos formatos de conteúdo para a TV. No SBT, por exemplo, ele apresentou programas como “Topa ou Não Topa” e “Um Contra Cem”, que eram game shows.  

De volta à Record, além da nova temporada à frente de “O Aprendiz”, Roberto Justus teve seu próprio programa de entrevistas, chamado de “Roberto Justus +”. O talk show começou em 2012 e teve 5 temporadas, nas quais Justus entrevistou empresários, celebridades, atletas e outras personalidades. 

Ainda na Record, Justus se tornou apresentador do reality show “A Fazenda”, entre 2015 e 2017. A dinâmica do programa consiste em confinar celebridades em uma fazenda, onde elas enfrentarão provas e apenas um participante receberá um prêmio milionário após votação popular.  

Outro reality show que Justus apresentou na Record foi o “Power Couple”, entre 2016 e 2017. No programa, diversos casais famosos são confinados e submetidos a provas para testar a sintonia. O casal vencedor é definido por votação e recebe prêmio em dinheiro. 

Quais são os outros negócios de Roberto Justus? 

Além do seu trabalho como executivo e apresentador, Roberto Justus não deixou de investir em outras áreas ao longo de sua extensa carreira. Ele tem treinamentos e outros programas de capacitação focados em desenvolvimento profissional, especialmente para empreendedores.  

Roberto Justus também tem um canal no YouTube. No espaço, ele compartilha lives e vídeos sobre os mais diversos assuntos, como negócios, empreendedorismo e liderança.  

Uma curiosidade que nem todos sabem é que Roberto Justus se arriscou no mundo da música. Em 2008 ele lançou um álbum intitulado “Só Entre Nós”, com a Sony, em que regravou grandes sucessos internacionais.  

Justus também é um escritor. Entre as suas obras estão os livros “O Empreendedor — Como se Tornar Um Líder de Sucesso” e “Construindo uma Vida — Trajetória Profissional, Negócios e O Aprendiz”.  

Como Roberto Justus atua no mercado financeiro? 

Outra importante área de atuação de Roberto Justus é o mercado financeiro. Afinal, o sucesso alcançado no mundo dos negócios desenvolveu nele um apreço pelo mundo corporativo e por investimentos.  

Em entrevistas, o empresário e apresentador já destacou que se considera um “investidor bem informado”. Ele sempre tentou entender como funciona o mercado de investimentos e fez diversas movimentações fora do país.  

Após sua saída do Grupo Newcomm, Roberto Justus se tornou sócio da Nest Asset Management, uma gestora de fundos de investimento. A empresa está à frente de diversos veículos, como fundos multimercado, de ações e outros tipos.  

Justus também tem interesse na área de private equity — investimento direto em empresas fora da bolsa de valores. Nesse âmbito, ele é sócio da Treecorp, que gere fundos de private equity.  

A área de wealth management é outra que atrai a atenção do empresário. Com foco nessa área, ele tem participação na Legend Investimentos, cuja especialidade é na gestão de grandes fortunas.  

Ao longo dos últimos anos e com o crescimento do mercado de criptomoedas, Justus explorou a área. Junto de outros empresários, ele participa do projeto da WiBX, um token que relaciona esse mercado digital com o mundo do marketing e influenciadores.

Como é a vida pessoal de Roberto Justus? 

Outra área da vida de Roberto Justus que chama a atenção de pessoas são seus relacionamentos. O empresário e apresentador já teve diversos relacionamentos divulgados para o público, incluindo com celebridades.  

Em 2023, Justus estava em seu 5º casamento. Seu primeiro matrimônio foi com Sacha Chrysman e durou cerca de 9 anos. Da união vieram seus dois primeiros filhos: Ricardo e Fabiana.  

O segundo casamento de Roberto Justus aconteceu nos anos 1990, com Gisela Prochaska e gerou sua terceira filha, chamada Luiza. O terceiro matrimônio veio logo em seguida, sendo um relacionamento meteórico, de cerca de 8 meses, com a modelo e apresentadora Adriane Galisteu. 

Após Galisteu, Roberto Justus viveu um noivado com a apresentadora e cantora Eliana. O seu 4º casamento, no entanto, foi com a apresentadora e atriz Ticiane Pinheiro. A união durou 7 anos e gerou a filha Rafaella. 

O 5º e atual casamento de Roberto Justus é com Ana Paula Siebert. Os dois oficializaram o matrimônio em 2015 e são pais de Vicky.  

Como ele construiu seu patrimônio?  

Roberto Justus conseguiu construir um patrimônio milionário ao longo de sua vida. A sua atuação como empresário no setor de publicidade foi o principal motor para a criação da fortuna dele.  

Além dos contratos com grandes marcas, que geravam faturamentos significativos para as empresas, Justus tinha a possibilidade de lucrar com comissões. Vale destacar também a sua entrada no mundo do entretenimento, que contribuiu com a construção da sua marca pessoal e do seu patrimônio.  

Outro ponto interessante na trajetória de Justus se relaciona a seus investimentos. Além das movimentações que ele fez ao longo da carreira, você viu que Justus assumiu participação em diversas empresas do mercado financeiro após se afastar da publicidade. 

Como você acompanhou, Roberto Justus é um dos principais nomes do Brasil quando o assunto envolve a união entre entretenimento e negócios. O empresário trilhou uma jornada de sucesso no mundo da publicidade e na televisão, tornando-se uma referência no empreendedorismo brasileiro.  

Quer saber mais sobre grandes fortunas? Veja a lista de homens mais ricos do Brasil e do mundo em 2023

Agora você sabe quais marcos na carreira de Roberto Justus o fizeram ser considerado um dos maiores nomes da publicidade e do empreendedorismo no Brasil. 

Genial Investimentos - Abra sua conta

Genial Investimentos

Somos uma plataforma de investimentos que tem como objetivo facilitar o acesso ao mercado financeiro e ampliar a educação financeira no Brasil.

Ver todos os artigos
Campanha Institucional - Ativação - Abra sua conta

Navegação rápida

O link do artigo foi copiado!