Quem tem o hábito de especular no mercado financeiro já deve ter reparado que a agilidade ajuda bastante nos trades. Isso porque, muitas vezes, as janelas de oportunidade abrem e encerram em curtos períodos. Logo, é importante conhecer o robô trader. 

A velocidade com que uma máquina lança ordens de compra e venda no mercado é muito superior às feitas manualmente. Portanto, usar um robô trader pode ampliar sua capacidade de especulação na bolsa de valores — aumentando suas chances de êxito. 

Neste artigo, você conhecerá o que um robô trader e como ele funciona. Além disso, conhecerá outras questões relevantes para se saber antes de começar a utilizá-lo.  

Não perca! 

O que é um robô trader? 

robô trader ou algotrading (algorithmic tranding) é um sistema criado para automatizar a negociação de ativos e derivativos financeiros. Ele pode ser usado para comprar e vender praticamente tudo que é negociado em bolsa — como açõescontratos futurosopções, etc. 

Geralmente, o robô trader é usado para fazer day trade — estratégia operacional em que uma operação é aberta e encerrada no mesmo dia. Isso porque ela costuma ser mais dinâmica, exigindo bastante agilidade do operador.  

No entanto, nada impede que sejam utilizados em operações mais longas, como no swing trade — que podem durar dias ou semanas. Afinal, a automatização dessas operações economiza o tempo que o operador precisaria despender para acompanhar o mercado. 

Com o robô, o especulador consegue automatizar a entrada e saída de posições de mercado a partir de estratégias predeterminadas. Isso faz com que as operações sejam mais ágeis e contem com maior segurança. Isso porque se evita a falha humana na hora de executá-las. 

No entanto, é importante destacar que os riscos de prejuízo na operação continuam existindo. Afinal, o robô aplicará a estratégia para o qual foi programado a fazer, de modo que o mercado pode se comportar de maneira diferente da prevista e gerar perdas. 

Para que ele serve? 

Como é possível deduzir, o principal objetivo de um robô trader é fornecer maior agilidade na execução de comandos de compra e venda no mercado. Ele oferece uma velocidade maior do que se fossem feitos manualmente. 

Diante da rapidez das oscilações de mercado, cada segundo pode influenciar o lucro obtido na operação especulativa. Inclusive, essa é a função dos chamados HFTs (high-frequency tradings), robôs de alta frequência que realizam trades rápidos, buscando pequenas variações de preços. 

Com isso, os robôs também servem para economizar o tempo do especulador. Após programados, eles realizam as operações automaticamente, não sendo necessário o acompanhamento constante do trader no mercado. 

Entretanto, é importante ter em mente que o mercado passa por mudanças frequentes e eventual estratégia que funcionou em um período pode não ter o mesmo resultado em outro. Logo, de tempos em tempos pode ser necessário fazer a reprogramação do robô e atualizar as estratégias. 

Como o robô funciona? 

Após conhecer o que é um robô trader e para que serve, é preciso ver um pouco mais sobre como ele funciona. Como vimos, trata-se de uma ferramenta de automação de suas operações na bolsa de valores.  

Depois de serem devidamente configurados, os robôs trader passam a executar com precisão aquilo que foram programados para fazer. Mas, para que o algoritmo funcione corretamente, será preciso definir algumas regras, como: 

  • Condições de compra; 
  • Condições de venda; 
  • Stop gain
  • Stop loss
  • Meta diária de ganho; 
  • Meta diária de perdas; 
  • Intervalo médio de operações; 
  • Entre outros. 

Então o robô trader realizará as operações quando as condições de compra ou venda programadas aparecerem no gráfico. Isso retira o fator psicológico do trade, pois o robô não sofrerá interferências emocionais — que por vezes paralisa o especulador nas operações ou gera erros. 

Quem não possui muita experiência para configurar o programa poderá adquirir estratégias prontas, desenvolvidas por profissionais de mercado. Normalmente, elas podem ser compradas junto à desenvolvedora do robô trader. Há, inclusive, opções gratuitas. 

Agora, quem já conta com expertise na especulação pode elaborar seus próprios parâmetros e estratégias e inseri-las no robô. Entretanto, é importante testá-las antes em simuladores ou replays de mercado para ter mais confiança. 

Quais as principais vantagens e desvantagens do robô? 

A primeira vantagem de ser utilizado um robô nos seus trades é a já mencionada economia de tempo. Muitos especuladores passam horas acompanhando o mercado para identificar as melhores operações. Com o robô, essas horas são economizadas, pois ele funciona automaticamente. 

Outro benefício importante refere-se à agilidade na realização das operações. Fatores como cansaço e desatenção podem atrapalhar o trader. Mas isso não acontece com o robô — que poderá operar o período que for necessário sem prejuízo na execução das ordens. 

Também conta como vantagem a eliminação do fator emocional. Não é raro o trader se deparar com momentos de incerteza durante uma operação, principalmente se estiver no prejuízo. O robô não se abala por essas questões e tomará decisões orientado pela lógica para o qual foi programado. 

No campo das desvantagens pode ser apontado o fato de que o robô trader não resolverá todos os seus problemas na especulação. Ele também não garantirá o lucro das operações. Tudo dependerá do êxito da estratégia que for configurada. 

Nesse sentido, eventual erro na configuração ou uso de uma estratégia que não funciona poderá acarretar perdas financeiras. Além disso, é preciso ter em mente que o mercado é imprevisível e pode ter movimentos não considerados na lógica programada. 

Quando vale a pena utilizar um robô trader? 

Cada especulador tem um estilo operacional próprio e faz as escolhas com base em suas análises e estratégias. E não é diferente quando se fala na utilização de um robô trader, já que a decisão é pessoal e dependerá das expectativas de cada trader. 

Portanto, você precisa avaliar se faz sentido a utilização de um robô para os seus objetivos financeiros e perfil de risco. Além disso, deverá ficar atendo às mudanças do mercado e à necessidade de reconfigurar o robô ao longo do tempo. 

Agora que você sabe o que é robô trader e como ele funciona, pode considerar se vale a pena otimizar seu tempo automatizando suas operações de trade. Essa pode ser uma forma de ter mais tempo — até mesmo para dedicar a outros estudos sobre renda variável

Quer saber mais sobre especulação? Confira 7 dicas da Genial na gestão de risco no trade!

Comentários