É possível encontrar muitas oportunidades no mercado de ações. E há diferentes estratégias que podem ser adotadas para aproveitá-las. Entre as alternativas que estão disponíveis, você pode atuar como um stock picker. 

O investidor que assume essa posição realiza o chamado stock picking para compor o portfólio de ações. Porém, antes de considerar essa possibilidade para atingir seus objetivos, é fundamental conhecer as características principais da técnica. 

Neste artigo, nós, da Genial Investimentos, trazemos tudo o que você deve aprender para ser um stock picker. Confira! 

O que é stock picking? 

Se você for procurar o significado de stock picking, notará que a expressão pode ser traduzida como “seleção de ações” ou “escolha de ações”. Portanto, o nome já serve para revelar parte da estratégia e como ela funciona. 

Na prática, o stock picking consiste na compra de ações que se mostrem boas oportunidades, com potencial de valorização. A ideia não é investir necessariamente no longo prazo, mas também não é como a especulação. 

O propósito é encontrar ações que estejam com preços atraentes e que possam se valorizar em determinado momento, o que motiva a troca de posição. Assim, o stock picking representa a aquisição de ações individualmente — com prazos e objetivos que dependem de cada pessoa. 

Como funciona essa estratégia de investimentos? 

Normalmente, o stock picking usa a lógica de comprar ações baratas e vendê-las por um preço maior. Isso significa que o stock picker pode adquirir ações que estejam descontadas ou desvalorizadas, pensando em uma possível recuperação. 

Nesse caso, não basta escolher ações baratas. É necessário encontrar alternativas que apresentem indícios positivos em relação à performance. Logo, os fundamentos da empresa devem apontar um alto grau de saúde financeira e de posicionamento de mercado, favorecendo os resultados. 

Devido a essa mecânica de compra e venda, a carteira de ações de um stock picker pode ter um giro maior. A intenção é manter a ação no portfólio apenas por tempo o bastante para haver uma mudança de posição, desencadeando a venda. 

Assim, o stock picker executa aquilo que é conhecido como gestão ativa. Portanto, opta por aproveitar os movimentos do mercado, em busca de um resultado que seja superior à média do segmento de ações. 

Para tanto, o stock picking se baseia no uso de indicadores como benchmark. O Ibovespa, por exemplo, é o principal índice de ações do mercado brasileiro. O acompanhamento dele permite saber qual é a média do setor, trazendo um parâmetro a ser superado pelas stock picks. 

Quais as vantagens de ser um stock picker? 

Um dos motivos para os investidores atuarem como stock picker é o conjunto de vantagens que a estratégia pode oferecer. Ao selecionar essa estratégia, você terá a chance de rentabilizar sua carteira de ações, já que poderá obter mais lucros ao comprar barato e vender mais caro. 

Ao mesmo tempo, o stock picking prevê o investimento em empresas mais sólidas e até mais seguras. Afinal, os indicadores devem apontar para o potencial de valorização, o que costuma estar atrelado à saúde financeira e de mercado. Isso pode ajudá-lo a reduzir os riscos. 

Ele também oferece mais liberdade e autonomia, já que o stock picker faz as próprias escolhas — diferentemente do que acontece em fundos de investimento, por exemplo. Então é possível adaptar as decisões ao seu momento e aos seus objetivos. 

Qualquer investidor pode ser um stock picker? 

Apesar dos benefícios que podem ser alcançados, ser um stock picker não é uma tarefa para qualquer investidor. Essa é considerada uma estratégia avançada e que, portanto, exige um maior nível de conhecimento do mercado, suas características e suas oportunidades. 

Afinal, os riscos são mais altos. Se a ação não tiver um bom resultado, você pode ter prejuízo. Assim, é importante buscar experiência e conhecimento para fazer boas operações. É preciso, ainda, estar atento para fugir do efeito manada na bolsa.  

O que avaliar nessa estratégia? 

Para encontrar oportunidades no mercado de ações deve ser feita uma avaliação completa. Com ela, é possível reconhecer quais papéis têm maior potencial para dar lucro na venda posterior por um preço maior. 

Por conta disso, é válido utilizar a análise fundamentalista. Ela considera os indicadores fundamentalistas, que ajudam a reconhecer o nível de lucro da empresa, a performance do seu patrimônio,  o grau de endividamento e outros dados relevantes. 

Cada stock picker fica livre para escolher os indicadores que julgar serem mais relevantes. Desse modo, você pode selecionar os que trouxerem as informações que você considerar adequadas para identificar e aproveitar oportunidades. 

Além disso, existe a chance de adotar a abordagem conhecida como value investing. Ela prevê o investimento em valor e não em preço, o que significa buscar boas ações, negociadas abaixo do que realmente valem. Diante do potencial de valorização, é possível obter ganhos. 

A diferença entre stock picking e value investing é que a primeira prevê um giro maior de ações. Portanto, é necessário realizar mais operações, ao longo do tempo, para comprar e vender os papéis conforme os movimentos do mercado. 

Qual é a importância da corretora de valores na sua estratégia? 

Independentemente da estratégia adotada para balizar a tomada de decisão no mercado de ações, contar com uma corretora de valores de qualidade é essencial. Por meio da instituição financeira você terá acesso ao home broker ou plataformas de investimento, obtendo a estrutura necessária. 

Acertar na seleção da corretora de valores também é importante porque permite contar com suporte especializado, em caso de dúvidas ou problemas. O apoio profissional poderá fazer a diferença nos resultados da sua estratégia. 

Na Genial Investimentos, você encontrará estrutura completa e moderna para realizar seus investimentos com tranquilidade. Além disso, terá acesso a um time de profissionais do mercado financeiro que estão prontos para ajudá-lo. 

Com essas informações, você pode se tornar um stock picker, se isso estiver alinhado aos seus objetivos. Como vimos, a aplicação da estratégia oferece a chance de obter lucro pela venda de ações que foram compradas de maneira mais barata após uma criteriosa avaliação de oportunidade. 

Para atuar no mercado de ações com ampla estrutura e suporte especializado, seja Genialabra sua conta conosco!

Comentários