Internacionalizar sua carteira pode ser uma forma de proteger seu patrimônio e melhorar seus resultados. É muito comum associar essa decisão à renda variável — como por meio de ações. Mas também existe a chance de investir em renda fixa americana, por exemplo.

Dessa maneira, você pode se expor ao mercado dos Estados Unidos, conforme seu perfil de investidor e sua estratégia. Contudo, antes de tomar a decisão, vale a pena saber quais são as razões para fazer esse tipo de investimento.

1. Segurança elevada

Um dos principais motivos para investir na renda fixa nos EUA é o fato de os títulos do Tesouro americano serem os mais seguros do mundo. Isso acontece porque os Treasury Bonds, como também são conhecidos, estão associados à dívida pública norte-americana.

Considerando que os Estados Unidos têm a maior economia do mundo, o risco de crédito desses títulos é baixíssimo. Assim, é possível ter exposição internacional sem precisar assumir riscos elevados.

Além disso, muitos títulos de renda fixa dos EUA têm alta liquidez. Logo, há como resgatar os valores com facilidade — o que também ajuda a diminuir os riscos do investimento. 

2. Aumento da taxa de juros

Outro motivo que pode justificar o investimento em renda fixa americana é o comportamento da taxa de juros nos EUA. Nesse sentido, considere como exemplo a situação em 2022.

Em julho, a inflação americana atingiu o patamar anual de 8,5%. Apesar de o número ser menor que os 9,1% medidos em junho, a taxa ainda estava próxima da maior alta em 40 anos.

Para conter o avanço inflacionário, o Federal Reserve (Fed) começou a implementar uma política de aumento da taxa de juros americana. O objetivo era diminuir o consumo e, com isso, reduzir a inflação geral da economia.

Assim, em 2022, o Fed realizou a maior elevação da taxa de juros desde 1994, elevando-a em 0,75 ponto percentual em junho. No final de julho, o Fed realizou um novo aumento de 0,75 ponto percentual. Então a faixa da taxa de juros americana passou para 2,25% a 2,5%, ao ano.

Ademais, os analistas projetavam, no final de julho, uma taxa de até 3% até o começo de 2023. Como consequência desse aumento, os títulos de renda fixa dos EUA se tornam mais rentáveis. Logo, é possível ganhar mais com o investimento, mesmo assumindo menos riscos.

3. Diversificação de investimentos

Ao considerar investir em renda fixa americana, vale conhecer a relação que essas aplicações guardam com o mercado brasileiro. No geral, os títulos de renda fixa dos EUA são descorrelacionados ou até negativamente correlacionados ao mercado brasileiro.

Uma queda na bolsa de valores brasileira, por exemplo, tende a não afetar diretamente a renda fixa americana. Portanto, mesmo que seus investimentos brasileiros sofram baixas, as alocações nos títulos de renda fixa dos EUA poderão se manter interessantes.

Ainda, o aumento da taxa de juros nos EUA pode fazer com que mais investidores movam seus recursos para essas alternativas. Logo, pode haver uma saída de investimento estrangeiro do mercado brasileiro em direção aos títulos americanos, causando quedas no mercado nacional.

Com o investimento em títulos americanos, você consegue mitigar ou até reverter essas perdas. Isso porque há uma diversificação de investimentos maior do portfólio, garantindo uma redução dos riscos e um potencial de ganhos que pode ser mais interessante.

4. Exposição ao dólar

Outro ponto essencial do investimento na renda fixa americana é a dolarização de parte da carteira. Com esses investimentos, você faz com que uma fração do seu patrimônio tenha resultados atrelados ao dólar.

A estratégia ajuda a se proteger de uma eventual valorização da moeda americana. Se a cotação do dólar subir, a performance dos investimentos na renda fixa americana também será maior, devido à conversão para reais.

Como investir em renda fixa americana?

Agora que você conhece os motivos para investir em renda fixa americana, é importante entender como é possível fazer esses aportes. Nesse sentido, saiba que você tem a chance de fazer o investimento de modo direto ou indireto.

Modo direto – Veja o passo a passo a seguir:

  1. Abrir uma conta em uma instituição internacional,
  2. Converter o câmbio (e passar por uma burocracia maior),
  3. Por isso, investir indiretamente pode ser mais prático e até mais barato para os brasileiros.

Veja quais as principais possibilidades para investir na renda fixa americana de modo indireto!

Fundos internacionais

Os fundos internacionais são modalidades financeiras coletivas cuja participação depende da aquisição de cotas. Neles, os recursos são movimentados por um gestor profissional, que seleciona os ativos e realiza as operações de acordo com a estratégia definida.

No caso dos fundos internacionais, o foco está em investimentos do exterior — o que pode incluir títulos de renda fixa americana. Para investir nesses veículos, você deve acessar a plataforma de investimentos da sua corretora de valores e precisa ser um investidor qualificado

ETFs

Já os exchange traded funds (ETFs) são conhecidos como fundos de índice. Esses fundos têm como principal objetivo replicar a carteira teórica de um indicador de mercado. Com isso, a ideia é que ETFs tenham resultados equivalentes ao índice. 

Entre os indicadores, há opções compostas prioritariamente por ativos de renda fixa dos Estados Unidos. Para investir nesses fundos, você deve adquirir as cotas na bolsa de valores brasileira, a B3.

BDRs

Os brazilian depositary receipts (BDRs) também são conhecidos como certificados de depósito de valores mobiliários. Eles consistem em um certificado emitido e negociado na B3 que tem lastro em ativos internacionais.

Entre as alternativas, é possível encontrar:

  • BDRs de ações,
  • ETFs,
  • Títulos de dívida internacional, que são os bonds.

Logo, você pode investir em aplicações de renda fixa nos EUA por meio dos BDRs.

Neste artigo, você conheceu 4 motivos para investir na renda fixa americana e viu como fazer esse tipo de alocação indiretamente. Antes de tomar essa decisão, entretanto, considere seu apetite ao risco e seus objetivos financeiros para se expor a esse mercado de modo que faça sentido para a sua estratégia.

Quer contar com uma corretora completa para investir no Brasil e com foco no exterior? Abra sua conta na Genial Investimentos!

Taxa de Juros

Genial Investimentos

Somos uma plataforma de investimentos que tem como objetivo facilitar o acesso ao mercado financeiro e ampliar a educação financeira no Brasil.

Ver todos os artigos
E-book de Renda Fixa

Navegação rápida

O link do artigo foi copiado!