Agora é a hora de colocar as suas finanças em dia, especialmente em um momento no qual o Brasil está, economicamente, bem diferente do que os brasileiros estão acostumados: inflação lá em baixo e a menor taxa básica de juros, a Selic, da história, atualmente no patamar de 6,5% ao ano.

Se você ainda não se planejou financeiramente para o futuro e não organizou os seus investimentos, vamos te mostrar alguns ajustes básicos para ajudar nesse processo! Vamos lá?

1) Monte o seu orçamento

Se você ainda não tem sequer um orçamento e uma rotina de poupança, essa pode ser uma boa hora para começar. Só assim você poderá se livrar das dívidas e se tornar um investidor.

O primeiro passo antes de negociar dívidas em atraso ou começar a guardar dinheiro é colocar todas as suas receitas e despesas no papel. Há diversos aplicativos que fazem isso para você e planilhas que você pode preencher diariamente.

Em seguida, comece a planejar suas despesas e crie um espaço no orçamento para comportar as parcelas da dívida renegociada ou a poupança que será direcionada a investimentos em algum momento.

O ideal é que a avaliação das finanças pessoais seja um hábito mensal, com uma avaliação mais ampla uma vez por ano.

2) Olhe para os seus investimentos e veja se ainda fazem sentido

Se você já é um investidor, o ideal é revisar seus investimentos mensalmente. E isso se torna ainda mais urgente porque a Selic, taxa básica de juros da economia brasileira, despencou no último ano e está mantida em 6,5%, o menor juro da história.

Se na crise brasileira, há alguns anos, os investimentos em renda fixa, como os títulos públicos, CDBs, LCIs, LCAs, rendiam muito mais por serem muitas vezes atrelados à Selic, agora isso não ocorre mais. Por isso, rever a carteira de investimentos para aplicações mais agressivas, visando retornos maiores, pode ser uma boa opção.

Esses dois passos são bem simples, mas só com eles você verá que a sua vida financeira será completamente outra. Aproveite o melhor momento da economia brasileira, comparando com anos passados, e faça esse planejamento antes que seja tarde demais.

Precisando de ajuda para investir melhor o seu dinheiro? Abra sua conta na Genial Investimentos e tenha assessoria gratuita para fazer a sua grana trabalhar por você!

abra sua conta
Leonardo Pinto

Leonardo Pinto

Leonardo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, com passagens por grandes veículos da imprensa brasileira, como TV Cultura, Veja e Estadão. Especializou-se em jornalismo econômico, com aprovação pela FGV, no curso de trainee promovido pelo Grupo Estado.

Deixar um comentário

Bitnami