A Letra de Crédito para o Agronegócio (LCA) é um tipo de investimento de renda fixa, que se assemelha muito à sua “irmã” Letra de Crédito Imobiliário (LCI), diferenciando-se basicamente do setor financiado. Entenda mais!

O que é LCA?

Assim como a LCI, a LCA também é uma forma de o banco captar recursos, mas, desta vez, para financiar exclusivamente o setor do agronegócio, tão importante para a economia brasileira

Ou seja, as instituições financeiras remuneram o investidor, que lhes emprestou o dinheiro pela aplicação, e usam o valor investido para emprestar às organizações que fazem parte do setor do agronegócio.

A taxa de juros ou a rentabilidade são estipuladas de acordo com o valor estabelecido pela instituição financeira escolhida, bem como o prazo de vendimento. Normalmente, quanto maior o capital e o tempo que permaneça aplicado, maior será o retorno pelo investimento, como qualquer título de renda fixa.

A LCA é conhecida por ser isenta de Imposto de Renda (IR), sendo considerada outra ótima forma de investimento para pessoas físicas.

Investindo na LCA

A aplicação mínima na LCA, geralmente, é de, pelo menos, R$ 5.000, o que torna um pouco menos acessível do que as LCIs e os CDBs, por exemplo. Para investir, procure um banco ou uma corretora e avalie a melhor opção que caiba no seu bolso e se adeque ao que você almeja.

Vantagens da LCA

A LCA possui a vantagem de ser um investimento em renda fixa (rentabilidade já sabida no ato da contratação) e ser assegurada pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

Ela também é um investimento com baixíssimo risco e sua rentabilidade é bem atrativa. A LCA é, da mesma forma como a LCI, isenta de Imposto de Renda (IR) e tem alíquota de IOF zerada, assim como vimos anteriormente.

Desvantagens da LCA

A LCA sofre o mesmo problema de liquidez que a LCI. Por isso, se você não tiver certeza que, de fato, não usará o capital investido nesse período, o melhor é optar por outra aplicação.

A Genial Investimentos oferece liquidez para a LCA, nos papéis aprovados pela corretora, em caso de necessidade do cliente. No entanto, o preço estará sujeito às condições de mercado na data de saída.

Por isso, mesmo a taxa de rentabilidade da LCA sendo maior que o CDB, se o investidor não tiver plena certeza de que não usará o capital no prazo mínimo determinado, o melhor é optar por outra aplicação.

Abra sua conta na Genial para conferir a oferta de LCAs! Essa pode ser a sua chance de unir boa rentabilidade e segurança garantida. Não perca!

 

Abra sua conta - CTA

Leonardo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, com passagens por grandes veículos da imprensa brasileira, como TV Cultura, Veja e Estadão. Especializou-se em jornalismo econômico, com aprovação pela FGV, no curso de trainee promovido pelo Grupo Estado.

Contentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *