É comum que comentários e avaliações sobre as atividades físicas sejam relacionados a uma vida saudável. De fato, são diversos os benefícios de praticar esportes para o bem-estar físico e mental. Contudo, as vantagens dessa prática ultrapassam as questões de saúde — sendo importantes também para os investimentos.

Poucas pessoas reconhecem a relação que a atividade física tem com as finanças e os investimentos. No entanto, ambas as práticas apresentam diversas conexões. Por isso, fazer esportes pode, inclusive, ajudar você a investir melhor.

Ficou interessado no assunto e quer entender como a prática de esportes se relaciona com os seus aportes? Então continue a leitura deste artigo!

Quais são os benefícios físicos em praticar esportes?

Antes de compreender de que forma a prática de esportes pode trazer benefícios para seus investimentos, é necessário entender como essas atividades afetam nosso corpo. 

Nesse sentido, confira os principais motivos pelos quais desenvolver esse hábito é positivo!

1) Controla o peso

Com relação à saúde física, a primeira vantagem em praticar esportes está no fato de que a atividade constante permite que você controle seu peso. Gastar mais energia do que o corpo precisa resulta em queima de gorduras. E essa dinâmica faz com que o seu organismo não crie reserva em excesso, evitando o sobrepeso.

2) Traz maior vitalidade e energia

Outro ponto positivo da prática de esportes é que, ao longo do tempo, ela permite maior vitalidade e energia. Embora no começo possa parecer difícil e cansativo, quando essa prática se torna um hábito, o corpo se acostuma — e ela se torna mais vigorosa.

É fato que abandonar o sedentarismo tem seu custo.  Contudo, manter o propósito e ir aos poucos com constância é a chave para garantir muito mais energia ao longo dos seus dias — até mesmo nos momentos em que você não está praticando exercícios.

3) Aumenta a imunidade

Se, por um lado, um corpo parado permite que vírus e bactérias atuem com maior facilidade, o oposto também é verdade. Afinal, grande parte da manutenção da imunidade é fruto do bom funcionamento do organismo. 

Para isso, é necessário haver estímulos — tanto por meio de alimentos como pela prática de esportes. Portanto, para garantir que seu corpo mantenha as defesas naturais em dia e produza mais sua saúde, é indispensável realizar atividades físicas constantemente.

4) Colabora para a saúde cardiovascular

Além de fortalecer o corpo em relação aos ataques de vírus e bactérias, a prática de esportes também contribui para melhorar a saúde cardiovascular. Dessa forma, a boa saúde do coração depende de uma vida saudável — que tenha as atividades físicas como hábito.

Os estímulos que os esportes geram no corpo fazem com que a circulação do sangue no organismo seja melhor. Assim, os riscos de problemas como derrames e doenças vinculadas ao coração — como infartos — são reduzidos.

Quais são os benefícios mentais em praticar esportes?

Você acabou de ver como os esportes fazem bem ao corpo. Além disso, a prática de atividade física também atua de forma positiva na mente. Logo, há muitos benefícios que o esporte traz para a nossa a saúde mental — o que pode contribuir para melhorar suas estratégias de investimento, por exemplo.

Confira a seguir alguns dos principais benefícios mentais que a prática de esportes possibilita!

1) Melhora o humor

Um dos principais benefícios do esporte para a mente diz respeito à melhora no humor. Isso ocorre porque, ao realizar uma atividade física, o organismo libera uma série de substâncias cerebrais que nos fazem sentir mais felizes e relaxados.

Não importa exatamente qual é a atividade física: uma explosão de felicidade e relaxamento será liberada ao longo do exercício. Vale notar que a sensação positiva é ainda melhor em atividades coletivas — pois, além do esporte, a interação social também traz benefícios à saúde mental.

2) Aumenta a concentração

Além de melhorar o humor, praticar esportes também impacta na concentração. Afinal, a atividade física regular ajuda a manter suas principais atividades mentais em bom estado. E isso inclui o pensamento crítico e o aprendizado.

Uma vez que é necessário foco para que o esporte seja feito de forma correta, essa prática acaba estimulando a capacidade de concentração como um todo.

3) Reduz o estresse 

Outro benefício mental que os esportes trazem é a redução do estresse. Quando você é fisicamente ativo, sua mente desenvolve mecanismos para lidar melhor com os estresses diários — evitando que se mantenha o foco apenas neles.

Além disso, o exercício regular reduz os níveis de hormônios do estresse no corpo, ao mesmo tempo em que estimula a produção e liberação de endorfina — hormônio relacionado à felicidade. Assim, a tendência é que seu humor seja beneficiado, reduzindo pensamentos viciosos que podem gerar depressão e ansiedade.

4) Permite melhor qualidade de sono

Uma das melhores maneiras de manter a mente saudável é garantindo boas noites de sono. Nesse sentido, os esportes também são peças fundamentais. A prática frequente de atividade física ajuda a adormecer mais rapidamente e aprofundar o sono.

Como consequência, a atividade cerebral tem um desempenho maior — garantindo melhorias na concentração, foco e humor. Mas fique atento: a atividade esportiva noturna pode dificultar o sono, então é importante fazer exercícios em horários que não prejudiquem seu descanso.

5) Aumenta sua autoconfiança

Por fim, vale a pena citar que praticar esportes regularmente melhora sua autoconfiança. Isso acontece porque é natural que, com o passar do tempo, você aprimore suas habilidades — além de desenvolver novas aptidões.

A partir dessa dinâmica, você pode manter uma visão mais positiva de si mesmo. Afinal, como os obstáculos tendem a ser superados cotidianamente de forma mais efetiva graças aos seus novos conhecimentos, sua autoimagem também melhora. 

Assim, a tendência é que você se sinta mais apto a lançar-se a novos desafios no dia a dia — ampliando suas possibilidades em diferentes áreas da vida. Inclusive nos investimentos.

Como ampliar os benefícios da prática de esportes?

Agora que você compreende a importância da prática de esportes, tanto para sua saúde física como mental, é válido analisar como aprimorar essa atividade. Posteriormente, como você verá, será possível aproveitar essas dicas também para seus investimentos.

Confira!

1) Mantenha uma alimentação equilibrada

A alimentação é um ponto central para manter uma boa saúde e bom desempenho nos esportes. Contudo, é importante compreender que existem especificidades quando a alimentação está relacionada à prática de atividades físicas mais intensas.

O mais indicado, por exemplo, é que, antes da prática esportiva, você faça o consumo de alimentos mais leves e que contenham porcentagens maiores de energia. No entanto, é fundamental que essa energia seja absorvida lentamente — o que envolve escolher os alimentos certos, como banana, aveia, ovo, etc.

2) Faça exercícios de forma progressiva

A melhor forma de avançar em seu desempenho nas atividades físicas não está relacionada, necessariamente, à intensidade, mas sim à constância. Então, para evoluir em suas práticas, é mais importante dedicar-se frequentemente, ainda que de forma leve — buscando resultados no longo prazo.

Na verdade, a prática intensa de exercícios pode até mesmo prejudicar seu corpo. Logo, o ideal é fazer exercícios que, embora gerem esforço, não ultrapassem seus limites. Com o tempo, você avançará e conseguirá superar desafios maiores, progressivamente.

3) Desenvolva hábitos diários

Para ter melhores resultados ao praticar esportes, é essencial que você adeque a atividade à sua rotina, fazendo com que ela se torne um hábito. Assim, a prática será parte de seu dia a dia, e realizá-la não será vista como um grande esforço.

4) Respeite seus limites

Outro ponto indispensável para que você possa evoluir de forma saudável na sua prática esportiva é saber respeitar seus limites. Nesse sentido, evite fazer exercícios seguidos sem dar tempo ao corpo para descansar. Esse tipo de atitude pode causar graves lesões, prejudicando a sua saúde.

Qual a relação entre a prática de esportes e os investimentos?

Depois de acompanhar os benefícios dos esportes para sua saúde e descobrir como ampliar as vantagens dessa prática, é hora de aprofundar a temática e analisar sua relação com os investimentos. 

Como será possível notar, as dicas para os esportes também se relacionam com a forma como você lida com o seu dinheiro. Entenda a seguir como a prática de atividades físicas se relaciona com a forma como você investe!

1) O aprimoramento constante é essencial

Tanto no esporte quanto nos investimentos, há a necessidade de buscar aprimoramento constante. No caso das atividades físicas, o treino contínuo é indispensável para que você execute os movimentos com maior habilidade e possa fazer esforços maiores sem prejudicar seu corpo.

Já nos investimentos, manter-se atualizado, aprender a investir e conhecer as dinâmicas, conceitos e fundamentos do mercado financeiro são passos centrais para tomar decisões com sabedoria. Quanto mais você estudar o tema, maiores serão suas chances de bons resultados.

2) É preciso planejamento

Para praticar um esporte de forma adequada é necessário planejamento. Isso vale desde a roupa que você deve vestir (para lhe permitir executar os movimentos corretamente) até à organização de etapas de desenvolvimento para alcançar um objetivo. 

Por exemplo, se você deseja correr uma maratona, é necessário preparar-se para ela antecipadamente. No caso dos investimentos a premissa também é verdadeira. Ou seja, é preciso se planejar para atingir os objetivos financeiros desejados. 

Se, por exemplo, você deseja comprar um carro ou fazer uma viagem, é importante considerar o montante a ser poupado, bem como fazer um bom planejamento financeiro e estudar os investimentos corretos para tornar essa meta uma realidade.

3) Desenvolver o hábito é um passo decisivo

Como você viu, para alcançar melhores resultados nos esportes é necessário fazer com que a prática do exercício se torne um hábito. Assim, pouco a pouco, a atividade fará parte de seu cotidiano, fazendo com que seja cada vez mais fácil dedicar-se a ela.

Quando o assunto é investimento, o desenvolvimento de hábitos também tem relevância. Para alcançar bons resultados no mercado financeiro, investir deve ser uma atividade cotidiana. Aportar todos os meses, ainda que pequenas quantias, é a melhor maneira de fortalecer a prática e ampliar seu patrimônio.

4) É preciso ter paciência

O sucesso nos esportes passa pela paciência. Ninguém desenvolve uma habilidade do dia para a noite. Para isso, é necessário treinos frequentes, com calma, permitindo o desenvolvimento gradativo e constante.

O mesmo é válido para os investimentos. Independentemente de seu perfil de investidor, ter paciência na hora de investir é fundamental. Agir com pressa e de maneira emocional pode trazer inúmeros prejuízos para a sua estratégia e seus objetivos. 

Portanto, é necessário manter a calma, tomar decisões de forma racional e compreender a importância do longo prazo — especialmente na renda variável.

5) É importante descansar

Por fim, o descanso é outro aspecto essencial tanto nos esportes quanto nos investimentos. Não adianta fazer esforços para além de seus limites, sejam eles físicos ou econômicos. Ao contrário, é preciso respeitar suas condições para ter bons resultados em ambas as áreas.

O que os esportes podem ensinar sobre investimentos?

Como você viu, diversas lições são válidas tanto para os esportes quanto para os investimentos. Além da relação entre essas duas atividades, também é possível perceber os benefícios práticos que os esportes trazem ao investidor.

Confira alguns deles!

1) Aumenta o controle emocional

Um dos benefícios do esporte para os investidores envolve o fato de que essa prática aumenta o controle emocional. Esse é um ponto que pode fazer toda a diferença no seu planejamento financeiro e na estratégia ao investir. 

Afinal, muitas vezes, as oscilações do mercado podem gerar instabilidades nos investimentos.  Nesses momentos, é necessário saber conter os ânimos e manter o foco na estratégia.

2) Gera autoconfiança

Para investir de forma inteligente é preciso ter autoconfiança, não cedendo às inconstâncias da economia. Nesse sentido, o esporte traz boas lições, pois ajuda a fazer com que seus avanços e aprimoramentos sejam percebidos constantemente — aumentando a autoconfiança.

3) Aprimora a elaboração de estratégias

Na hora de investir, é necessário ter estratégia. Isso é válido para atingir objetivos tanto de curto, como de médio e de longo prazo. 

Com isso, os ensinamentos da prática esportiva contribuem para a elaboração de uma estratégia mais clara e a percepção da importância de manter-se firme em seu plano — independentemente das dificuldades.

4) Contribui para o relaxamento

Muitas vezes, investidores sentem-se tensos em relação aos seus investimentos. Isso ocorre, principalmente, em momentos de crise econômica e incerteza relacionadas ao futuro. Assim, os esportes são de grande valia nesses momentos, já que auxiliam no relaxamento.

Tirar um tempo para você mesmo e deixar as questões financeiras de lado por um período é muito válido para que, depois, seja possível retornar a elas com maior foco e disposição. Nesses casos, o esporte auxilia tanto no descanso mental quanto físico. Interessante, não é?

Conseguiu compreender os benefícios de praticar esportes para sua saúde física e mental e para seus investimentos? Além de serem fundamentais para seu corpo e mente, as atividades físicas também podem auxiliar você a investir melhor. Então considere as dicas desse artigo e movimente-se!

Para ter acesso a conteúdos relevantes para a sua rotina enquanto investidor, acompanhe nossos conteúdos nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e YouTube!

Genial Investimentos - Abra sua conta

Genial Investimentos

Somos uma plataforma de investimentos que tem como objetivo facilitar o acesso ao mercado financeiro e ampliar a educação financeira no Brasil.

Ver todos os artigos
Campanha Institucional - Ativação - Abra sua conta

Navegação rápida

O link do artigo foi copiado!