A preocupação com a aposentadoria é muito comum entre quem deseja ter um futuro tranquilo e com capacidade de manter o padrão de vida. Para construir um patrimônio que seja capaz de atender a esse objetivo, convém saber o que é e como pagar Previdência Privada

Esse é um dos investimentos mais procurados por quem planeja a aposentaria ou até para ter um plano estratégico para outros objetivos de longo prazo. Sabendo aproveitá-la a seu favor, os resultados podem ser bem positivos. 

Na sequência, você verá como pode fazer e pagar sua Previdência Privada para construir o patrimônio certo para os seus planos. Confira! 

O que é Previdência Privada? 

A Previdência Privada é um investimento de longo prazo que tem por objetivo construir um patrimônio com o qual seja possível obter uma renda mensal, vitalícia ou não. 

É uma alternativa para quem pretende se aposentar com qualidade, pois pode servir de complemento ou de renda principal após o período de trabalho. Além disso, também é adequada para quem possui objetivos financeiros de longo prazo. 

Como funciona a Previdência Privada? 

Para entender como a Previdência Privada é capaz de pagar uma renda para seus investidores, é preciso compreender que ela tem dois momentos: o de acumulação e o de usufruto. Um depende do outro para que possa acontecer. 

Na fase de acumulação, você faz aportes frequentes que se acumulam na forma de patrimônio. Esses recursos são movimentados pela instituição financeira responsável pela administração do plano de Previdência. 

O dinheiro é alocado em ativos e produtos financeiros distintos, o que pode incluir alternativas da renda fixa ou da renda variável. Cada plano tem seu perfil de risco, sendo indicado para um tipo de investidor. 

Após o momento de acumulação, você poderá começar a receber a renda fruto dos investimentos. O valor pode ser pago mensalmente por um período fixo ou de modo vitalício. Em alguns casos, é possível resgatar o montante de uma só vez. 

Quais são os tipos de Previdência Privada? 

Em relação aos tipos de plano, há duas alternativas principais, que diferem em relação ao pagamento de impostos. O Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) é indicado para quem faz a declaração completa de Imposto de Renda e deseja obter deduções no imposto a ser pago. 

Nesse caso, há a chance de deduzir as contribuições feitas durante o ano de exercício, até o limite de 12% da renda bruta tributável anual. Embora reduza a base de cálculo e o imposto a ser pago, é como se fosse um adiamento. No momento do resgate, a alíquota incide sobre todo o montante. 

Já o Vida Gerador de Benefício Livre (VBGL) é recomendado para quem não faz a declaração completa, é profissional liberal ou autônomo ou já deduz o limite da base de cálculo. Nessa situação, não é possível abater as contribuições. Porém, no resgate, o imposto incide somente no rendimento. 

Como é a tributação do plano de Previdência? 

Ao investir em Previdência Privada, é importante saber que a modalidade é tributada pelo Imposto de Renda. Depois de escolher entre PGBL ou VGBL, você poderá decidir entre dois modelos de tributação: pela tabela progressiva de IR ou pela tabela regressiva. 

A tabela regressiva é indicada para quem pretende manter o investimento por 10 anos ou mais, já que esse período garante o pagamento da menor alíquota. Veja quais são as cobranças de acordo com o tempo: 

  • até 2 anos: 35%; 
  • de 2 a 4 anos: 30%; 
  • de 4 a 6 anos: 25%; 
  • de 6 a 8 anos: 20%; 
  • acima de 10 anos: 10% 

A tabela progressiva é semelhante a que é usada na declaração de IR e depende da faixa de renda. Pode ser indicada para quem não pretende investir por muito tempo (menos de 4 anos) ou não deseja obter um valor mensal elevado.  

Confira: 

  • dentro da faixa de isenção: 0%;
  • 1ª faixa de renda: 7,5%; 
  • 2ª faixa de renda: 15%; 
  • 3ª faixa de renda: 22,5%; 
  • 4ª faixa de renda: 27,5%. 

Como fazer sua Previdência? 

Para fazer a sua Previdência Privada é preciso, em primeiro lugar, identificar seu perfil de investidor. A ideia é entender qual é a sua tolerância ao risco, pois isso permite escolher o plano adequado nesse sentido. 

Além do perfil de Previdência, que pode ser conservador, moderado ou arrojado e deve estar alinhado com o seu, é necessário conferir outras questões. Você deve buscar as alternativas disponíveis e entender se faz mais sentido escolher um PGBL ou VGBL. 

Também é preciso selecionar o tipo de tributação, considerando por quanto tempo pretende investir e quanto deseja receber. 

Em seguida, é o momento de avaliar quais são as taxas cobradas, como taxa de administração, de carregamento ou de resgate. Lembre-se de que custos maiores comprometem a rentabilidade, mas não é interessante usar a cobrança como único fator de decisão. 

Como pagar a Previdência Privada? 

Após fazer a sua Previdência Privada, será hora de investir na fase de acumulação. Ela é a maior responsável pelo patrimônio que poderá ser obtido. Então, é oportuno montar um planejamento financeiro que contemple meios de como pagar a Previdência Privada. 

Defina quanto do orçamento será destinado para o plano, considerando quanto pretende ganhar ao final, qual deve ser o patrimônio acumulado e qual é a expectativa de rendimento. 

A ideia é investir constantemente, o que pode ser feito de modo mensal, para explorar o potencial dos juros compostos. De tempos em tempos, você pode fazer aportes maiores, como em um momento que receber um dinheiro extra ou tiver aumentado de salário. 

Em todo esse processo, é fundamental contar com uma instituição que seja qualificada para ajudá-lo a encontrar o plano que faz mais sentido. Com a Genial Investimentos, você terá acesso a um time capacitado e que poderá apresentar diversas alternativas do mercado. 

Com essas informações, já é possível saber como pagar a Previdência Privada após escolher o plano que seja mais adequado para a sua realidade. Com o apoio de uma instituição financeira de qualidade, você terá a chance de investir com toda a estrutura em busca de seus objetivos. 

Quer começar a pensar no longo prazo com a ajuda de um time capacitado? Abra sua conta na Genial Investimentos e dê os primeiros passos rumo ao seu futuro!

Comentários