As operações na bolsa de valores conseguem atender objetivos tanto de investidores de longo prazo quanto de traders. Mas, independentemente da sua estratégia, contar com uma boa corretora para comprar ações é essencial para fazer melhores movimentações.

Afinal, será a partir da infraestrutura da corretora que você terá acesso a esses ativos. Além disso, a escolha de uma boa empresa para fazer suas operações pode reduzir custos e, consequentemente, ampliar sua rentabilidade líquida.

Quer saber qual a melhor corretora para comprar ações na bolsa de valores? Acompanhe a leitura deste artigo para entender como escolher essa instituição!

Quais são as principais formas de comprar ações?

Antes de aprender como escolher a corretora para comprar ações, é importante saber que existem diferentes estratégias de operações com esses ativos. Logo, os seus objetivos podem influenciar o processo decisório sobre a melhor instituição.

Confira as principais estratégias para comprar ações!

Investir no longo prazo

Para os investidores, a compra de ações é vista como uma forma de buscar a valorização dos ativos ao longo do tempo. Ou seja, o foco está em obter resultados positivos no longo prazo — em 5 anos ou mais. Por isso, os investidores desenvolvem a visão de sócio.

Então o objetivo é encontrar empresas que possam ter maturação e, consequentemente, aumentar o preço das ações com o passar dos anos. Com isso, o investidor pode consolidar seus resultados ao longo do tempo.

O buy and hold (ou comprar e manter) é uma das principais estratégias com esse foco. O conceito se justifica no fato de os investidores manterem as ações na carteira por anos, até que elas atinjam a valorização desejada — ou deixem de ser interessantes para a estratégia.

Ademais, o recebimento de proventos costuma ser outra meta de investidores de longo prazo. Nesse caso, o intuito é encontrar ações de empresas que possam fazer a distribuição desses benefícios, especialmente dividendos ou juros sobre capital próprio (JCP).

Os investidores geralmente usam a análise fundamentalista em suas estratégias antes de comprar as ações. A prática possibilita que eles avaliem os indicadores financeiros da empresa no momento de investir. Consequentemente, é possível procurar as empresas com melhores perspectivas.

Especular na bolsa de valores

A especulação é outra maneira de operar com ações na bolsa de valores. Quem usa essa abordagem em suas movimentações é chamado de trader ou especulador. O seu objetivo é tentar lucrar com operações de curto ou curtíssimo prazo.

Logo, o processo de especulação fundamenta-se em comprar e vender papéis rapidamente para aproveitar as oscilações mais pontuais da bolsa. Além das ações e outros ativos, os traders costumam operar com derivativos financeiros.

Ainda, existem diversas maneiras de fazer trading na bolsa de valores. O day trade é uma das principais abordagens. Nela, os especuladores abrem e encerram as suas posições durante o mesmo pregão da bolsa.

O swing trade é outra estratégia popular. Nesse caso, há um espaçamento maior entre as negociações — que podem durar dias ou semanas. Os traders também podem fazer o scalping, no qual as negociações acontecem em segundos ou poucos minutos.

Como você pôde ver, quem especula na bolsa não tem a pretensão de atuar como sócio das empresas. A meta é comprar as ações em uma determinada cotação para negociar rapidamente após a valorização ou desvalorização.

Para viabilizar essas operações, traders usam a análise técnica em vez da fundamentalista. Essa prática permite que os especuladores monitorem gráficos de cotação para identificar tendências e antecipar os movimentos do mercado — embora não existam garantias de resultados.

O que é e como funciona uma corretora de valores?

Agora que você conferiu as principais estratégias para comprar ações, é preciso conhecer as corretoras de valores. São essas instituições as responsáveis por viabilizar suas operações no mercado financeiro.

As corretoras permitem que você acesse, por exemplo, diversos produtos de renda fixa. Desse modo, é possível investir em títulos públicos do Tesouro Direto ou letras de crédito do agronegócio (LCAs) por meio da sua conta na instituição.

Também existem muitos fundos de investimento em negociação na plataforma das corretoras. Assim, você poderá comprar cotas de fundos multimercado, fundos de ações (FIAs) e outros — até de veículos que investem em criptomoedas.

Ademais, as corretoras apresentam plataformas que permitem acesso ao ambiente de negociação da bolsa de valores. A partir delas, você poderá comprar e vender ações, investir em cotas de exchange traded funds (ETFs), operar com derivativos financeiros, como contratos futuros etc.

Além de viabilizarem essas negociações, as corretoras de valores registram todas as operações que acontecem em sua plataforma. Para exercerem suas funções, elas precisam de autorização do Banco Central (Bacen) e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Os serviços fornecidos por essas instituições também permitem que você acompanhe mais facilmente seus retornos no mercado. Afinal, as ferramentas das corretoras detalham como está sua alocação de capital e quais resultados cada investimento obteve.

Por que escolher uma boa corretora para suas operações?

Até o momento, você entendeu como comprar ações na bolsa de valores e qual o papel da corretora em suas negociações. Agora, é preciso saber os motivos para escolher uma boa instituição para suas operações.

Primeiramente, é pertinente lembrar que um dos riscos aos quais você está exposto no mercado é o risco operacional. Ele existe quando acontecem erros na plataforma em que você realiza as negociações. Com isso, pode haver prejuízos para sua performance.

Então saiba que a escolha de uma boa corretora reduz esse risco. Por esse motivo, é interessante ter sua conta de investimentos em uma instituição sólida, com boa reputação no mercado e que ofereça uma infraestrutura estável para suas operações.

Outro motivo para escolher uma boa corretora é a diversificação da sua carteira. Quanto mais ampla for a oferta de alternativas na plataforma, maiores serão suas oportunidades para acessar títulos de renda fixa, fundos de investimentos e outros.

Além disso, a escolha da corretora influencia nos custos das suas movimentações. Isso acontece porque você lida com diversas cobranças no mercado financeiro, como tributos e taxas — como a de corretagem.

Desse modo, você pode buscar uma instituição que apresente condições mais atrativas. Na Genial, por exemplo, os clientes têm taxa zero de corretagem. Assim, é possível ampliar a rentabilidade líquida das suas operações.

Por fim, vale a pena escolher uma boa corretora de valores para contar com suporte de qualidade na plataforma. Afinal, vale a pena contar com apoio para tirar suas dúvidas e prevenir falhas nas suas operações e ter mais segurança.

Como avaliar qual a melhor corretora para comprar ações?

Como você viu, a escolha de uma boa corretora para comprar ações na bolsa de valores colabora com o sucesso das suas operações. Porém, para ajudar na decisão, é necessário saber o que avaliar no momento de comparar as instituições do mercado.

Confira!

Suporte qualificado

Um dos principais pontos para avaliar em uma corretora de valores é o seu suporte. Isso porque é natural ter dúvidas sobre determinadas operações, independentemente da sua experiência no mercado.

Portanto, o ideal é considerar instituições que ofereçam apoio qualificado para tirar as dúvidas dos clientes sempre que for necessário — sejam elas sobre o mercado ou sobre o funcionamento da plataforma. Dessa forma, você poderá investir ou especular com mais segurança.

Custos envolvidos

Os custos estarão presentes em suas operações, sejam elas de curto ou longo prazo. Muitos deles são obrigatórios — como é o caso dos tributos que você deve pagar, como o Imposto de Renda (IR).

Entretanto, como vimos, existem outras cobranças que podem variar conforme a instituição na qual você está operando. Desse modo, é preciso conhecer as taxas da corretora para suas operações com ações.

Usabilidade da plataforma

As corretoras de valores permitem que investidores e especuladores realizem suas movimentações com independência. Isso é possível tanto por meio do site da instituição como de aplicativos que permitam acessar a plataforma e o home broker — ferramenta que acessa a bolsa.

Por isso, analise a usabilidade dos recursos que a instituição disponibiliza. Aqui, é interessante priorizar sistemas que sejam intuitivos e de fácil utilização para otimizar a sua rotina.

Ferramentas disponíveis

Além do home broker, você deve conhecer as outras ferramentas que a corretora oferece. Para traders, por exemplo, vale a pena avaliar as plataformas disponíveis para essas operações e saber quais são os recursos acessíveis para automatizar operações.

Nesse sentido, você pode preferir empresas que agreguem mais recursos para suas movimentações. Isso inclui a apresentação de gráficos das ações, o contato com uma assessoria qualificada para tirar dúvidas e o acesso a materiais educativos, como análises do mercado e carteiras de ações.

Reputação da empresa

A reputação da empresa perante o mercado também cumpre uma função central em seu processo decisório. Afinal, você não quer ter problemas com a corretora, certo? Então busque se certificar do que outros clientes falam dela e veja se a instituição tem uma imagem sólida.

Oferta de produtos

Por fim, é preciso analisar o portfólio de produtos da corretora durante sua tomada de decisão. Como você entendeu, contar com um portfólio amplo de alternativas facilita a diversificação do seu patrimônio.

Isso porque você pode buscar investir ou operar com outras alternativas além das ações. Assim, fica mais fácil equilibrar os riscos do portfólio, realizar novas movimentações e aumentar as perspectivas de retorno.

Portanto, antes de criar sua conta, procure conhecer a oferta de produtos na plataforma da corretora. Você pode avaliar os fundos de investimento disponíveis e saber quais são os títulos de renda fixa em negociação.

Por que escolher a Genial Investimentos?

Agora que você compreendeu o que avaliar em uma corretora, vale saber os motivos para escolher a Genial Investimentos para sua estratégia, seja ela de investimento ou especulação.

Acompanhe!

Suporte 24 horas

Com a Genial Investimentos você conta com suporte 24 horas para suas movimentações no mercado financeiro. Além disso, ele fica disponível todos os dias da semana, incluindo sábados e domingos.

Logo, não importa o momento em que sua dúvida surgir, você terá apoio do suporte qualificado da empresa. É possível entrar em contato por meio do chat disponível no aplicativo, e-mail ou mesmo ligação para um dos atendentes.

Ferramenta de acesso à bolsa

Em sua conta na Genial Investimentos você terá acesso à ferramenta “Bolsa Fácil”. O objetivo dela é trazer mais praticidade para seus investimentos com ações e demais ativos em negociação no ambiente — como ETFs e fundos imobiliários (FIIs).

Entre as funcionalidades da ferramenta, está a de favoritar seus ativos. Dessa maneira, eles ficarão separados em uma área específica da sua conta e você poderá acessá-los mais rapidamente, trazendo mais agilidade para seus investimentos.

Infraestrutura completa para traders

Na Genial, os traders se beneficiam da infraestrutura mais completa do Brasil para especular na bolsa de valores. São diversas ferramentas integradas que trazem eficiência para suas operações e garantem a execução das suas ordens com agilidade.

Para trazer uma experiência ainda mais positiva, os especuladores contam com um canal exclusivo de atendimento com a equipe da Genial. As suas operações também têm custo zero de corretagem, custódia e assessoria.

Menores custos para operar

Como você acompanhou, investir e especular são práticas que trazem custos para seu planejamento financeiro. A boa notícia é que escolher a corretora Genial para suas negociações permite minimizar as despesas para comprar ações.

Conosco, você tem custo zero de corretagem, o que pode ampliar sua rentabilidade líquida. Ademais, traders podem acessar plataformas como Profit e MetaTrader sem precisar arcar com novos custos.

Vale saber, ainda, que a Genial é uma das únicas corretoras do Brasil que permite a transferência de dinheiro por Pix. Isso facilita a movimentação de recursos entre suas contas pessoais com a da plataforma.

Análises do mercado

Acompanhar o mercado é essencial para fazer movimentações mais estratégicas. E a Genial se destaca por oferecer materiais relevantes para você monitorar o cenário econômico e suas tendências.

A Genial Analisa, por exemplo, oferece diversos insights para você entender o contexto do mercado e identificar os melhores momentos para comprar ou vender ações. Você também poderá acessar as carteiras recomendadas, que podem contribuir para o rebalanceamento do seu portfólio.

Plataforma intuitiva

Com a Genial você também tem à disposição uma plataforma simples e intuitiva para suas movimentações. Todas as transações acontecem de forma inteiramente digital e, caso você prefira, diretamente do smartphone.

Além disso, a Genial Investimentos é uma plataforma aberta. Então você conta com autonomia e liberdade para investir individualmente nas alternativas presentes — desde que respeitem seu perfil e seus objetivos.

Como você acompanhou, a escolha de uma corretora para comprar ações é um processo importante em seu planejamento financeiro. Depois de entender o que considerar na análise, é possível tomar uma melhor decisão para as suas operações.

Quer comprar ações com a melhor infraestrutura digital do Brasil? Abra sua conta na Genial e aproveite todas essas vantagens!

Genial Investimentos

Somos uma plataforma de investimentos que tem como objetivo facilitar o acesso ao mercado financeiro e ampliar a educação financeira no Brasil.

Ver todos os artigos
Lançamento App 30

Navegação rápida

O link do artigo foi copiado!

Planilha Comparativa de Renda Fixa