A bolsa de valores traz muitas oportunidades para o investidor alocar dinheiro a longo prazo. Ao mesmo tempo, também conta com possibilidades para especular no curtíssimo e curto prazo. Então há como escolher entre day trade ou buy and hold, por exemplo. 

Como são duas abordagens bem diferentes, é preciso conhecer cada uma para tomar uma decisão alinhada com as suas expectativas. Assim, fica mais fácil atingir seus objetivos. 

Na sequência, você poderá descobrir qual caminho adotar entre o day trade e o buy and hold. Confira! 

O que é buy and hold? 

Em tradução livre, buy and hold pode ser chamado de comprar e manter ou segurar. Na prática, é exatamente assim que essa filosofia funciona. 

Os holders são os investidores que adotam esse caminho, que se trata de adquirir uma Ação e a manter por longos períodos na carteira. Trata-se, portanto, de uma estratégia de investimentos para quem tem foco no longo prazo. 

Como funciona o buy and hold? 

O funcionamento do buy and hold é relativamente simples e começa com a chamada análise fundamentalista. Essa é uma técnica que considera indicadores e fundamentos da empresa, de modo a entender como está a sua situação e quais são as suas perspectivas no mercado financeiro. 

Na análise, é comum considerar fatores como índice de endividamento, lucro sobre patrimônio líquido, capacidade de gerar valor com os recursos disponíveis etc. Com base nessas informações, os holders podem selecionar empresas que apresentem melhores condições e potencial de ganhos. 

Lembre-se de que o foco está, principalmente, em fazer um investimento duradouro. Logo, a prioridade é selecionar empresas consolidadas ou com boas indicações futuras. Após a avaliação e a escolha, o investidor pode adquirir a quantidade de Ações desejada.  

É possível distribuir os recursos entre Ações de segmentos variados, por exemplo, para obter a diversificação de investimentos na carteira de Ações. Feita a aquisição, as Ações são mantidas por tempo indefinido na carteira. A decisão de venda depende de critérios do investidor. 

O objetivo é aproveitar o crescimento do preço do ativo no longo prazo, além do pagamento de dividendos. Os proventos são distribuição dos lucros entre os investidores. Desse modo, é possível gerar uma renda passiva. 

O que é day trade? 

Diferente do investimento de longo prazo, o day trade se trata de uma estratégia de especulação na bolsa de valores. Seu principal objetivo é explorar as oscilações de curtíssimo prazo para consolidar os lucros. 

Quem realiza operações desse tipo são os traders. No caso do day trade, as negociações de compra e venda devem acontecer no mesmo pregão. Ou seja, as operações devem ser iniciadas e finalizadas no mesmo dia. 

Como funciona o day trade? 

Para aproveitar as oportunidades de especulação em curtíssimo prazo, convém entender como esse tipo de especulação funciona. Enquanto o buy and hold depende da análise fundamentalista, o day trade está associado à análise gráfica ou técnica

Ela consiste em uma avaliação de indicadores representados graficamente e que são obtidos pela variação de preços ao longo do tempo. Um gráfico de candle ou vela, por exemplo, apresenta os valores máximo e mínimo do ativo no dia, além do preço de abertura e de fechamento. 

Ao analisar o gráfico, é possível identificar se existe um gap ou uma tendência de queda, subida ou reversão. Além disso, o especulador pode utilizar ferramentas para notar padrões gráficos — como as linhas de suporte e resistência, retração de Fibonacci e assim por diante. 

A partir da avaliação, há como traçar a estratégia. Uma forma de obter lucros consiste em adquirir Ações na baixa e vendê-las na alta. Contudo, é possível operar vendido e aproveitar a baixa do mercado. 

Como você viu, para caracterizar o day trade, a operação deve ser iniciada e concluída no mesmo dia, então os lucros são apurados nesse período. 

Uma especificidade da especulação é tornar possível operar com alavancagem. Assim, não é preciso dispor de todos os recursos para fazer trading. A estratégia permite operar com mais capital do que você tem em conta. 

Day trade ou buy and hold: qual é a melhor opção? 

Como você observou, a decisão entre day trade ou buy and hold considera alternativas muito diferentes. 

O buy and hold é, de fato, um investimento e tem foco em longo prazo. Logo, ele é a alternativa buscada por quem deseja conquistar lucros com o desempenho da empresa ao longo do tempo. Também é marcado pela possibilidade de receber dividendos e outros proventos. 

Já o day trade é a operação para quem deseja explorar oscilações em curtos períodos, tomando maior risco e se expondo mais às oscilações de preços. Diante de um cenário volátil, a especulação pode trazer oportunidades com lucros significativos. No entanto, os riscos são proporcionais. 

Portanto, deve-se considerar o seu perfil de investidor e a sua tolerância aos riscos para escolher entre buy and hold e day trade. Busque o que está mais adequado às suas necessidades e objetivos na bolsa. 

É possível adotar as duas estratégias? 

Dependendo dos seus objetivos e do seu apetite ao risco não é preciso escolher entre day trade ou buy and hold. Em vez disso, é viável adotar as duas abordagens.  

Ou seja, você pode adquirir Ações para montar uma carteira para o longo prazo e, ao mesmo tempo, explorar outras possibilidades com a especulação. 

O day trade pode ser acompanhado, até mesmo, por outros modos de especulação. O swing trade, por exemplo, envolve a realização de operações com um prazo um pouco maior, como em questão de dias ou semanas. 

De qualquer forma, é importante diferenciar as possibilidades e as estratégias de análise. Lembre-se de usar a análise técnica para especular e a análise fundamentalista para investir no longo prazo. Com as informações adequadas, há mais chances de conquistar resultados satisfatórios. 

Como vimos, para aproveitar as oportunidades disponíveis na bolsa, você pode decidir entre buy and hold ou day trade. Considerando as diferenças entre elas, seu perfil de investidor e o que você espera da bolsa, é possível acertar na decisão — e que, inclusive, pode incluir unir as duas estratégias! 

Quer saber mais sobre o assunto que leu neste conteúdo? Aproveite para ver como lucrar com Ações na bolsa de valores

Comentários