Ter uma vida financeira saudável depende da construção de hábitos positivos, o que também exige mudanças em sua maneira de consumir. Assim, uma das práticas que você deve conhecer e adotar em sua rotina é economizar dinheiro. 

Isso envolve se organizar para evitar dívidas, estar preparado para imprevistos financeiros e se planejar para realizar sonhos. Para alcançar esses resultados, existem algumas técnicas e ferramentas que podem ajudar. 

Por isso, nós, da Genial Investimentos, separamos 6 dicas sobre como economizar dinheiro. Venha conferir! 

1. Monte um planejamento financeiro completo 

Um dos pilares da educação financeira consiste em diagnosticar sua situação e montar um plano completo para o seu orçamento. Portanto, antes mesmo de pensar em guardar dinheiro é preciso focar na organização financeira por meio do planejamento

Você pode começar calculando o quanto efetivamente ganha com as suas fontes de renda. Nesse caso, desconte os impostos e outras contribuições, como o INSS, sempre focando no rendimento líquido. A intenção é ter um reconhecimento completo dos valores disponíveis mensalmente. 

Depois, verifique o quanto gasta todos os meses. Para tanto, vale classificar as despesas fixas e variáveis, criando categorias. Isso ajudará a identificar onde você gasta seu dinheiro e quais pontos merecem mais atenção. 

Com essas informações, você poderá compor um planejamento financeiro detalhado. O objetivo é distribuir os recursos de acordo com as prioridades identificadas, de modo que as despesas mais relevantes sejam contempladas. 

2. Tenha um controle financeiro para economizar dinheiro 

Tão necessário quanto montar um plano de ação é garantir que ele seja seguido. Logo, criar um orçamento é importante, mas também é indispensável contar com mecanismos de controle financeiro

Para fazer isso, é interessante registrar todas as entradas e saídas financeiras ao longo dos dias. Você pode usar aplicativos ou planilhas para facilitar esse controle. Assim, é possível identificar onde o seu dinheiro é gasto durante cada mês. 

Isso permitirá que você faça uma análise completa e frequente dos registros para compreender, por exemplo, onde estão os principais gastos e o que pode ser reduzido. Ainda, a prática ajuda a criar bons hábitos, pois você passa a entender como é o seu comportamento financeiro. 

3. Defina metas para poupar dinheiro 

Estar motivado também é importante para cumprir objetivos financeiros. Por isso, outra dica importante para economizar dinheiro é definir metas claras para o seu planejamento. A ideia é estabelecer as expectativas quanto à economia e o total que você espera guardar, por exemplo. 

Aqui, é fundamental que as metas sejam desafiadoras para que mantenham a motivação e o comprometimento. Ao mesmo tempo, elas devem ser realistas, possíveis de se cumprir, para não gerar frustração. 

Portanto, é essencial considerar a sua capacidade financeira para definir metas compatíveis. Conforme você alcançar os resultados, poderá pensar em novos desafios para ajudar a consolidar o hábito de poupar. 

4. Busque oportunidades de economia 

Com o planejamento e o orçamento prontos, você pode colocar em prática outras dicas para economizar dinheiro. Uma delas consiste em buscar oportunidades para reduzir custos. Avalie, por exemplo, todos os gastos que fazem parte do seu orçamento. 

Em seguida, veja se é possível reduzir ou eliminar alguns itens sem grandes prejuízos para a sua rotina. Para tanto, primeiro identifique as despesas desnecessárias ou excessivas, buscando eliminar os supérfluos. 

Depois, avalie aquelas despesas necessárias, mas que podem sofrer algumas alterações visando a economia. Readaptar pacotes de serviços, rever marcas dos produtos utilizados ou mudar alguns hábitos podem auxiliar nessa etapa. 

Também vale adotar um consumo mais consciente. Desenvolver medidas para evitar o desperdício de água e energia elétrica ou aumentar a pesquisa de preço nos mercados são dois exemplos comuns que podem gerar economia. 

Acima de tudo, a ideia é encontrar oportunidades de reduzir os gastos, sem prejudicar o seu cotidiano e o bem-estar. Desse modo, é possível poupar dinheiro com mais consistência em relação aos resultados. 

5. Tenha inteligência financeira para usar o dinheiro 

O uso adequado dos recursos disponíveis é fundamental para quem deseja saber como economizar dinheiro. Na prática, é preciso ser capaz de tomar decisões inteligentes, estratégicas e que favoreçam a economia. 

Uma das formas de fazer isso é evitar as compras por impulso. Em vez de ceder às ofertas de uma liquidação ou de gastar sem planejamento, avalie o orçamento e as suas necessidades para saber se é interessante que ocorra essa saída financeira. 

Também é preciso ter cuidado com o uso de recursos como o cartão de crédito e outros elementos que favorecem o surgimento de dívidas. Tudo isso pode afetar a capacidade de poupar dinheiro e, até mesmo, levar ao endividamento. 

Então, antes de gastar determinado valor ou se comprometer com pagamentos, entenda se ele é realmente necessário e faça uma previsão dos impactos sobre a capacidade de economizar. Quanto mais consciente você estiver sobre o uso do dinheiro, maior será seu potencial para poupar. 

6. Foque na conquista de saúde financeira 

A disciplina e o foco são componentes essenciais para economizar dinheiro. Afinal, é preciso ser capaz de fazer concessões e de resistir a velhos hábitos para conquistar os resultados desejados. Então, para ajustar sua mentalidade e conquistar esse objetivo, foque na saúde financeira. 

Considere, por exemplo, que manter as contas em dia e usar o dinheiro de forma inteligente favorece a construção de uma reserva de emergência. Assim, os impactos causados pelos imprevistos serão menores. 

Além disso, com a reserva constituída, as suas economias podem ser usadas para realizar investimentos. Essa decisão fará o seu dinheiro render, auxiliando na construção de patrimônio e na conquista de objetivos. 

Ainda, ser capaz de poupar com consistência permite que você mantenha seu padrão de vida abaixo dos seus ganhos. O hábito favorece o preparo para o futuro, impedindo que você esteja sempre no limite das próprias receitas. 

Esse cenário também permite que você faça aportes constantes em seus investimentos, pois haverá disponibilidade mensal de valores. Nesse caso, o seu patrimônio começará a crescer, aproximando você da concretização de objetivos cada vez maiores. 

Com as 6 dicas que apresentamos, você tem a oportunidade de economizar dinheiro com organização e de uma maneira que funcione para o seu dia a dia. Lembre-se de que o ideal é buscar tomar decisões mais inteligentes e estratégicas, focando no uso racional e planejado dos seus recursos. 

Após começar a montar suas reservas financeiras, é preciso saber o que fazer com o montante para não desperdiçar boas oportunidades. Para ajudar, aprenda agora qual é a diferença entre poupar e investir

Comentários