Muitas pessoas têm o costume de gastar tudo o que ganham e, quando pensam em como economizar dinheiro, acreditam que essa seja uma tarefa muito difícil. Mas saiba que todos podem alcançar esse objetivo, basta ter disciplina e conhecer algumas dicas importantes.

Poupar para juntar dinheiro para o futuro envolve uma mudança de comportamento de toda a família. Isso porque é preciso ter consciência dos hábitos e controlar os gastos, a fim de manter as contas em dia e com uma sobra de recursos.

Neste post, nós, da Genial, vamos mostrar por que o melhor caminho é economizar dinheiro, além de apresentar 11 dicas para ajudar você a alcançar esse objetivo e viver melhor. Confira!

Qual é a importância de economizar dinheiro?

Você recebe seu salário, paga suas despesas e consome o que sobra com gastos extras? Assim é a vida de muitas pessoas que podem não ter maior consciência dos gastos ou, por trabalharem bastante, buscam se recompensar ao longo do mês.

De fato, a renda conquistada deve servir para trazer qualidade de vida. Entretanto, viver sem economizar pode trazer problemas — especialmente se você vivenciar uma emergência ou imprevisto. Afinal, como lidar com eles com um orçamento apertado?

Outro aspecto que merece atenção é que viver sem economizar pode obrigar você a abrir mão de sonhos e projetos. Se todo o seu dinheiro é gasto no mês vigente, fica mais difícil se programar para realizar objetivos mais caros.

Assim, vale a pena entender a importância de economizar dinheiro. Ao fazer isso, é possível viver bem no presente, sem deixar de poupar para o futuro. Aqui, não se trata de destinar um percentual alto das suas receitas mensais para poupar.

A ideia é começar como for viável, mesmo reservando uma pequena quantia. Então, não é preciso modificar por completo seu estilo de vida. Com pequenos ajustes no dia a dia e a definição de prioridades claras você pode ter a sensação de que seu dinheiro tem mais potencial.

O que a economia proporciona?

Como você pode ver, a economia permite que você fique mais seguro para eventos inesperados, programe a realização de objetivos e não perca a qualidade de vida no presente. Um elemento essencial nisso é a construção de uma reserva de emergência.

Poupando um pouco por mês, é possível ter um dinheiro que fique disponível para lidar com imprevistos sem impactar seu orçamento. Além disso, os benefícios de adquirir bons hábitos financeiros permitem que você proteja seus sonhos.

Depois de compor sua reserva financeira de emergência, você pode direcionar recursos para objetivos de curto, médio e longo prazo. Assim, começa a economizar pensando em investir e aumentar seu patrimônio, por exemplo.

A partir disso, pode planejar a compra de uma casa, uma viagem ao exterior em família, o futuro dos filhos e até a sua aposentadoria. Portanto, é uma perspectiva de uso do dinheiro que você juntou que, acrescido dos juros que os investimentos proporcionam, auxilia nas suas conquistas.

Quais são os riscos de não manter as finanças organizadas?

Você percebeu que uma das maneiras de saber como economizar dinheiro é tendo um controle financeiro, certo? Pode parecer difícil fazer a mudança no seu comportamento de gastos. Porém, ao não se preocupar com esse aspecto, você se sujeita a diferentes riscos.

O primeiro deles é ficar desprotegido, pois quem não têm o hábito de poupar não consegue compor a reserva de emergência. Todavia, os imprevistos podem surgir na vida de qualquer um, como uma demissão, carro quebrado ou outras situações que trarão dores de cabeça.

Dessa forma, quem não tem uma reserva apresenta mais chances de contrair empréstimos para cobrir esse tipo de evento. Logo, fica vulnerável a dívidas, comprometendo as suas finanças por um longo período.

Outro ponto é que, ao não economizar dinheiro, você não consegue pensar em objetivos maiores para a sua vida e da sua família. Seu salário mensal pode não ser suficiente para esses planos e, sem planejamento, eles parecem impossíveis.

11 Dicas de como economizar dinheiro

Agora você entende como economizar dinheiro é uma atitude importante para as pessoas que querem viver bem. Quem busca mais satisfação pessoal deve dar atenção a esse tema, podendo traçar e realizar os mais diferentes planos no futuro.

Mas como ter êxito e conseguir poupar? É só acompanhar as 11 dicas a seguir para dar um novo passo na sua relação com as finanças. Você poderá se programar e começar a ter sobras no seu orçamento pessoal.

Confira!

1. Não faça dívidas

A primeira recomendação é não contrair dívidas ou, caso você já esteja endividado, buscar meios para quitá-las ou renegociá-las. Esse aspecto é fundamental, pois essas pendências são as grandes responsáveis por atrapalhar qualquer pessoa que quer economizar.

Isso porque, nas dívidas há ação de juros compostos. O que começa com um valor pequeno pode se transformar em uma alta quantia em um curto espaço de tempo. Desse modo, você fica preso somente para pagar o que deve, já que acaba comprometendo parte importante das suas receitas.

Então, evite se endividar e pense no caminho inverso. Comece a poupar mensalmente para que você possa adquirir um item de maior valor à vista. Desse modo, é possível manter suas contas em dia e evitar aborrecimentos no médio e longo prazo.

2. Busque juros menores

Caso você tenha uma dívida devido ao financiamento do seu imóvel ou a um empréstimo, é possível pagar menos juros. A dica é comparar a taxa de juros que você paga atualmente com as oferecidas pelo crédito em outros bancos.

Se for vantajoso, é possível transferir o financiamento para outra instituição para que o valor das parcelas fique menor. Também há chance de negociar as taxas ou trocar uma dívida mais cara por uma mais barata e com melhores condições.

3. Tome cuidado com o uso do cartão de crédito

O cartão de crédito, devido a toda a facilidade que traz para que a compra seja paga no próximo mês (ou meses), pode ser um vilão de quem quer economizar. Um dos grandes problemas é o atraso ou o parcelamento da fatura, que contam com uma taxa de juros muito alta.

Com isso, você acaba contraindo uma dívida que pode ser difícil de pagar. Logo, evite perder o controle no pagamento do cartão. Além disso, mesmo pagando corretamente também é preciso ter cuidado com as compras feitas, para manter a organização dos gastos.

O uso do cartão exige moderação para não comprometer uma parte importante das suas receitas, tornando difícil economizar dinheiro. Por isso, use essa forma de pagamento com consciência e dê preferência para a opção débito ou pagamento à vista.

4. Reflita antes de comprar

Para muitas pessoas, comprar é um hábito prazeroso, mas é necessário ter atenção com esse fator. Isso porque você pode comprar muitos itens que não precisa ao realizar decisões por impulso. Assim, dificulta a economia.

Nesse ponto, as compras pela internet podem ser mais perigosas, já que você tem acesso a uma infinidade de lojas e, em poucos cliques, conclui um pedido.

Dessa maneira, uma dica de como economizar dinheiro é pensar duas vezes antes de comprar. Com esse hábito, é possível começar a perceber o quanto de recursos é destinado para gastos sem necessidade, que impactam seu orçamento.

4. Utilize uma planilha de gastos

Além de refletir na hora da compra, um jeito de fazer seu dinheiro sobrar é utilizando uma planilha de gastos. Anotar e acompanhar as suas despesas é uma forma de você visualizar para onde seus recursos estão sendo direcionados.

O uso de planilhas ou aplicativos de controle financeiro também ajudam a planejar um limite para gastos extras. Assim, fica mais fácil saber que é o momento de parar de gastar para que possa economizar, destinando esses recursos para projetos maiores.

5. Revise suas despesas

Ao registrar os gastos em uma planilha, você pode perceber se está gastando mais do que ganha ou se apenas equilibra as receitas e despesas. Seja qual for a sua situação, ao ver essas saídas de recursos listadas, é possível fazer uma revisão dos gastos.

Verifique se as contas não estão com um valor muito elevado, qual tipo de serviço é possível trocar ou ainda despesas que podem ser eliminadas. Por exemplo: o pacote de TV a cabo pode, muitas vezes, ser trocado por outro de preço menor ou mesmo cancelado, se for subutilizado.

6. Organize o pagamento das contas

Uma medida eficaz quando se trata das despesas é evitar os juros pelo pagamento em atraso das contas. Colocar contas no débito automático, por exemplo, é útil para garantir os pagamentos e evitar que você perca uma data.

Concentrar as contas em uma mesma data de pagamento também ajuda a prevenir atrasos. Com isso, você não corre o risco de esquecer e ter que arcar com um valor mais elevado. Se precisar, utilize o calendário ou agenda do celular para enviar lembretes sobre os vencimentos.

7. Programe as compras com alimentação

Os gastos com supermercado também podem ser revisados por quem quer saber como economizar. Uma dica é considerar a troca de marcas ou de produtos. Falando em despesas com alimentação, uma programação de compras quinzenais ou semanais também pode ajudar.

Existem famílias que têm o costume de ir diversas vezes ao supermercado e, assim, acabam comprando produtos supérfluos em todas as compras. Com as idas mais espaçadas, você evita essas aquisições, o que se reflete na redução do valor total da compra.

Reduzir a alimentação fora de casa e os pedidos por delivery também podem se refletir em uma economia mensal importante. Então, programe no mês uma certa quantidade de vezes para esses passeios ou um limite para os gastos.

Não é preciso se privar totalmente dos momentos que são importantes para você. A ideia é apenas se planejar melhor, para conhecer as prioridades e manter os custos organizados. Ao fazer isso, é possível até mesmo ter mais dinheiro para o que importa na sua vida.

8. Defina seus objetivos

Uma estratégia interessante para economizar dinheiro é ter uma motivação. Sendo assim, determine quais são seus objetivos e comece a poupar pensando que os recursos não gastos serão direcionados para essas realizações.

Por exemplo: seu sonho pode ser viajar para a Europa com os filhos. Tendo esse propósito em mente ficará mais fácil renunciar a uma determinada compra ou rever as despesas. Inclusive, é válido dividir um objetivo em metas menores, para acompanhar a evolução da sua economia.

9. Envolva toda a família no objetivo de economizar dinheiro

Para que as ações de redução de despesa tenham efeito, que tal pedir a colaboração de toda a família? Economizar no uso da energia elétrica, reduzir o tempo no chuveiro e não desperdiçar alimentos são atitudes que, isoladas, parecem não ter valor.

Contudo, quando todos da casa passam a ter essa consciência, você verá uma economia nas contas. Além disso, envolver a família também é essencial para fazer um planejamento com a renda e os gastos de todos, de modo que os novos hábitos sejam sustentáveis.

10. Adapte seu estilo de vida

No desafio de como economizar dinheiro, um aspecto essencial é alinhar seu estilo de vida e hábitos de consumo com a sua realidade financeira. Utilizar um carro mais econômico ou trocar de bairro, por exemplo, pode reduzir seu custo de vida e fazer sobrar mais recursos.

Se o seu objetivo é fazer mais com menos dinheiro, também vale a pena considerar economias com compras. Além disso, pesquisar sobre atividades de lazer gratuitas ou mais baratas é outra dica que pode impactar positivamente no seu orçamento.

11. Separe a quantia a ser economizada no início do mês

A queixa de muitas pessoas em relação às finanças é: “não sobrou nada no final do mês para guardar”. Essa é uma situação que pode ser bem comum. Afinal, depois de honrar com os pagamentos fixos, é natural que você fique mais relaxado para gastar com itens extras.

Uma solução interessante para não correr o risco de ficar sem uma sobra de dinheiro para economizar é aplicar a quantia destinada a um investimento logo no início do mês. Ou seja, assim que você recebe seu salário.

É preciso ter disciplina para destinar mensalmente os recursos. Com isso, você cumpre com o compromisso de economizar e ainda consegue ter retornos mais vantajosos com os investimentos escolhidos, pois os aportes são constantes.

Nossas 11 dicas podem ajudar você a saber como economizar dinheiro, modificando seu comportamento e adquirindo educação financeira. Ao colocá-las em prática, será possível alcançar seus projetos e ver o quanto essa atitude é significativa para que você e sua família vivam melhor!

Já que o assunto é cuidar melhor das finanças, descubra como começar a investir do zero, com um passo a passo completo!

Comentários