Ao fazer planos que exigem gastos elevados ou lidar com imprevistos, é muito comum que as pessoas considerem empréstimos ou financiamentos. No entanto, existem maneiras mais vantajosas de conquistar os seus objetivos, desde que você saiba como ganhar dinheiro com investimentos.  

Nesse caso, a ideia é buscar maneiras de impulsionar seu patrimônio e acumular capital. Assim, o investidor precisa fazer aportes no mercado financeiro para obter retorno e acelerar a realização de seus projetos. Perceba, então, que apenas poupar não é suficiente: o investimento é essencial.  

No entanto, antes de alocar o capital, é necessário avaliar o seu perfil de investidor, conhecer o mercado financeiro e considerar as alternativas disponíveis. Essas atitudes são fundamentais para tomar decisões acertadas e ver o seu dinheiro render. 

Mas afinal, como ganhar dinheiro com investimentos? Continue a leitura e confira 11 passos para alcançar esse objetivo. Não perca! 

Ganhar dinheiro com investimentos é possível? 

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, ganhar dinheiro com investimentos é possível, mas não é rápido. O processo demanda conhecimento e constância, permitindo o acesso a mais oportunidades e a retornos maiores ao longo do tempo. 

Por isso, na maioria das vezes, é preciso focar no longo prazo para ter os resultados esperados. Mas existem outras formas de ganhar dinheiro no mercado financeiro, como é o caso da especulação, que foca no curto prazo.  

Essa atividade pode ser lucrativa, dependendo do seu nível de conhecimento e experiência. Contudo, especular envolve maior grau de risco, pois o especulador (também chamado de trader) aproveita as oscilações do mercado em busca de rentabilidade.  

Em ambos os casos, para ter resultados consistentes, é necessário ter disciplina e capacidade de fazer boas análises — além de controle emocional. Porém, quando se fala em realmente investimento, ele não engloba a especulação. 

Isso porque é o longo prazo que proporcionará resultados mais consistentes e sólidos, permitindo a realização de diversos objetivos. 

Como ganhar dinheiro com investimentos? 

Após entender que é possível ganhar dinheiro com investimentos, é hora de aprender como fazer isso. Confira, a seguir, os 11 passos definitivos para ter sucesso ao investir: 

  1. Foque no longo prazo 

O significado dos prazos dos seus investimentos pode variar de acordo com o seu perfil, objetivos e estratégia. Em geral, investir em um horizonte mais amplo envolve construir uma boa base para o futuro. 

Para tanto, o investimento de longo prazo considera períodos amplos, normalmente acima de 5 anos. O objetivo é construir patrimônio e acumular capital, metas importantes para quem deseja atingir a independência financeira, por exemplo. 

De modo geral, quanto mais tempo o seu dinheiro fica investido, mais ele se beneficiará da ação dos juros compostos ou da economia real. Contar com prazos extensos também permite que você faça mais aportes para atingir os seus objetivos, potencializando os resultados. 

Além disso, há mais tempo para recuperar eventuais perdas que podem acontecer, especialmente em investimentos de maior risco. No caso da renda variável, por exemplo, as oscilações diárias do mercado não influenciarão tanto a sua carteira.  

Como o objetivo é manter os ativos, você terá tempo para aguardar uma recuperação. Afinal, a tendência é que boas empresas se consolidem no futuro, mesmo com as adversidades do curto prazo. 

  1. Tenha um planejamento financeiro 

De modo geral, o planejamento financeiro envolve organizar as suas finanças, controlar gastos e avaliar ganhos para ter mais segurança com relação ao dinheiro. O objetivo é melhorar a sua saúde financeira e gerar mais qualidade de vida. 

Logo, o planejamento permite que você crie um orçamento pessoal de forma efetiva para conquistar os seus objetivos. Para tanto, uma dica é definir um teto de gasto para cada categoria de despesas ao longo do mês.  

Fazendo isso, antes de comprar um ativo ou produto ou fazer novos aportes, você consegue analisar com mais clareza se o valor cabe no orçamento. Esse é um passo importante para equilibrar sua renda e seus gastos para economizar e investir.  

  1.  Mantenha um controle financeiro eficiente 

O controle financeiro ajuda a manter a organização das suas finanças e complementa o seu planejamento. Ele se baseia no registro de todas as receitas e despesas que você tem ao longo do mês.  

Com essas informações, é possível analisar como o seu dinheiro é gasto, identificando gargalos e padrões de consumo. Portanto, ao acompanhar os seus fluxos financeiros, você consegue encontrar oportunidades de economia e tem mais controle sobre o dinheiro. 

Assim, é possível eliminar gastos desnecessários e saber qual quantia você consegue guardar para investir. Como proporciona economia, o controle financeiro também ajuda a reduzir a possibilidade de endividamento. Porém, para que seja realmente eficaz, ele deve se tornar um hábito. 

  1. Invista com frequência 

Quando o assunto é investimento, é fundamental conhecer o poder dos aportes frequentes. Isso significa que não basta apenas escolher a aplicação mais adequada para os seus planos. Na verdade, o que permite potencializar o ganho de dinheiro com investimentos é a constância. 

Portanto, crie o hábito de fazer novos aportes mensalmente, incluindo os valores em seu planejamento e controle financeiro. No início, é normal que os rendimentos sejam baixos, mas a estratégia é fundamental para promover o aumento do seu capital com maior rapidez. 

Após a realização do investimento, o dinheiro passa a sofrer a ação dos juros compostos ou da economia real. Então, o tempo faz com que o valor alocado aumente naturalmente. Em longo prazo, isso impulsiona o crescimento do seu patrimônio com uma rentabilidade exponencial.  

Dessa forma, os aportes frequentes levarão você a alcançar os seus objetivos com maior rapidez. Outra dica para otimizar a estratégia é se organizar para aumentar o valor investido ao longo do tempo.  

  1. Defina o seu perfil de investidor 

Não há como ganhar dinheiro com investimentos com decisões seguras se você não conhece o seu perfil de investidor. Esse passo é essencial para escolher os produtos e ativos mais adequados às suas necessidades, que permitam que você receba os rendimentos que espera. 

O perfil de investidor, de maneira simplificada, reflete suas preferências, necessidades e objetivos. Uma das principais características é a sua tolerância ao risco. Embora todos os investimentos envolvam algum risco, o nível varia. 

Alguns são mais seguros e estáveis, mas oferecem rentabilidade menor. Outros podem ser mais atrativos em relação aos rendimentos, porém, apresentam maior risco de perda. Portanto, é importante pensar qual desses atributos é mais interessante para você. 

Diante disso, é possível identificar três perfis de investidor. Conheça as principais características de cada um deles: 

  • conservador: preza pela segurança e, para isso, aceita ter rendimentos limitados nos investimentos; 
  • moderado: é um pouco mais dinâmico e aceita considerar ativos de maior risco em busca de rentabilidades melhores, principalmente para o longo prazo. Ainda assim, preza pela segurança; 
  • arrojado: prioriza a rentabilidade e aceita abrir mão de boa parte da segurança para alcançá-la. 
  1. Conheça seus objetivos e prazos 

Outro passo importante é ter objetivos alinhados aos prazos dos investimentos. Se você quer fazer uma viagem no fim deste ano, não deve fazer aportes em títulos com vencimento em dois anos, certo? 

Nesse exemplo, é importante que os investimentos permitam o resgate dentro do passo desejado. Isso significa que, ao investir, é preciso verificar se os prazos são adequados aos seus objetivos, de forma que você consiga realizá-los. 

Para facilitar, defina objetivos para curto, médio e longo prazo. Depois, avalie as características de cada investimento e veja quais estão mais adequados aos seus planos de vida. Isso permitirá decisões mais acertadas. 

Além disso, é preciso ter atenção à liquidez: ela trata da facilidade em converter o investimento em dinheiro. Um título pode ter um vencimento longo, mas contar com liquidez diária, por exemplo, garantindo acesso aos valores a qualquer momento. 

  1. Conheça as alternativas do mercado 

Como você viu no tópico anterior, seus investimentos devem estar alinhados aos seus objetivos. Também é necessário considerar o seu perfil de risco, para que suas escolhas não frustrem suas expectativas. 

Então, para tomar boas decisões, é essencial conhecer as alternativas do mercado. Cada opção apresenta características próprias, com nível de risco, rentabilidade e liquidez diferentes. Para facilitar a compreensão, saiba que existem duas classes de investimento: renda fixa e renda variável. 

O primeiro grupo envolve aplicações que são conhecidas por oferecer uma maior segurança em relação aos rendimentos. O investimento funciona como um empréstimo, em que você disponibiliza um valor para empresas, instituições financeiras ou Governo. 

Para tanto, um prazo e uma taxa de juros são acordados no momento da aplicação, facilitando o planejamento do investimento. Por outro lado, na renda variável os ganhos podem variar e não é possível saber qual será o rendimento final.  

Embora a expectativa de rentabilidade seja alta, ela é acompanhada pelo maior risco de enfrentar prejuízos. Contudo, as duas classes contam com uma variedade de opções. Assim, é preciso conhecê-las para escolher as que estão mais alinhadas às suas necessidades. 

  1. Siga uma estratégia de investimento 

Muitos investidores se baseiam em outras pessoas no momento de buscar investimentos. Todavia, é preciso ter em mente que as opções que fazem sentido para um indivíduo nem sempre são as melhores para outros. 

Nesse sentido, é essencial que você tenha a sua própria estratégia de investimentos e mantenha uma carteira personalizada. Uma pessoa de perfil conservador e com planos para a aposentadoria pode preferir alocar a maior parte do capital em títulos do Tesouro IPCA, por exemplo. 

Já aquela pessoa de perfil moderado com o mesmo objetivo pode incluir alguns ativos de renda variável no portfólio. A estratégia, portanto, varia de acordo com as necessidades e o perfil de cada um. 

Para isso, é necessário compreender tanto a relação entre risco e retorno quanto o prazo mais adequado para cada investimento. Considerando esses fatores, você pode criar um planejamento de investimento mais adequado e, até mesmo, conquistar maior rentabilidade ao longo do tempo. 

  1. Diversifique a carteira de investimentos 

Se você quer saber como ganhar dinheiro com investimentos, precisa entender como funciona a estratégia de diversificação da carteira. Para isso, você deve alocar o capital em investimentos de diferentes tipos, setores e níveis de risco. 

O objetivo é evitar que sua carteira sofra perdas consideráveis por ter exposição mais direta a um ou poucos ativos. Para entender os impactos da prática, imagine um investidor que compra ações de uma única empresa. Isso significa que ele está totalmente exposto aos riscos dela. 

Se houver uma notícia negativa sobre essa companhia, por exemplo, o preço das ações pode sofrer uma grande queda. Desse modo, se o investidor se desestabilizar e vender os papéis, poderá ter prejuízos. 

No mesmo exemplo, se o portfólio de ações fosse diversificado em empresas e setores diferentes, o impacto não seria o mesmo. Portanto, quem investe de forma estratégica e distribui seus recursos em diferentes opções, consegue equilibrar melhor os riscos e a perspectiva de rentabilidade. 

  1. Acompanhe a sua carteira de investimentos 

Depois de decidir a composição da sua carteira, é essencial fazer o acompanhamento dos seus investimentos. Ao comparar o seu rendimento com índices de mercado, por exemplo, você consegue analisar como a sua carteira deveria performar e como foi, de fato, o desempenho. 

A partir dessa informação, é possível fazer os ajustes necessários para ter os resultados esperados. Outro ponto importante é que o perfil de investidor é dinâmico, e pode mudar ao longo do tempo. Isso também pode exigir mudanças na composição da sua carteira.  

É comum que um investidor conservador, por exemplo, ao adquirir mais conhecimento e experiência no mercado financeiro, tenha mais abertura ao risco. Com isso, ele pode ter interesse em aumentar o percentual de exposição à renda variável na carteira. 

Para isso, ele deverá fazer o rebalanceamento do portfólio, incluindo novos investimentos dessa classe. Depois, é necessário acompanhar a carteira para entender se ela ainda está performando como gostaria. 

Se você investe com foco no longo prazo, não é necessário que esse acompanhamento seja diário — tudo dependerá das suas necessidades. Você pode observar o desempenho da carteira de forma trimestral ou semestral, por exemplo. 

  1. Tenha uma boa corretora de valores 

Por fim, para ganhar dinheiro com investimentos você deve abrir conta em uma corretora de valores. É por meio da plataforma da instituição ou do home broker que você terá acesso às alternativas disponíveis no mercado financeiro. 

Uma dica é buscar por uma corretora que conte com suporte profissional. A assessoria de investimentos é um serviço personalizado e gratuito, que ajuda o investidor a montar uma carteira alinhada ao seu perfil e objetivo. 

Com base nisso, o assessor poderá apresentar investimentos e esclarecer as suas dúvidas. Assim, você pode tomar as decisões de acordo com as suas necessidades, a fim de otimizar os seus resultados e suas escolhas e conseguir ganhar dinheiro com investimentos.  

Agora que você sabe como ganhar dinheiro com investimentos, analise com calma a sua situação financeira e os seus objetivos. Lembre-se de que o mercado oferece diversas opções para investir e ampliar o seu patrimônio e é importante fazer boas escolhas. 

Quer começar a investir? Abra a sua conta na Genial Investimentos e faça seu dinheiro trabalhar para você! 

Comentários