Há diferentes investimentos para diferentes perfis. Eles podem ser a curto, médio e longo prazo. Na realidade, o ideal é que sejam enxergados por essa ótica. Assim, o investidor tem como organizar suas aplicações de acordo com seus os objetivos e momento de vida.

Investimentos a longo prazo são destinados a quem não tem pensar em mexer nos recursos aplicados tão cedo. Por outro lado, quando pensamos em investimentos a curto prazo, o foco está na liquidez, ou seja, na rapidez com que o dinheiro pode ser resgatado.

Ficou interessado? Então, não deixe de acompanhar o texto até o final. Nele, você poderá conferir informações importantes e conhecer as melhores opções de curto prazo que o mercado oferece.

Concentre-se nos objetivos

O que você deseja com o seu investimento? Compor uma reserva de emergência, fazer determinada compra?

Trata-se de uma definição de suma importância, porque é o que permitirá realizar o investimento de maneira mais adequada. Definidos os objetivos, o passo seguinte é escolher as opções que são mais adequadas para os seus interesses.

Porém, deve-se ter em mente que, investindo em renda fixa, você saberá previamente qual será a sua rentabilidade futura, algo que não acontece com os  produtos de renda variável. Entender isso é fundamental para que você use os investimentos em curto prazo como ferramentas de melhoria da sua situação financeira.

Quer ajuda? Então, conheça na sequência alguns dos melhores investimentos que o mercado oferece.

As melhores opções de investimentos a curto prazo

Tesouro Selic

Com rentabilidade atrelada à taxa Selic, essa modalidade de investimento tem por objetivo custear as despesas do governo, ou seja, investindo no Tesouro, você empresta seu dinheiro ao governo para receber  posteriormente com juros. Com rendimento atualizado diariamente, o Tesouro Selic é garantido pelo Tesouro Nacional e tem liquidez diária, o que faz com que seja uma boa opção a curto prazo.

O Tesouro Selic pode ser entendido como um ativo que oferece grande segurança para o investidor. Sua rentabilidade é bastante previsível em relação a outras opções de investimento em Tesouro Direto, como o Tesouro IPCA+ e o Prefixado. Portanto, trata-se e uma aplicação ideal para a formação de uma reserva de emergência, por exemplo.

ebook tesouro direto

LCI

Os recursos desse tipo de investimento são utilizados para o financiamento de operações imobiliárias de diferentes instituições. Com isenção de Imposto de Renda (IR), as Letras de Crédito Imobiliário contam com a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) de até R$ 250 mil por CPF e por instituição financeira. A liquidez pode variar entre 90 e 180 dias, o que faz com que seja uma alternativa a ser considerada entre investimentos a curto prazo.

Boa parte das LCIs têm rentabilidade atrelada à chamada taxa DI (ou CDI), uma média das taxas cobradas por bancos nas operações que realizam entre si. As Letras de Crédito pagam ao investidor uma porcentagem da taxa DI ao longo da aplicação.

LCA

As Letras de Crédito do Agronegócio são muito parecidas com as LCIs, com a diferença de serem destinadas às operações do agronegócio. Na prática, tanto LCIs quanto LCAs são títulos de renda fixa negociados para financiar seus respectivos setores.

Assim como as LCIs, as LCAs também são garantidas pelo FGC e isentas de imposto de renda.

CDB

CDB é a sigla para Certificado de Depósito Bancário. São títulos emitidos por instituições financeiras, que podem remunerar até 100% da taxa DI.

Simplificando: quando você investe no CDB, empresta o seu dinheiro para o banco com o objetivo de viabilizar diferentes operações comerciais de rotina, tais como empréstimos a correntistas, cheque especial e financiamentos. Consequentemente, na data de vencimento você recebe o valor com juros.

Muito eficazes como investimentos em curto prazo, os CDBs podem ter liquidez diária ou de cerca de 90 dias. Além disso, são interessantes por conta da facilidade com que os aportes podem ser feitos e da possibilidade que o investidor tem de aplicar valores relativamente baixos.

Day Trade (Ações)

Outra opção para quem busca investimentos em curto prazo é o Day Trade. A operação de compra e venda de ações se concentra na oscilação diária dos preços na bolsa de valores. O Day Trade ocorre entre a abertura e o fechamento do mercado.

Atenção: todos os demais exemplos citados anteriormente são de renda fixa. O Day Trade é uma prática do mercado de ações, ou seja, trata-se de uma modalidade de investimento de renda variável.

O Day Trade é uma prática destinada ao investidor que consegue lidar com mais riscos.  Por esse motivo, permite resultados mais expressivos. Para quem procura alternativas em curto prazo, vale a pena se aprofundar um pouco mais no tema, uma vez que o Day Trade pode ser uma opção atraente.

Cuidado com a poupança

Mesmo sendo tradicional e acessível, a Poupança nem sempre é a melhor opção para rentabilizar o dinheiro no curto prazo. Ela costuma ter o pior rendimento comparado às demais alternativas apresentadas nesse post.

Isso acontece devido à maneira como seu rendimento é calculado, dependendo da variação da taxa Selic. Quando a taxa é fixada em no máximo 8,5% ao ano, soma-se a chamada Taxa Referencial (TR) com 70% da Selic. Quando ela supera esses 8,5%, soma-se a TR com 0,5% de juros ao mês.

Assim, estando a Selic acima de 8,5% ao ano, dificilmente, a Poupança valerá a pena. Além disso, seus rendimentos são calculados a cada 30 dias. Isso significa que se você precisar resgatar seu dinheiro antes do chamado aniversário da Poupança perderá sua rentabilidade no mês.

Enfim, podemos dizer que, de maneira geral, investir o investimento a curto prazo é algo que deve ser feito com critérios. Estabeleça seus objetivos e, em função deles, recorra às alternativas disponíveis. Esse é o melhor caminho para fazer o seu dinheiro render mais em um período mais modesto.

Gostou de saber sobre investimentos a curto prazo? Então, conheça também alguns investimentos de baixo risco.

Abra sua conta na Genial e veja todo esse portfólio de investimentos apresentado nesse post!

abra sua conta

Genial

Genial

A Genial é a plataforma de investimentos que está democratizando o acesso aos melhores produtos do mercado, de forma simples, ágil e eficiente, através de uma assessoria financeira isenta, transparente e qualificada.

Deixar um comentário