As holdings são empresas que, entre outros objetivos, são criadas para administrar outras companhias. Alguns negócios desse tipo têm capital aberto e, com isso, é possível investir neles por meio da bolsa de valores brasileira (B3). Entre as alternativas existentes, há as ações da ITSA4.

Esses papéis estão relacionados à Itaúsa e permitem que você se exponha a empreendimentos de diferentes setores. Antes de investir, entretanto, é importante compreender quais empresas formam a holding e quais são os principais pontos para considerar sobre essa oportunidade.

Neste artigo, o nosso time, da Genial Investimentos, separou tudo o que você precisa saber sobre as ações ITSA4 e as companhias que formam a holding.

Não perca!

O que é ITSA4 e como o ticker surgiu?

O ticker ITSA4 faz referência às ações preferenciais (PN) da holding Itaúsa. Os papéis são negociados na bolsa de valores brasileira e se caracterizam por oferecer a preferência no recebimento de dividendos distribuídos pela empresa.

Além desse tipo de papel, a Itaúsa negocia ações ordinárias (ON), com o ticker ITSA3. Nesse caso, os acionistas têm direito a participar das decisões do conselho administrativo por meio do voto.

Já a oferta pública inicial ou initial public offering (IPO) da Itaúsa na bolsa de valores brasileira aconteceu em 1997.

Quais são as empresas que fazem parte da Itaúsa?

Agora você sabe que, por ser uma holding, a Itaúsa tem participação em diferentes negócios, além do próprio Itaú Unibanco. Para saber quais são as empresas que fazem parte do empreendimento, vale a pena conhecer um histórico do desenvolvimento dele.

Continue a leitura e confira!

Criação da holding e da marca

A Itaúsa foi criada em 1975. No entanto, a holding era conhecida como Investimentos Itaú S.A. e contava com as participações do Banco Itaú e da Dexco na carteira.

Em 1982, a empresa começou sua jornada para controlar a Elekeiroz, quando comprou uma parte da companhia. Em 1986, a holding passou a ter o controle do empreendimento. Ainda na década de 1980, foi criado o Itautec. A ideia era posicionar o Grupo Itaú para modernizar o sistema bancário brasileiro.

Já em 1991 a holding passou a se chamar, oficialmente, Itaúsa — Investimentos Itaú. Foi nesse momento em que ocorreu a criação da marca Itaúsa. Em 1998, a holding realizou o desinvestimento na Itaú Seguros S.A.

Formação do Itaú Unibanco

Dando continuidade ao processo de desenvolvimento da holding, em 2008 aconteceu a associação com o Unibanco. Foi assim que surgiu o Itaú Unibanco, uma das maiores instituições bancárias do mundo.

No ano seguinte, ocorreu a associação da Dexco com a Satipel. O objetivo foi criar, à época, a maior indústria de painéis de madeira do hemisfério sul.

Quatro anos mais tarde, em 2013, houve o desinvestimento da Itautec. Esse foi um dos diversos rebalanceamentos de carteira realizados pela holding, focando na maior geração de valor possível para os acionistas.

Aquisição de parte da NTS e da Alpargatas S.A

No ano de 2017, a Itaúsa realizou a compra de cerca de 8% de participação na Nova Transportadora do Sudeste S.A., conhecida como NTS.

Outra aquisição importante aconteceu no mesmo ano, diante da compra de 27% da Alpargatas. Ao participar de um bloco de controle, a Itaúsa passou a ter grande influência nas decisões do negócio.

Nova revisão de portfólio

Em 2018, houve uma nova revisão do portfólio da empresa, com ajuste das posições. Foi nesse ano que a Itaúsa alienou a totalidade das ações que possuía da Elekeiroz, por exemplo.

Em 2019, a Itautec passou a ser subsidiária integral da holding, com o consequente fechamento de capital da companhia. Outra decisão relevante no período foi o aumento de participação acionária na Alpargatas S.A. De 27%, a Itaúsa deteve 29% das ações.

Compra da Copagaz

Em 2020, uma das principais decisões da holding foi a compra de 49% da Copagaz. Logo em seguida, a empresa adquiriu a Liquigás. Com isso, criou-se a líder de mercado relacionada ao segmento de gás liquefeito de petróleo (GLP).

Em 2021, a reorganização societária do Itaú Unibanco fez com que mais de 40% do capital da XP Inc. passasse para a XPart S.A. No mesmo ano, houve a decisão quanto ao aumento do investimento na NTS. Como consequência, a Itaúsa se tornou dona de 8,5% do capital social da companhia.

Aquisição de parte da Aegea e da CCR

Também em 2021 houve mais uma adição ao portfólio, pois foi nesse ano em que ocorreu a compra de 13% do capital da Aegea. Assim, a Itaúsa passou a estar relacionada ao setor de saneamento básico privado.

No mesmo ano, ocorreu a conclusão da incorporação da XPart pela XP Inc. Ao final, isso resultou em uma participação de 15% na XP Inc. por parte da Itaúsa. Até novembro de 2022, o movimento mais recente da Itaúsa foi a compra de 10% do capital da CCR S.A.

Quais são as principais informações sobre as empresas da Itaúsa?

Como você viu, a Itaúsa é composta pela participação em empresas de diversos segmentos. Para avaliar melhor o investimento nas ações ITSA4, vale a pena entender quais são os principais dados sobre as companhias que formam o portfólio da holding.

Na sequência, você verá um breve perfil das organizações controladas pela holding e saberá em quais setores elas atuam.

Confira!

Itaú Unibanco

Um dos principais componentes do portfólio da Itaúsa é o Itaú Unibanco. Fundado como Itaú, em 1945, o banco atende empresas e pessoas físicas e conta com a operação de escritórios em diversos países.

Como você viu, o Itaú se juntou ao Unibanco e passou a ser chamado de Itaú Unibanco. Com isso, a instituição se consolidou como um dos principais bancos da América Latina e do mundo.

Dexco

Fundada em 1950, a Dexco é uma das principais empresas do portfólio da Itaúsa. Inicialmente, ela foi criada com o foco na produção de chapas finas de madeira de origem nacional.

Com a expansão de mercado, a Dexco passou a ter as marcas Deca, Durafloor, Ceusa, Hydra e Portinari. Além das chapas de madeira, a empresa começou a oferecer produtos relacionados à cerâmica e aos metais. Até 2022, a empresa tinha 16 unidades industriais no Brasil e mais de 250 mil hectares de floresta plantada.

Alpargatas

Já a Alpargatas se consolidou como a maior fabricante de calçados e de peças de vestuário de toda a América Latina. Logo, ela está especialmente relacionada ao varejo e ao setor de bens de consumo.

A empresa foi fundada por um escocês em 1907 e passou por diversas transformações e adaptações para se consolidar no mercado. A Alpargatas é responsável por diversas companhias, como a Havaianas. Além disso, ela tem braços de atuação em mais de 20 países.

NTS

A Nova Transportadora do Sudeste (NTS) atua no ramo de transporte de gás em território brasileiro. Ela foi criada a partir da reestruturação da Transportadora Associada de Gás (TAG) e de outras subsidiárias, por meio da Petrobras.

Na prática, a empresa é responsável por operar gasodutos em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Além disso, a NTS está conectada ao gasoduto que liga o Brasil com a Bolívia, bem como às estruturas de processamento de gás e aos terminais de gás natural liquefeito.

Copa Energia

A Copa Energia foi fundada em 1955, inicialmente como Copagaz. Em 2020, a empresa comprou a maior parte da Liquigás, formando a Copa Energia.

A empresa atua no setor de gás liquefeito de petróleo (GLP), focando nas áreas de engarrafamento e distribuição do produto. Com a criação da holding, a Copa Energia passou a estar entre as principais companhias do setor de gás do Brasil.

Aegea

A Aegea Saneamento e Participações S.A atua com saneamento básico privado. Para isso, a empresa opera com blocos de concorrência pública, por exemplo. Assim, ela fornece os serviços para o poder público.

A empresa foi criada em 2010 e, ao longo dos anos, outras concessionárias passaram a fazer parte da estrutura da Aegea.

CCR

A CCR é uma companhia ligada ao setor de infraestrutura e mobilidade do Brasil e de mais 4 países. Ela foi criada em 1999 e atua em diversas frentes de infraestrutura. Entre as atividades desenvolvidas, estão a gestão e manutenção de rodovias, aeroportos, metrôs e outros meios de transporte.

Até 2022, a empresa contava com quase 40 concessões, além de atuar com soluções de engenharia, infraestrutura, tecnologia e assuntos correlatos.

Vale notar, ainda, que apesar de as empresas serem de setores diferentes, elas têm ao menos um ponto em comum: o desenvolvimento de projetos de sustentabilidade. Assim, os negócios contribuem para fortalecer a estratégia ESG da própria Itaúsa.

Quais ações fazem parte da ITSA4?

Após conhecer toda a história de criação da Itaúsa, vale a pena saber quais são as ações que fazem parte dessa holding. Até novembro de 2022, o portfólio da empresa era composto pelos seguintes ativos:

  • Itaú Unibanco (ITUB3 e ITUB4);
  • Alpargatas (ALPA3 e ALPA4);
  • Dexco (DXCO3);
  • CCR (CCRO3).

Além disso, o portfólio da Itaúsa tem outras duas particularidades. A primeira delas é que a holding também investe no certificado de depósito de valores mobiliários (BDR) da XP, que tem o ticker XPBR31.

A segunda particularidade é que a Itaúsa detém a participação em três empresas de capital fechado. São elas:

  • Aegea;
  • Copa Energia;
  • NTS.

Com isso, é possível identificar um alto grau de diversificação no portfólio da controladora. Afinal, ele não é composto apenas por participações nos resultados de empresas financeiras. Também há a influência de companhias de outros setores da bolsa brasileira e mesmo de organizações que não têm ações disponíveis no mercado.

De modo geral, a holding tem o portfólio exposto aos seguintes setores:

  • bens de consumo;
  • energia;
  • financeiro;
  • infraestrutura;
  • materiais de construção civil;
  • mobilidade urbana;
  • saneamento básico.

De quais índices a Itaúsa faz parte?

Devido ao impacto da Itaúsa no mercado financeiro, ela compõe a carteira teórica de diversos índices — tanto de indicadores amplos quanto setoriais ou temáticos.

No caso dos índices desenvolvidos pela B3, veja de quais deles as ações ITSA4 faziam parte em novembro de 2022:

  • Índice Bovespa (Ibovespa);
  • Índice Brasil 100 (IBrX 100);
  • Índice Brasil 50 (IBrX 50);
  • Índice Brasil Amplo BM&FBOVESPA (IBrA);
  • Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada (IGC);
  • Índice de Ações com Tag Along Diferenciado (ITAG);
  • Índice de Governança Corporativa Trade (IGCT);
  • Índice BM&FBOVESPA Financeiro (IFNC);
  • Índice Dividendos BM&FBOVESPA (IDIV);
  • Índice MidLarge Cap (MLCX);
  • Índice Valor BM&FBOVESPA (IVBX 2);
  • Índice Carbono Eficiente (ICO2);
  • Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE).

No entanto, existem outros índices, como aqueles desenvolvidos por empresas especializadas. Logo, as ações ITSA4 podem compor ainda mais indicadores utilizados no mercado financeiro.

Como saber se devo ter ITSA4 na minha carteira?

Após conhecer as principais informações sobre a história da Itaúsa e das ações ITSA4, é o momento de analisar se vale a pena investir nesses papéis. Essa decisão depende das suas características individuais e de um aprofundamento sobre as condições do negócio e suas perspectivas.

Na sequência, descubra como saber se vale a pena incluir as ações ITSA4 em sua carteira!

Identifique o seu perfil de investidor

Antes de fazer qualquer investimento, é essencial pensar em seu perfil de investidor. Essa é uma característica relacionada aos riscos que você consegue tolerar ao investir. Nesse sentido, são três as classificações principais:

  • conservador: é o investidor que tem a menor tolerância ao risco, priorizando a segurança e, muitas vezes, a liquidez;
  • moderado: representa quem está disposto a equilibrar risco e retorno, em busca de melhores resultados;
  • arrojado: indica um apetite maior ao risco, com foco em rentabilizar ao máximo o patrimônio.

Para investir em ITSA4, é preciso considerar que o investimento em ações faz parte da renda variável. Por isso, essa alternativa apresenta riscos mais elevados. Logo, ela costuma estar mais alinhada com investidores com um perfil moderado ou arrojado.

Defina os seus objetivos financeiros

Também é fundamental considerar os seus objetivos financeiros antes de decidir comprar os papéis. Ao estabelecer suas expectativas e os horizontes de investimento, é possível determinar se essa alternativa do mercado acionário é adequada para você.

Nesse sentido, os objetivos se dividem de acordo com o prazo para a realização. Essas são as classificações principais:

  • curto prazo: realização em até 1 ano;
  • médio prazo: duração entre 1 e 5 anos;
  • longo prazo: concretização em 5 anos ou mais.

No caso do investimento em ações, como a ITSA4, o mais adequado é focar no longo prazo. Dessa forma, é possível diminuir o impacto da volatilidade, que costuma ser maior em períodos mais curtos.

Além disso, períodos maiores permitem aproveitar o possível desenvolvimento do negócio ao longo do tempo, bem como o acúmulo de resultados.

Considerando que as ações ITSA4 permaneçam pagando dividendos com o passar dos anos, o investimento por um período prolongado permite acumular um retorno maior, graças ao pagamento de proventos.

Faça uma análise fundamentalista

Depois de avaliar as suas características individuais, é o momento de analisar a oportunidade de investimento. Para isso, você pode recorrer à metodologia conhecida como análise fundamentalista.

Quando adotado no mercado de ações, esse é um método de avaliação que busca entender fatores relevantes sobre o negócio. Assim, ele serve para identificar qual é o nível de saúde financeira da companhia, se ela tem crescido ou se está passando por dificuldades.

A análise de fundamentos também ajuda a traçar perspectivas quanto ao desempenho futuro da empresa e, consequentemente, de suas ações. Se essa avaliação indicar que a companhia tem potencial de crescimento ou de consolidação, por exemplo, é provável que o ativo se valorize com o tempo.

Logo, esse método é importante para aumentar as suas chances de fazer uma escolha estratégica, com maior potencial de ganhos e até com menos riscos. Para tanto, você deverá usar os indicadores fundamentalistas — ferramentas que servem para medir o desempenho da empresa e das ações.

É possível utilizar, por exemplo, o dividend yield (DY). Ele é dado pela divisão entre o valor pago em dividendos por ação nos últimos 12 meses pelo preço da ação.

Dessa forma, você conhece qual é o retorno do investimento, em termos de dividendos pagos. Isso ajuda a entender se o desempenho da ITSA4 atende às suas expectativas.

Além desse exemplo, existem muitos outros indicadores para utilizar. O ideal é fazer uma análise composta por diversas informações, pois isso o ajudará a entender melhor a situação do negócio e as suas perspectivas para os próximos anos.

Ainda, as informações necessárias para os cálculos ou mesmo os resultados podem ser encontrados nos balanços patrimoniais e demais documentos divulgados. Para tanto, você pode recorrer à área de relacionamento com investidores (RI) da Itaúsa, facilitando sua análise das ações ITSA4.

Considere a sua estratégia

Para tomar a decisão de investimento, você também deve analisar se essa alternativa faz sentido para a sua estratégia no mercado de ações. Isso se deve, principalmente, ao fato de a Itaúsa ser uma holding.

Logo, ao comprar ações dessa empresa, seu capital estará exposto aos resultados das companhias que fazem parte do portfólio da Itaúsa. Ademais, seus resultados dependerão das decisões de gestão da holding.

Outro ponto para considerar está relacionado ao pagamento de dividendos. Apesar de o histórico não garantir resultado futuro, a holding tem uma estratégia consolidada quanto ao pagamento desses proventos.

Até novembro de 2022, a política da empresa determinava a distribuição de dividendos trimestrais. Ainda, havia a possibilidade de pagamento de proventos adicionais.

Com isso, o investimento pode estar alinhado com quem espera compor uma renda passiva no mercado financeiro. Por outro lado, a característica pode exigir atenção de quem foca em ações de crescimento, por exemplo.

Por um lado, essa pode ser uma forma prática de diversificar sua carteira, já que as companhias fazem parte de diferentes segmentos. Porém, é essencial avaliar se esse tipo de investimento faz sentido para o que você espera alcançar no mercado financeiro.

Tenha ajuda de análises profissionais

Além de conduzir a própria análise fundamentalista, você pode contar com ajuda profissional. Nesse caso, vale a pena buscar informações junto a analistas certificados.

Dessa forma, você tem acesso ao conhecimento especializado desses profissionais e tem uma visão mais ampla e completa sobre a situação atual e as perspectivas da Itaúsa.

Para tanto, você pode contar com a nossa área Genial Analisa. Nela, você encontra análises de profissionais experientes do mercado, com relatórios completos e que podem ajudar a realizar a sua própria avaliação.

Ademais, se preferir, você pode se basear nas diferentes carteiras recomendadas oferecidas pelos profissionais do mercado — e que podem incluir as ações ITSA4. Esses são portfólios completos e balanceados, criados pelos analistas.

Além da composição do portfólio, você tem acesso a um relatório que justifica as escolhas de investimentos. Dessa maneira, é possível ter ainda mais ajuda para definir e rebalancear a sua carteira de investimentos periodicamente.

Como investir nas ações ITSA4?

Após considerar os fatores anteriores, é possível saber se o investimento em ITSA4 é ideal para você. Caso você conclua que é interessante ter essas ações em sua carteira, o próximo passo é saber como investir.

Nesse contexto, será preciso abrir conta em uma instituição financeira, como uma corretora de valores. Por isso, você pode escolher a Genial Investimentos. Afinal, nós oferecemos uma estrutura completa, com acesso a diferentes plataformas, portfólio amplo e suporte qualificado disponível para ajudá-lo.

Para abrir sua conta na Genial, você só precisa acessar o site ou app e preencher as informações solicitadas, além de enviar seus documentos. Após a validação da conta, que acontece de modo digital, você pode começar a investir.

Basta transferir os recursos da sua conta corrente para a conta Genial e, em seguida, acessar o home broker. Por meio dele, você deverá buscar o ticker ITSA4 e selecionar a quantidade de ações que deseja adquirir. Após o prazo de liquidação, os papéis constarão em sua carteira.

Agora você sabe o que são as ações ITSA4 e quais empresas fazem parte da holding Itaúsa. Com essas informações, será mais fácil complementar sua análise e ter ajuda para decidir se vale a pena investir nesses papéis.

Quer aproveitar as diversas oportunidades do mercado financeiro? Abra sua conta e venha ser Genial!

Genial Investimentos

Somos uma plataforma de investimentos que tem como objetivo facilitar o acesso ao mercado financeiro e ampliar a educação financeira no Brasil.

Ver todos os artigos
E-book Trader

Navegação rápida

O link do artigo foi copiado!

Planilha Comparativa de Renda Fixa