Quem realiza operações de day trade, seja no mercado à vista ou futuro, precisa manter um bom controle de transações. Nesse sentido, ter uma planilha para organização das negociações com mini dólar pode ser uma ótima ideia. 

Com esse controle será possível acompanhar resultados, ter uma visão mais abrangente da eficácia da estratégia e reduzir custos. Então essa ferramenta deve ser conhecida e aplicada pelos traders em sua rotina de operações. 

Quer saber mais? Neste texto você conhecerá melhor o mercado futuro e como funciona o mini dólar e sua especulação. Também aprenderá a importância de usar uma planilha. Não perca! 

O que é o mercado futuro? 

O mercado futuro é um ambiente da bolsa de valores muito utilizado para especulação e proteção (hedge). Diferentemente do mercado à vista, aqui os usuários não negociam ativos, mas sim derivativos. 

Eles são contratos que derivam de ativos e permitem o acompanhamento dos preços visando a liquidação no futuro. Quando se negocia esses contratos, o especulador pode ter o intuito de lucrar com a oscilação dos preços até a data combinada. 

Outro objetivo comum é a proteção do capital contra essas oscilações, quando você tem exposição aos ativos na carteira de investimentos. Então entender como esse ambiente funciona pode trazer novas oportunidades para especuladores e investidores. 

Exemplo prático 

Para entender melhor, suponha que haja um contrato de dólar disponível no mercado futuro com data de vencimento em dezembro de 2021. Você avalia que essa é uma boa oportunidade e se posiciona nesse contrato. 

Diariamente, há um ajuste diário, de acordo com as movimentações dos especuladores em relação ao contrato. Logo, os valores serão descontados ou creditados na conta do especulador conforme essa oscilação.  

Como você viu, a liquidação é financeira e os resultados são creditados ou debitados diariamente, a partir dos ajustes diários. Assim, o total obtido com a operação deve ser avaliado no encerramento da posição. 

Como funciona o mini dólar? 

Uma das alternativas do mercado futuro são os contratos de dólar. Eles têm um preço determinado de U$ 50 mil e a negociação mínima envolve um lote de 5 unidades. Ou seja, ao operar com esses contratos, o valor da posição será de, pelo menos, U$ 250 mil.  

Entretanto, não é preciso desembolsar esse montante. É possível operar alavancado, apresentando uma margem de garantia. Depois, basta custear as perdas ou receber ganhos conforme as oscilações do dólar e a diferença entre a cotação do dia e do futuro. 

Ainda assim, o montante da margem pode ser alto. Então, para democratizar esse tipo de operação e atrair mais pessoas, foram criados os minicontratos. No caso do mini dólar, ele corresponde a 20% do valor de um contrato, ou U$ 10 mil, e pode ser negociado em unidades. 

Conheça algumas características importantes desse derivativo: 

  • ticker: WDO mais uma letra referente ao mês de vencimento e dois números referente ao ano; 
  • vencimento: primeiro dia útil do mês; 
  • código do vencimento: janeiro (F), fevereiro (G), março (H), abril (J), maio (K), junho (M), julho (N), agosto (Q), setembro (U), outubro (V), novembro (X) e dezembro (Z). 

Assim, um contrato de mini dólar futuro com o ticker WDOH21, por exemplo, vence no primeiro dia útil do mês de março de 2021. 

Como especular com essa alternativa? 

O mini dólar é um dos derivativos utilizados para especulação no mercado futuro. No entanto, antes de começar suas operações de day trade com ele, é preciso considerar fatores importantes que influenciam os resultados. 

Como qualquer especulação, os riscos são um ponto crucial a se levar em conta. Apesar de a análise técnica ajudar a traçar expectativas para o comportamento dos ativos, ainda podem ocorrer situações inesperadas que afetam as cotações. 

Logo, sempre faça uma boa gestão de riscos: saiba qual o limite de capital para utilizar nessas operações e diversifique as operações para mitigar perdas.  

Também conte com uma boa plataforma para fazer suas negociações. As funcionalidades e ferramentas do sistema disponibilizado são fundamentais para o trader. Assim, verifique essas questões antes de iniciar a posição. 

Nesse sentido, utilizar os serviços de uma corretora de valores que oferece funcionalidades voltadas ao day trade é essencial. Com uma boa plataforma, um sistema intuitivo e soluções focadas, o trader conseguirá ter mais eficiência. 

Por fim, é muito importante ter um controle das operações de day trade. Elas costumam ocorrer em um volume maior que investimentos comuns, tendo em vista a sua natureza. Logo, há mais complexidade para organizá-las. 

Por que utilizar uma planilha para day trade de mini dólar? 

Utilizar uma planilha para day trade de mini dólar aumenta o seu controle sobre essas operações. A falta de organização pode acarretar dificuldades para o trader, trazer problemas para o pagamento de Imposto de Renda e até levar a perdas financeiras. 

Como você viu, essas operações contam com ajuste diário, então as perdas e ganhos acontecerão dia a dia na sua conta. Por isso, controlar as informações, compensar os lucros e prejuízos e ter resultados calculados automaticamente é fundamental. 

Também vale lembrar que deve haver recolhimento de Imposto de Renda em relação ao ganho de capital com o day trade. Ele é realizado mensalmente por meio do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF). 

Para isso, você deve calcular corretamente o ganho de capital e a alíquota aplicada. Assim, pode evitar problemas com o Fisco e não tem custos com multas e juros de mora aplicadas ao atraso ou pagamento incorreto. 

Se você quer ter acesso a uma planilha para day trade de mini dólar, ativos e derivativos completa para suas operações, confira a nossa página de materiais educativos

Agora você já conhece a importância de uma planilha para o day trade de mini dólar! Lembre-se de manter uma rotina de controle dessas operações para trazer mais eficiência. E não deixe de contar com uma corretora focada em oferecer as melhores soluções a seus clientes. 

Quer conhecer os serviços da Genial Investimentos e ver como a nossa plataforma pode tornar suas operações mais eficientes? Então abra sua conta conosco!

Comentários