Quem quer focar na especulação na bolsa de valores pode ficar com receio de perdas ou da validade das estratégias. Por isso, os operadores contam com o simulador de day trade para testar a resistência aos riscos e a confiabilidade da análise técnica. 

Você já ouviu falar nesse recurso e sabe como ele funciona? Apesar de não trazer ganho de capital ou negociações reais, a simulação pode ser o começo de sua jornada na especulação — e pode te ajudar a se preparar para os trades. 

A seguir, você conhecerá o que é um simulador de day trade, para que ele serve e como funciona. Ainda, entenderá as vantagens de utilizar essa ferramenta e conhecerá e algumas alternativas do mercado. 

Continue a leitura! 

O que é o day trade? 

Como os simuladores de day trade visam testar estratégias ou ser um primeiro passo na especulação, vale retomar aqui o conceito de day trade. Essa é uma modalidade de operação que não é considerada um investimento. 

O day trade é um tipo de operação especulativa que inicia e termina em um mesmo pregão. Dessa maneira, trata-se de uma negociação de curtíssimo prazo, que permite buscar lucros com as variações de preços dos ativos ou derivativos. 

Assim, os especuladores traçam expectativas para o comportamento dos preços naquele dia, iniciam sua posição e as encerram antes do pregão finalizar. Se suas expectativas se confirmarem, haverá um lucro referente à diferença do preço de compra e de venda. 

Geralmente essas operações são realizadas com ações ou derivativos, como os contratos do mercado futuro. No entanto, não há uma regra para quais ativos ou derivativos podem ser utilizados, tudo depende da estratégia do especulador. 

Também é fundamental ressaltar que o day trade possui um alto risco atrelado. Apesar de os especuladores terem estratégias definidas e fazerem análises aprofundadas, o mercado de capitais é bastante volátil. 

Logo, podem ocorrer situações inesperadas ou mesmo a não confirmação da análise. Dessa forma, o day trade é voltado para pessoas com um perfil arrojado e com o objetivo específico de obter lucro em curto prazo. 

Por isso, você viu que ele não é considerado um investimento. Afinal, não há estratégia para acúmulo de patrimônio ou conquista de objetivos financeiros de médio e longo prazo. A ideia é realmente especular no mercado financeiro e tentar obter ganho de capital rapidamente. 

Como funciona a análise técnica? 

Você já entendeu o que é o day trade, como ele funciona e quais são os riscos envolvidos. Contudo, é comum pensar que esse tipo de operação é uma aposta. Ou seja, que o trader escolhe aleatoriamente ativos ou derivativos voláteis no dia e espera que eles lhe tragam lucro. 

Na verdade, isso o colocaria diante de riscos muito maiores. Para aumentar a segurança, é feita a análise técnica para avaliação dos movimentos de preço no day trade. Ela foca em dados sobre os preços, seu histórico de cotação e volume de negociação.  

A principal ferramenta utilizada são os gráficos. Por isso, essa análise também é chamada de análise gráfica. Eles fornecem aos traders a possibilidade de visualizar cotações em tempo real e identificar padrões de movimento. Com o estudo, é possível notar, além dos padrões de comportamento dos preços, determinadas tendências. 

Assim, hoje existem diversos indicadores e teorias utilizadas para fazer a análise gráfica e traçar expectativas para o comportamento dos ativos e derivativos. E, para ajudar nessa jornada de estudo e aprofundamento no âmbito da análise técnica, existem os simuladores de day trade. 

O que é um simulador de day trade? 

Como você viu, o day trade é uma forma de especulação que visa lucros em curtíssimo prazo. Por estar relacionado a um mercado tão volátil e relativamente imprevisível, os riscos também são maiores para os especuladores. 

Logo, é comum que as possibilidades de perdas em curtíssimo prazo e a dificuldade de fazer uma análise acertada acabem afastando os traders. Além disso, perdas em série no início da jornada como especulador tende a frustrar os operadores. 

Para evitar essas situações, os simuladores de day trade podem ser uma alternativa para traders experientes ou iniciantes que desejam ter maior segurança para operar no mercado. 

Essas ferramentas têm como principal objetivo simular o ambiente de day trade da bolsa de valores, tanto no mercado à vista como no futuro. Dessa maneira, os traders conseguem realizar operações com dados precisos, mas sem utilizar dinheiro real. 

Ou seja, é possível emitir ordens de compra e venda, acompanhar os gráficos utilizados, finalizar posições e outros procedimentos. No entanto, não há movimentação de recursos nem utilização dos valores em conta. 

Desse modo, o simulador pode ser utilizado tanto para quem quer testar novas estratégias quanto para avaliar a validade da análise realizada. Além disso, os iniciantes podem utilizá-lo para se familiarizar com as ferramentas e manuseio das diversas plataformas e funcionalidades. 

Para que ele serve? 

Você entendeu que o simulador de day trade é uma forma de realizar as especulações sem usar dinheiro real, certo? Mas, se o operador não terá lucros com essas operações, qual é a finalidade real de um simulador? 

Apesar de ser verdade que o simulador de day trade não traz ganho monetário para os usuários, também não há riscos de perdas. Por isso, ele não é utilizado como uma maneira de especular, mas sim como uma ferramenta de testes e preparação. 

Por isso, como você já viu, ele pode ser enquadrado como uma funcionalidade para traders experientes e para novatos. Confira como cada um se diferencia, nesse caso: 

Para traders que já atuam com especulação 

Com os avanços dos estudos sobre o tema e o grande fluxo de informações, é comum que o trader, mesmo experiente, aprenda novas táticas periodicamente. No entanto, testá-las com recursos reais e com alto o alto risco do day trade pode não ser viável. 

Assim, o simulador pode ser uma maneira de possibilitar esse teste prático, com um cenário real e sem os riscos de perdas financeiras. Nesse caso, ele serve para experimentar uma estratégia ou aplicar uma análise que foi desenvolvida recentemente. 

Para os iniciantes no day trade 

Já para os iniciantes ele serve, principalmente, a dois propósitos. O primeiro deles trata de dar os primeiros passos sem os riscos de perda financeira. Assim, é possível aplicar os ensinamentos da análise técnica na prática e verificar se suas ideias realmente se concretizaram. 

Também serve para que o trader iniciante entenda as funcionalidades das plataformas voltadas para a especulação. Nesse sentido, elas não oferecem apenas a possibilidade de visualizar gráficos e emitir ordens de compra ou venda. 

Questões como desenho de indicadores técnicos automáticos, aplicação do stop móvel, visualização do livro de ofertas, determinação da média móvel e outras funcionalidades são fundamentais. Portanto, o iniciante precisa criar familiaridade com as ferramentas e como influenciam a decisão. 

Como o simulador funciona? 

Os simuladores de day trade podem operar de diversas formas, não havendo regras padrão para todos eles. Como são oferecidos por diferentes plataformas, é preciso avaliá-las individualmente para entender suas funcionalidades. 

Mas é possível definir alguns recursos comuns dessas soluções, pois elas estão presentes na maioria das alternativas. Confira a seguir os pontos relevantes! 

Plataformas de especulação 

O simulador funciona em conjunto com as plataformas profissionais de day trade. Elas são sistemas voltados para a especulação e contam com funcionalidades específicas para isso. Logo, se você contrata essa ferramenta, pode contar com o ambiente de simulação. 

Ele ajuda a se familiarizar com a plataforma, já que cada uma oferece ferramentas específicas para a visualização e operacionalização. Com o simulador, você entende a interface, ganha experiência com os recursos e sabe como operar na plataforma com maior agilidade. 

Simulador integrado à plataforma 

Quando uma plataforma oferece o simulador de day trade, ele é integrado a todas essas funcionalidades. Então, além de testar a própria estratégia, também é possível se familiarizar com a plataforma oferecida. 

Ele funciona como uma opção ativada facultativamente pelo trader para a utilização. Logo, as operações ocorrem da mesma maneira que em todos os casos, com a diferença de que não serão utilizados valores reais para as operações.  

Assim, o especulador pode emitir ordens, visualizar os gráficos, acompanhar resultados e finalizar posições. Entretanto, todas essas movimentações serão simuladas, não afetando o mercado e não trazendo prejuízos ou ganhos.  

Ausência de reflexos no mercado 

É preciso salientar que as operações de day trade trazem reflexos para o mercado financeiro. Nesse sentido, elas aumentam a liquidez dos ativos, tendo em vista que a venda deles fica facilitada com o número de interessados. 

Ademais, elas afetam o volume de negociações dos ativos e derivativos. Esse indicador é muito utilizado no day trade, já que a quantidade de compras e vendas influencia a cotação, por meio da oferta e demanda. 

No entanto, as simulações não trabalham com movimentações reais. Apesar de utilizar dados concretos e em tempo real, não há a emissão de ordem para movimentação do mercado. Essa característica, no entanto, não afeta o aprendizado do trader — já que, dificilmente, um operador movimentaria o mercado sozinho. 

Quais são as melhores alternativas gratuitas? 

Se você tem interesse em fazer operações de day trade, precisa conhecer as melhores alternativas gratuitas de simuladores e plataformas no mercado. 

Nós, da Genial Investimentos, oferecemos diversas plataformas específicas para o trader e sem custo. Assim, o especulador pode fazer suas simulações e, ao operar, não pagará corretagem para utilizar essas soluções — gerando a possibilidade de elevar a sua margem de lucro. 

Para ter acesso sem custo às plataformas com simuladores, você pode acessar a casa do trader e entender todas as regras sobre o assunto. Lá você encontrará as principais funcionalidades, vantagens e diferenciais das plataformas oferecidas pela Genial

Muitas dessas plataformas possuem simuladores voltados para o day trade grátis. Portanto, você poderá aproveitar todos os benefícios que eles oferecem para o teste de suas estratégias e a habituação com os ambientes. 

Confira a seguir as principais plataformas com simuladores que a Genial disponibiliza aos seus clientes! 

MetaTrader 5 

O MetaTrader é a plataforma voltada à especulação mais utilizada em todo o mundo. Ela possui baixa latência e grande precisão. Isso significa que não haverá atrasos em atualizações do cenário e nem nas suas ordens de compra e venda. 

Ela também proporciona algoritmos personalizáveis aos traders. Com eles é possível automatizar diversas operações, como o stop móvel, o encerramento de posições entre outros. Ademais, ela também conta com diversos indicadores técnicos integrados aos gráficos. 

Ainda, é possível utilizar a simulação de day trade pela própria plataforma. Ou seja, você contará com todas essas ferramentas e facilidades dentro da própria simulação, podendo emitir ordens, fazer análises e utilizar indicadores. 

Tryd Pro 

O Tryd é outra plataforma proporcionada para os traders na Genial de forma gratuita. Ela foca na estabilidade e na velocidade de transferência de informações. Assim, os especuladores contam com alta agilidade em suas operações. 

Por isso, ela é ideal para o scalping, que é uma técnica de especulação específica. Nela, o especulador realiza diversas operações por dia, buscando por oportunidades com variações bem pequenas durante o pregão. 

Nesse sentido, enquanto o day trade mais comum busca variações de 100 pontos ou mais, o scalping visa oscilações de cerca de 30 pontos. Apesar de a margem de lucro ser menor, o volume de negociações diárias aumenta, proporcionando as oportunidades necessárias. 

O Tryd Pro oferece também um módulo de simulação chamado Tryd Sim. Assim, ele utiliza um ambiente simulado, contando com dados em tempo real dos ambientes da bolsa de valores para a utilização do trader. 

SmarttBot 

O SmarttBot é uma plataforma para o day trade com um funcionamento diferente das citadas anteriormente. Ele é, na verdade, um robô trader que opera na bolsa de forma automática — de acordo com as diretrizes do usuário. 

Logo, o especulador configura como deve ser aplicada a estratégia e diversas variáveis para a operação. Assim, o SmarttBot aplicará essa programação nas negociações, enviando ordens automáticas para o sistema. 

Essas ordens também podem ser simuladas. Nesse caso, o robô opera normalmente, mas sem utilizar o ambiente real da bolsa. Assim, o trader tem mais segurança com a configuração e consegue testar o algoritmo antes de utilizá-lo com dinheiro real. 

Pronto! Agora você já sabe como funciona um simulador de day trade e as principais alternativas gratuitas. Lembre-se de que para utilizá-las é preciso ter uma conta na Genial Investimentos, que proporciona diversos recursos fundamentais para investidores e traders. 

Quer começar a utilizar uma plataforma intuitiva e com as principais ferramentas para especulação com corretagem zero? Então vem ser Genial!

Comentários