Existem diversas estratégias para operar no mercado de renda variável. Entre elas, vale destacar o day trade de minicontratos futuros do Índice Bovespa (WIN), que vem ganhando mais adeptos. Afinal, a possibilidade de lucrar mesmo com poucos recursos pode parecer interessante. 

Porém, devido aos riscos, é importante saber como gerenciá-los e controlar as operações para ter mais chances de êxito. Assim, nós, da Genial Investimentos, preparamos uma planilha day trade de mini-índice para ajudar você nessa jornada, basta fazer o download!  

Acompanhe este artigo e veja tudo o que precisa saber a respeito de day trade e os cuidados que se deve ter antes de iniciar essa atividade. Aproveite, ainda, para fazer o download da nossa planilha day trade mini-índice clicando aqui

 Não perca!  

O que é o day trade? 

O primeiro passo para quem deseja começar a fazer day trade é saber diferenciar o conceito de investidor e especulador. Você sabe o que muda entre eles? 

O investidor costuma procurar o mercado financeiro para rentabilizar o seu capital no longo prazo. Logo, ele se planeja financeiramente para conseguir investir de maneira regular e, muitas vezes em alternativas que proporcionem renda passiva, aumentando seu capital aos poucos. 

Já o especulador é a figura oposta. O seu objetivo é extrair lucro de oportunidades que surgem no mercado — sejam de curto ou curtíssimo prazo. Nesse sentido, ele busca lucros independentemente de o mercado estar em alta ou em baixa, utilizando diferentes estratégias.  

Quando o especulador abre e encerra uma posição em um ativo ou derivativo financeiro no mesmo dia, isso é chamado de day trade. É um tipo de operação bastante dinâmica e que exige preparo e conhecimento, já que pode durar poucas horas ou minutos. 

Como funciona o day trade? 

De modo geral o funcionamento do day trade é simples. O trader assume uma posição com base nas suas expectativas sobre a evolução dos preços no mercado. Se ele entende que o mercado tende a subir, abrirá uma posição comprada. Do contrário, se posicionará na venda. 

O lucro é obtido quando ele consegue encerrar a operação com um preço melhor do que a sua posição. Imagine que o trader se posicione na compra de um derivativo por um certo preço e, em poucas horas, encerra a posição por uma cotação maior. Nessa situação hipotética, ele terá um retorno positivo. 

Porém, também é possível obter lucro com a queda dos preços. Suponha que o trader opere vendido em um minicontrato, abrindo uma posição de venda durante o dia. Algum tempo depois, ainda no mesmo pregão, os preços caem, e o especulador encerra a sua posição.  

Perceba que, neste cenário hipotético, o mercado se movimentou na direção prevista pelo especulador. Assim, foi possível obter lucro ao final do dia. Em todos os casos, é importante ter em mente que nem sempre o mercado se comportará conforme previsto, o que pode gerar perdas.  

Vale destacar que o day trade pode ser feito em grande parte dos ativos e derivativos negociados nos ambientes da bolsa de valores, como é o caso dos minicontratos de índice (WIN). Nesse caso, a busca pelas operações tem aumentado, especialmente por ser uma alternativa mais acessível. 

Aqui, na Genial Investimentos, por exemplo, a margem exigida para operar o mini-índice (WIN) é de R$ 20,00 por contrato. No que se refere à rentabilidade, cada ponto do mini-índice tem o preço de R$ 1,00 por contrato. Assim, com boas estratégias surgem oportunidades para ampliar o capital com as operações.  

Quais os cuidados a serem tomados ao fazer day trade? 

Ao conhecer o conceito de day trade e como ele funciona, você já deve ter observado que é uma atividade que pode ser lucrativa. No entanto, os riscos tendem a ser altos, o que exige a adoção de certos cuidados.  

Veja quais são eles! 

Abra uma conta em uma corretora  

O primeiro passo a ser adotado por quem quer fazer day trade é abrir conta em uma corretora de valores confiável. Para tanto, é interessante contar com uma instituição que forneça ferramentas de gestão de risco, plataformas operacionais e que tenha baixo ou nenhum custo. 

Por isso, a Genial Investimentos zerou a taxa de corretagem em operações de day trade para todos os clientes que aderirem ao produto RLP (retail liquidity provider). Além disso, com o RLP ativo, você poderá escolher as melhores plataformas trader do mercado sem custo adicional.  

Aprenda análise técnica 

Para saber os pontos de entrada e saída de suas operações será preciso aprender como avaliar o mercado. Nesse cenário, uma das estratégias mais utilizadas pelos especuladores é a análise técnica — que é a leitura do mercado através de gráficos e indicadores financeiros. 

Com a análise técnica você conseguirá observar o histórico de comportamento dos preços e padrões gráficos. Afinal, o mercado financeiro é cíclico e costuma reprisar seus movimentos. Assim, poderá antecipar movimentos e se posicionar a favor deles, aumentando suas chances de lucro. 

Faça um bom manejo dos riscos 

Ao decidir especular, é preciso lembrar de que nem mesmo o melhor trader da bolsa de valores consegue lucrar todas às vezes. Ao contrário, as perdas no day trade são comuns, e você tem que estar preparado para quando elas ocorrerem.  

Diante disso, um modo de reduzir os impactos de eventuais prejuízos é saber manejar os riscos. Então procure fazer um gerenciamento de risco que permita que seus ganhos sejam superiores às suas perdas. 

Dessa maneira, mesmo que você se depare com prejuízos, eles serão compensados pelos ganhos, aumentando as chances de ter um saldo positivo no final do dia. 

Tenha uma planilha de day trade 

Ter o controle das suas operações é uma das melhores formas de saber quais estratégias estão funcionando e quais não estão. E isso pode ser feito por meio da planilha de day trade mini-índice disponibilizada para download pela Genial Investimentos. Para encontrá-la, clique aqui

Manter um registro atualizado com todas as operações realizadas contribuirá para você encontrar mais rapidamente aquilo que está lhe causando prejuízos, permitindo sua correção. Logo, você poderá rever a estratégia, o horário em que opera, os valores de stop loss e stop gain utilizados, entre outros fatores.  

Além disso, a planilha será de grande ajuda quando você for declarar seu Imposto de Renda. Isso porque sobre o ganho de capital em operações day trade incide uma alíquota de 20%, sem nenhum tipo de isenção. Portanto, com tudo calculado fica mais fácil de preencher e recolher o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF). 

Após aprender o que é day trade, seu funcionamento e os cuidados para operá-lo, não deixe de fazer o download da planilha day trade mini-índice desenvolvida pela Genial. Com ela, será possível controlar todos os seus trades, usufruindo de suporte para as suas estratégias de especulação.  

Vai começar a especular na bolsa de valores? Então abra já sua conta conosco!

Comentários