Conteúdo atualizado em 08 de novembro de 2022 às 11:35 por Genial Investimentos.

A corrida eleitoral para chefe do Poder Executivo Federal é uma situação que pode afetar investimentos e economia. Então é comum que os investidores fiquem curiosos sobre os resultados da última pesquisa para presidente de 2022.

Como elas contam com metodologias confiáveis, é possível avaliar cenários possíveis e os ânimos dos eleitores. Assim, o mercado financeiro reage a essas notícias, trazendo movimentos importantes para os investidores.

Quer saber como foram as últimas pesquisas e como lidar com seus investimentos baseados nelas? Continue a leitura desse post e confira tudo!

Inscreva-se no nosso canal do YouTube

Siga nossas redes sociais e receba atualizações em primeira mão.


Quais são os cenários possíveis das próximas eleições?

Quando se fazem pesquisas para presidente, destacam-se os cenários possíveis das próximas eleições. Essas notícias são fundamentais para o mercado, tendo em vista que traçam algumas expectativas para políticas econômicas e investimentos.

Com isso, acompanhar esse contexto é uma ótima maneira de entender as oscilações e movimentos de curto e médio prazo nos investimentos. Você sabe o que as últimas pesquisas dizem sobre os possíveis cenários nas eleições?

Primeiro é preciso dividi-los em dois pontos importantes: a avaliação do Governo atual e os principais candidatos ao cargo na eleição. Ademais, o investidor precisa saber como a pesquisa foi realizada para conhecer seu nível de confiabilidade.

Essas informações definem os possíveis cenários, tendo em vista que avaliações e expectativas dos eleitores são essenciais. Veja cada uma delas a seguir:

Sobre a pesquisa para presidente da Genial Investimentos

Primeiro você conhecerá qual é a avaliação do Governo atual conforme a última pesquisa da Genial Investimentos em parceria com a Quaest Consultoria.

Aqui, é importante ressaltar que nossa pesquisa utiliza uma metodologia moderna e questionários em todos os estados brasileiros.

Nesse sentido, ela é feita de forma presencial, indo na residência de cada um dos pesquisados. Essa amostra é separada de acordo com a probabilidade de proporcional ao tamanho, com base na população maior de 16 anos.

Dessa maneira, a margem de erro é de apenas 2 pontos percentuais e o nível de confiança chega a 95%. Ademais, para a pesquisa publicada as coletas foram realizadas entre os dias 28 a 29 de outubro de 2022.

Importante ressaltar: Esta pesquisa foi registrada junto a justiça eleitoral e protocolada sob o número BR-05765/2022, no dia 23/10/2022. Fica expressamente vedada sua divulgação por qualquer meio de comunicação antes do dia 29 de outubro de 2022.
Fonte dos dados: Pesquisa Genial Quaest Consultoria – Outubro 2022

Sobre a pesquisa para presidente da Genial Investimentos – Atualizado Outubro de 2022

Avaliação do Governo Atual

A pesquisa da Genial de outubro de 2022 para o cenário presidencial demonstrou diversos pontos importantes sobre a avaliação do Governo do Presidente Bolsonaro. Primeiro, é preciso verificar o resultado agregado.

Conforme esse dado, 35% dos entrevistados avaliam o Governo como negativo e quando comparado com a pesquisa anterior houve uma queda de 1p.p.

A pesquisa também revela que 26% dos entrevistado consideram o Governo como regular e 37% como positivo. Já 2% dos entrevistados não souberam responder ou não responderam ao questionamento.
Fonte dos dados: Pesquisa Genial Quaest Consultoria – Outubro 2022

Esse dado também pode ser desmembrado de acordo com diversas características. Por exemplo, por regiões do país, por sexo, por idade, por escolaridade e por renda. Dessa maneira, pode-se ter um panorama do sentimento dos brasileiros com o Governo.

Avaliação do Governo Atual – Atualizado Outubro de 2022

Quais foram os principais candidatos a presidência em 2022?

Entre eles estão o atual Presidente da República, Jair Bolsonaro, que atualmente faz parte do partido Partido Liberal. Ademais, destaca-se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que governou até o final de 2010, pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Depois, também é possível citar Ciro Gomes, do Partido Democrático Trabalhista (PDT), que já foi Ministro de Estado e se candidatou diversas vezes. Fazem parte da lista de candidatos Simone Tebet, Soraia Thronicke, Felipe d’Avila, Vera Lúcia, Sofia Manzano, Padre Kelmon, Leonardo Péricles, Constituinte Eymael e Pablo Marçal.

Vale ressaltar que de acordo com os 100% votos apurados até data da última atualização 04/10/2022 10:27:34 o atual Presidente da República, Jair Bolsonaro, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seguem para as eleições de segundo turno que ocorrerá no dia 30 de outubro 2022.

Eleições 2022 - TSE: Resultados do 1º Turno para Presidente
Eleições 2022 – TSE: Resultados do 1º Turno para Presidente

Qual a intenção de voto para Presidente no 2º Turno?

Agora que você conhece como se deu a avaliação do atual Governo e os principais candidatos para as eleições, é preciso saber o resultado das pesquisas.

A seguir, confira dados da pesquisa de outubro da Genial Investimentos e Quaest um modelo de dados likely voter (votos válidos).

Cenário em 2º Turno entre Lula e Bolsonaro:

Candidatos06/Outubro13/Outubro19/Outubro29/Outubro
Lula53.9%53.4%52.8%52.1%
Bolsonaro46.1%46.6%47.2%47.9%
Intenção de voto Presidente | 2º Turno | Likely Voter | Votos Válidos

Cenário do 2º turno entre Lula e Bolsonaro: Atualizado Outubro de 2022

Qual foi o histórico de intenções de votos do 1º Turno entre Lula e Bolsonaro?

Cenário em 2º turno entre Lula e Bolsonaro: Atualizado Setembro de 2022
Cenário em 2º turno entre Lula e Bolsonaro: Atualizado Setembro de 2022

Quais pesquisas Regionais a Genial disponibilizou?

Você pode ter acesso a todas as pesquisas publicadas Genial Investimentos em parceria com a Quaest Consultoria. Confira!

Sobre o debate de 1º Turno Presidencial – TV Band 28.08.2022

O primeiro debate entre os candidatos à Presidência da República que aconteceu no dia 28/08/2022 nos estúdios da Band, em São Paulo. Um pool foi formado entre o Grupo Bandeirantes de Comunicação, a TV Cultura, o jornal Folha de S. Paulo e o portal UOL para o encontro entre os presidenciáveis. Um sorteio definiu como os candidatos ficarão posicionados no palco. Da esquerda para a direita da tela, ficarão, pela ordem: Felipe D’Ávila (Novo). Na sequência, Soraya Thronicke (União), Simone Tebet (MDB), Jair Bolsonaro (PL), Lula (PT) e Ciro Gomes (PDT).

Sobre o debate de 2º Turno Presidencial – TV Band 16.10.2022

Google

Qual foi as tendências de pesquisas do 1º debate presidencial?

O Google em parceria com a emissora brasileira Band TV para trazer as tendências de pesquisa para o primeiro debate presidencial para as eleições de 2022 no Brasil. Para apoiar esse esforço, analisamos os dados do Google Trends sobre interesse de pesquisa para ajudar a informar o eleitorado sobre tendências regionais para candidatos e temas presidenciais.

Este mapa mostra o interesse de pesquisa no Brasil pelos tópicos mais relevantes nas eleições de 2022.
Este mapa mostra o interesse de pesquisa no Brasil pelos tópicos mais relevantes nas eleições de 2022.

Saiba Mais: Visualizing Google Search interest in Brazil’s 2022 presidential debate

Qual foi as tendências de pesquisas do 2º debate presidencial?

Saiba Mais: Veja na integra o resultado completo dos interesses durante o 2º debate na TV Band

Como lidar com seus investimentos nesse momento?

Com esses cenários para as eleições para presidente 2022 e os seus impactos no mercado, como você deve lidar com seus investimentos? Aqui, a principal dica dos profissionais é manter a sua estratégia, principalmente se ela é voltada ao longo prazo na renda variável.

Saiba Mais: Bolsonaro x Lula: Risco fiscal e a continuação de reformas estruturais marcam o futuro incerto pós 2022

Desse modo, quem busca acumular patrimônio e conquistar a independência financeira, não precisa ter grandes preocupações com movimentos de curto e médio prazo. Isso acontece porque se considera períodos maiores, tirando o peso das oscilações pontuais.

Já investidores que desejam aproveitar eventuais oportunidades de curto prazo para aumentar a rentabilidade, precisam se manter atentos a análises de especialistas. Assim, será possível verificar a influência das pesquisas e das eleições em determinados ativos.

Conheça as carteiras recomendadas do projeto Genial Analisa, disponibilizadas todos meses recomendações de ações e fundos imobiliários através de uma equipe de analistas de ponta Filipe Villegas e Isabella Suleiman.

Verificando uma expectativa de valorização ou queda, é possível tentar aproveitar o movimento para realizar investimentos ou mesmo operações de especulação. Contudo, isso deve fazer sentido para o seu perfil e objetivo com o aporte.

Agora você já conhece a última pesquisa para presidente em 2022 e como ela pode influenciar seus investimentos. A Genial Investimentos atualizará esses cenários mensalmente para continuar lhe informando. Além disso, temos um time de profissionais que analisam os resultados periodicamente!

Ficou interessado em acompanhar nossas pesquisas e análises? Então assine nossa newsletter para recebê-las!

Inscreva-se no nosso canal do YouTube

Siga nossas redes sociais e receba atualizações em primeira mão.

Pesquisas

Genial Investimentos

Somos uma plataforma de investimentos que tem como objetivo facilitar o acesso ao mercado financeiro e ampliar a educação financeira no Brasil.

Ver todos os artigos
Campanha Institucional - Ativação - Abra sua conta

Navegação rápida

O link do artigo foi copiado!