A corrida eleitoral para chefe do Poder Executivo Federal é uma situação que pode afetar investimentos e economia. Então é comum que os investidores fiquem curiosos sobre os resultados da última pesquisa para presidente de 2022.

Como elas contam com metodologias confiáveis, é possível avaliar cenários possíveis e os ânimos dos eleitores. Assim, o mercado financeiro reage a essas notícias, trazendo movimentos importantes para os investidores.

Quer saber como foram as últimas pesquisas e como lidar com seus investimentos baseados nelas? Continue a leitura desse post e confira tudo!

Quais são os cenários possíveis das próximas eleições?

Quando se fazem pesquisas para presidente, destacam-se os cenários possíveis das próximas eleições. Essas notícias são fundamentais para o mercado, tendo em vista que traçam algumas expectativas para políticas econômicas e investimentos.

Com isso, acompanhar esse contexto é uma ótima maneira de entender as oscilações e movimentos de curto e médio prazo nos investimentos. Você sabe o que as últimas pesquisas dizem sobre os possíveis cenários nas eleições?

Primeiro é preciso dividi-los em dois pontos importantes: a avaliação do Governo atual e os principais candidatos ao cargo na eleição. Ademais, o investidor precisa saber como a pesquisa foi realizada para conhecer seu nível de confiabilidade.

Essas informações definem os possíveis cenários, tendo em vista que avaliações e expectativas dos eleitores são essenciais. Veja cada uma delas a seguir:

A pesquisa para presidente da Genial Investimentos

Primeiro você conhecerá qual é a avaliação do Governo atual conforme a última pesquisa da Genial Investimentos em parceria com a Quaest Consultoria.

Aqui, é importante ressaltar que nossa pesquisa utiliza uma metodologia moderna e questionários em todos os estados brasileiros.

Nesse sentido, ela é feita de forma presencial, indo na residência de cada um dos pesquisados. Essa amostra é separada de acordo com a probabilidade de proporcional ao tamanho, com base na população maior de 16 anos.

Dessa maneira, a margem de erro é de apenas 2.2 pontos percentuais e o nível de confiança chega a 95%. Ademais, para a pesquisa publicada em novembro as coletas foram feitas de 03 a 06 de novembro de 2021.

Avaliação do Governo atual

A pesquisa da Genial de novembro para o cenário presidencial demonstrou diversos pontos importantes sobre a avaliação do Governo do Presidente Bolsonaro. Primeiro, é preciso verificar o resultado agregado.

Conforme esse dado, 56% dos entrevistados avaliam o Governo como negativo, 22% como regular e 19% como positivo. Já 3% dos entrevistados não souberam responder ou não responderam ao questionamento.

Esse dado também pode ser desmembrado de acordo com diversas características. Por exemplo, por regiões do país, por sexo, por idade, por escolaridade e por renda. Dessa maneira, pode-se ter um panorama do sentimento dos brasileiros com o Governo.

Outro dado importante diz respeito da avaliação do Governo do Presidente Bolsonaro seu mandato. Nesse sentido, 56% consideram uma avaliação negativa do Governo.

Principais candidatos

Ainda não é possível fazer campanha ou divulgar, oficialmente, nomes de candidatos pelos partidos políticos. Contudo, existem diversos nomes que se destacam entre os principais concorrentes da eleição de 2022.

Entre eles estão o atual Presidente da República, Jair Bolsonaro, que ainda não tem um partido definido para as eleições. Ademais, destaca-se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que governou até o final de 2010, pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Depois, também é possível citar Ciro Gomes, do Partido Democrático Trabalhista (PDT), que já foi Ministro de Estado e se candidatou diversas vezes.

Como foram os resultados da última pesquisa para presidente de 2022?

Agora que você conhece como se deu a avaliação do atual Governo e os principais candidatos para as eleições, é preciso saber o resultado das pesquisas.

A seguir, confira dados da pesquisa de novembro: da Genial Investimentos e Quaest:

Genial

Cenário em primeiro turno:

  • Lula: 48%;
  • Bolsonaro: 21%;
  • Sérgio Moro: 8%;
  • Nulo, branco ou não sabe responder: 10%.

Cenário em segundo turno entre Lula e Bolsonaro:

  • Lula: 47%;
  • Bolsonaro: 21%;
  • Nulo, branco ou não sabem responder: 10%.

Como lidar com seus investimentos nesse momento?

Com esses cenários para as eleições para presidente 2022 e os seus impactos no mercado, como você deve lidar com seus investimentos?

Aqui, a principal dica dos profissionais é manter a sua estratégia, principalmente se ela é voltada ao longo prazo na renda variável.

Desse modo, quem busca acumular patrimônio e conquistar a independência financeira, não precisa ter grandes preocupações com movimentos de curto e médio prazo. Isso acontece porque se considera períodos maiores, tirando o peso das oscilações pontuais.

Já investidores que desejam aproveitar eventuais oportunidades de curto prazo para aumentar a rentabilidade, precisam se manter atentos a análises de especialistas. Assim, será possível verificar a influência das pesquisas e das eleições em determinados ativos.

Verificando uma expectativa de valorização ou queda, é possível tentar aproveitar o movimento para realizar investimentos ou mesmo operações de especulação. Contudo, isso deve fazer sentido para o seu perfil e objetivo com o aporte.

Agora você já conhece a última pesquisa para presidente em 2022 e como ela pode influenciar seus investimentos. A Genial Investimentos atualizará esses cenários mensalmente para continuar lhe informando. Além disso, temos um time de profissionais que analisam os resultados periodicamente!

Ficou interessado em acompanhar nossas pesquisas e análises? Então assine nossa newsletter para recebê-las!

Comentários