Conteúdo atualizado em 12 de maio de 2022 às 12:31 por Genial Investimentos.

A corrida eleitoral para chefe do Poder Executivo Federal é uma situação que pode afetar investimentos e economia. Então é comum que os investidores fiquem curiosos sobre os resultados da última pesquisa para presidente de 2022.

Como elas contam com metodologias confiáveis, é possível avaliar cenários possíveis e os ânimos dos eleitores. Assim, o mercado financeiro reage a essas notícias, trazendo movimentos importantes para os investidores.

Quer saber como foram as últimas pesquisas e como lidar com seus investimentos baseados nelas? Continue a leitura desse post e confira tudo!

Quais são os cenários possíveis das próximas eleições?

Quando se fazem pesquisas para presidente, destacam-se os cenários possíveis das próximas eleições. Essas notícias são fundamentais para o mercado, tendo em vista que traçam algumas expectativas para políticas econômicas e investimentos.

Com isso, acompanhar esse contexto é uma ótima maneira de entender as oscilações e movimentos de curto e médio prazo nos investimentos. Você sabe o que as últimas pesquisas dizem sobre os possíveis cenários nas eleições?

Primeiro é preciso dividi-los em dois pontos importantes: a avaliação do Governo atual e os principais candidatos ao cargo na eleição. Ademais, o investidor precisa saber como a pesquisa foi realizada para conhecer seu nível de confiabilidade.

Essas informações definem os possíveis cenários, tendo em vista que avaliações e expectativas dos eleitores são essenciais. Veja cada uma delas a seguir:

Sobre a pesquisa para presidente da Genial Investimentos

Primeiro você conhecerá qual é a avaliação do Governo atual conforme a última pesquisa da Genial Investimentos em parceria com a Quaest Consultoria.

Aqui, é importante ressaltar que nossa pesquisa utiliza uma metodologia moderna e questionários em todos os estados brasileiros.

Nesse sentido, ela é feita de forma presencial, indo na residência de cada um dos pesquisados. Essa amostra é separada de acordo com a probabilidade de proporcional ao tamanho, com base na população maior de 16 anos.

Dessa maneira, a margem de erro é de apenas 2 pontos percentuais e o nível de confiança chega a 95%. Ademais, para a pesquisa publicada em maio de 2022 as coletas foram feitas entre os dias 5 a 8 de maio de 2022.

Importante ressaltar: Esta pesquisa foi registrada junto a justiça eleitoral e protocolada sob o número BR-01603/2022, no dia 05/05/2022. Fica expressamente vedada sua divulgação por qualquer meio de comunicação antes do dia 11 de maio de 2022.
Fonte dos dados: Pesquisa Genial Quaest Consultoria – Maio 2022

Sobre a pesquisa para presidente da Genial Investimentos - Atualizado Maio de 2022
Sobre a pesquisa para presidente da Genial Investimentos – Atualizado Maio de 2022

Avaliação do Governo Atual

A pesquisa da Genial de maio de 2022 para o cenário presidencial demonstrou diversos pontos importantes sobre a avaliação do Governo do Presidente Bolsonaro. Primeiro, é preciso verificar o resultado agregado.

Conforme esse dado, 46% dos entrevistados avaliam o Governo como negativo e quando comparado com a pesquisa anterior temos uma queda de 1p.p.

A pesquisa também revela que 27% dos entrevistado consideram o Governo como regular e 25% como positivo. Já 2% dos entrevistados não souberam responder ou não responderam ao questionamento.
Fonte dos dados: Pesquisa Genial Quaest Consultoria – Maio 2022

Esse dado também pode ser desmembrado de acordo com diversas características. Por exemplo, por regiões do país, por sexo, por idade, por escolaridade e por renda. Dessa maneira, pode-se ter um panorama do sentimento dos brasileiros com o Governo.

Avaliação do Governo Atual - Atualizado Maio de 2022
Avaliação do Governo Atual – Atualizado Maio de 2022

Os principais candidatos a presidência em 2022

Entre eles estão o atual Presidente da República, Jair Bolsonaro, que atualmente faz parte do partido Partido Liberal. Ademais, destaca-se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que governou até o final de 2010, pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Depois, também é possível citar João Doria e Ciro Gomes, do Partido Democrático Trabalhista (PDT), que já foi Ministro de Estado e se candidatou diversas vezes. Fazem parte da lista de candidatos André Janones, Simone Tebet, Felipe d’Avila e Luciano Bivar.

Como foram os resultados da última pesquisa para presidente de 2022?

Agora que você conhece como se deu a avaliação do atual Governo e os principais candidatos para as eleições, é preciso saber o resultado das pesquisas.

A seguir, confira dados da pesquisa de novembro: da Genial Investimentos e Quaest:

Cenário em 1º Turno entre Lula e Bolsonaro:

  • Lula: 45%;
  • Bolsonaro: 29%;
  • Ciro Gomes: 7%;
  • João Doria: 3%.
Cenário em 1º turno entre Lula e Bolsonaro: Atualizado Maio de 2022
Cenário em 1º turno entre Lula e Bolsonaro: Atualizado Maio de 2022

Cenário em 2º Turno entre Lula e Bolsonaro:

Cenário em 2º turno entre Lula e Bolsonaro: Atualizado Maio de 2022
Cenário em 2º turno entre Lula e Bolsonaro: Atualizado Maio de 2022

Como lidar com seus investimentos nesse momento?

Com esses cenários para as eleições para presidente 2022 e os seus impactos no mercado, como você deve lidar com seus investimentos? Aqui, a principal dica dos profissionais é manter a sua estratégia, principalmente se ela é voltada ao longo prazo na renda variável.

Desse modo, quem busca acumular patrimônio e conquistar a independência financeira, não precisa ter grandes preocupações com movimentos de curto e médio prazo. Isso acontece porque se considera períodos maiores, tirando o peso das oscilações pontuais.

Já investidores que desejam aproveitar eventuais oportunidades de curto prazo para aumentar a rentabilidade, precisam se manter atentos a análises de especialistas. Assim, será possível verificar a influência das pesquisas e das eleições em determinados ativos.

Conheça as carteiras recomendas do projeto Genial Analisa, disponibilizadas todos meses recomendações de ações e fundos imobiliários através de uma equipe de analistas de ponta Filipe Villegas e Isabella Suleiman.

Verificando uma expectativa de valorização ou queda, é possível tentar aproveitar o movimento para realizar investimentos ou mesmo operações de especulação. Contudo, isso deve fazer sentido para o seu perfil e objetivo com o aporte.

Agora você já conhece a última pesquisa para presidente em 2022 e como ela pode influenciar seus investimentos. A Genial Investimentos atualizará esses cenários mensalmente para continuar lhe informando. Além disso, temos um time de profissionais que analisam os resultados periodicamente!

Saiba Mais: Onde Investir Meu Dinheiro em 2022? Entenda!

Ficou interessado em acompanhar nossas pesquisas e análises? Então assine nossa newsletter para recebê-las!

Comentários