Os fundos de investimento imobiliário (FII) representam uma forma mais fácil e acessível para as pessoas físicas investirem em imóveis. As vantagens dos fundos imobiliários os tornam, inclusive, mais interessantes do que o investimento direto em imóveis.

Fundos imobiliários investem em imóveis comerciais – como shopping centers, lajes corporativas e galpões logísticos – ou em títulos de renda fixa atrelados ao mercado imobiliário, como os Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI).

Muito acessíveis a investidores de todos os portes, os fundos imobiliários tornam possível, a qualquer pessoa, o investimento em grandes empreendimentos, antes restrito a poucos investidores com muitos recursos.

As vantagens dos fundos imobiliários

1. Possibilidade de investir em grandes empreendimentos imobiliários de qualidade

Enquanto a pessoa física costuma investir diretamente apenas em apartamentos, casas e salinhas comerciais, os FII investem em grandes empreendimentos de altíssima qualidade.

São imóveis de alto padrão, com inquilinos de qualidade, normalmente acessíveis só a grandes investidores. O fundo imobiliário possibilita à pessoa física comprar um pedacinho de um imóvel como esse e se beneficiar de uma parcela dos ganhos que ele pode gerar.

Compare o investimento em FII com a compra direta de imóveis e entenda por que o investimento imobiliário via fundos é mais vantajoso.

empreendimentos imobiliarios

2. Rendimentos isentos de imposto de renda

Os rendimentos distribuídos pelos fundos imobiliários a seus cotistas – por exemplo, a título de aluguel – são isentos de imposto de renda. Essa é uma das principais vantagens dos fundos imobiliários para a pessoa física.

Para haver isenção, o FII deve ter, no mínimo, 50 cotistas e ter cotas negociadas em bolsa. Além disso, o cotista beneficiado pela isenção fiscal não pode deter mais de 10% das cotas do fundo.

Aprenda a avaliar a rentabilidade para escolher os melhores fundos imobiliários.

3. Investimento inicial baixo

Em vez de desembolsar, por baixo, centenas de milhares de reais na compra direta de um imóvel, os fundos imobiliários permitem ao investidor comprar apenas uma fração de um ou mais imóveis com algumas centenas ou poucos milhares de reais.

4. Diversificação com poucos recursos

O investimento em imóveis via FII permite ao investidor diversificar sua carteira sem a necessidade de desembolsar grandes somas.

Um único fundo pode já ter uma grande diversidade de imóveis e/ou inquilinos na carteira. Mas mesmo que o investidor decida investir em fundos com apenas um imóvel de um único inquilino, é fácil diversificar o investimento comprando vários FII.

A diversificação contribui para diminuir o risco da carteira, pois torna possível ter ganhos em diferentes cenários e mercados. Além disso, eventuais perdas com um ativo podem ser amenizadas ou até compensadas por ganhos gerados por outro ativo.

5. Boa liquidez

Fundos imobiliários são fundos fechados, não permitindo resgate de cotas como ocorre, por exemplo, em fundos de renda fixa. Mas isso não quer dizer que o cotista fica “preso” ao investimento.

Os fundos imobiliários nos quais as pessoas físicas costumam investir têm suas cotas negociadas em bolsa, como se fossem ações.

Assim, se quiser se desfazer de parte ou da totalidade de suas cotas, basta que o cotista as venda na bolsa para outro interessado, via mesa de operações ou home broker da sua corretora.

Esse mecanismo faz com que FII sejam bem mais líquidos do que o investimento direto em imóveis. É muito mais fácil e rápido se desfazer das cotas de um fundo imobiliário do que vender um imóvel. E o cotista ainda pode lucrar com a valorização das suas cotas.

6. Proteção contra a inflação

O investimento em fundos imobiliários, assim como o investimento direto em imóveis, conta com proteção contra a inflação. Os valores dos aluguéis são corrigidos por algum índice de preços, como o IGP-M ou o IPCA, o que garante que o patrimônio do investidor de fato cresça e tenha seu poder de compra preservado.

7. Gestão profissional

Entre as vantagens dos fundos imobiliários, destaca-se ainda a gestão profissional. Os FII contam com especialistas para tomar todas as decisões, para que o cotista não precise se preocupar com nada.

Escolher quais imóveis comprar ou vender e quais inquilinos aceitar não são tarefas triviais, e nos fundos essas decisões são tomadas por profissionais.

São eles que se ocupam da escolha dos imóveis que vão compor a carteira, dos inquilinos que irão ocupá-los, de eventuais renegociações e reajustes de aluguel, além de decidirem se é o caso de vender algum empreendimento ou comprar novos.

8. Menos burocracia e dor de cabeça

Nos fundos imobiliários, toda a burocracia do investimento é resolvida por profissionais. O investidor não precisa se preocupar com a manutenção dos imóveis, inquilinos problemáticos ou a burocracia do processo de compra e venda.

Ficou interessado? Então saiba mais sobre o investimento em FII com os nossos artigos Fundo imobiliário: como funciona o investimento em imóveis via fundos e Fundos imobiliários: tudo que você precisa saber para investir.

Larissa Novak

Larissa integra a área de Marketing e é responsável pela criação de conteúdos em todas as mídias sociais da Genial. Ela é certificada pela AMBIMA através do CEA. Atuou nas áreas de Customer Success e Account Executive.

Ver todos os artigos
Lançamento App 30

Navegação rápida

O link do artigo foi copiado!

Planilha Comparativa de Renda Fixa