Ter acesso a crédito pode trazer diversas vantagens para seu planejamento financeiro, desde o suporte para regularizar sua situação até a realização de um objetivo. Mas, para tanto, é preciso ter atenção a elementos como o score da Serasa.

A ferramenta de análise de crédito é usada porque essas operações envolvem riscos. Desse modo, as instituições financeiras fazem avaliações com base no histórico e no perfil de cada cliente para apresentar as condições de liberação de recursos para ele.

Diante disso, ter um bom score na Serasa é fundamental para conseguir empréstimos e financiamentos com melhores condições. Você deseja aumentar a sua pontuação? Veja o passo a passo que nós, da Genial, preparamos!

O que é o score de crédito da Serasa?

O score de crédito é uma ferramenta utilizada por instituições financeiras e credores para avaliar o risco de crédito de uma pessoa ou empresa. Ele é uma pontuação que ajuda a entender o perfil de pagamentos de quem está buscando essa solução para o orçamento.

A nota é calculada com base em informações contidas no histórico de crédito do indivíduo ou empresa. Entre elas, estão dados como histórico de pagamento de contas, inadimplência, quantidade de dívidas e outros fatores relevantes para a análise de risco.

Nesse sentido, o score da Serasa é um dos principais instrumentos com esse foco no Brasil. Ele é de responsabilidade da Serasa Experian, uma datatech de análise de riscos e oportunidades de crédito.

O objetivo do score da Serasa é apresentar uma avaliação inicial do risco que a pessoa ou empresa representa para as instituições financeiras ao solicitar crédito. Veja como é classificada a pontuação:

  • de 0 a 300 pontos: score ruim;
  • de 301 a 500: score regular;
  • de 501 a 700: score bom;
  • de 701 a 1000: score muito bom.

Geralmente, quanto mais alta for a pontuação, mais você é reconhecido como um bom pagador. Logo, pode ser mais fácil conseguir crédito no mercado — e em condições mais interessantes.

Quais as vantagens de ter um score alto na Serasa?

Ter um score de crédito alto na Serasa pode ser vantajoso para sua rotina. Um dos principais benefícios, como você viu, é a facilidade no acesso a crédito, como empréstimos, já que você tende a ser mais bem-visto por instituições financeiras.

Confira outras vantagens de ter um score positivo:

  • taxas mais baixas: consumidores com score alto geralmente conseguem negociar taxas de juros mais baixas em empréstimos e financiamentos. Isso resulta em custos menores ao longo do tempo e economia de dinheiro;
  • limites de crédito mais altos: normalmente, pessoas com bom score têm acesso a limites mais elevados em cartões e outras linhas de crédito, permitindo maior poder de compra e flexibilidade financeira;
  • mais poder de negociação: com um score alto na Serasa, você pode ter mais margem para negociação de condições nas instituições financeiras, ficando menos dependente da primeira proposta apresentada.

Junto a esses pontos, ter um score alto pode agilizar o processo de aprovação de crédito e reduzir a quantidade de documentação e análises adicionais necessárias. Ademais, o score alto pode facilitar outras áreas da sua rotina financeira — como aprovação para contrato de aluguéis.

Como aumentar o score na Serasa?

Agora que você entendeu o que é o score da Serasa e a importância de ter uma pontuação alta na plataforma, é oportuno destacar que existem práticas que podem ajudar a aumentar esse indicador. Confira quais são elas e veja como implementar!

Mantenha as contas em dia

Um dos critérios que ajudam a melhorar o score na Serasa é o histórico de pagamentos. Para definir a pontuação, a empresa analisa como você lidou com as contas nos últimos anos.

Então manter suas contas em dia é um dos passos essenciais para ter controle sobre as finanças. Esse orçamento ajuda no aumento do score e será estratégico para o desenvolvimento da sua educação financeira, facilitando decisões no futuro.

Por esse motivo, certifique-se de pagar seus débitos dentro do prazo de vencimento, incluindo cartões de crédito, empréstimos e financiamentos. Conseguir quitar as contas sem atraso é uma tarefa que exige organização e planejamento financeiro.

Para facilitar esse controle, você deve:

  • criar um orçamento: tenha um planejamento financeiro detalhado — mensal, trimestral ou anual — com todas as suas despesas e receitas. Esse hábito ajuda a ter uma visão clara das suas finanças e saber quanto dinheiro estará disponível para suas contas;
  • definir prioridades: esse é o caminho mais viável para não deixar que as contas virem uma bola de neve. Dê preferência para o pagamento de débitos essenciais para evitar atrasos;
  • estabelecer um calendário de pagamentos: tenha controle sobre os vencimentos e as quantias para o pagamento de cada conta. Caso você receba dinheiro muito antes do período de quitação delas, separe o montante das despesas para evitar gastar o dinheiro;
  • automatizar pagamentos: configure pagamentos automáticos para as contas regulares, como luz, água, telefone e internet. Essa atitude ajudará a garantir que elas sejam pagas sempre na data correta, mesmo que você se esqueça.

Pague o total da fatura do cartão de crédito

O cartão de crédito pode ser um grande aliado na sua rotina. Além de possibilitar pagar as compras apenas no futuro, há outros benefícios que ele pode trazer, como acúmulo de milhas e cashback.

Porém, você precisa ter uma atenção especial com as faturas. Mesmo que muitas instituições ofereçam condições especiais de pagamento, como o parcelamento, a prática não é indicada para quem busca uma situação financeira saudável.

Quando você torna o não pagamento da fatura cheia um hábito, há riscos como:

  • juros elevados: os juros rotativos do cartão de crédito estão entre os mais altos do mercado. O acúmulo deles pode se tornar um problema para seu planejamento;
  • endividamento: sem o controle adequado das finanças, o resultado pode ser uma bola de neve de dívidas. Quanto mais as quantias aumentarem, mais difícil pode ser para pagá-las;
  • queda no score: o parcelamento da fatura pode ser registrado no seu histórico de crédito como um pagamento atrasado ou parcial, prejudicando a pontuação;
  • compras impulsivas: a possibilidade de parcelamento pode encorajar gastos impulsivos, já que há sensação de que as quantias são menores.

Para ter um melhor controle sobre o cartão e, consequentemente, mais chances de melhorar o score, sempre pague o total da fatura até a data de vencimento. Esse hábito serve para evitar juros e encargos adicionais.

Ainda, utilize o cartão de crédito com responsabilidade e crie um orçamento para monitorar suas despesas e garantir que elas estejam dentro de suas possibilidades. Caso precise parcelar uma compra específica, verifique as condições e taxas oferecidas antes de avançar, ok?

Negocie suas dívidas

Seu histórico de dívidas é um dos elementos mais relevantes na composição do score de crédito da Serasa. Quando você tem inadimplências registradas, elas podem afetar negativamente a sua pontuação na plataforma.

Dessa forma, a negociação pode ser um caminho a seguir. Ao negociar e regularizar suas dívidas, você demonstra responsabilidade financeira e compromisso em resolver suas pendências. Com o passar do tempo, esses registros negativos influenciam menos o score.

Então você conseguirá melhorar sua pontuação. Essa mudança acontece porque, quando você regulariza ou negocia a dívida, as informações sobre o pagamento são atualizadas nos órgãos de proteção ao crédito.

Se você possuir muitas dívidas, liste cada uma delas, de acordo com o montante e o prazo para identificar as prioridades. Monte também um planejamento financeiro para quitá-las antes de adquirir novos débitos.

Entretanto, no momento de negociar a dívida, tenha atenção para fazer bons acordos financeiros, aceitando apenas condições que você poderá arcar. Caso contrário, o endividamento retornará e sua pontuação será, novamente, prejudicada.

Evite ter muitas contas abertas

Atualmente, é bem mais fácil ter acesso a serviços financeiros do que no passado. Com a ascensão da tecnologia, surgiram diversos bancos digitais e fintechs com novas soluções financeiras — muitas delas mais práticas do que as tradicionais.

No entanto, ter muitas contas abertas simultaneamente pode não ser uma decisão estratégica, especialmente quando há solicitação de cartão de crédito. Apesar de não haver restrições sobre o número de contas permitidas por pessoa, a prática costuma prejudicar seu score.

A queda na pontuação acontece porque a abertura frequente de contas pode ser um indício de que você está enfrentando dificuldades financeiras, ou que está buscando obter crédito acima da sua capacidade de pagamento. Logo, o acúmulo costuma representar um sinal de alerta para as agências.

Além disso, ter múltiplas contas costuma significar uma falta de relacionamento consolidado com um banco específico. Em certos cenários, ter uma boa relação com a instituição financeira pode ser um fator que beneficia o seu score e o acesso ao crédito com ela.

Vale destacar que as diferentes contas podem ser um desafio para seu planejamento financeiro. Quanto mais contas sem uma devida organização, maiores são as chances de adquirir novas dívidas a partir do acúmulo de compromissos financeiros.

Mantenha seus dados atualizados

Chegando até aqui, você já entendeu que a Serasa compila diversos dados seus para dar uma pontuação de crédito, não é mesmo? Portanto, manter suas informações atualizadas na base da plataforma pode ajudar no seu score.

Entre os dados, estão:

  • informações pessoais, como nome completo, CPF, RG, data de nascimento, estado civil, endereço residencial, telefone e e-mail;
  • contas bancárias em seu nome;
  • situação de emprego e renda média mensal.

Ter informações atualizadas garante a correção delas no momento em que forem analisadas. Erros ou dados desatualizados podem impactar negativamente o seu score, resultando em uma avaliação incorreta do seu perfil.

Outro ponto interessante é que a atualização reforça seu compromisso com o lado financeiro. Normalmente, as instituições de crédito avaliam positivamente esse aspecto, o que pode levar ao aumento no score.

Consulte seu Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo é um banco de dados mantido pela Serasa Experian. Ele foi criado para reunir informações sobre o histórico de pagamentos dos consumidores de forma mais abrangente e detalhada.

Diferentemente do Cadastro Negativo, que registra apenas as informações de inadimplência e dívidas não pagas, o Cadastro Positivo incorpora informações sobre o pagamento de contas em dia. Portanto, ele tem relação com o bom comportamento financeiro dos consumidores.

Desse modo, as despesas que você paga, produtos e serviços que adquire, entre outras atividades financeiras, estão nesse registro. Ele inclui desde contas rotineiras, como as de consumo, até empréstimos e financiamentos.

Como resultado, a consulta ao Cadastro Positivo tende a ser uma maneira vantajosa para o mercado analisar o seu perfil sem considerar somente as dívidas atrasadas, mas seu histórico todo. Ele é um indicador da sua responsabilidade financeira.

Fazer a consulta dos seus dados é recomendável para se certificar de que está tudo certo. Se você identificar inconsistências, há a possibilidade de pedir uma revisão e garantir que seus dados sejam corrigidos para o mercado.

Saiba que a adesão ao Cadastro Positivo é automática, ou seja, todos os consumidores que possuem CPF e realizam operações de crédito estão automaticamente cadastrados. No entanto, é possível solicitar exclusão dele.

Por fim, é fundamental destacar que o aumento do score de crédito é um processo que requer tempo e disciplina financeira. É importante manter hábitos financeiros saudáveis a longo prazo para construir um histórico positivo e alcançar um score mais alto.

Além do score, o que mais é usado na análise de crédito?

Apesar de o score de crédito ser um elemento relevante, há outros critérios que compõem a análise de instituições financeiras, como a renda. Os credores avaliam os recebimentos mensais, despesas fixas e outros compromissos financeiros da pessoa para entender sua capacidade de pagamento.

Em certos contratos, pode ser que exista a oferta de garantias, como veículos e imóveis. Eles podem facilitar o acesso ao crédito por diminuírem os riscos da instituição financeira.

Também há vantagens ligadas ao relacionamento construído com a instituição. Um vínculo duradouro tem o potencial de levar a melhores ofertas, taxas mais atrativas e condições favoráveis em produtos e serviços financeiros.

Como você acompanhou, o score de crédito da Serasa é uma ferramenta usada pelo mercado para checar o seu perfil de pagamentos. Portanto, vale a pena colocar o passo a passo em prática pensando em melhorar sua pontuação e ter mais facilidade para acessar crédito.

Quer saber mais sobre organização financeira? Confira 6 apps para organizar e controlar suas finanças!

Genial Investimentos

Somos uma plataforma de investimentos que tem como objetivo facilitar o acesso ao mercado financeiro e ampliar a educação financeira no Brasil.

Ver todos os artigos
Campanha Institucional - Ativação - Abra sua conta

Navegação rápida

O link do artigo foi copiado!