Você já pensou em viajar com desconto nas passagens aéreas e até mesmo em outros itens do seu passeio? Saiba que isso é possível por meio das milhas — que podem ser conquistadas ao fazer as suas compras do dia a dia.

Com elas, você pode transformar os seus gastos em benefícios. Apesar disso, muitas pessoas não sabem que podem acumular milhas no cartão de crédito e obter essas vantagens. Assim, é comum que elas deixem de usufruir da economia em suas viagens.

Esse é o seu caso? Então continue a leitura! Neste post, nós, da Genial, ensinamos o passo a passo para ganhar milhas com cartão de crédito e aproveitar as vantagens desse programa.

Vamos lá?

O que são milhas?

As milhas são recompensas que fazem parte de programas de fidelidade oferecidos por companhias aéreas e emissoras de cartão de crédito. Assim, elas são como moedas virtuais que servem para comprar ou obter descontos em passagens aéreas e outros itens, como produtos e hospedagens.

Para as instituições, as milhas são uma forma de incentivar a compra de bilhetes e o uso do cartão de crédito, além de fidelizar os clientes. Desse modo, elas se tornaram um benefício que chama a atenção dos consumidores e são vantajosas para as empresas.

Como elas funcionam?

Após saber o que são milhas, você deve estar curioso para entender como elas funcionam. No caso das companhias aéreas, é possível conquistar milhas ao viajar utilizando o programa de fidelidade. Logo, quanto mais passagens você compra, mais benefícios ganha.

Já por meio dos emissores de cartão, as milhas são conquistadas a partir das compras realizadas no cartão de crédito com programa de fidelidade. Você pode acumular pontos no CPF, da seguinte forma:

  • o valor da fatura é convertido em dólar, que é a moeda utilizada como referência para os programas de fidelidade;
  • a quantia em dólar é transformada em pontos, sendo que a quantidade varia conforme o programa;
  • ao acumular saldo suficiente, o cliente pode trocar os pontos por recompensas, sendo uma delas as milhas.

Também existem cartões que já acumulam milhas diretamente no programa de fidelidade da companhia aérea. Assim, não há necessidade de fazer a conversão de pontos para milhas ou a transferência entre os programas do emissor e da empresa aérea.

Vale destacar que, para saber quantas milhas você tem, é necessário fazer o login no site do programa cadastrado. Dessa maneira, é possível consultar o número de milhas acumuladas com o tempo — e saber quais delas estão prestes a vencer.

Quais são os principais programas de milhas?

Como você aprendeu, as milhas são conquistadas por meio de programas. Por isso, é interessante conhecer as principais opções disponíveis no Brasil.

Veja a lista que separamos!

Smiles

O Smiles é um programa da companhia aérea GOL. Ele conta com um cartão de crédito próprio, o GOL Smiles, que oferece milhas adicionais na compra das passagens. O programa também oferece um marketplace próprio, o Shopping Smiles, que possibilita a troca de milhas por produtos nas lojas parceiras.

LATAM Pass

Já o LATAM Pass é o programa da empresa aérea LATAM, que permite acumular milhas ao comprar em lojas parceiras, hotéis e outros serviços. Ele também viabiliza a troca de milhas por produtos e serviços nos estabelecimentos conveniados.

TudoAzul

Por fim, o TudoAzul é o programa de fidelidade da companhia aérea Azul e conta com quatro categorias de participantes. Desse modo, cada classificação oferece vantagens diferentes, como franquias de bagagens, descontos em estacionamentos e cortesias no Espaço Azul.

Ademais, o programa tem o Shopping Azul, que é responsável por viabilizar a troca de milhas por produtos e acumular pontos nas lojas parceiras.

Qual é a diferença entre milhas e pontos?

Após entender o que são milhas, é importante saber a diferença entre milhas e pontos. Afinal, os dois termos aparecem frequentemente juntos e podem ser entendidos, equivocadamente, como sinônimos.

Na prática, os pontos são como um tipo de moeda do programa de recompensas dos emissores, sendo obtidos a partir dos gastos no cartão de crédito. Assim, eles podem ser trocados por produtos e serviços, como eletrodomésticos, eletrônicos, combustível etc.

Já as milhas são oriundas da parceria entre os emissores e as companhias aéreas. Dessa maneira, é possível utilizar a pontuação do cartão nos programas das empresas de aviação. Ou seja, os pontos podem ser trocados por milhas, mas não há possibilidade de ocorrer o inverso.

Quanto valem os pontos do cartão em milhas?

Como você aprendeu, o valor da fatura do cartão de crédito se transforma em pontos que podem ser convertidos em milhas. Assim, muitas pessoas têm dúvidas sobre quantos pontos são necessários para gerar uma milha.

Na prática, isso depende das regras de cada programa. Além disso, é comum haver campanhas em que os pontos valem mais milhas do que o habitual. Por essa razão, você deve buscar informações específicas sobre o programa de pontos escolhido — e sempre se manter atualizado.

Quantas milhas são suficientes para uma passagem?

Além de saber qual é o valor dos pontos em milhas, é interessante descobrir quantas milhas são necessárias para cobrir o preço de uma passagem. A verdade é que cada companhia aérea pode estipular uma quantia de milhas para a compra dos bilhetes e variar o seu regulamento.

Ademais, pode haver ações e campanhas que melhoram as condições de compra das passagens. Assim, não há como prever exatamente quantas milhas são suficientes para viajar. Sempre será necessário consultar diretamente a empresa para ter a informação correta.

Contudo, existem sites que realizam a cotação das milhas aéreas a partir de dados atualizados. Dessa maneira, eles permitem ter uma estimativa do valor das passagens, utilizando o saldo em pontos acumulados no cartão.

É possível acumular milhas com cartão de crédito PJ?

Outro questionamento frequente em relação às milhas é a possibilidade de conquistar pontos por meio do cartão de crédito de pessoa jurídica. Então vale saber que o programa também está disponível para esse produto financeiro.

Isso significa que é possível ganhar milhas com o cartão de crédito PJ cadastrado em um programa de recompensas. Assim, ao realizar compras com o cartão da empresa, o valor da fatura é convertido em pontos. Nesse caso, os pontos acumulados são vinculados ao CPF do titular do CNPJ.

Como posso usar as milhas conquistadas? 

Agora que você já sabe que é possível usar o cartão de crédito PJ para acumular milhas, é o momento de descobrir onde usar esse benefício, além da compra de passagens aéreas. Desse modo, você pode entender se o programa vale a pena para o seu caso.

Confira as principais possibilidades para uso das milhas!

Combustível

Em alguns programas, você pode trocar as milhas por descontos em combustível para o seu automóvel. Além disso, é possível acumular milhas ao abastecer o veículo. Para tanto, basta se cadastrar em redes que oferecem pontos que podem ser trocados pelo benefício.

Produtos

Há programas que permitem a troca de milhas por produtos, como eletrônicos, eletrodomésticos, vestuário, cosméticos etc. Dessa maneira, mesmo que você não tenha a intenção de fazer uma viagem, pode aproveitar o benefício para adquirir itens de desejo.

Hospedagem

Não é somente com as passagens que as milhas podem ajudar a economizar na viagem. O benefício também pode ser utilizado para obter descontos em hospedagens por meio do próprio programa de fidelidade ou pela rede de hotéis.

Upgrade de cabine

Algumas companhias aéreas oferecem a possibilidade de fazer um upgrade de cabine por mais milhas. Ou seja, você pode viajar com maior conforto pagando com o benefício — e isso pode ter um custo menor do que pagar pela melhoria em dinheiro.

Serviços

Além de produtos, há programas que permitem a troca de milhas por serviços, como aluguel de veículos, jogos, transporte urbano etc. Assim, você pode utilizar o seu benefício para pagar pelos serviços do dia a dia.

Doação

A maioria dos programas permite a transferência de milhas entre os participantes. Desse modo, você pode doar o seu benefício para alguém, como para um membro da sua família que precisa de milhas para adquirir uma passagem.

Quais são as vantagens de acumular milhas?

Até aqui você viu o que são e como funcionam as milhas de cartão de crédito. Ao longo do conteúdo, certamente foi possível compreender muitas vantagens delas.

Conheça os principais benefícios!

Economizar em viagens

A vantagem central de acumular milhas é a economia em viagens. Afinal, com esse programa há possibilidade de zerar o preço das passagens e até obter descontos na hospedagem e em outros produtos ou serviços.

Além de usar as milhas que você mesmo obteve, é viável comprá-las e ainda assim ter chances de que o custo da viagem seja menor do que pagar a passagem em dinheiro. Isso interessa não só as pessoas que desejam passear usando o benefício, mas também aquelas que viajam a trabalho.

Status em programas de fidelidade

Existem programas de fidelidade de companhias aéreas que oferecem regalias aos seus clientes que utilizam milhas para viajar. Assim, quanto mais você usar as milhas com a empresa, mais vantagens obtém.

Entre os privilégios que podem ser oferecidos, estão a prioridade para embarcar, o acesso às salas VIP e a gratuidade na taxa de despacho de malas. No entanto, como cada empresa apresenta regras e condições próprias, é preciso consultá-las para entender quais benefícios podem ser obtidos.

Transformar gastos em benefícios

Outra vantagem de acumular milhas é transformar os seus gastos em benefícios. Afinal, as despesas do dia a dia são inevitáveis. Então, com o programa, é possível obter um retorno interessante sobre elas.

O que é preciso fazer para ganhar milhas no cartão?

Você descobriu informações importantes sobre as milhas, por exemplo: como elas funcionam, onde utilizá-las e quais os seus benefícios. Agora, é o momento de entender como ganhar milhas no cartão de crédito.

Acompanhe o passo a passo!

Passo 1: saiba se há programa de pontos no seu cartão de crédito

Como você viu, o programa de pontos é oferecido pelo emissor do cartão de crédito. Dessa maneira, o primeiro passo é descobrir se a instituição financeira responsável pela emissão do seu cartão disponibiliza esse benefício. Para isso, você pode entrar em contato diretamente com a empresa.

Vale saber que existem emissores que cobram um valor mensal ou anual para que o cliente possa participar do programa de benefícios e, consequentemente, acumular pontos no cartão.

Passo 2: se cadastre em um programa de milhas 

Após saber se o seu cartão apresenta um benefício de pontos, você deve se cadastrar em um programa de milhas, como TudoAzul, LATAM Pass, Livello e Smile. Esses programas podem ser vinculados ou não a uma companhia aérea.

O Smiles, por exemplo, permite resgatar passagens na GOL e em determinados parceiros internacionais. Já o Livello possibilita o desconto em passagens, sem estar ligado a uma companhia específica.

Passo 3: utilize o cartão para acumular pontos 

Com um cartão de crédito com benefícios e a inscrição em um programa de milhas, é o momento de acumular pontos. Para isso, você deve fazer compras usando seu cartão de crédito — quanto maior é seu gasto, maior é a possibilidade de conquistar milhas.

Embora muitas pessoas tenham receio em utilizar o cartão por conta das chances de endividamento, é preciso ter em mente que esse produto pode ser um aliado. Afinal, as compras e os pagamentos realizados por meio dele podem se transformar em uma viagem, por exemplo.

Portanto, vale a pena aprender a usar o cartão de crédito com sabedoria a fim de obter os benefícios dessa forma de pagamento. Para aproveitar as vantagens e evitar problemas, experimente elaborar e seguir um planejamento financeiro.

Passo 4: solicite o resgate das milhas

Ao atingir o mínimo de pontos, que pode variar conforme o programa, você deve transferi-los para o benefício vinculado à companhia aérea. Como cada empresa apresenta as suas condições, é preciso buscar informação do emissor para saber como efetuar a transferência de pontos para milhas.

Passo 5: resgate a sua passagem

Com a quantidade de milhas suficiente para resgatar a passagem ou obter o desconto, basta acessar o site do programa de fidelidade da companhia aérea. Então você pode escolher as datas e os voos para fazer a emissão da passagem.

Vale saber que passagens nacionais costumam ter um preço maior quando compradas com menos de 30 dias de antecedência, até mesmo para o pagamento com milhas. Desse modo, uma dica é realizar a compra em um prazo maior para economizar.

Passo 6: preste atenção ao vencimento dos pontos

Você sabia que os pontos têm prazo de validade? De modo geral, aqueles acumulados no cartão de crédito vencem em 2 anos. Após transferidos para o programa de fidelidade, os pontos podem valer por mais 2 ou 3 anos.

Além disso, as milhas obtidas por meio de promoções e bônus costumam ter uma validade menor. Por esse motivo, não deixe de acompanhar o vencimento dos seus pontos para não perder o que você já acumulou.

Quais dicas ajudam a acumular mais milhas?

Além de saber como acumular milhas, é válido entender como potencializar essa reserva. Assim, você pode juntar pontos mais rapidamente para realizar a viagem desejada ou gastar as suas milhas como preferir.

A seguir, confira as principais dicas para acumular mais milhas!

Escolha um bom programa de pontuação por gasto

Como você viu, cada emissor tem suas regras de pontuação por valor gasto. Por essa razão, é importante escolher um cartão com um programa que ofereça a maior quantidade de pontos por dólar gasto.

Entretanto, também é necessário se informar sobre o valor cobrado pela participação no programa. Assim, você pode entender se o custo-benefício vale a pena para a sua condição.

Outra dica central é se concentrar em um programa de milhas, evitando se cadastrar em diversas opções ao mesmo tempo. Isso porque, ao distribuir os seus gastos, você aumenta o risco de não conseguir a pontuação mínima para a troca antes dos pontos vencerem.

Acelere a multiplicação de seus pontos

Existem campanhas que ajudam a multiplicar os pontos, acelerando o alcance do seu objetivo. De modo geral, essas ações oferecem bônus na transferência dos pontos para as milhas, como 80%, 90% e, até mesmo, 130%.

Para melhor compreensão, imagine que você tenha 10.000 pontos e queira trocá-los por milhas em uma campanha de bônus de 100%. Nesse caso, os pontos se tornam 20.000 milhas, deixando a quantia mais próxima de um desconto interessante ou da gratuidade da passagem.

Nesse cenário, lembre-se de ativar os e-mails e mensagens dos programas para se manter atualizado com as promoções. Dessa forma, você pode aproveitar as campanhas para trocar as milhas de maneira mais vantajosa.

Ainda, existem os clubes de milhas, que são serviços de assinatura nos quais você paga um valor para acumular uma quantia de milhas. Por exemplo, você paga 35 reais por mês e recebe 1.000 milhas mensais.

Embora os clubes de milhas aceleram o acúmulo do benefício, eles podem representar um custo extra. Por essa razão, analise com cuidado se vale a pena assiná-los.

Concentre todos os seus gastos no cartão de crédito

Há quem prefira utilizar o cartão de crédito somente para compras maiores por conta da possibilidade de parcelamento, e fazer o restante dos pagamentos no dinheiro ou débito. No entanto, esse hábito pode reduzir as suas possibilidades de conquistar mais pontos.

Na prática, é preferível pagar todas as despesas no cartão de crédito, desde as mais simples até as mais altas, a menos que você tenha descontos atrativos para outras formas de pagamento. Dessa maneira, é possível transformar qualquer gasto em pontos e, consequentemente, em milhas.

Contudo, vale ressaltar que cada cartão de crédito poderá acumular pontos em programas diferentes. Portanto, o mais indicado é concentrar os pagamentos em apenas um cartão, sendo válido optar por aquele de maior limite.

Pague boletos no cartão de crédito

Você já aprendeu que é interessante concentrar o máximo possível dos seus gastos no cartão de crédito para obter mais milhas. O que muitas pessoas não sabem é que até mesmo os boletos podem ser quitados com o cartão de crédito.

Assim, as contas de água, luz, internet, parcela do carro ou qualquer outro boleto podem se transformar em milhas. Basta verificar se o emissor do seu cartão de crédito oferece o serviço de pagamento de boletos.

Caso essa modalidade não esteja disponível para o seu cartão, ainda é possível fazer a operação por meio de outras instituições. Assim, você inclui o número do cartão e do código de barras do boleto no aplicativo e realiza o pagamento.

Vale lembrar que essa transação costuma ser cobrada, e dependendo da instituição, os juros podem não compensar as milhas recebidas. Por essa razão, é fundamental avaliar o custo-benefício de pagar boletos com o cartão de crédito.

Aproveite as parcerias entre companhias aéreas

Cada companhia aérea conta com o seu próprio programa de pontos. No entanto, algumas delas têm parceria com outras empresas aéreas internacionais para que seus clientes recebam milhas ao realizar voos para fora do país.

Dessa maneira, é preciso entender quais são as companhias aéreas parceiras para obter as milhas correspondentes sempre que você fizer voos internacionais.

Compre em lojas que oferecem milhas

Além das compras com o cartão de crédito gerarem os pontos que podem ser convertidos em milhas, há a possibilidade de ganhar o benefício comprando diretamente de lojas parceiras. Entre os estabelecimentos que costumam oferecer essa vantagem estão a Magazine Luiza, a Polishop e a Americanas.

Vale reforçar a importância de conferir se a loja ainda é parceira do programa de fidelidade que você utiliza antes de realizar as compras. Isso porque é comum haver uma rotatividade na parceria, então um estabelecimento que já ofereceu milhas pode não contar com esse benefício mais.

Voe com a companhia aérea cadastrada

Como você aprendeu, uma das formas de acumular milhas é viajando de avião. Dessa maneira, é interessante optar pela companhia aérea na qual você tem cadastro para ganhar os benefícios a cada nova viagem.

Além de ganhar mais milhas, priorizar uma empresa aérea permite elevar o status no programa de fidelidade, o que pode render mais benefícios. Entre essas vantagens estão os serviços exclusivos, as salas VIP e a marcação de assentos.

Posso vender minhas milhas?

Após descobrir como acumular mais milhas, é possível que você queira saber se há possibilidade de vender as suas milhas acumuladas. Afinal, pode acontecer de a sua viagem ser desmarcada e você não precisar mais do benefício, por exemplo.

A verdade é que a maioria dos programas de fidelidade permite a transferência de milhas entre os participantes. Com isso, há possibilidade de rentabilizar o benefício, vendendo-o para as pessoas interessadas.

Se você quer saber como vender as suas milhas, é preciso consultar a empresa do programa de fidelidade para entender como realizar o procedimento. Tenha em mente que cada organização apresenta regras próprias em relação a essa negociação.

Além da transação de compra e venda de milhas diretamente entre os participantes, existem empresas especializadas que ajudam nessa tarefa. Nesse caso, é possível encontrar dois tipos de serviços de negociação de milhas.

Um deles é semelhante a um marketplace, onde você pode anunciar as milhas para vender, indicando o preço desejado por elas. Assim, se houver um comprador, a empresa intermediará a transação, cobrando uma comissão pelo serviço.

O outro modo consiste na venda de milhas para a própria empresa especializada. Nele, você entra em contato com a organização informando o seu programa de fidelidade e a quantidade de milhas disponíveis para a venda.

Então a empresa encaminha a cotação, que considera o prazo de pagamento, para o seu contato. Se você julgar que vale a pena vender suas milhas, pode continuar com a transação e receber o valor combinado pelo benefício.

O que é preciso saber antes de vender as milhas?

Se você se interessou em vender as suas milhas, saiba que é necessário entender determinadas questões antes de se decidir por essa operação. Por exemplo, é preciso saber como avaliar o custo-benefício da venda para entender se vale a pena vender.

Para começar, não existe uma regulamentação para o mercado de milhas no Brasil, mas também não há proibição. Ou seja, não é ilegal negociar o benefício. Porém, não há normas ou fiscalização das empresas que negociam as milhas, o que facilita a ação de fraudadores.

Além disso, para realizar a transação é necessário enviar o seu login e a senha do programa de fidelidade para a empresa especializada. Dessa maneira, a organização emitirá a passagem aérea no nome do beneficiário que comprou as suas milhas e pagará o valor correspondente a você.

Nesse cenário, a empresa passa a ter acesso aos seus dados sigilosos. Por isso, é essencial buscar por organizações confiáveis e com boa reputação para vender ou comprar milhas. Você pode consultar os sites de reclamações e procurar por atrasos ou não pagamento das milhas para se resguardar.

Tenha em mente, ainda, que certos programas de fidelidade cobram taxas de transferência de pontos. Assim, você deve consultar o valor cobrado para entender se vale a pena realizar a venda ou utilizar suas milhas.

Por fim, existem programas que limitam a quantidade máxima de bilhetes aéreos a serem emitidos para terceiros por CPF. Portanto, é preciso buscar essa informação com a companhia aérea para não ter surpresas desagradáveis futuramente.

Como usar milhas da melhor maneira?

Você está pronto para aproveitar as vantagens das milhas aéreas. Agora, vale a pena aprofundar em dicas para fazer isso da melhor maneira.

Acompanhe!

Compare o preço da passagem em reais

Como você viu, as milhas são um tipo de moeda virtual, tendo valor transacional para compras específicas. Por esse motivo, é importante comparar o preço das passagens em milhas e em reais. Isso porque só é vantajoso utilizar o benefício se o custo dele for menor do que o dinheiro.

Caso contrário, se o custo da passagem com as milhas for maior do que em reais, pode valer a pena pagar em dinheiro e deixar para utilizar o benefício em outra oportunidade melhor. Também é possível analisar se vender milhas para comprar a passagem em reais é vantajoso.

Em situações assim, não se esqueça de conferir o valor das taxas de transferência e o tempo de pagamento para entender qual é o melhor custo-benefício.

Veja se compensa usar milhas em hotéis

Como foi possível aprender, as milhas também podem ser utilizadas para descontos em hotéis parceiros dos programas. Entretanto, assim como nas passagens, há a possibilidade de o custo-benefício de utilizar dinheiro ser melhor.

Desse modo, não se esqueça de fazer comparações e conferir se compensa mais usar as milhas para hospedagem ou pagar em dinheiro.

Entenda o funcionamento do programa

Você viu que, geralmente, é necessário pagar para realizar a transferência de milhas de um usuário para o outro. Contudo, existem programas que oferecem a oportunidade de realizar essa operação sem custo — ou com bônus que compensam os gastos.

Por exemplo, o programa TudoAzul permitia que seus clientes doassem milhas gratuitamente até duas vezes por ano. Já a Smiles realizou campanhas que somavam até 220% de pontos extras. Sendo assim, é preciso entender como funciona o programa de milhas do qual você participa.

Preste atenção ao trocar milhas por produtos

Além de passagens e hospedagem, as milhas podem ser trocadas por produtos diretamente nas lojas dos programas das companhias aéreas. Essa pode ser uma opção para quem tem benefícios a vencer, mas não está com viagem programada, por exemplo.

No entanto, é comum que os preços praticados nas lojas de troca de milhas sejam superiores aos dos demais estabelecimentos. Por isso, muitas vezes, não compensa utilizar o benefício para adquirir os produtos.

Nesse caso, se você precisa, de fato, utilizar as milhas, pode ser mais vantajoso vendê-las e, com o dinheiro obtido, comprar o item desejado. Então compare as alternativas para conferir as vantagens e desvantagens de cada operação.

Neste post, você descobriu como ganhar milhas com o cartão de crédito e economizar em suas viagens. Agora, basta colocar o passo a passo em prática para obter as vantagens que esse programa pode oferecer!

Este conteúdo foi útil para você? Compartilhe-o nas suas redes sociais para que mais pessoas possam entender como ganhar milhas com o cartão de crédito!

Genial Investimentos

Somos uma plataforma de investimentos que tem como objetivo facilitar o acesso ao mercado financeiro e ampliar a educação financeira no Brasil.

Ver todos os artigos
Campanha Institucional - Ativação - Abra sua conta

Navegação rápida

O link do artigo foi copiado!