O investimento na bolsa de valores com foco em longo prazo não é a única alternativa disponível no mercado financeiro. Também é possível buscar oportunidades para obter lucro no curto prazo. Contudo, isso exige que você saiba como operar na bolsa como especulador. 

Para atuar dessa forma, é essencial saber como executar as operações e o que fazer para ter maiores chances de conquistar os resultados desejados. Portanto, se você se interessa por essa prática, vale a pena aprender mais sobre o assunto.  

Tem interesse no tema? Confira 5 dicas que o nosso time da Genial Investimentos preparou sobre como operar na bolsa! 

O que é a especulação na bolsa de valores? 

Quando se trata de buscar lucros na bolsa de valores, uma das possibilidades envolve a especulação. Ela consiste em realizar operações com o objetivo de obter lucros com as oscilações nos preços de negociação dos ativos ou derivativos em um curto prazo.  

Ou seja, especular significa buscar oportunidades de ter ganhos com a diferença entre o fechamento e a abertura das posições. Logo, ela se diferencia dos investimentos tradicionais, que visam o longo prazo e focados nos fundamentos de empresas e fundos.  

Como funciona a especulação na bolsa? 

Ao adotar essa estratégia de negociação no mercado de renda variável, é possível escolher entre diferentes tipos de especulação. Antes de conhecê-los detalhadamente, entretanto, é preciso saber que eles contam com algumas particularidades.  

Na prática, quando se fala em investir é comum manter o ativo ou produto financeiro na carteira por um período mais longo. Nas ações, por exemplo, o investidor desenvolve uma mentalidade de sócio, visando participar dos resultados.  

Já a especulação tem foco em períodos menores, que variam conforme a modalidade especulativa. No day trade, por exemplo, as operações são iniciadas e encerradas no mesmo pregão. Isso aumenta o impacto da volatilidade nos resultados, já que os preços podem oscilar bastante ao longo do dia. 

Porém, é possível aproveitar movimentos pontuais, o que exige acompanhamento constante do mercado. No swing trade, a operação pode levar dias ou semanas para ser fechada. Portanto, exige uma dedicação menos intensa que o day trade, por exemplo. 

Já o position trade pode levar meses ou até anos para ser concluído. Nesse caso, é comum que o trader espere uma reversão significativa de tendência ou a manutenção de um movimento direcional amplo, permitindo a consolidação de um lucro maior. 

scalping, por sua vez, é um tipo de day trade com prazo ainda menor. Essa estratégia prevê operações que duram apenas alguns segundos, o que aumenta a exposição à volatilidade. Nesse caso, os ganhos são obtidos quando o trader conquista a consolidação de vários resultados positivos — e mitiga os prejuízos. 

Como operar na bolsa de valores como especulador? 

Tão necessário quanto conhecer quais são as principais estratégias de especulação é saber como colocá-las em prática, certo? Isso significa entender como operar na bolsa por meio day trade, swing trade e outras estratégias. 

Na sequência, confira 5 dicas para executar as operações em busca de bons resultados: 

1. Analise seu nível de tolerância ao risco 

As operações de especulação costumam ser mais voláteis. Como costumam ter prazos menores que os investimentos, elas sofrem maior influência das oscilações de preços. No day trade e no scalping, como você viu, isso é ainda mais evidente. 

Portanto, antes de começar a operar é indispensável saber qual é sua tolerância ao risco — o que significa reconhecer seu perfil de investidor. Mesmo atuando como trader, conhecer essa classificação é essencial para saber quais estratégias podem ser mais adequadas para sua realidade. 

2. Identifique seus objetivos 

Também é importante ter objetivos financeiros bem definidos. No geral, a especulação tem como meta obter ganhos em curto prazo, mas isso pode ser obtido de formas diferentes, de acordo com a estratégia adotada. 

Deve-se, ainda, estabelecer com quanto você pode operar na bolsa e o que espera obter de resultado ao final. Com esses objetivos bem claros, a tomada de decisão tende a ocorrer de maneira mais acertada. 

3. Conheça melhor o mercado 

Para operar na bolsa com mais chances de sucesso, é fundamental conhecer as alternativas disponíveis. Ao pensar na estratégia, é comum pensar, primeiramente, nas ações e no mercado à vista.  

Porém, é possível especular com derivativos e isso envolve, por exemplo, o mercado de opções e o mercado futuro. Logo, é importante conhecer o funcionamento das outras operações, de modo a identificar oportunidades e executar a estratégia mais adequada para os seus objetivos. 

4. Aprenda sobre a análise técnica 

As escolhas dos ativos ou derivativos, bem como a definição do momento de abrir ou fechar a posição, costumam ser embasadas pela análise técnica. Também chamada de análise gráfica, ela utiliza o histórico de preços e de volume de negociação, por exemplo, para identificar oportunidades. 

Portanto, quem pretende especular deve entender como funciona essa análise, incluindo os tipos de gráficos e informações que eles fornecem, os padrões gráficos existentes, ferramentas de análise, entre outros. A partir disso, você poderá identificar tendências e buscar prever comportamentos para guiar as suas operações.  

5. Saiba manejar os riscos inerentes 

Fazer um bom gerenciamento de risco é outra dica essencial para quem busca aprender como operar na bolsa como especulador. Essa gestão envolve, em primeiro lugar, um entendimento sobre os riscos existentes em cada estratégia e em cada ativo ou derivativo. 

Para auxiliar na gestão de riscos, você pode utilizar os mecanismos de stop, que encerram automaticamente as posições quando alcançados patamares específicos de preço. Por exemplo, o stop loss estabelece uma perda máxima, evitando que você sofra prejuízos indefinidos. 

Por outro lado, o stop gain favorece o aproveitamento de condições positivas, ainda que limite os ganhos. Com essas definições, é possível reduzir os impactos das perdas e melhorar o potencial de resultados.  

Qual é o passo a passo para especular na bolsa? 

Além de adotar essas dicas, é necessário saber como colocá-las em prática. Portanto, o primeiro passo consiste em abrir uma conta em uma corretora de valores. É por meio dela que você poderá acessar o home broker, onde será possível negociar os ativos e derivativos. 

Também é possível utilizar plataformas de operação específicas. Na Genial, por exemplo, você tem acesso a diferentes plataformas de alta performance e estabilidade para fazer seus trades. 

No ambiente de negociação, você também deve definir como deseja abrir uma posição e quais ativos ou derivativos deseja operar — identificando o ticker correspondente. Como você viu, a análise técnica é uma aliada importante para embasar as suas decisões.  

Após emitir a ordem de compra ou venda, o encerramento da posição ocorre no momento considerado mais propício pelo especulador. Então é importante acompanhar o mercado para identificar o ponto mais adequado de finalizar a operação.  

Agora que você conhece essas 5 dicas sobre como operar na bolsa, avalie se essa é uma alternativa interessante para os seus objetivos. Em caso positivo, aproveite para aumentar seus conhecimentos sobre a especulação e ter a chance de obter resultados melhores. 

Quer colocar as suas estratégias de investimento ou especulação em prática? Abra sua conta conosco e se torne Genial!

Comentários