Com dinheiro não se brinca. É preciso fazer uma análise criteriosa antes de destinar seus recursos a algum investimento. Muitas pessoas, porém, deixam de fazer isso ao investir por meio de um banco. Baseando-se apenas no fato de serem correntistas há algum tempo, alguns investidores não procuram conhecer a fundo os produtos financeiros oferecidos pelos gerentes e, por isso, muitas vezes optam por aplicações que não são adequadas ao seu perfil de investidor

De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), 41% dos investidores ainda têm os gerentes de banco como sua principal fonte de informação na hora de investir. Mas será que essa é uma atitude que realmente faz bem para o bolso?

Nesse post vamos apresentar a você os motivos para crer que não. Continue a leitura para conhecer os principais problemas de investir com o gerente do seu banco e saber mais sobre a desbancarização e de que formas ela pode ajudar a aumentar o seu patrimônio. 

O conflito de interesses entre o banco e o cliente

Seu gerente presta serviços a você, mas ele trabalha para o banco, que tem interesses próprios. Entre os inúmeros problemas que fazem os bancos serem muito acionados em sites como o Reclame Aqui, estão os transtornos que causam aos seus clientes por meio de cobranças abusivas.

Vale lembrar que o gerente não é um intermediário entre você e o banco. Ele representa o banco. Quando você confia nesse profissional para cuidar dos seus investimentos, é como se estivesse dando carta branca para o uso do seu dinheiro para cuidar de interesses que não são, necessariamente, os seus. Os gerentes devem atingir metas. E é provável que, caso tenha dificuldades para atingí-las, ele não pensará duas vezes antes de oferecer um produto rentável para o banco e não necessariamente para você. 

Investindo com o gerente, o cliente não tem controle

O ideal é que você seja o responsável pelo seu dinheiro, considerando tudo o que diz respeito a ele. Uma vez investindo em seu nome, o gerente passa a se preocupar apenas em informar você a respeito da rentabilidade do investimento, sem entrar em detalhes a respeito do potencial de cada ativo e o que pode ser feito para melhorar sua rentabilidade.

Assim, sem informações aprofundadas e sem ter como intervir nos processos, a tendência é que você aceite a proposta e demore a perceber que não foi uma boa escolha. Essa dinâmica permite aos gerentes alcançarem resultados expressivo às custas do investidor desavisado.

O fato é que os bancos se aproveitam de um cenário no qual a educação financeira ainda é bastante impopular no país para maximizar os seus lucros. A desbancarização é uma reação a esse quadro e que permite aos investidores terem muito mais autonomia quando o assunto são as suas aplicações financeiras. 

Desbancarização permite acesso a melhores produtos financeiros

Bancos tendem a se concentrar em suas próprias soluções para obter maiores lucros. É por esse motivo que suas ofertas são mais restritas.

Desbancarizar refere-se a um movimento no qual você não depende dos bancos para investir seu dinheiro. A desbancarização permite a você encontrar diversidade de produtos financeiros, como investimentos e empréstimos, e ter taxas mais baixas proporcionadas por uma concorrência maior. Os protagonistas desse cenário são as plataformas de investimento. Quando o investidor está em busca de um investimento mais rentável, o ideal é recorrer a essas instituições, pois elas oferecem um leque maior de aplicações. 

E por que isso é importante? Porque a diversificação de investimentos é um diferencial dos investidores de sucesso. Quando se diversifica é possível atingir diferentes objetivos financeiros. Você pode obter mais rentabilidade e segurança ao mesmo tempo, recorrendo a ativos que reúnem diferentes características. Como os bancos não têm uma oferta variada, oferecer essa diversificação é bem mais difícil.

Além disso, os bancos podem até oferecer boas soluções financeiras, mas elas tendem a se restringir aos clientes com maior poder aquisitivo. Dessa forma, aqueles que não se enquadram nesse perfil, dificilmente terão acesso ao que realmente pode trazer diferenciais para a sua vida financeira.

Você certamente já recebeu ofertas para adquirir títulos de capitalização. Se você aceitou a oferta, saiba que eles estão longe de ser opções interessantes, inclusive, estão entre os piores produtos que um banco pode oferecer a seus clientes. Esse é um dos temas do nosso post Dois “investimentos” dos quais você precisa fugir agora.

A desbancarização evita cobranças desnecessárias

Outro fator que interfere diretamente na rentabilidade dos investimentos e que justifica a desbancarização é a cobrança de tarifas. O seu gerente pode usar o seu dinheiro para investir e algum tempo depois aparecer com os resultados, mostrando que o seu dinheiro rendeu. O problema é que esses resultados poderiam ser muito melhores se você não tivesse, por exemplo, arcado com altas taxas e tarifas inseridas nos produtos financeiros que o banco oferece.

Boa parte das plataformas de investimentos independentes, como a Genial, oferecem isenção em taxas para aplicar em ativos como o Tesouro Direto, além de baixa taxa de administração em bons fundos de investimento, por exemplo.

Enfim, saber que o gerente de banco não é o melhor caminho para o seu dinheiro é somente o primeiro passo para você ter uma vida financeira mais eficiente. Por isso, procurar informação é fundamental. A dica então é conhecer melhor o mercado, procurar orientação adequada e investir por meio de uma plataforma de investimentos, na qual você pode contar com a orientação de assessores de investimentos. São profissionais com amplo conhecimento de mercado e ajudam os investidores a conseguirem maior rentabilidade. 

Quer saber mais sobre o processo de desbancarização e como fazer disso parte do seu enriquecimento? Então confira nosso artigo Como desbancarizar e por que isso é importante para os seus investimentos.

E aí? Chegou a hora de começar a investir! Abra a sua conta na Genial e você verá a transformação na sua vida financeira, inclusive há ótimas opções em renda fixa. Aproveite agora!

abra sua conta

A Genial é a plataforma de investimentos que está democratizando o acesso aos melhores produtos do mercado, de forma simples, ágil e eficiente, através de uma assessoria financeira isenta, transparente e qualificada.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *