A preocupação com os gastos cotidianos é bastante frequente, então é comum que as pessoas busquem melhorar a disciplina financeira. Essa atitude é essencial para quem quer evitar dívidas, começar a investir e aumentar sua qualidade de vida, por exemplo. 

Para tanto, é importante mudar alguns hábitos visando melhorar a sua relação com o dinheiro. Também é necessário assumir o controle das finanças pessoais. Afinal, isso permitirá realizar seus objetivos e alcançar maior segurança financeira. 

Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura! Acompanhe este post e descubra como a disciplina financeira pode ajudar você a transformar a sua relação com o dinheiro como você jamais imaginou.  

Vamos lá? 

O que é disciplina financeira? 

A disciplina financeira se relaciona com uma série de práticas e hábitos que devemos ter no dia a dia para melhorar a nossa relação com o dinheiro. A partir da realização de mudanças na rotina, é possível ter uma vida financeira mais equilibrada, com menos endividamento e preocupações. 

O objetivo dessa prática é alcançar maior segurança financeira e ter condições de construir um patrimônio sólido ao longo dos anos. Assim, você poderá realizar seus planos, além de garantir melhor qualidade de vida para toda a sua família. 

Na prática, ter disciplina financeira significa aprender a organizar as finanças, controlar o dinheiro e garantir que sobre uma quantia no fim do mês para formar uma reserva e investir. Ou seja, ela é fundamental para quem busca uma vida financeira mais tranquila. 

Qual é a importância da disciplina financeira? 

Como você viu, somente com disciplina financeira você terá melhores condições de realizar seus objetivos. Essa prática auxilia na execução do planejamento financeiro e no controle de gastos desnecessários em prol de metas mais significativas. 

Além disso, ela também permite pesquisar e analisar as opções de investimentos, considerando o perfil de investidor. Isso evita realizar aportes em alternativas com riscos maiores do que você pode suportar, por exemplo. Assim, previne frustrações e perdas financeiras. 

Portanto, a mudança de hábitos e disciplina são elementos-chave para alcançar seus objetivos financeiros com segurança. Afinal, é essencial saber onde podemos cortar despesas e onde devemos aplicar recursos para manter ou aumentar o poder de compra e aumentar a qualidade de vida. 

Como melhorar a sua relação com o dinheiro? 

Depois de entender o que é disciplina financeira e qual a importância dela na sua vida, é necessário saber como colocá-la em prática. Confira algumas práticas para transformar a sua relação com o dinheiro e alcançar seus objetivos: 

Tenha bons hábitos financeiros 

Você já sabe que mudanças de hábito são necessárias para ter disciplina financeira e conquistar suas metas pessoais. No entanto, mudar a rotina não é fácil, principalmente quando ela já se faz presente há muito tempo.  

Assim, vale a pena conhecer algumas práticas importantes, como evitar parcelamentos, acompanhar seu orçamento mensal, estabelecer metas, montar uma reserva de emergência, entre outros hábitos importantes. Mesmo que pareça difícil, não desista da mudança, pois o esforço pode valer a pena. 

Organize as finanças 

Para melhorar os hábitos financeiros e a sua relação com o dinheiro, você precisa organizar as finanças. Muitas pessoas não sabem quanto ganham e quanto gastam no mês. Apenas recebem o salário e, às vezes, utilizam o cartão de crédito ou o cheque especial como complemento da renda. 

Isso tende a resultar em juros e descontrole financeiro, o que pode prejudicar a sua vida financeira. Se você costuma fazer muitos parcelamentos, por exemplo, pode perder a noção de quanto gasta ao longo do mês e acumular prestações que ultrapassam a sua renda.  

Diante disso, a organização das finanças é um passo fundamental. Comece listando todas as suas receitas e despesas para ter uma visão geral do seu orçamento. A partir disso, é possível avaliar o que precisa ser modificado para melhorar a disciplina financeira. 

Tenha um orçamento mensal 

Criar um orçamento pode parecer uma tarefa complicada, mas é importante para não perder o controle do seu dinheiro. Com isso, você conseguirá saber exatamente como gasta o seu salário, onde precisa conter gastos e como aumentar suas economias

Para facilitar, o orçamento pessoal pode ser feito com o auxílio da tecnologia. Atualmente, existem diversos aplicativos para gerenciar as finanças com layout intuitivo e que podem ser usados em qualquer lugar. 

Se preferir, também é possível montar um orçamento da maneira tradicional. Para isso, você pode registrar suas movimentações financeiras em planilhas e tabelas, revisando o orçamento mensalmente. 

Faça um planejamento financeiro 

Disciplina requer planejamento. Portanto, ao organizar as finanças, não deixe de elaborar um planejamento financeiro. Durante os passos anteriores, você listou suas receitas e despesas para manter um orçamento. 

Agora, é necessário organizar sua planilha mensal e fazer projeções para o futuro, procurando também oportunidades para economizar. Provavelmente, você perceberá que algumas despesas são fixas e é mais difícil alterar o valor delas. No entanto, outras são variáveis e mais flexíveis. 

Então faça estimativas com base no que você gasta ao longo do mês e tente encontrar os pontos de economia. Com isso, você também poderá prever como estará a sua situação nos próximos meses para definir suas estratégias.  

Afinal, com essas informações você conseguirá entender o que é preciso fazer para manter um orçamento positivo e, ainda, ter dinheiro para investir. 

Aprenda a investir 

Como você viu, disciplina financeira permite que você possa fazer investimentos, fator essencial para garantir um futuro mais tranquilo. Nesse momento, é importante saber que o mercado financeiro oferece diversas alternativas para todos os perfis de investidores e objetivos. 

Logo, para tomar boas decisões você precisa aprender a investir. Isso envolve conhecer cada alternativa disponível no mercado, o que reduz os riscos de fazer escolhas equivocadas. Portanto, não deixe de estudar sobre investimentos, tanto de renda fixa quanto de renda variável

Para isso, você pode acompanhar notícias sobre o mercado financeiro, ler artigos e livros sobre o assunto ou mesmo acompanhar vídeos educativos no YouTube, entre outras atividades. Assim, você conseguirá montar uma carteira alinhada ao seu perfil e objetivos.  

Monte uma reserva de emergência 

Embora cada pessoa tenha seus próprios objetivos, a reserva de emergência é um fator comum a todos. Ela funciona como um colchão financeiro para ser utilizado em momentos de imprevisto. Depois de adquirir disciplina financeira, você pode começar a formar essa reserva. 

Para isso, você deve reunir recursos suficientes para manter o seu custo de vida por certo período — normalmente, seis meses. Além de guardar o valor, é importante investi-lo para que os rendimentos ajudem a manter o poder de compra. Nesse caso, vale priorizar opções seguras e com liquidez diária.  

Entendeu como a disciplina financeira ajuda a melhorar a sua relação com o dinheiro? Com ela, você pode começar a investir para realizar seus objetivos. Então aproveite para se organizar e coloque as nossas dicas em prática! 

Gostou do conteúdo? Aproveite para ampliar seus conhecimentos e confira 11 passos definitivos para ganhar dinheiro com investimentos

Comentários