Uma das vantagens dos fundos imobiliários é a possibilidade de diversificação com poucos recursos. Sem precisar desembolsar grandes somas, o investidor pode adquirir cotas de um ou mais fundos que lhe garantirão participação em diversos empreendimentos imobiliários de primeira linha. Mas dentro desse universo, uns fundos são mais diversificados que outros. É o caso dos fundos de shopping.

Os fundos que investem em shopping centers são naturalmente diversificados. Alguns são bastante pulverizados, o que reduz significativamente o risco do investimento.


Diversificação de inquilinos

A diversificação nos investimentos é importante porque reduz o risco global da carteira. Ao diversificar, o investidor consegue ganhar em diferentes cenários e mercados, além de compensar eventuais prejuízos com ganhos em outros ativos.

Diferentemente de outros fundos que investem em imóveis, os fundos de shopping center que investem em um único imóvel já são diversificados.

Um fundo que investe em um único hospital, por exemplo, terá um único inquilino, o próprio hospital. O mesmo ocorre com um fundo que seja proprietário de um edifício corporativo inteiramente locado para uma única empresa.

Já um shopping center necessariamente terá diversos inquilinos, pois um único shopping aluga seus espaços para dezenas ou centenas de lojistas.

Essa diversificação de inquilinos é interessante porque reduz o risco de vacância e inadimplência. Entenda o que é taxa de vacância.

Se um shopping center perder alguns locatários ou se alguns lojistas ficarem inadimplentes, o impacto não será muito grande, pois há inúmeros outros lojistas para continuar pagando o aluguel, gerando rendimentos para o fundo.

Já um edifício corporativo com um ou poucos inquilinos sofre um impacto maior nos rendimentos caso os locatários resolvam deixar o imóvel ou passem por problemas financeiros.

Fora que poucos inquilinos têm mais poder de barganha para renegociar os aluguéis a seu favor.

fundo shopping

Fundos de shopping centers podem ter diversificação geográfica e de público-alvo

Mas os fundos de shopping centers podem ser ainda mais diversificados. Se investirem em diversos shoppings, terão uma variedade ainda maior de locatários. Além disso, diversificarão as localizações dos empreendimentos e talvez até o público-alvo e as operadoras.

Os rendimentos dos fundos de shopping centers estão diretamente ligados às vendas. Isso porque parte dos aluguéis pagos pelos lojistas está atrelada às suas receitas.

Assim, um único fundo que invista em shopping centers em diversos estados do país poderá se beneficiar do crescimento diferenciado de cada região.

Investir em mais de um shopping também possibilita ao fundo se expor a diferentes públicos. Um shopping pode ser voltado para as classes A e B, por exemplo, enquanto outro pode ser mais focado nas classes C e D.

Finalmente, também é possível diversificar as operadoras, investindo em shoppings administrados por empresas diferentes.

Entenda as características específicas dos fundos imobiliários de shopping centers e conheça outras vantagens de investir nesse tipo de fundo:

Fundos imobiliários protegem da inflação?

Liquidez dos fundos imobiliários é garantida por negociação em bolsa.

Imposto de renda em fundos imobiliários: quando há isenção, afinal?


A Genial é a plataforma de investimentos que está democratizando o acesso aos melhores produtos do mercado, de forma simples, ágil e eficiente, através de uma assessoria financeira isenta, transparente e qualificada.

Comentários