Logo no começo do dia, muita gente tem o costume de folhear o jornal ou checar os sites de notícias para saber o que esperar do dia. É o seu caso? Esse mesmo comportamento pode ser reproduzido no mercado financeiro, por meio do chamado morning call. 

Tal serviço diário oferece informações valiosas sobre o mundo dos investimentos e pode ajudar investidores e especuladores a definirem melhor sua estratégia. Sabendo como acompanhar, você tem a chance de aproveitar as notícias a favor dos seus resultados. 

A seguir, veja o que é o morning call e como você pode incorporá-lo ao seu dia a dia! 

O que é o morning call? 

O mercado de capitais reflete, no comportamento de preços de ativos e derivativos, tudo o que acontece nos setores, na economia e na política. Então, estar informado sobre o que ocorre no mercado interno e estrangeiro é importante para tentar entender como será ao longo do dia. 

O morning call considera exatamente esses pontos, sendo um serviço oferecido pelas corretoras de valores e instituições financeiras. Ele consiste em um apanhado das notícias econômicas e de informações que podem impactar as decisões de investimento. 

Em tradução livre, pode ser definido como chamada da manhã e recebe esse nome porque ocorre antes da abertura de mercado. Isso é crucial para que os investidores e especuladores saibam o que esperar antes mesmo que o pregão seja aberto. 

Para que ele serve? 

O principal objetivo do morning call é compilar notícias, acontecimentos e dados que possam ser úteis para investidores e traders. 

Ou seja, ele busca trazer contexto para o cenário atual, informando o que já ocorreu em outros mercados e quais são as expectativas para o dia na bolsa de valores, por exemplo. De certo modo, serve como uma curadoria de conteúdo relevante. 

Portanto, atua como uma fonte de informações focada no mercado financeiro. O morning call é capaz de focar em questões que, de fato, são importantes para os investidores e demais operadores do mercado. 

O que é abordado no morning call? 

Até aqui, você viu que o morning call funciona como um informativo que faz um apanhado de tudo o que pode gerar impactos no pregão. Por isso, entre os pontos explorados estão os fatos ocorridos após o fechamento de mercado no dia útil anterior. 

Nesse período, uma empresa pode ter divulgado um fato relevante ou uma decisão política pode ter causado impactos na economia. Não é porque tudo ocorreu fora do momento de negociação que deixará de afetar as posições de investidores e traders, certo? 

O informativo pode ter também um foco em mercados externos. Por conta do fuso horário, outras bolsas — como as asiáticas e europeias — já abriram antes do pregão brasileiro. Logo, o morning call pode trazer os principais movimentos e pontos de atenção nesses ambientes de negociação. 

Além disso, ele aborda ativos e derivativos diversos, desde ações a expectativas sobre opções, índices, commodities e câmbio. Ainda que não seja possível analisar profundamente cada um, o informativo traz uma visão geral do que está acontecendo antes que o mercado inicie. 

Quais são as vantagens de acompanhá-lo? 

Diante de tantos conhecimentos, o morning call se torna indispensável, especialmente para quem opera na bolsa de valores. Isso se deve também aos benefícios que acompanhá-lo pode oferecer. 

Uma das vantagens é o fato de você ter um resumo completo, direcionado e relevante quanto aos investimentos. Assim, não é preciso buscar por conta própria informações que possam ter impacto nos resultados. 

Ainda podemos dizer que é um serviço útil tanto para quem faz investimento em ações quanto, principalmente, para quem especula. No caso dos traders, o período de negociação é menor e qualquer notícia ou condição pode gerar motivações para abrir ou fechar uma posição. 

Por causa dos componentes do informativo, o morning call auxilia a tomada de decisão e pode ajudar a reduzir os riscos e/ou aumentar o potencial de acertos. 

Em relação aos outros investidores e especuladores, você pode até obter uma vantagem. Com informações que outros operadores não têm, é possível buscar e aproveitar oportunidades menos frequentes, como um cenário de volatilidade pontual. 

Morning call da Genial Investimentos 

Vale a pena conhecer os diferenciais que a Genial traz no seu informativo. Primeiramente, ele é elaborado e apresentado por profissionais experientes do mercado financeiro. 

Além de ter acesso às notícias, há como ter análises sobre quais podem ser os possíveis impactos nos diferentes produtos financeiros. Logo, você pode começar o pregão com o apoio de avaliações relevantes. 

Também vale destacar que o morning call é completo, fácil de acompanhar e vai direto ao ponto. Desse modo, você tem a chance de começar seu dia de operações de um jeito mais preparado, o que pode melhorar os resultados. 

Como acompanhar o morning call? 

Considerando que o informativo pode fazer uma grande diferença, especialmente para quem opera na bolsa de valores, é necessário saber como acompanhá-lo. Sendo um serviço de instituições financeiras, vale a pena conferir se a sua corretora disponibiliza. 

Genial Investimentos conta com um calendário de lives e conteúdos, incluindo o morning call. Ao longo do dia, ainda há o resumo da manhã e a análise de fechamento do mercado. Tudo para que os clientes se mantenham informados. 

Basta reservar alguns minutos da sua manhã para conhecer os pontos principais e, depois, ajustar sua estratégia, caso seja preciso. Diante das informações apresentadas, é essencial saber filtrá-las e usá-las a favor do seu desempenho.  

Portanto, você deve considerar seu portfólio e sua tomada de decisão para compreender como o novo conhecimento deve ser aplicado. Independentemente das suas operações, nosso time da Genial está à disposição para sempre ajudar.  

Dos investimentos de longo prazo às atividades de especulação, é possível tirar dúvidas e ter um entendimento mais completo de como proceder no mercado. 

Agora você sabe que o morning call é um serviço que atua como fonte de informações relevantes sobre o mercado financeiro. Acompanhá-lo, portanto, pode ser de grande ajuda em sua preparação antes da abertura do pregão, especialmente em casos de especulação. 

Para aproveitar o morning call da Genial Investimentosinscreva-se em nosso canal no Youtube e ative os lembretes para as próximas datas! 

Comentários